Lendo sobre a forma através da qual o INEP pontua uma prova de ENEM de um estudante em
http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/manuais/2012/guia-do-participante-Notas.pdfObservei o seguinte: com o objetivo de se coibir o "chute" eles adotam um procedimento no mínimo polêmico, ao meu modo de entender.
Se não vejamos: um(a) aluno(a) preenche suas respostas e, caso tenha errado uma questão tida como fácil pelos organizadores da prova, passa a receber uma pontuação menor em suas outras respostas, mesmo que estejam corretas.
Já outro(a) aluno(a), que acertar a tal questão fácil e acertar um número menor de questões do que o(a) outro(a) narrado no parágrafo anterior, receberá uma nota maior.
O ponto que penso gerar polêmica é este: os organizadores denominam de "incoerência pedagógica" tal evento e PRESSUPÕEM que TODOS os alunos que errarem tal questão fácil estejam chutando.
Sequer estou aqui a demonizar as questões que vi os alunos precisarem responder, como letra de música dos Mutantes, desenhos do Capitão América e o escambau a quatro que pediram. Nem entro nesta seara.
Estou ficando velho demais mesmo ou outros colegas consideram tal critério de pontuação meio estranho?