Autor Tópico: DEFENDER-SE NO CHÃO  (Lida 5033 vezes)

Offline Hapli-Komo-Leu

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 605
  • Votos: +0/-0
    • http://
DEFENDER-SE NO CHÃO
« Online: Dezembro 09, 2005, 20:44:54 »
OLÁ PESSOAL!
TENHO LIDO NESTE SITE VARIOS DE VCS.DIZEREM QUE O KARATE NÃO NOS POSSIBILITA UMA BOA DEFESA NO CHÃO.
QUE É NECESSÁRIO TREINAR OUTRAS ARTES COMO JUDO,JIU-JITSU ETC
ESTÁ CERTO QUE ESSAS ARTES SÃO EXTREMAMENTE EFICAZES NO CHÃO,PRINCIPALMENTE O JIU-JITSU,QUE NA MINHA OPINIÃO É FASCINANTE PELA SUA INTELIGENCIA E BELEZA.
PORÉM,QUEM DISSE QUE NO KARATE NÃO TEM LUTA OU DEFEZA NO CHÃO, NÃO ESTÁ TREINANDO COM ATENÇÃO,POIS ,QUE DIFERENÇA TEM EM COMBATER EM PÉ OU SENTADO OU AJOELHADO OU DEITADO?
O USO DO QUADRIL INDEPENDE DA POSIÇÃO QUE VC.SE ENCONTRA.
PENSEM NISSO,SE VC. ESTIVER NO CHÃO E UM CONHECEDOR DE LUTA DE CHÃO TE PUSER NA GUARDA,OU FICAR EM CIMA,QUEM TE PROIBE DE ENFIAR-LHE O DEDO NO OLHO?(isso tem em varios katas e chama-se NUKITE,hipon nukite,chihon nukite,etc.)
OU ENTÃO ESTORAR A TRAQUEIA COM HAITO,(isso tbm tem nos katas)
ENTÃO,PAREM DE ENCHER O SACO COM ESSA HISTÓRIA DE OUTRAS ARTES DE CHÃO.
JÁ ESTOU DE NOVO COM O SACO CHEIO DE ESCREVER BOBAGENS,E DESSA COVERSA MOLE QUE VCS.ESTÃO FAZENDO.

HE HE HE HE

OSS!
HAPLI
PEDRO CAMPANA NETTO

Offline RicardoCosta

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.591
  • Votos: +2/-1
DEFENDER-SE NO CHÃO
« Resposta #1 Online: Dezembro 09, 2005, 21:53:47 »
Oss, Hapli... 8O
Fico cada vez mais seu fã....
É isso mesmo, Karatê é absolutamente poderoso.
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

pepeks

  • Visitante
Se conseguir...
« Resposta #2 Online: Dezembro 09, 2005, 23:25:30 »
Abrir um pouco a guarda(no caso de vc estar por cima e  preso na guarda do adversário) nada te impede de enfiar-lhe um hiza geri ou um empi no saco do infeliz... garanto que ele abre as pernas rapidinho.

pepeks

  • Visitante
se bem que....
« Resposta #3 Online: Dezembro 10, 2005, 07:11:55 »
seria bom ter conhecimento a respeito de raspagens, ficar em baixo eh uma desvantagem que conta mto...

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
DEFENDER-SE NO CHÃO
« Resposta #4 Online: Dezembro 10, 2005, 12:45:54 »
Sugiro um workshop, pago, num fim de semana desses, especifico para esse assunto, tendo em vista as feras daqui que podem ministra-lo. :D
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline RicardoCosta

