Autor Tópico: REATECH  (Lida 1197 vezes)

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
REATECH
« Online: Abril 06, 2009, 03:07:57 »
Oss

ontem 05/04/2009 estive na VIII REATECH em São Paulo vendo as novidades para a área de trabalhos com deficientes.

desta vez eles acrescentaram Happkido as demonstrações, pois tem alunos deficientes visuais,já havia Basquete sobre rodas / Futsal / Capoeira com um Mestre que tem apenas um membro inferior e o cara é ágil e forte pacas,Balé,Dança de Rua.

ano retrasado havia Judo mas este ano não estavam lá.

é um campo para ser explorado na reabilitação e inclusão social,fora a satisfação que os alunos te passam qdo o trabalho anda.

já fui á três edições e ainda não vi Karate como atividade voltada á deficiente,sei que tem te trabalho e não é divulgado,eu já tive alunos com síndrome de Down,que respondiam de forma excelente a atividade,tenho hoje um deficiente visual que vai de qdo em vez treinar poi o cara é multi-disciplinar faz Surf-Judo-Capoeira-Karate-Taekwondo-Ciclismo,isso com o tempo não é tudo junto antes que falem que ele é Super-Homem Visual.

agora tenho sob cuidados um garotinho com Síndrome de Aspegar,que tento inteira-lo no grupo de crianças e ele vai indo bem...

quem tiver material sobre o assunto por favor me repasse,toda ajuda e estudo é bem vindo.


                 

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: REATECH
« Resposta #1 Online: Abril 06, 2009, 12:12:56 »
Oss,

Yama Sensei,

Pesquisando, vi que a principal característica entre as pessoas que possuem a "S.A." é a dificuldade para socializar-se:



1. Dificuldade em compreender as mensagens transmitidas por meio da linguagem corporal - pessoas com SA geralmente não olham nos olhos, e quando olham, não conseguem "ler".
2. Interpretar as palavras sempre em sentido denotativo - indivíduos com SA têm dificuldade em identificar o uso de coloquialismos, ironia, gírias, sarcasmo e metáforas.
3. Ser considerado grosso, rude e ofensivo - propensos a comportamento egocêntrico, Aspergers não captam indiretas e sinais de alertas de que seu comportamento é inadequado à situação social.
4. Honestidade e ludibrio - portadores de Asperger são geralmente considerados "honestos demais" e têm dificuldade em enganar ou mentir, mesmo às custas de magoar alguém.
5. Aperceber-se de erros sociais - à medida que os Aspergers amadurecem e se tornam cientes de sua "cegueira emocional", começam a temer cometer novos erros no comportamento social, e a autocrítica em relação a isso pode crescer a ponto de se tornar fobia.
6. Paranóia - por causa da "cegueira emocional", pessoas com SA têm problemas para distinguir a diferença entre atitudes deliberadas ou casuais dos outros, o que por sua vez pode gerar uma paranóia.
7. Lidar com conflitos - ser incapaz de entender outros pontos de vista pode levar a inflexibilidade e a uma incapacidade de negociar soluções de conflitos. Uma vez que o conflito se resolva, o remorso pode não ser evidente.
8. Consciência de magoar os outros - uma falta de empatia em geral leva a comportamentos ofensivos ou insensíveis não-intencionais.
9. Consolar os outros - como carecem de intuição sobre os sentimentos alheios, pessoas com AS têm pouca compreensão sobre como consolar alguém ou fazê-los se sentirem melhor.
10. Reconhecer sinais de enfado - a incapacidade de entender os interesses alheios pode levar Aspergers a serem incompreensivos ou desatentos. Na mão inversa, pessoas com SA geralmente não percebem quando o interlocutor está entediado ou desinteressado.
11. Introspecção e autoconsciência - indivíduo com SA têm dificuldade de entender seus próprios sentimentos ou o seu impacto nos sentimentos alheios.
12. Vestimenta e higiene pessoal - pessoas com SA tendem a ser menos afetadas pela pressão dos semelhantes do que outras. Como resultado, geralmente fazem tudo da maneira que acham mais confortável, sem se importar com a opinião alheia. Isto é válido principalmente em relação à forma de se vestir e aos cuidados com a própria aparência.
13. Amor e rancor recíprocos - como Aspergers reagem mais pragmaticamente do que emocionalmente, suas expressões de afeto e rancor são em geral curtas e fracas.
14. Compreensão de embaraço e passo em falso - apesar do fato de pessoas com SA terem compreensão intelectual de constrangimento e gafes, são incapazes de aplicar estes conceitos no nível emocional.
15. Lidar com críticas - pessoas com SA sentem-se forçosamente compelidas a corrigir erros, mesmo quando são cometidos por pessoas em posição de autoridade, como um professor ou um chefe. Por isto, podem parecer imprudentemente ofensivos.
16. Velocidade e qualidade do processamento das relações sociais - como respondem às interações sociais com a razão e não intuição, portadores de SA tendem a processar informações de relacionamentos muito mais lentamente do que o normal, levando a pausas ou demoras desproporcionais e incômodas.
17. Exaustão - quando um indivíduo com SA começa a entender o processo de abstração, precisa treinar um esforço deliberado e repetitivo para processar informações de outra maneira. Isto muito freqüentemente leva a exaustão mental.




Fica claro que o método de abordagem deve ser diferenciado para com esse garoto. Me atento mais aos pontos 17, 15 e 01.

Procurarei nos anais da psicologia algo que trate sobre pessoas que precisam de uma atenção maior para poderem ser inseridos nos contextos mais sociais de uma rotina "esportiva".

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Toha

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 440
  • Votos: +0/-0
  • Karate-dô Shotokan.
Re: REATECH
« Resposta #2 Online: Abril 06, 2009, 12:58:24 »
Fonte: Wikipédia.
hehe...
 :D
Oss...

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: REATECH
« Resposta #3 Online: Abril 06, 2009, 13:12:36 »
Oss,

Toha,


Quando a Wikipédia possui alguma fonte que você conheça, ou que pelo menos conheça o autor, torna-se muito prática, mas quando chutam coisas por lá ao acaso, nem cola.

-//-

Mas se alguém que já lidou com pessoas que possuam essas características puderem comentar a respeito, indicando uma boa orientação para as mesmas, seria muito agradável.

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: REATECH
« Resposta #4 Online: Abril 06, 2009, 21:40:45 »
Oss Pseki San

obrigado por  mais estas informações  :D

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida