Autor Tópico: Pular corda  (Lida 6499 vezes)

Offline toni05

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Pular corda
« Online: Setembro 27, 2006, 11:21:11 »
Pular Corda?!? Será brincadeira de criança ? Humm... nada disso!
Experimente esse magnífico exercício aeróbio !

   Pular Corda é um dos mais eficientes exercícios aeróbios praticados na atualidade e além disso, é super barato, divertido, eficaz e o mais incrível... você vê os resultados em pouquíssimo tempo!
   Pular corda é um exercício simples de circular uma corda em torno de si, ou seja, por baixo dos pés passando pela cabeça, sem que se toque nela. Essa atividade está virando uma grande mania pra todo lado e principalmente nas melhores academias do país. Ela pode ser praticada na sala de musculação, em aulas coletivas, geralmente, chamadas de Rope Class ou Power Jumping Class (combinando aquecimento-movimentos simples de manejo da corda, alongamentos, parte aeróbica-saltos e saltitos, localizada (abdominais, agachamentos, etc...) e resfriamento/alongamento) ou até mesmo em casa.

Quem NÃO deve praticar:
Indivíduos que apresentam lesões de joelho ou em qualquer articulação dos membros inferiores, este é um esporte de impacto, previna-se;
Pessoas que estejam muito acima do peso.
   Tais indivíduos sentirão um tremendo desconforto ao Pular Corda por aumentar bastante o impacto nas articulações, principalmente dos pés. Não é aconselhavel.

Algumas Considerações :
Antes de comprar sua corda mesça seu comprimento para adaptá-la a sua altura. Fique de pé e pise sobre ela. Ao extendê-la, as extremidades devem ficar abaixo das axilas(ou no meio do peito) dos dois lados.
A primeira vez que pular corda, vá devagar... Tente pular baixinho, o suficiente para que a corda passe rapidamente por baixo dos pés, isso fará diminuir o impacto da atividade e o risco de adquirir lesões. Iniciantes tendem a pular muito alto ou exagerar nos movimentos de braços. Quando achar seu rítmo próprio, aumente as passadas. Pule e aterrize com o terço anterior dos pés(parte da frente), para evitar lesões. Não fique desencorajado com as dores iniciais no meio da sola dos pés, com o tempo tudo passa. Uma dica é ficar com as pernas estendidas no ar e flexionar os joelhos quando aterrizar; Mantenha os ombros relaxados e gire a corda com os punhos;
Não espere que as primeiras sessões durem muito tempo. Pular corda é um exercício intenso e cansativo, principalmente para sedentários. Pule com intervalos de descanso. Pule de 1-2 minutos com 30 seg. de descanso.
Repita essa combinação ou crie a sua própria de acordo com a sua resistência e condicionamento individual, até poder ir aumentando o tempo sem descanso. Não deixe que fique tão ofegante que não possa conversar. De preferência use um frequencímetro ou mesça a Frequência Cardíaca durante e após a atividade;
Tente Pular Corda em superfície macia; nunca pule no cimento, mármore ou asfalto sem um bom par de tênis para corrida. Experimente em tábua corrida, pisos emborrachados ou gramados. E quando estiver em locais fechados preste bem atenção no teto, para evitar acidentes.
Lêmbre-se, pular corda é um exercício aeróbio e assim como outro qualquer desidrata com facilidade. Portanto, tenha a mão sempre uma garrafinha de água e se exercite em locais com boa ventilação.
Não dê dois pulos em um só giro na corda. Concentre-se e se auto-discipline mantendo um equilíbrio de movimentos. Assim obterá melhores resultados no sistema cardiovascular e também na queima de calorias.
O rítmo ideal para PULAR CORDA, deve ser de 125-175 revoluções por minuto (RPM) .
É aconselhável, com excessão dos praticantes de Rope Class, complementar a atividade com exercícios para abdômen e região lombar.

