Autor Tópico: Estudo de distâncias  (Lida 8469 vezes)

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Estudo de distâncias
« Online: Abril 20, 2009, 22:44:54 »
Segundo aprendemos com nossos mestres e tambem aqui no fórum, no kumite o estudo da distância na luta é uma das peças fundamentais dentre outras para o aprimoramento no kumite do karate.

Embora no karate (arte marcial) pelo que eu entendo não é uma ciencia exata, existe uma lógica a ser aprendida na estratégia do combate e da utilização da distância mais apropriada pra voce.

Gostaria se possivel de ler os mais experientes e senseis do fórum comentarem sobre esse estudo de distância no caso especifico de se ter 1.70 de altura e o colega karateca e adversario ter por exemplo 1.90, ou seja, uma situação de 2 karatevas com distâncias completamente adversas.

Obrigatoriamente o mais alto sempre estará em vantagem e o mais baixo só pode compensar com muito mais velocidade?

oss


oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline Felipe Andrade

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 685
  • Votos: +0/-0
Re: Estudo de distâncias
« Resposta #1 Online: Abril 20, 2009, 23:23:50 »
ótima pergunta

tambem gostaria muito de ler comentarios dos mais experientes sobre isso

Furimukeba Tiisana Kinou, Me wo agereba Mugen no Ashita

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: Estudo de distâncias
« Resposta #2 Online: Abril 20, 2009, 23:35:08 »
Oss,

Não sou Sensei, nem tampouco o mais experiente, mas creio que a questão do "Maai" parte da compreensão particular sobre qual o raio de ataque/defesa no qual uma estrutura físico-mental pode se comportar.

É sempre necessário avaliar o oponente antes de iniciar um embate; saber quais técnicas ele se adaptou melhor, se punhos são mais utilizados do que pernas ou o contrário, compreender se seu ataque é melhor do que a defesa etc.

Mas isso é o básico...

Na minha opinião, uma pessoa mais alta tira muito proveito no uso dos membros inferiores, mas em contra partida, o de menor estatura possui menos área para o contato. Não vejo proveito para um Karateca de 1,70 metros tentar golpear o oponente na cabeça (tendo ele 1,90 metros). Ao invés disso, ele tem maior vantagem atraindo o adversário para o seu terreno (o tamanho, no caso) e ser mais hábil no contra-ataque.

Uma vez, numa competição (e eu que não gosto lá muito), um colega meu estava sem atitude alguma perto de um oponente bem maior que ele. Só que o "grandão" só chutava Mawashi-Geri! Não deu outra, mandei ele entrar para colar e o resultado não poderia ter sido diferente: derrubou o cara com um Morote Uke.

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline RicardoCosta

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.591
  • Votos: +2/-1
Re: Estudo de distâncias
« Resposta #3 Online: Abril 21, 2009, 09:36:18 »
Quando se fala em maai no Karatê sempre se tem em mente a efetividade da técnica que será aplicada. O incentivo ao maai está na idéia de que você está ali para combater, então, não adianta você manter uma distância segura, por exemplo, para se defender se a mesma não possibilitar em seguida efetividade em seu contra ataque.

Por outro lado, pelo menos na perspectiva do espírito, se você entra no espaço que possibilita atacar e não faz nada irá tomar. É preciso sempre manter em mente que a idéia no karatê é a mesma dos "duelos" de espadas pelos samurais. Se você entra na distância e a katana de acerta você ou morre ou está inutilizado, mas ainda tem a possibilidade de matar seu adversário, se não tiver morrido, risos....

Não treino karatê para competir, treino para a vida, assim, em uma luta se um golpe não me derrubar, tenho a possibilidade de concluir meu ataque e definir a luta. Em competições você tem a chance (ou não) de estudar seu adversário, na vida real, maai relaciona-se a uma postura de segurança, se foi ultrapassada, haja....

OSS
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: Estudo de distâncias
« Resposta #4 Online: Abril 21, 2009, 11:20:24 »
Segundo aprendemos com nossos mestres e tambem aqui no fórum, no kumite o estudo da distância na luta é uma das peças fundamentais dentre outras para o aprimoramento no kumite do karate.

Embora no karate (arte marcial) pelo que eu entendo não é uma ciencia exata, existe uma lógica a ser aprendida na estratégia do combate e da utilização da distância mais apropriada pra voce.

Gostaria se possivel de ler os mais experientes e senseis do fórum comentarem sobre esse estudo de distância no caso especifico de se ter 1.70 de altura e o colega karateca e adversario ter por exemplo 1.90, ou seja, uma situação de 2 karatevas com distâncias completamente adversas.

Obrigatoriamente o mais alto sempre estará em vantagem e o mais baixo só pode compensar com muito mais velocidade?

oss


oss

Finalmente um tópico interessante. Bom, em tese, o mais alto tende a ser mais lento que o mais baixo, em compensação o seu raio de ação é maior, havendo para nós uma íntima correlação entre tempo e distância, ou seja, se estás na distância, estás no tempo para bater ou apanhar.

Assim, pensamos que o mais alto estará sempre em vantagem se o mais baixo não souber trabalhar para encurtar a distância de forma a fazer com que o mais alto esteja na sua distância, uma vez que, se não trabalhar direito, antes sempre estará na distância do mais alto, o que até pode ser útil para atraí-lo e viabilizar o deai ou mesmo o tai-sabaki.  Ou vc faz o mais alto entrar no teu jogo, ou então estarás fadado a entrar no jogo dele.

Penso, um karateca mais baixo deve explorar perante um adversário mais alto a sua velocidade, o deai e o tai-sabaki, bem como nunca ficar parado na frente de um cara grande.  Tem que rodar, girar, entra, bate, sai e gira, entra de deai, bate, sai e gira, tai-sabaki bate, sai e gira.

O cara grande, em regra, tem que ter dificuldade de encontrar o cara menor no dojo. Ficar parado na frente de um cara grande é fria.

Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Offline DElia

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 535
  • Votos: +0/-0
Re: Estudo de distâncias
« Resposta #5 Online: Abril 21, 2009, 12:30:27 »
Acredito que, a  "referência de distância" seja a premissa fundamental para discutirmos qualquer teoria, técnica, estratégia, aplicação prática, do alto do baixo, do rápido do lento, do chute do soco, do bater do sair ...  somente serão passíveis de utilização quando o lutador tiver estabelecido sua referência de distância.
Da região do quadril é de onde "emana" toda e qualquer ação realmente eficaz (é possível desenvolver um soco apenas com a mão ou um chute apenas com o pé?) então tomando por exemplo a seguinte situação de combate: um dos lutadores "sente" que seu adversário tomou como referência de distância sua guarda (se avança a mão ele recua e se recolhe a mão ele avança) à partir daí passa a controlar as reações do mesmo através de movimentos da sua mão, tirando a capacidade do outro em estabelecer o timing do seu golpe.
Lembro ser este um exemplo básico no aprendizado para obter-se a "referência de distância".
Um bom lutador treina muito para obter esta ferramenta, um ótimo lutador treina pouco para obtê-la e um excepcional lutador ... apenas respira pela manhã e vai fazer Kihon!
Na minha opinião, de observador, sugiro que devemos treinar "muito" ou "pouco", já que para "respirar" somente, é para pouquíssimos!
Oss
« Última modificação: Abril 23, 2009, 02:10:05 por DElia »
Ricardo

Offline KATASHOTOKAN

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 873
  • Votos: +0/-0
  • KARATE-DO só quem pratica sabe a força que tem
Re: Estudo de distâncias
« Resposta #6 Online: Abril 21, 2009, 14:41:46 »


Um karateca quando bem treinado, há sempre de obter mais êxito,perante seu adversário, independentemente de tamanho, aí está um exemplo

Oss!
“O propósito supremo do KARATE-DO não está contido na vitória, nem na derrota de adversários, mas, no aprimoramento do caráter, da personalidade e da honra de seus praticantes."

rapha.m.g

  • Visitante
Re: Estudo de distâncias
« Resposta #7 Online: Abril 21, 2009, 15:25:52 »


o cara parece um pintcher perto do glaube feitosa

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: Estudo de distâncias
« Resposta #8 Online: Abril 21, 2009, 16:12:28 »
De tudo isso, o que acho interessante, para não dizer preocupante, é que D'Elia Sensei deu uma verdadeira aula em seu tópico com grande profundidade em poucas palavras, e ninguém fala nada.  Bom, quem absorveu saiu lucrando, os demais permanecem como se encontram.

Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

rapha.m.g

  • Visitante
Re: Estudo de distâncias
« Resposta #9 Online: Abril 21, 2009, 16:19:06 »
há também os que, como eu, ainda estão "digerindo" o que ele disse...

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: Estudo de distâncias
« Resposta #10 Online: Abril 21, 2009, 17:00:11 »
Eu estou agradecido a participação de todos, não ha duvida da importancia do que foi dito pelo sensei Delia mas devo confessar que tenho dificuldade de entender portanto vou aguardar mais comentarios, se possivel inclusive dele.

oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: Estudo de distâncias
« Resposta #11 Online: Abril 21, 2009, 17:13:39 »
Eu não entendi o que significa tomar a guarda como referencia de distancia, seria tomar como referencia uma distancia menor que a distancia entre os quadris? Esta a verdadeira referencia?

"um dos lutadores "sente" que seu adversário tomou como referência de distância sua guarda (se avança a mão ele recua e se recolhe a mão ele avança) à partir daí passa a controlar as reações do mesmo através de movimentos da sua mão, tirando a capacidade do outro em estabelecer o timing do seu golpe."

oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline Kihoken

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 249
  • Votos: +4/-0
Re: Estudo de distâncias
« Resposta #12 Online: Abril 21, 2009, 18:16:13 »
De tudo isso, o que acho interessante, para não dizer preocupante, é que D'Elia Sensei deu uma verdadeira aula em seu tópico com grande profundidade em poucas palavras, e ninguém fala nada.  Bom, quem absorveu saiu lucrando, os demais permanecem como se encontram.

Oss !!!

Sensei Pecego pense que este tópico já foi visto mais de cem vezes. Imagine se todos se manifestarem quando acham algo bom...
Eu já li muitos post excelentes incluindo este ao qual esta se referindo, e evitei comentar solo para mostrar meu agrado para não poluir o fórum.

Kohai Gabriel Bertazzoli.

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: Estudo de distâncias
« Resposta #13 Online: Abril 21, 2009, 19:27:35 »
Caro Kihoken,

Não é o caso de se comentar para mostrar o agrado, mas sim de comentar para tentar ilustrar, instruir e motivar a continuidade no foco do tópico, afinal estamos sempre aprendendo uns com os outros, de forma que em alguns momentos somos alunos e em outros somos professores. 

Se não há absorção, que se faça como o rapha.m.g, ou então como o Avi quando solicitou esclarecimentos para um melhor entendimento do que foi dito por D'Elia Sensei. 

Se há, que então se vá adiante na linha de raciocíneo ou então se apresente uma variante de forma a fomentar uma salutar troca de idéias, sem desvirtuar a essência do tópico, coisa que com facilidade ocorre, e que efetivamente, aí sim, polui o fórum, como disse.

Agora, se já foi visto mais de cem vezes e só há uma dezena de comentários de tópico funcionalmente interessante, continuo de certa forma preocupado no bom sentido.

Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Offline Kihoken

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 249
  • Votos: +4/-0
Re: Estudo de distâncias
« Resposta #14 Online: Abril 21, 2009, 20:01:24 »
É verdade Sensei, não tinha visto desde esse ponto. Valeu.
« Última modificação: Abril 21, 2009, 20:06:18 por Kihoken »
Kohai Gabriel Bertazzoli.