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.591
  • Votos: +2/-1
DEFENDER-SE NO CHÃO
« Resposta #5 Online: Dezembro 10, 2005, 12:57:29 »
Nossa....
Essa idéia foi muito boa Gustavo...
E ai???? O que os Senseis dizem????
Oss
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
DEFENDER-SE NO CHÃO
« Resposta #6 Online: Dezembro 11, 2005, 11:32:43 »
Como todos aqui já sabem, tenho uma pequena experiência de chão no BJJ e acho que poderia ser muito util caso alguém queira saber o que realmente ele pode ajudar a nós Karatecas.
No meu caso especifico TENHO CERTESA absoluta do que funciona ou não funciona no Jiu Jitdu contra nós Karatecas. Acho sinceramente que nós Karatecas não p;recisamos aprender tudo do Jiu Jitsu,mas ao menos o básico para que na eventualidade de acontecer essa situação de estarmos no chão, sabermos o que fazer, usando o minimo esforço possivel. Nesse próximo ano,em Setembro fui convidado pelo Mestre Stan Schmidt para dar um SEminario na Africa doSul exatamente sobre esse ponto.Como o Jiu JItsdu Brasileiro pode ajudar um Karateca.
Aqueles que já me conhecem(SEnsei Carlos Rocha-Pedro Camaoana etc) já sabiam da importâncio de saber o necessãio para sobreviver nesta situação,mas ainda nos encontramos de vez em quando para trocarmos algumas ideias de luta no chão.
Estou a disposição a todos que se interessarem no assunto...
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
DEFENDER-SE NO CHÃO
« Resposta #7 Online: Dezembro 11, 2005, 14:52:07 »
Katsumoto,

Comece a planejar isso. Acho que tem de ser em SP para ter um numero maior de participantes.

Vc tem 60 dias pra organizar isso pois é meu prazo de recuperação :D

Obrigado mais uma vez a todos pelos votos de recuperação
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline RicardoCosta

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.591
  • Votos: +2/-1
DEFENDER-SE NO CHÃO
« Resposta #8 Online: Dezembro 11, 2005, 15:29:53 »
Que tal se marcassemos nosso próximo treino com o pessoal do fórum já visando concentrar parte do treino para essa questão colocada pelo Katsumoto?
Oss
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Offline Borchio

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 409
  • Votos: +3/-2
DEFENDER-SE NO CHÃO
« Resposta #9 Online: Maro 29, 2006, 01:58:37 »
nao concordo c vc chegar ao ponto de ir ao chao contra um lutador de jiujistu eh muito dificil sair com socos i cutuveladas isso pq no chao vc provavelmenta ja estara tomando uma chave , imobilizacao etc
Experience is what you get when you don't get what you want


Offline Juan (opasto)

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 416
  • Votos: +0/-0
DEFENDER-SE NO CHÃO
« Resposta #11 Online: Junho 19, 2006, 11:43:35 »
Sim, sim.
Inclusive Funakoshi faz referência e explica como se pratica o Tegumi em sua autobiografia Karate-do Meu Modo de Vida.

Pra quem não leu tem versões gratuítas para download em comunidade do Orkut.
OSS!
Juan Claudio Martin

Offline fcsergio

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 335
  • Votos: +0/-0
DEFENDER-SE NO CHÃO
« Resposta #12 Online: Junho 21, 2006, 23:02:01 »
Se algum dia eu tiver de brigar no chão com agum JJ, eu vou morder ele com tanta força que ele vai precisar tomar uma transfusão de urgência.
Isso se eu não furar o olho dele ou apertar o saco dele até dizer perdão e amém !!!

Offline rsantos

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 57
  • Votos: +0/-0
karate no solo
« Resposta #13 Online: Junho 23, 2006, 12:25:29 »
oss!! caros amigos não sou muito bom p escrever,ate me malharam aqui. mas vamos la. hehehehe.. essa questão de lutar no solo é importante. que tal aplicar a ipoon dachi como triangulo! o ura zuki como torção de cutuvelo, movimentos do bassai  (dai e sho) como ude garame, os mov. de guedan bari como radaka gime, kamae de guedan barai como chave de tornozelo, a questão é explorar o karate ao maximo ,apertar mesmo para ver ate onde vai as possibilidades :twisted: . tudo é uma questão de angulo de visão e aplicação. alguns professores reclamam de ter poucos alunos eu não tenho o q reclamar não sei se é por causa da forma q repaço. eu começo p defessa pessoal tipo. ex: ponho dois alunos um de frente p o outro em seguida A poe a mão no ombro de B ,o B em seguida retira a mão de A com uma torção ( mão que ira fazer  o KAMAE de GUEDAN UKE ) assim de um modo bem besta ele aprende q KARATE DO  é versatil em seguida esecultamos a defeza GUEDAN UKE bem tradicional!  e  assim se vai com as outras tecnicas. toda aula tem combinação de movimentos dando continuidade ao programa de aula.

Offline rsantos

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 57
  • Votos: +0/-0
mensagem acima
« Resposta #14 Online: Junho 23, 2006, 12:30:22 »
desculpa os erros de portugues .  :D