Benefícios:
É uma atividade de trabalho corporal total , fortalecendo grandes grupos musculares superiores e inferiores, embora priorize músculos da perna e glúteos;
Geralmente, queima mais calorias e melhora a capacidade aeróbia que exercícios aeróbios convencionais como a corrida ou caminhada, por exemplo, protegendo contra doenças cardíacas;
É eficaz tanto para o sistema aeróbio quanto anaeróbio, dependendo do nível do praticante e de como é utilizada;
É um dos melhores exercícios para melhorar o condicionamento geral do corpo, agilidade, força vertical, equilíbrio e coordenação geral.
Ótimo exercício de base para atividades que utilizam muito os pés, como: tênis, esqui, basquete, futebol, etc..
Eficaz no tratamento da Celulite;
Exercício fantástico no combate a osteosporose;
Gasto Calórico: 500-800 kcal por hora - Calcule para seu peso
Grupos musculares trabalhados:
· Pernas - panturrilhas e coxas
· Abdômen
· Peitoral
· Ombro
· Costa
· Braços

Acessórios:
As melhores cordas são as feitas de plástico e vinil. Aquelas feitas de nylon, couro ou sisal são contra-indicadas por serem muito leves, podendo causar acidentes.
Escolha um tênis apropriado que absorva o impacto da atividade.

Como Praticar - Variações:
Leve:
· Pulo com os 2 pés:- ambos os pés saem do chão e aterrizam lentamente juntos, com uma oscilação da corda;
· Pulo com os pés alternados - Nessa técnica fazemos um "skipping" onde um pé vai para cima e para baixo enquanto ocorre uma oscilação da corda;
Moderado:
· Pulo com os pés alternados - O mesmo da ténica do "skipping" acima, embora com maior velocidade;
· Passo Corrida - O trote é adicionado enquanto se pula e faz o "skipping" sobre a corda. Acontece com uma passada mais rápida e maior intensidade nos movimentos;
· Passo alto - Uma corrida em média intensidade misturada com elevação de joelhos a fim de aumentar mais ainda essa intensidade;
Intenso:
· Passo cruzado - Durante a fase aérea do salto, cruza-se a perna de baixo e levemente aterriza-se com as pernas cruzadas;
· Passo lado a lado - Alterna-se a aterrizagem da direita para a esquerda. Muito cuidado nesse movimento pois a corda tende a não obedecer bem, sendo que a prática e o tempo é quem vão lhe estabilizar o movimento.



fonte: http://www.cdof.com.br/rope.htm

olá pessoal
postei esse artigo que eu achei porque acho que alguem aqui deve pular corda, e porque também acho que é um bom exercício aeróbico
para aqueles que pulam corda, sabem se pode causar algum problema na coluna a pratica desse exercício? existe algum problema pular corda todo dia? (com exceção dos sábados e domingos)
espero que gostem do artigo, e quem puder por favor responda as perguntas
abraços

Offline samurai

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Pular corda
« Resposta #1 Online: Setembro 27, 2006, 11:30:49 »
Hahahahaha

pular corda não é pra praticante de Karate

motivos

quem esta em plena forma já estourou todas as articulações;
quem esta parado já ficou gordo
tem aquele que estão treinando duro mais são gordos.


 :twisted:

OSS

Ps: boa materia

Offline fabiopeart

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Pular corda
« Resposta #2 Online: Setembro 27, 2006, 13:14:05 »
OSS

Afinal, que pratica karate deve ou não pular corda ???



OSS
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Karate ON

Offline TaeKwonDo

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Pular corda
« Resposta #3 Online: Setembro 27, 2006, 15:35:53 »
OSS
Eu pulo corda e sou feliz :P  :P  :P  :P  :P  :P é um ótimo exercicio para pegar folego e coordenação.


 
Fonte:http://www1.uol.com.br/cyberdiet/colunas/030612_fit_corda.htm
 Valéria Alvin
Igayara de Souza
CREF 7075/ GSP
Consultora de fitness
do Cyber Diet.
Especialização em
treinamento
 
   
 

 
Pular corda: exercício e diversão  
 
 
Quem passou pela infância sem brincar de pular corda, deixou de experimentar uma brincadeira muito divertida. Já quem brincou, não esquece nunca mais. Pode até demorar um pouco para adquirir a coordenação, mas facilmente conseguirá rever os "velhos e bons tempos".
Na verdade, esta é uma das brincadeiras de criança que é utilizada como exercício e treino por muitas pessoas devido, principalmente, a grande queima calórica e significativo aumento do

condicionamento cardiorespioratório. Pular corda é um ótimo exercício, mas que exige um bom nível de condicionamento físico.

Se este não é o seu caso, você pode iniciar alternando a corda com outra atividade, como caminhada, bicicleta, subir e descer escadas, até melhorar o condicionamento.

Esta atividade é muito utilizada por atletas, como boxeadores e lutadores de Jiu Jitsu, entre outros, como aquecimento e treinamento cardiorespiratório, além de estar presente em aulas de academia, como aulas de circuito ou condicionamento físico. Pular corda fortalece as coxas, panturrilhas, abdome e braços e também melhora o ritmo, a coordenação e o equilíbrio.

Sugerimos, abaixo, um programa de 8 semanas, para você fazer em casa.

Primeira semana: Caminhada ou bike 3 minutos, corda 2 minutos, até completar 30 minutos.

Segunda semana: Caminhada ou bike 2 minutos, corda 3 minutos, até completar 40 minutos.

Terceira semana: Caminhada ou bike 1 minuto, corda 5 minutos, até completar 30 minutos.

Quarta semana: Caminhada ou bike 2 minutos, corda 8 minutos, até completar 30 minutos.

Quinta semana: Caminhada ou bike 5 minutos, corda 10 minutos, até completar 30 minutos.

Sexta semana: Caminhada ou bike 5 minutos, corda 15 minutos, caminhada ou bike 10 minutos (30 minutos).

Sétima semana: Caminhada ou bike 5 minutos, corda 18 minutos, caminhada ou bike 7 minutos (30 minutos).

Oitava semana: Caminhada ou bike 5 minutos, corda 20 minutos, caminhada ou bike 5 minutos (30 minutos).

Dicas


 Faça este treino 3 vezes por semana em dias alternados.
 Não esqueça dos alongamentos antes e depois das atividades.
 Faça musculação e, se quiser, caminhadas 3x por semana em dias alternados a este treino.
 Se você tem algum problema (lesão) nos joelhos ou coluna, evite pular corda.
 Faça uma avaliação física antes de iniciar o treino, incluindo teste ergoespirométrico.
 Use um tênis de amortecimento, para amenizar o impacto.
 Verifique o tamanho da corda ideal para você.
 Controle a freqüência cardíaca, mantendo uma média de 65% a 80% da F.C. máxima (se tiver feito a avaliação e estiver tudo bem com você).
 Pule com os dois pés ou alternando os lados.


Todo o lutador top de linha pula corda esperimente e vera os resultados :wink:

marascas

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Pular corda
« Resposta #4 Online: Setembro 27, 2006, 23:57:14 »
E pular a cerca também vale?

Offline TaeKwonDo

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Pular corda
« Resposta #5 Online: Setembro 28, 2006, 01:31:31 »
OSS
Se a sua mulher te fizer suar de tanto correr para não tomar uma panelada na cabeça vale a pena para entrar em forma :lol:

Offline samurai

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Pular corda
« Resposta #6 Online: Setembro 28, 2006, 08:42:39 »
Marascas

vc ta velho e gordo se pular a cerca pode cair e conplicar a osteoporose




hahahahahahahahaha


OSS

Offline Juan (opasto)

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Pular corda
« Resposta #7 Online: Setembro 28, 2006, 09:03:44 »
Composição: Chico Roque / Ed Wilson

De todas as brincadeiras que eu gosto
A melhor é pular corda.
De todas as brincadeiras que eu gosto
A melhor é pular corda.
Faz bem a saúde, movimenta o corpo. De todas as brincadeiras que eu gosto
A melhor é pular corda.
De todas as brincadeiras que eu gosto
A melhor é pular corda.
De todas as brincadeiras que eu gosto
A melhor é pular corda.
É o maior barato, treme o coração. de todos os esportes que eu faço, o melhor é pular corda, é pular corda.
Um homem bateu em minha porta e eu abri. Senhoras e senhores ponham a mão no chão, senhoras e senhores pulem num pé só, senhoras e senhores dêem uma rodadinha, e vá pro olho da rua.
Pula, pula, pula, pula, pula, pula, sem parar, Pula, pula, pula, pula, pula, pula, sem parar.
OSS!
Juan Claudio Martin

marascas

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Pular corda
« Resposta #8 Online: Setembro 28, 2006, 09:33:15 »
Tô brincando viu! Excelente artigo.

Offline RicardoCosta

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Pular corda
« Resposta #9 Online: Setembro 28, 2006, 09:51:58 »
Muito bom artigo.
Obrigado.

Oss
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!