Autor Tópico: Shobu Ippon - Ajuda D´elia  (Lida 2490 vezes)

Offline pmax

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 300
  • Votos: +0/-0
Shobu Ippon - Ajuda D´elia
« Online: Dezembro 15, 2010, 15:57:50 »
D´elia,

Sei que foi um grande lutador e um dos melhores técnicos da Seleção Brasileira, preciso de sua valorosa ajuda.

Estou com 41 anos e ainda participo de competições, não com objetivo de vitórias mas para testar e me manter na ativa. Estou em um excelente momento técnico, meu Karate está muito bom, golpes precisos e eficientes, etc ...

Porem nos últimos 3 anos tenho perdido lutas ridículas no Paulista, não passo da terceira fase, não tenho nenhuma dificuldade em vencer alguém menos experiente/técnico, mas quando pego os top´s, os caras me cozinham, sabem que não podem vir no mano a mano, depois dos 50 segundos de luta, começo ficar hesitante, desconecto da luta, neste momento eles identificam esta falha e geralmente tomo golpes.

Faço uma preparação sempre lutando com parceiros menos experientes, por pura falta de gente, hoje em dia tem poucos que treinam sério.

Como fazer para manter a concentração toda a luta, isso é treinável ??  Só para explicar mudei minha maneira de lutar depois dos 39, sempre fui ofensivo, agora uso a experiência e busco o momento certo para entrada do golpe.

 A palavra certa seria INDECISÃO/HESITAÇÃO, perco o momento psicológico da luta, sei lá ... é visível este apagão, tanto que vários adversários mais experientes já notaram e usam a seu favor.

Já tentei varias mudanças, com resultados desanimadores ... , depois do treino da Mushin, estava cheio de gás, teve um encontro na USP com vários atletas do Estado, melhorei um pouco, fiz 5 lutas, mas perdi para o Wagner um atleta da seleção que é do interior, ele entrou golpes exatamente quando tinha apagado/hesitado, é involuntário, quando tento re-conectar, uma reação o golpe já entrou.

Me dê uma luz, uma dica. Conto com sua experiência para me ajudar, Obrigado !!!

Offline DElia

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 535
  • Votos: +0/-0
Re: Shobu Ippon - Ajuda D´elia
« Resposta #1 Online: Dezembro 16, 2010, 17:54:37 »
Prezado Pmax,
como sugeriu minha ajuda, fico à vontade para comentar o que observei no seu treino lá na Mushin kan.
Rotineiramente, karatecas mais experientes criam certos "vícios" durante  seu treinamento, como a diminuição do nível de atenção e a alteração do padrão de intensidade determinado, além disso, durante o uchi komi vc tem o hábito de interromper o ciclo do movimento de combate, ou seja, para análise, decompondo um oi zuki em 3 fases: preparação, execução e recuperação, há a supressão da fase 3 não existindo a fase de recuperação.   Sua conduta era: ficava em kamae, projetava o golpe e, imediatamente, aliviava a pressão sobre o adversário, abandonando  a postura de combate, como se tivesse marcado um ponto durante uma competição, fragmentando o movimento, desaparecendo o sentido e o objetivo de um combate simulado. Quando vc incorre centenas de vezes neste erro, certamente, seu "estado de espírito" em combate estará representado pelo que realizou e assimilou nos treinamentos.
O Karate, independente do objetivo pessoal (arte marcial, defesa pessoal, competição) deve ser treinado com emoção! Um soco ou um chute é diferente de uma flexão de braços ou um salto, não é ginástica, sempre um movimento de Karate carrega com ele o poder de causar algo "maior", pensando assim, o coração já dá uma sacudida mexendo com a emoção. Então, pessoalmente, sempre que visto o kimono, para treinar, dar aula ou demonstrar, como num ritual, me coloco em situação de desafio ... levando minha emoção para um outro patamar, aguçando meus sentidos e me fazendo melhor para aquele momento do Karate.
Oss

PS no início do ano, se quiser, podemos marcar um treino.
Ricardo

Offline pmax

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 300
  • Votos: +0/-0
Re: Shobu Ippon - Ajuda D´elia
« Resposta #2 Online: Dezembro 16, 2010, 19:36:59 »
Caracas !!! vc observou isso tudo somente naquele treino!? Então falei com a pessoa certa.

Realmente mantenho a concentração máxima na fase 1 e 2, mas logo após a conclusão do golpe em mais de 90% dos casos, eu desligo como dando como encerrada a tarefa e recomeço do ponto 1, me preparando para o próximo golpe. Acho que neste momento aparece o hiato, que vc inteligentemente identificou.

Provavelmente de tanto repetir, acabei condicionando e transportando para a luta como um todo.

Se vc tivesse tido a oportunidade de me ver lutando, observaria um combate fragmentado, com altos e baixos, alternando períodos de concentração máxima e desligamento total. É ! definitivamente isso não pode acontecer numa luta, tenho que me manter 100% atento até o iame. Somente agora após suas observações, consegui enxergar, valeu.
 
Um lutador mais experiente consegue identificar estes “buracos” e atacar justamente neste momento e nunca quando estou ligado. Daí ter perdido lutas , que tecnicamente era muito superior.
 
Sempre treinei, buscando o máximo de perfeição técnica/kime/etc do golpe, mas como num exercício, inicio e fim, ligando e desligando, não conectando as técnicas e o pior mentalmente repetia o erro.

Problema identificado, agora o mais difícil, como corrigir? Sem querer abusar.

Vamos treinar sim com certeza!

Realmente vc é, o que todo mundo afirma ser. Obrigado !!!

Abraços ..

Offline André125

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 140
  • Votos: +0/-0
Re: Shobu Ippon - Ajuda D´elia
« Resposta #3 Online: Dezembro 16, 2010, 23:24:33 »
Prezado Pmax,
como sugeriu minha ajuda, fico à vontade para comentar o que observei no seu treino lá na Mushin kan.
Rotineiramente, karatecas mais experientes criam certos "vícios" durante  seu treinamento, como a diminuição do nível de atenção e a alteração do padrão de intensidade determinado, além disso, durante o uchi komi vc tem o hábito de interromper o ciclo do movimento de combate, ou seja, para análise, decompondo um oi zuki em 3 fases: preparação, execução e recuperação, há a supressão da fase 3 não existindo a fase de recuperação.   Sua conduta era: ficava em kamae, projetava o golpe e, imediatamente, aliviava a pressão sobre o adversário, abandonando  a postura de combate, como se tivesse marcado um ponto durante uma competição, fragmentando o movimento, desaparecendo o sentido e o objetivo de um combate simulado. Quando vc incorre centenas de vezes neste erro, certamente, seu "estado de espírito" em combate estará representado pelo que realizou e assimilou nos treinamentos.
O Karate, independente do objetivo pessoal (arte marcial, defesa pessoal, competição) deve ser treinado com emoção! Um soco ou um chute é diferente de uma flexão de braços ou um salto, não é ginástica, sempre um movimento de Karate carrega com ele o poder de causar algo "maior", pensando assim, o coração já dá uma sacudida mexendo com a emoção. Então, pessoalmente, sempre que visto o kimono, para treinar, dar aula ou demonstrar, como num ritual, me coloco em situação de desafio ... levando minha emoção para um outro patamar, aguçando meus sentidos e me fazendo melhor para aquele momento do Karate.
Oss

PS no início do ano, se quiser, podemos marcar um treino.

Opa cabe um kohai nesse treino *--*!?
Oss
André

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: Shobu Ippon - Ajuda D´elia
« Resposta #4 Online: Dezembro 17, 2010, 07:30:22 »
Que aula ein!!!

Nós aprendemos até com o Pmax explicando seu problema...

DElia Sensei falando então, é impressionante!

Muito legal da parte do Pmax ter a coragem de colocar essas questões num tópico...
definitivamente um tópico longe do lugar comum.

Oss!
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline pmax

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 300
  • Votos: +0/-0
Re: Shobu Ippon - Ajuda D´elia
« Resposta #5 Online: Dezembro 17, 2010, 16:27:45 »
Caro 22,

Não sou orgulhoso, pois quem o é, se acha o máximo, se isola num casulo, com essa atitude o declínio e queda é certo.

Estou sempre aberto para aprender, compartilhar, não importa meus dan´s, meus títulos, a cada treino me considero como um dangai.

Não tenho vergonha de expor meus defeitos e limitações, sabendo escutar e observar os mais experientes, estou sempre evoluindo, todos os dias.

A idéia foi compartilhar, sei que muitos que leram o tópico entenderam e aprenderam.

Sensei D´elia, realmente em poucas linhas deu uma aula, mostrando como é um verdadeiro mestre de Karate. Um dia vou chegar lá.

Abraços ...

Fabrício Novaes

  • Visitante
Re: Shobu Ippon - Ajuda D´elia
« Resposta #6 Online: Dezembro 17, 2010, 18:30:03 »
Oss.
« ltima modificao: Dezembro 19, 2010, 11:01:17 por Fabrício Novaes »