Autor Tópico: Karate x Jiu Jitsu (1975)  (Lida 39422 vezes)

Offline Marcio Santos

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
  • Votos: +0/-3
Karate x Jiu Jitsu (1975)
« Online: Dezembro 25, 2007, 13:29:24 »
Tirei esse vídeo da graciemag.com! Portanto, é natural que eles puxem a sardinha pro lado do jiu......

Alguém aí sabe quem são esses karatecas?

OSS!!!

http://br.youtube.com/watch?v=W-SltgKQHDU&eurl=http://www.graciemag.com/news/167/ARTICLE/8669/2007-11-16.html

Lezon

  • Visitante
Re: Karate x Jiu Jitsu (1975)
« Resposta #1 Online: Dezembro 25, 2007, 14:39:56 »
Amigo Márcio,

Sinceramente, para mim nenhum deles era Karateca, e, para além do puxarem a brasa à sua sardinha, tenho dito...

Hai!!  Oss!!

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Re: Karate x Jiu Jitsu (1975)
« Resposta #2 Online: Dezembro 25, 2007, 15:41:37 »
Esse video me persegue a anos, nunca soube de onde eram esses caras. Diziam que eram de uma academia chamada sol nascente aqui di Rio, nunca soube aonde acha-la.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Lezon

  • Visitante
Re: Karate x Jiu Jitsu (1975)
« Resposta #3 Online: Dezembro 25, 2007, 17:35:20 »
Para mim eles eram do jiu, disfarçados de Karatecas!

Mas o disfarce foi muito mal feito, porque na verdade, por muito mau que um Karateca fosse, a distância que o de jiu lhe dava, minha nossa...teria levado uns bons maegeris e outras coisas mais...mas enfim!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 


Neto110

  • Visitante
Re: Karate x Jiu Jitsu (1975)
« Resposta #4 Online: Dezembro 25, 2007, 18:11:31 »
Só vi um enfrentamento entre karate e JJ: na TV, programa Silvio Santos.

Não me lembro quem estava do lado do JJ, ams do lado do Karate estava um atelta muito conhecido hoje: O Sensei Sassaki. Venceu no primeiro movimento com um chute na têmpora (mawashi gueri).

O JJ perdeu meu respeito quando nunca citou esta derrota em suas falas. Para eles é assim: venci, eu falo, perdi eu naõ falo, o que mostra que a conversa deles é, pra além de provar eficiência, mas , principalmente fazer propaganda positiva de sua arte, o que é natural e respeitável e denegrir a arte dos outros, o que é muito condenável.

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re: Karate x Jiu Jitsu (1975)
« Resposta #5 Online: Dezembro 25, 2007, 19:10:43 »
Ainda nao entendo porque voltaram a falar nesse assunto.
Nao interessa quem eram eles....fariam  a mesma coisa contra qualquer academia de Karate da epoca, incluindo a Kobukan, na epoca a numero um do Rio.
Karatecas nao estao acostumados com Vale Tudo, portanto perderiam todos.
Evidentemente um ou outro poderia vencer, estaria dentro das estasticas que p primeiro golpe entrou.
O BJJ na epoca era mesmo o melhor estilo de luta para esse tipo de evento. Hoje em dia a coisa mudou. Para um Karateca da epoca vencer um do JJ, ele deveria conhecer a arte do JJ.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Guilão RP

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 156
  • Votos: +0/-0
Re: Karate x Jiu Jitsu (1975)
« Resposta #6 Online: Dezembro 25, 2007, 21:39:35 »
Concordo com o Sensei Katsumoto, pois treino ambos com o sensei.... Karate e Bjj fazem uma boa combinação, diga-se de passagem "Lyoto Machida"
Empty Hands

k_man

  • Visitante
Re: Karate x Jiu Jitsu (1975)
« Resposta #7 Online: Dezembro 26, 2007, 02:03:08 »
Eu concordo com o Sensei Lezon, na pior das hipóteses, pegaram os melhores jiujiteiros (família Gracie) e colocaram para lutar contra os piores karatecas que puderam encontrar. Pra mim é a única explicação.

Offline Marcio Santos

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
  • Votos: +0/-3
Re: Karate x Jiu Jitsu (1975)
« Resposta #8 Online: Dezembro 26, 2007, 13:01:15 »
Independente de quem ganhou ou perdeu...Ou ganharia ou perderia!!! Acho importante saber quem eram esses caras!!!!! Se um bando de pangaré ou se karatecas razoáveis (o que duvido)......


Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: Karate x Jiu Jitsu (1975)
« Resposta #9 Online: Dezembro 26, 2007, 13:11:03 »
Um dos gracies me parece ser aquele irmão do rickson que morreu precocemente e dizem que era bom pra $%&!. Os karatecas eu não faço ideia. Essas imagens estavam num documentario que vendeu nas bancas produzido pelos gracie, nele tem outras lutas contra outros estilos onde em alguns casos na cara que o adversario era um pangaré, tem uma luta contra um moleque de hapkido e o rorion que é patetica. Os gracie tem seus meritos como lutadores mas tambem sao bons marketeiros.
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline Marcio Santos

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
  • Votos: +0/-3
Re: Karate x Jiu Jitsu (1975)
« Resposta #10 Online: Dezembro 26, 2007, 15:06:35 »
Muito bons marketeiros.......

Nessa época, se estivesse procurando uma arte-marcial pra treinar, e assistisse um vídeo desses, com certeza iria fazer jiu!!!!!

Depois colocam o Royce no UFC (sei que quem produzia era Gracie e as regras também favoreciam o jiu), e o cara ganha de todo mundo!!!!

Enquanto isso, os marketeiros do Karate ficaram parados no tempo.......

Quando voltar dessas mini-férias, vou ver ser abro um tópico "o marketing do Karate" ou algo parecido!! Deve ter bastante gente que acompanha o site que deve ser marketeiro.....

Offline Traichel

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 21
  • Votos: +0/-0
Re: Karate x Jiu Jitsu (1975)
« Resposta #11 Online: Dezembro 27, 2007, 07:42:49 »
Só vi um enfrentamento entre karate e JJ: na TV, programa Silvio Santos.

Não me lembro quem estava do lado do JJ, ams do lado do Karate estava um atelta muito conhecido hoje: O Sensei Sassaki. Venceu no primeiro movimento com um chute na têmpora (mawashi gueri).

Tchê, também soube disso em um Gashuko, aliás meu exme de Shodan foi com ele! Será que ninguém tem isso gravado pra colocar lá no Youtube?
Traichel
Karate-do ni sente nashi

Offline bushi

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 84
  • Votos: +0/-0
    • http://
Re: Karate x Jiu Jitsu (1975)
« Resposta #12 Online: Dezembro 27, 2007, 08:28:28 »

Palavras um usuário do site portal do vale tudo sobre esse pessoal:

"Esses caras do Karate não podem ser parametro . Essa ""academia"" na realidade era comandada pelo ""Prof."" Paulo , estilo praticado : Karate brasileiro . Eram uma turma de amigos entusiastas que se reuniam para praticar o tal Karate , nenhum com nome significativo no esporte . Referencias na época eram lutadores como Caribé , Carlão do Pará , Ronaldo Carlos , Arrigone ( brasileiros formado por japas conceituados ) ..... Isso de arte x arte deve ser deduzido com reais expoentes do Wrestling , Karate , JJ , LL , MT , kICKB. Capoeira , Boxe, Judo ....... Pegar uns e outros e colocar como representantes da arte marcial é meio injusto . "

http://forum.portaldovt.com.br/forum/index.php?showtopic=63750&hl=KARATE
(somente para quem tem cadastro no site)

Roberto Pimentel

  • Visitante
Re: Karate x Jiu Jitsu (1975)
« Resposta #13 Online: Dezembro 27, 2007, 10:33:18 »
Eu fui convidado para assistir ao evento no Clube Olímpico, mas não pude comparecer, não lembro mais porquê.

Tratavam-se de 10 combates. o JJ venceu 9 e um empatou (até hoje não entendo o porque do empate).

É verdade que enfrentaram-se os 10 melhores lutadores de JJ do Brasil contra os 10 melhores alunos de uma academia que ninguém conhecia.

Mas mesmo se fossem os 10 melhores karatecas do Brasil, concordo com o Katsumoto em que o resultado provavelmente seria favorável ao JJ, mesmo que com placar diferente.

O que passa despercebido é que não se tratam de lutas reais, mas de combates quase esportivos com regras mais abrangentes.

O JJ sempre fez esse marketing de enfrentamento contra outras lutas e a opção de se especializar em solo vem disso.

Mas o mais importante é que os lutadores de JJ sempre souberam e treinaram como enfrentar praticantes de karate, capoeira, boxe ou qualquer outra modalidade. E  ninguém jamais soube como enfrentar praticantes de JJ, muito menos se preparou para isso. Daí os resultados são óbvios.

Aconteceu de novo nos primeiros Ultimate. Todos foram surpreendidos pelo BJJ nas primeiras edições do evento. Mas como tratava-se do inicio de um nicho profissional (ainda mais nos EUA), a coisa mudou bastante.

Após algum tempo, se o Royce participasse de mais um evento e pusesse o adversário na guarda dando aqueles chutes nos rins, seria massacrado. Aliás, ele tentou um retorno contra o campeão da categoria e foi um desastre.

O jogo mudou e os próprios lutadores de JJ que participam de MMA mudaram o próprio jogo junto. Tudo evolui.

De qualquer forma, foi muito bom para o BJJ, pois se expandiu para o mundo.

