Autor Tópico: Livro sobre a história do Tae Kwon Do  (Lida 2349 vezes)

Offline yoda

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 40
  • Votos: +0/-0
    • http://
Livro sobre a história do Tae Kwon Do
« Online: Setembro 20, 2010, 20:39:58 »
Prezados,

Muito bem recomendado por participantes de outro forum, comprei na Amazon o livro "A killing art", sobre a história do Tae Kwon Do. Seu autor, Alex Gillis, é jornalista e praticante desta arte marcial. O livro mostra como o Tae Kwon Do teve sua origem a partir dos coreanos que moravam no Japão por ocasião da dominação da Coréia pelos japoneses. Lá aprenderam Karate, principalmente Shotokan. Depois da libertação da Coréia, buscando uma identidade nacional, os responsáveis pela disseminação do Tae Kwon Do/Tang Soo Do recontaram a história, atribuindo sua origem a "milenares artes marciais coreanas".
Já de há muito sabia-se disto. No entanto, grande parte dos praticantes de TKD preferem a versão mais fantasiosa. Na minha opinião, não haveria motivo para se ocultar esses fatos, na medida em que o Karate também originou-se de outras lutas. Não há demérito nenhum.
O mais interessante, no entanto, é a história de como a Coréia do Sul, seu governo e até (ou principalmente) seu serviço secreto mobilizaram-se para unificar e padronizar o TKD até incluí-lo nas Olimpíadas. Perto das escaramuças entre o General Choi e Kim Un Yong (os dois principais líderes e inimigos jurados), as brigas entre as diversas facções do Karate parecem coisa de criança.
O livro não versa sobre técnicas mas sim sobre a história de + ou -50 anos para cá. Achei muito interessante.
Grande abraço

Isaias Brito