Autor Tópico: Kumitê de Competição  (Lida 4534 vezes)

Offline Forward

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 5
  • Votos: +0/-0
Kumitê de Competição
« Online: Fevereiro 17, 2008, 00:57:28 »
Primeiramente, gostaria de saudar todos os ilustres membros desse fórum
Sou karateca estilo shoto-kan, tenho 14 anos e uma faixa laranja recém-adquirida. Estou iniciando meus treinamentos para kumite de competição e gostaria de algumas dicas, tanto estratégicas, quanto para treinamento e execução. Meu perfil:
1,73 altura
61 kg
Envergadura média para minha altura e massa muscular razoável
Tenho pouca elasticidade muscular e articular

Desculpe a formalidade...

OSS
O que é a vida senão uma eterna busca pela perfeição?

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Kumitê de Competição
« Resposta #1 Online: Fevereiro 17, 2008, 01:12:49 »
Oss Centro-avante

Porrada neles,que tá tudo certo,não tem muito mistério :D :D :D :D.

Isso é idéia de Gustavo Sensei,o  KARATECA GLOBAL,e minha também plagiando ele :D :D

Bem vindo!!!!!!!!! :D

Oss
alberto/Santos.
yama-Alberto S. Almeida

Offline Forward

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 5
  • Votos: +0/-0
Re: Kumitê de Competição
« Resposta #2 Online: Fevereiro 17, 2008, 14:57:55 »
Obrigado Yama, acredito realmente q a melhora e a evolução são frutos de longos treinamentos e um avanço espiritual gradual...
Espero um dia ter tambem um nome reconhecido pelo esforço

OSS
O que é a vida senão uma eterna busca pela perfeição?

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: Kumitê de Competição
« Resposta #3 Online: Fevereiro 17, 2008, 21:39:18 »
Prezado, com certeza o seu Professor saberá orientá-lo de forma adequada.

Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: Kumitê de Competição
« Resposta #4 Online: Fevereiro 18, 2008, 08:01:48 »
Olá!
Mais um entrando no pula-pula.
Oss!
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline Mulinari

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 54
  • Votos: +0/-0
    • www.karateashi.hpg.com.br
Re: Kumitê de Competição
« Resposta #5 Online: Fevereiro 18, 2008, 11:34:52 »
Olá Forward,

O estilo que o atleta deve ter para a prática de competição, é simples, creio que você deverá ter em mente a utilização de golpes diretos e  que consiga sair rápido da frente do oponente: EX:
BRAÇO: gyaku-zuki / kizami com gyaku / uraken avançando na diagonal, etc... PERNA: Mae-geri / Kizami Mawashi / Mae Maegeri com Mae Geri / etc....

Mas tenha muito cuidado, pois o treino para competição limita o atleta... fazendo com que o Karateca não treine a Real Arte do Karatê.

Devemos tomar muito cuidado, pois na competição os golpes devem ter sua força contida, o que poderá ocasionar um bloqueio motor, quando você tiver que utilizar-se do mesmo golpe com força de explosão e impacto (defesa pessoal, aplicação de rua) isso não ocorrerá.

Sem falarmos que estará limitando seu conhecimento para alguns golpes, e sabemos que o verdadeiro Karatê é quase infinito na combinação de golpes, aplicações, etc...

Sempre digo aos meus alunos, que devemos treinar para sabermos proteger nossa integridade fisica, depois nos aperfeiçoarmos nos Katas, pois é o Kata que ira melhorar o Kime, depois treinamos Jyu Kumite (para valer), e ai entramos no treino de competição (como se fosse uma descontração, relaxamento), isto deve ser aplicado de uma forma gradual e permanente, para que você possa responder com o fisico e com a mente.

O sacrificio do corpo purifica a alma!!!!!! ou seja, é pelo sacrificio do corpo, que você elevará o seu desempenho fisico.

Oss!!!

Marcos Mulinari
« ltima modificao: Fevereiro 18, 2008, 11:39:02 por Mulinari »
Marcos Mulinari
Cel.: 11 8181-9178

Offline Luiz

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
Re: Kumitê de Competição
« Resposta #6 Online: Fevereiro 18, 2008, 12:26:56 »
Parabéns Mulinari!

As vezes nos esquecemos que em nosso fórum existem iniciantes no Karate e precisam de orientações sérias.

Eu mesmo as vezes estou sem paciência pra responder algumas perguntas por achá-las tolas, porém o que nos parece ser inútil pode ser de grande valia para quem está iniciando na arte.

Amigo forward, nas entrelinhas você descobrirá muitas mensagens de grande valia.

OSS...
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline Forward

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 5
  • Votos: +0/-0
Re: Kumitê de Competição
« Resposta #7 Online: Fevereiro 18, 2008, 21:48:10 »
Agradeço a todos q dedicam seu tempo, pensam e auxiliam a proxima geração...
Com certeza, se depender da qualificação e dedicação dos mestres de hj, a verdadeira arte da evolução mental e espirital tende apenas a se desenvolver.
Sei que para quem conhece profundamente, iniciantes podem as vezes parecerem tolos, mas inexperiência nunca foi ausencia de vontade e capacidade.

Continuem com sua grande obra. Estou certo de que ainda irão ajudar a muitos como eu, e isso, é a diferença que cada um deve fazer nesse mundo.

OSS
O que é a vida senão uma eterna busca pela perfeição?

Lezon

  • Visitante
Re: Kumitê de Competição
« Resposta #8 Online: Fevereiro 18, 2008, 23:29:30 »
Caro Forward,

Começo por te dar os parabens pela humildade que demonstras ter.

Eu tenho idade mais que suficiente para ser teu bisavô, mas vou falar contigo como apenas uma pessoa um pouco mais experiente e não tão velho assim...

Com 14 anos que dizes ter, pareces mas maduro que muitos com o dobro da tua idade que andam por aqui...Se estás realmente interessado na competição, tens de começar a mentalizar-te de que o caminho, ao contrário do que muitos pensam, não é nada fácil. As taças e as medalhas não caiem do céu...

Não faço ideia quem é o teu treinador, nem sequer sei de onde és, ou seja, se és brasileiro e se estás no Brasil. Como por certo já deves saber, a competição de Karate está dividida por categorias e por pêsos. A tua idade corresponde à categoria de Juvenil, e deixa que te diga, é uma boa idade para começares a ser bem treinado para a competição.

Todavia, existem várias condicionantes que têm de ser muito bem observadas pelo teu treinador, o qual, se não for alguém com capacidade e que não esteja bem por dentro da temática da competição, mesmo que sejas alguém com apetência para ela, irás ter grandes dificuldades em te impores no mundo da competição. Portanto, com isto quero dizer-te que existem uma série de condicionantes que envolve a competição que eu não quero sequer arriscar a dar palpites...

Mas uma coisa quero que interiorizes dentro de ti, que é a vontade férrea de vencer. Para isso terás que ter muito espírito de sacrifício, porque repito, a competição não é fácil. Se realmente tiveres jeito para ela, e como tem uma duração curta, terás que te dedicar de alma e coração, mas não basta seres só tu.  O Treinador tem um papel importante, por isso eu disse que tens de ter alguém que te acompanhe também de alma e coração, terão que ser duas pessoas unidas numa só, senão tudo falha.

Penso que te dei uma ligeira panorâmica do que pode esperar, se de facto queres enveredar pela competição. Mas também NUNCA esqueças que o Karate é para uma vida toda, enquanto que a competição é temporária.

Hai!!!   Oss!!   
« ltima modificao: Fevereiro 18, 2008, 23:31:59 por Jose Lezon »

Offline Forward

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 5
  • Votos: +0/-0
Re: Kumitê de Competição
« Resposta #9 Online: Fevereiro 20, 2008, 14:25:30 »
Obrigado mais uma vez aos que se importam em perpetuar essa eterna arte chamada karate.
Especialmente ao Jose, sabio conselheiro. Com certeza darei o maximo de mim ao entar me preparar e ao continuar evoluindo na busca pela perfeição...


OSS
O que é a vida senão uma eterna busca pela perfeição?

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: Kumitê de Competição
« Resposta #10 Online: Fevereiro 20, 2008, 21:08:11 »
quem pode mais chora menos = karate
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline Mancini

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 35
  • Votos: +0/-6
  • Mancini
Re: Kumitê de Competição
« Resposta #11 Online: Maro 04, 2008, 17:16:49 »
OsS

AI MOÇADA TO QRENDO VER AEW ME ORIENTEM ESTOU VOLTANDO A PRATICAR KARATE QUERO SABER SE HÁ COMPETIÇÕES QUE PERMITEM CONTATO FORTE SEMELHANTE AO JYU KUMITE SOU DO INTERIOR DE SP POR FAVOR ME RESPONDEM


Hay  Ass:Ryu

Offline Mancini

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 35
  • Votos: +0/-6
  • Mancini
Re: Kumitê de Competição
« Resposta #12 Online: Maro 04, 2008, 17:19:21 »
Meu nome é Matheus estou voltando a praticar por que meu pai me proibiu quando tinha 5 anos de idade e gostaria de saber se há competições por aí de jyu kumite que na minha opinião é a melhor representa o verdadeira karate, por favor me respondem abraçoss a todos eu queria deixar claro uma coisa faço karate para ter uma defesa pessoal e por quê tenhu prazer naquilo q faço e não quero ser um desportista se quisessse faria futebol,tenis vôlei etc mas não, QUERO SER UM LUTADOR UM KARATEKA