Eu pratico BJJ, mas não tenho nível para dar aulas. Se tivesse, acho que já estaria morando no Canadá ou na Holanda, vivendo disso por lá. E bem.

É algo parecido com o que aconteceu com o Karate após a II Grande Guerra. Ganhou o mundo e os japoneses foram ser profissionais em toda parte. Tanto os bons quanto os ruins.

A diferença é que hoje, com a facilidade de comunicação, internet, etc, fica mais dificil para picaretas se criarem, o que no caso do Karate, aconteceu. E muito. Bastava um olhinho puxado e uma faixa preta na cintura e o cara se estabelecia. Demorou para mudar. E até hoje não acabou.

Pelo que tenho escutado, hoje em dia o "Ninjutsu", seja o que diabo isso for, passa por processo semelhante. Todo lugar tem um cara que foi aluno de um mestre japonês (que já voltou para o Japão) dando aula, ensinando os meninos a manejar nunchaku, tonfa e outras hollywoodices atribuidas aos ninjas pelo cinema. Mas como quase ninguém consegue separar joio e trigo em ninjutsu, os picaretas proliferam. Não conheço nada sobre o assunto para opinar se existem professores bons ou sistemas coerentes dessa modalidade.

Offline Troyman

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 667
  • Votos: +5/-16
Re: Karate x Jiu Jitsu (1975)
« Resposta #14 Online: Dezembro 27, 2007, 13:30:22 »
Entre meados e o final da década de 70 assisti a um desafio JJ x outras artes marciais no Maracanãzinho.  As lutas eram levadas em um ring de boxe e o ponto alto, i. e., a última luta, foi do Zulu (um lutador de luta livre do Pará, forte para caramba) contra um lutador italiano de Kung-Fu (também bem grandão).  O Zulu lutou pelo lado do JJ e o italiano pelo das outras.  Apesar de ter sido a principal luta da noite, as outras lutas foram as que mais chamaram a atenção pelos resultados inusitados.  A primeira luta foi  o sobrinho do Pitanguy (JJ) x Eugênio Tadeu (Muay Thai).  O sobrinho do Pitanguy insistiu para o Eugênio lutar de quimono, mas, diante da recusa do Tadeu, acabou por aceitar lutar de sunga.  Foi um massacre, o Pitanguy apanhou tanto no rosto que acabou saindo direto pro balão de oxigênio.  A segunda luta foi o Flávio Molina (garotão que trabalhava como modelo de propaganda e que também praticava Tae Kwon-Do e o Muay Thai na Academia Naja perto do Largo do Machado) x um garoto do JJ que arrebentou a cara bonitinha do Flávio, como para se vingar da luta anterior.  A terceira luta foi o Pinduka (JJ) x Marcos Ruas (um cara extremamente forte do Muay Thai, que havia treinado JJ para evitar ser finalizado no chão - eu até vi ele treinando para a luta na academia de Kung-Fu Shao-Lin Norte do Alex, nas Laranjeiras - o Alex até foi um dos organizadores do evento).  Essa luta foi emblemática.  Enquanto ela se desenrolava em pé, o Marcos acertava o rosto do Pinduka com os pés e com as mãos numa velocidade tão grande que o cara nem via.  No chão, o Pinduka tentava finalizar o Marcos, mas não conseguia.  Curiosamente, em volta do ring havia dezenas de pessoas do JJ que ficavam segurando as pernas do Marcos, tentando facilitar pro Pinduka, tremenda covardia. Só que não deu.  Aí é que veio a mutreta:  acabou o tempo e todo mundo via que o Pinduka tinha apanhado tanto, que os olhos dele pareciam uma máscara dos irmãos metralha e o Ruas estava inteirinho, e o juiz (do jj, naturalmente, acho até que era o João Alberto que tinha academia de JJ em Copacabana, onde dei aulas de Karate-Do durante alguns anos) determinou o empate.  A quarta luta foi entre um mulatinho do Kung-Fu x outro cara do JJ.  Essa foi carta marcada, pois o cara do Kung-Fu foi finalizado tão rápido que não dava pra acreditar que a luta não era armada.  Depois dessa veio a luta do Zulu, que depois de brincar por um longo tempo com o italiano, finalizou com um armlock por cima da cabeça que deixou o cara desmaiado no chão.  Naquele dia encontrei com o Chagas (Shotokan) na arquibancada e ele me disse, muito revoltado, que se fosse ele lutando não ficaria ninguém em volta do ring.  Vale lembrar que, naquela época, havia uma rixa entre a turma do JJ e a turma do Tae Kwon-Do, por conta de uma briga entre dois praticantes, um dos Gracie e outro aluno do Woo Jae Lee  que tinha academia na Praça José de Alencar, no Flamengo.

Sempre fica aquela impressão, para quem não é do ramo, de que o JJ é a melhor luta do mundo, mas, para nós, Karate-kas, sabemos que não passa de jogada de marketing.

Saudações   ;)
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