Autor Tópico: Questão: Qual a vertente competitiva mais praticada, Kata ou Kumite?  (Lida 8225 vezes)

Gimnodance_Disciple

  • Visitante
 Oss
 
 Nos nossos dojos geralmente todos nós praticamos em medidas relativamente iguais Kata e Kumite, no entanto em competição, muitas vezes os karatecas tem a sua preferência entre as duas formas de competição. Qual o tipo de competição mais seleccionado pela maioria dos karatecas? Dêem-me a vossa opinião, Kata ou Kumite?

 Um Grande Oss!

Offline LucasC

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 23
  • Votos: +0/-0
Re: Questão: Qual a vertente competitiva mais praticada, Kata ou Kumite?
« Resposta #1 Online: Janeiro 22, 2008, 20:17:01 »
Eu costumo competir nas duas modalidades.Pessoalmente, acho bem mais difícil competir no Kata.

Na CKIB, confederação que integro, é normal vermos mais karatekas competindo só em Kata nas categorias iniciais, geralmente pelos pais não permitirem que compitam no Kumite.

Já quando chega nas categorias que englobam o pessoal da faixa de 15 anos acima, a quantidade de competidores nas duas modalidades é equivalente.

Oss!

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: Questão: Qual a vertente competitiva mais praticada, Kata ou Kumite?
« Resposta #2 Online: Janeiro 22, 2008, 22:36:36 »
Eu costumo competir nas duas modalidades.Pessoalmente, acho bem mais difícil competir no Kata.

Caro Lucas, vc está certo, competir no kata é muito mais difícil porque a busca da perfeição no tempo certo é constante, além do que tem que ter muito kihon, coisa que pouca gente gosta de fazer.  Repito o que já disse neste fórum, quem tem kihon tem karate forjado. Karate é poder físico (kihon), mental (kata) e espiritual (kumite).

Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Lezon

  • Visitante
Re: Questão: Qual a vertente competitiva mais praticada, Kata ou Kumite?
« Resposta #3 Online: Janeiro 22, 2008, 23:14:45 »
Faço minhas as palavras do amigo António Pêcego.

Um karateca que não tenha um bom Kihon, não dá pode ser um bom executante de Kata, nem de Kumite.

É realmente mais difícil competir em Kata do que em Kumite, claro que estamos falando de Kata de alto nível, como é evidente.

Hai!!  Oss!!!

Gimnodance_Disciple

  • Visitante
Re: Questão: Qual a vertente competitiva mais praticada, Kata ou Kumite?
« Resposta #4 Online: Janeiro 23, 2008, 10:35:16 »
 Oss

 Desde que comecei a praticar Karate que também sempre achei a prática do kata um tanto ou quanto mais complicada que a parte de Kumite. Isto porque mesmo uma pessoa com um fraco nível de técnica mas com velocidade e kime já vai fazendo algo a que podemos chamar kumite, no entanto depois há duas categorias de kumite, o bem feito e o mal feito. :D
 Coisa que já não acontece no Kata, se as técnicas constituintes do Kata não forem bem aplicadas o Kata deixa de ser um Kata, e passa a ser uma sequência de movimentos mal feitos. Eu pessoalmente aprecio bastante a competição Kata mas creio  que tenho um melhor desempenho em Kumite dado que ainda possuo a graduação 9ºkyu.

Um Grande Oss!

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: Questão: Qual a vertente competitiva mais praticada, Kata ou Kumite?
« Resposta #5 Online: Janeiro 23, 2008, 13:56:28 »
Gimnodance_Disciple,

9º Kyu ???? que estilo pratica ???

Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Gimnodance_Disciple

  • Visitante
Re: Questão: Qual a vertente competitiva mais praticada, Kata ou Kumite?
« Resposta #6 Online: Janeiro 23, 2008, 15:29:29 »
 Oss

 Pratico estilo Shotokan, a graduação 9ºkyu é cinto amarelo, pratico Karate à cerca de um ano e por volta de quatro meses. Considero-me um praticante dedicado de Karate, pelo que apesar da minha inexperiência entrei recentemente para o fórum, na esperança de aprender algo mais sobre o Karate fora do dojo, e dado que pelo que tenho tido oportunidade de ver aqui podem-se encontrar senseis muito bons.
 E já agora para concluir, treino em Portugal e sou Português, e aqui tive oportunidade de ver alguns vídeos de Karate Brasileiro e fiquei impressionado... Tais como do Sensei Okuda que pelo que pude perceber é um Sensei Japonês, salvo erro, que é muito respeitado no Brasil. Muito obrigado pelo esclarecimento em relação à questão competitiva, e já agora o Sensei António Pêcego é praticante de que estilo?
 

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: Questão: Qual a vertente competitiva mais praticada, Kata ou Kumite?
« Resposta #7 Online: Janeiro 23, 2008, 17:46:08 »
Voce tem 14 anos?
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Gimnodance_Disciple

  • Visitante
Re: Questão: Qual a vertente competitiva mais praticada, Kata ou Kumite?
« Resposta #8 Online: Janeiro 23, 2008, 20:33:20 »
Voce tem 14 anos?

sim pelo menos por agora... :)

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Questão: Qual a vertente competitiva mais praticada, Kata ou Kumite?
« Resposta #9 Online: Janeiro 23, 2008, 21:23:46 »
Oss

Só para  criar mais caso.... o Guimno tá do outro lado do atlântico e gostou do Okuda Sensei :D :D :D :D :D e eu nem conheço pessoalmente :D :D :D :D :D :D o Sensei e estou bem mais perto........

tem de fazer os dois e ver no que dá :o :o :o :o :o

Oss
alberto/Santos.
yama-Alberto S. Almeida

Gimnodance_Disciple

  • Visitante
Re: Questão: Qual a vertente competitiva mais praticada, Kata ou Kumite?
« Resposta #10 Online: Janeiro 24, 2008, 09:26:50 »
 Oss

 Sensei Alberto uma pequena correcção do que eu gostei foi da técnica do Sensei Okuda enquanto Karateca, porque de resto como o Sensei Alberto disse e bem eu não o conheço nem sei nada sobre ele, pelo que pude observar no fórum ele fez muito pelo Karate Brasileiro certo?
 Isso é positivo mas pelo que pude mais uma vez ver neste mesmo fórum, há opiniões contrárias, como tal penso que não estou na qualidade de dar uma opinião concreta acerca do Sensei Okuda, o seu contributo para o Karate, etc, etc.... :-\

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: Questão: Qual a vertente competitiva mais praticada, Kata ou Kumite?
« Resposta #11 Online: Janeiro 24, 2008, 11:33:01 »
Caro Gimnodance,

Sou também do estilo Shotokan, por isso fiz-lhe aquela pergunta porque tenho conhecimento de que são 7 kyu's (branca, amarela, vermelha, laranja, verde, roxa, marrom (castanho) e preta), agora explique-me como seriam esses seus 9 kyu's.

Ah ! gostaria de te parabenizar porque apesar da pouca idade aparenta ser bastante esclarecido.  Outra coisa, a minha família é toda portuguesa, sendo eu o único brasileiro na família.

Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
Re: Questão: Qual a vertente competitiva mais praticada, Kata ou Kumite?
« Resposta #12 Online: Janeiro 24, 2008, 11:54:54 »
Antonio,

Ano passado a faixa marron passou a ter tres niveis, temos topicos sobre isso


OSS

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Questão: Qual a vertente competitiva mais praticada, Kata ou Kumite?
« Resposta #13 Online: Janeiro 24, 2008, 11:59:26 »
Oss Gimno

Eu entendi o que voce passou ,eu é que estou mais perto de Okuda Sensei e infelizmente ainda não tive a oportunidade de conhecer o Sensei.

Oss
alberto/Santos.
yama-Alberto S. Almeida

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: Questão: Qual a vertente competitiva mais praticada, Kata ou Kumite?
« Resposta #14 Online: Janeiro 24, 2008, 12:48:12 »
Caro Samurai,

Eu sei, mas me parece que isso é só pela JKA, ou seja, não é uma alteração mundial no shotokan, razão pela qual fiz aquela indagação ao Gimnodance.  Assim, queria ver se em Portugal, onde Gimnodance treina, por que adotam os 9 kyu's, porque para mim sempre foram e continua sendo 7 kyu's.

Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu