Autor Tópico: Regras do Karate nos Jogos Pan-Americano Segundo o Uol  (Lida 12929 vezes)


Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Regras do Karate nos Jogos Pan-Americano Segundo o Uol
« Resposta #1 Online: Junho 16, 2007, 02:34:52 »
Oss

Fizeram um resumo das regras gerais legal,mais o que é isso é novo ou estou tão ultrapassado.


"No kata, ...... Em ambas, ele deve apresentar à comissão avaliadora de três a cinco juízes com antecedência os golpes que irá demonstrar. "

Eu editei o paragrafo,a 1ª parte é conhecida mas esta 2ª parte apresentar golpes a com antecedência,não seria dar a relação de katas ou haverá bunkai dos mesmos ???

No Kumite não haverá distinção dos atletas por faixas ou luvas nestas regras gerais não apontam isso.

Oss
alberto/Santos.
yama-Alberto S. Almeida

Lezon

  • Visitante
Re: Regras do Karate nos Jogos Pan-Americano Segundo o Uol
« Resposta #2 Online: Junho 16, 2007, 10:52:40 »
Meu Amigo Yama,

Tem toda a razão, o que apresentaram mais valia não o terem feito, uma vez que para além de ser um pequenino resumo só veio trazer alguma confusão, ao ponto do Yama se interrogar se está ou não ultrapassado…

Dado que o meu amigo e a grande maioria dos comentadores deste Blog sabe que em Portugal eu pertenci sempre ao CNA ‚Äď Conselho Nacional de Arbitragem, e s√≥ deixei de ser em virtude de ter vindo para o Brasil. Como tal, tenho a obriga√ß√£o de ser conhecedor das regras da WKF.

Assim sendo e sem qualquer inten√ß√£o de  pretensiosismo, mas apenas e s√≥ no sentido de ajudar a esclarecer melhor quem quer e deseja estar ao corrente das regras, vou tecer algumas considera√ß√Ķes sobre o que foi apresentado e dizer de facto o m√≠nimo essencial das regras para um melhor entendimento.

Bom, eu vou falar baseado somente nas regras de  WKF, pois n√£o sei se as mesmas v√£o ser utilizadas nos PAN, j√° que o que foi realmente apresentado me faz ter s√©rias d√ļvidas‚Ķe come√ßo j√° por discordar como foi dita a forma de ser feita a prova de Kata, pois d√° a n√≠tida impress√£o que os atletas executam o Kata ao mesmo tempo lado a lado.

As provas de Katas dividem-se em duas categorias, Individuais e Equipas, sendo que em equipas são constituídas por três elementos, tanto em masculinos como femininos. São feitas eliminatórias e tal como no Kumité também se aplica o sistema de repescagem.

Os competidores tanto Individuais como por Equipas, devem executar os Katas obrigat√≥rios ( Shitei) e livres (Tokui) durante a prova. Os Katas t√™m de estar de acordo com as esolas de Karate-do reconhecidas pela WKF, com base nos sistemas GOUJU, SHITO,SHOTO e WADO. Nos Katas Shitei, n√£o s√£o permitidas quaisquer varia√ß√Ķes, j√° nos Katas Tokui os competidores podem fazer varia√ß√Ķes de acordo com a escola do competidor.

Tanto nos Katas individuais como em Equipas, os competidores ( um (ns) com cinto vermelho (AKA) e o (os) outros com cinto Azul (AO), alinham no perímetro da área de competição, e de frente para o Juiz chefe. Depois dos rituais habituais, o(s)competidor (s) AKA, começa o Kata e no final abandona(m) a área ficando a aguardar a performance do(s) competidor(es) AO. Após o término ficam fora da área aguardando a decisão dos Juízes.

Nas finais da prova Kata Equipas, Masculinos e Femininos, as equipas finalistas executam o Kata Tokui na sua forma normal. Se seguida executar√£o uma demonstra√ß√£o do significado do Kata (Bunkai). O tempo definido para isso √© de 5 minutos, se for excedido o tempo a equipa ser√° desclassificada.  Aproveito para dizer que para a √©poca 2007/2008, as equipas que disputar√£o a medalha de bronze, v√£o passar tamb√©m a ter que fazer a demonstra√ß√£o do Bunkai.

O painel de Juízes pode ser constituído por 3 ou 5 Juizes, sendo a decisão tomada pelo Conselho de Arbitragem ou pelo Chefe de Tatami e os Juízes não odem ser da mesma nacionalidade do(s) competidor(es).

Bom, agora vamo-nos preparar para o Kumite, pelo que vou fazer o meu aquecimento e volta daqui a pouco…até já.

Hai!!!

José Lezon

Lezon

  • Visitante
Re: Regras do Karate nos Jogos Pan-Americano Segundo o Uol
« Resposta #3 Online: Junho 16, 2007, 12:34:06 »
Meu Amigos,

Aqui estou eu depois de um ligeiro aquecimento mas que foi o suficiente para determinar a não minha participação no Kumite, pois ressenti-me de uma distensão que tive dias atrás na coxa direita, pelo que me vou limitar a escrever o que vejo nas provas de Kumite.

Então começo mais uma vez por discordar, o que sinceramente lamento, de como é abordado o Kumite, pois inicia assim:

‚ÄúO carateca pode usar qualquer parte do corpo para golpear o advers√°rio. No kumit√™, cada golpe pode render at√© tr√™s pontos ao lutador√™, dependendo do movimento e da forma como foi aplicado. Conseguir um chute no rosto ou derrubar o advers√°rio vale tr√™s pontos. Chute na regi√£o do abd√īmen, soco nas costas e algumas t√©cnicas de m√£o, somam dois pontos. Os outros golpes valem um ponto.‚ÄĚ

Depois diz:

‚Äú Ataques a bra√ßos ou pernas, genit√°lias, articula√ß√Ķes, tornozelo e peito do p√© s√£o proibidos.  Al√©m disso, o carateca pode ser punido se sair do tatame seguidas vezes ou se simular contus√Ķes.‚ÄĚ

Não há aqui uma contradição? Claro que há, se bem que eu a entendo, mas um leigo é muito confuso…por isso eu disse que ais valia não terem dito nada. Vou tentar resumir as coisas, falando só no Kumité Individual e sem aprofundamento dos seus critérios de avaliação, etc,etc.

O amigo Yama, a dado passo questiona se n√£o h√° divis√£o de faixas e /ou luvas, n√£o √© isso? Bom, j√° dei conta que no Brasil as federa√ß√Ķes e confedera√ß√Ķes costumam fazer provas por divis√£o de faixas. Isso n√£o existe na WKF nem na EKF e as federa√ß√Ķes nacionais de cada pa√≠s que est√° afecto √† WKF tamb√©m n√£o faz. Esse sistema √© apenas implementado e feito por algumas Associa√ß√Ķes nas suas provas associativas, isto falando em Portugal, como exemplo. As provas federativas n√£o se utiliza esse sistema. Raz√£o pela qual um aluno meu 7¬ļ.Kyu (laranja) ganhou uma final a um 4¬ļ.Dan. Mas deixemos este aparte‚Ķ

As provas de Kumite poder√£o ser dividas em provas de Equipas e Individuais. Como eu disse atr√°s vou s√≥ falar somente nas individuais. Estas por sua vez, podem dividir-se em categorias de Peso e Open.  Para os Seniores Masculinos os pesos s√£o:

Menos 60 Kg,  65 Kg, 70 Kg, 75 Kg, 80 Kg, + de 80 Kg e Open( qualquer peso)
Para Femininos s√£o: Menos 53 Kg,  60 Kg, + de 60 Kg e Open (qualquer peso).

A pontuação é denominada por SANBON ( 3 pontos), HIHON (2 pontos) e IPPON ( 1 ponto). Ao contrário do que foi dito no inicio e que eu discordei, os ataques são limitados às seguintes áreas: Cabeça, Face, Pescoço, Abdómen, Peito, Costas e Flancos.

Todas os comportamentos proibidos est√£o catalogadas e s√£o divididos em 2 categorias, Categoria 1 e Categoria 2.
CATEGORIA 1 s√£o:
1 ‚Äď T√©cnicas com contacto excessivo em fun√ß√£o da zona atacada e t√©cnicas com contacto √† garganta;
2 ‚Äď Ataques aos bra√ßos ou pernas, virilha, articula√ß√Ķes ou ao peito do p√©;
3 -  Ataques √† cara com t√©cnicas de m√£o aberta;
4 -  T√©cnicas de projec√ß√£o proibidas ou perigosas.

CATEGORIA 2:
1 -  Falsear ou exagerar uma les√£o;
2 -  Sa√≠das repetidas da √°rea de competi√ß√£o (JOGAI);
3 - Coloca√ß√£o da sua pr√≥pria pessoa em perigo por comportamento indulgente, expondo-se a les√Ķes   por ac√ß√Ķes do oponente., ou falta de utiliza√ß√£o de medidas de auto-protec√ß√£o ( MUBOBI);
4 ‚Äď Evitar combater como forma de impedir que o oponente possa pontuar;
5 -  Agarrar, lutar, empurrar ou prender sem tentar executar uma projec√ß√£o ou outra t√©cnica;
6 -  T√©cnicas que pela sua natureza, n√£o podem ser controladas em fun√ß√£o da seguran√ßa do oponente e ataques perigosos e descontrolados;
7 -  Ataques com a cabe√ßa, joelhos e cotovelos;
8  -  Falar ou provocar o oponente, n√£o obedecer √†s instru√ß√Ķes do √°rbitro, comportamento descort√™s para com os t√©cnicos de arbitragem e outras falta de etiqueta.

Agora vou ent√£o falar da atribui√ß√£o dos pontos. Para um SANBON: a)  Atribu√≠-se quando um dos oponentes executa uma t√©cnica de p√©s (chute) ao n√≠vel JODAN; a) Projec√ß√Ķes ou varrimentos do oponente ao tapete seguindo-se uma t√©cnica pontu√°vel.
Para um NIHON: a)  Atribu√≠-se a (chutes) CHUDAN; b)  Tsuki nas costas, incluindo a parte de tr√°s da cabe√ßa e pesco√ßo; c) Combina√ß√£o de t√©cnicas de m√£o em que cada uma seja pontu√°vel por si s√≥; d) Desequil√≠brio do oponente seguindo-se uma t√©cnica pontu√°vel. Para um IPPON: a) Ataques JODAN tsuki; b) Ushi.

Bom, agora vou dar um tratamento à minha lesão e volto mais arde para continuar se os meus amigos assim quiserem...

Hai!!
José Lezon




Lezon

  • Visitante
Re: Regras do Karate nos Jogos Pan-Americano Segundo o Uol
« Resposta #4 Online: Junho 16, 2007, 14:16:01 »
Meus Amigos,

Venho agora pevir-vos desculpa por eu escrever o portugu√™s que aprendi, pois ainda n√£o estou bem familiarizado com algumas formas que no Brasil se escrevem certas palavras. A rapidez com que escrevo leva-me naturalmente a escrever como fui ensinado e NUNCA pretendo p√īr minimamente em causa como o √© feito c√°.

Mesmo assim, penso que todos entendem o que escrevo, caso contráro, peço-vos que quando isso não acontecer, perguntem pois eu farei o mesmo em relação a vcs.

Se pretenderem mais alguns esclarecientos sobre regras, é só pedir.

Sauda√ß√Ķes.Hai!!!
José Lezon

Pi√°

  • Visitante
Re: Regras do Karate nos Jogos Pan-Americano Segundo o Uol
« Resposta #5 Online: Junho 16, 2007, 20:58:30 »
Criei este tópico para demonstrar a falta de conhecimento de pessoas responsáveis por matérias jornalisticas, talvez jornalistas, esportivos. Mesmo com a urgência que nossos tempos exigem deles, pelo amor de Deus.

Nem um marciano escreveria um texto daqueles. Ou quem deu as informa√ß√Ķes n√£o sabia do que falava ou o "jornalista" ou redator est√° numa categoria que nem sei como classificar.

O Universo On line se referiria assim sobre o Sistema Banc√°rio Brasileiro? V√£o se catar. E ainda parece que nos fazem um favor.

1- Os competidores s√£o obrigados a vestir um uniforme branco.
Resp; Médico/a, Enfermeiro/a Pai de Santo/a, e muitos outros vestem uniforme branco também.
2 - O atleta pode ser desclassificado se o √°rbitro entender que ele tem um cabelo muito longo ou sujo.
Resp; Qual seria o tamanho dentro do regulamento? O Gogen do Goju tava fora. Como tenho medo de ficar careca n√£o lavo os cabelos todos os dias. Eu seria desclassificado?
3 - tatame ser igual Koto.
Resp; Nem sei o que dizer.
4 - Ataques a bra√ßos ou pernas, genit√°lias, articula√ß√Ķes, tornozelo e peito do p√© s√£o proibidos.
Resp; Alguém já deu um kizami, Gyako, Uraken no tornozelo do oponente?
5 - No kata, (...)o competidor (...) deve apresentar à comissão avaliadora (...) com antecedência os golpes que irá demonstrar.
Resp; Imaginem alguém decorar e declamar tudo o que acontece no Kanku Dai.

Os Respons√°veis pelas Federa√ß√Ķes ou Organiza√ß√Ķes do Karate do Brasil deviam pedir/exigir uma corre√ß√£o do UOL.

Afinal é somente com alguns "artistas" e "políticos" que vale a frase "falem mal mas falem" No nosso caso a informação errada é pior que a não informação. OSS.
« ŕltima modificaÁ„o: Junho 16, 2007, 21:04:01 por Pi√° »

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Regras do Karate nos Jogos Pan-Americano Segundo o Uol
« Resposta #6 Online: Junho 17, 2007, 00:23:51 »
Oss

O que o Pi√° comentou foi o que me levou a indagar Lezon Sensei por estar bem atualizado com as regras WKF,s√£o tamb√©m as que seguimos em competi√ß√Ķes da FPK
ou seja eu não estava doidão qdo não entendi o texto colocado no site do Pan ou da organizaçação para divulgação.

Realmente para informar deste jeito é bem melhor deixar que o publíco assista sem saber nada,das regras, que será menos confuso >:(

Oss
alberto/Santos.
yama-Alberto S. Almeida

Lezon

  • Visitante
Re: Regras do Karate nos Jogos Pan-Americano Segundo o Uol
« Resposta #7 Online: Junho 17, 2007, 13:18:31 »
Caro Yama,

Exatamente, teria sido muito melhor nada terem dito, pois assim n√£o causariam nenhuma confus√£o...

Sobre as regras h√° ainda muito que dizer, pelo que se tiverem d√ļvidas em algo podem perguntar.

Hai!!!
José Lezon

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: Regras do Karate nos Jogos Pan-Americano Segundo o Uol
« Resposta #8 Online: Junho 17, 2007, 14:28:07 »
OSS sensei Lezon

Sensei, eu particularmente não me interesso muito pela parte esportiva do karate embora acho que poderia ser melhor explorada para trazer frutos ao karate marcial, mas isso é outra historia. Agora, fiquei curioso em relação a essa coisa do cabelo sujo ou comprido, isso esta na regra mesmo? Realmente observam esse tipo de coisa?

oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Lezon

  • Visitante
Re: Regras do Karate nos Jogos Pan-Americano Segundo o Uol
« Resposta #9 Online: Junho 18, 2007, 10:12:24 »
Caro Avi,

Achou curioso em relação ao cabelo e eu vou informar.

Efetivamente, as Regras da WKF no seu Artigo n¬ļ.2 que diz respeito ao Equipamento Oficial, tanto para √Ārbitros como para o competidores, no que se refere a competidores e no ponto n¬ļ.6 diz o seguinte:

- os competidores dever√£o ter o cabelo limpo e cortado de modo a n√£o prejudicar o
   desenrolar do combate. N√£o √© permitido o hachimaki( fitas para a cabe√ßa). Se
   o √Ārbitro considerar que o cabelo de um competidor se encontra muito comprido
   e/ou sujo,poder√° exclui-lo do combate. Em Kumite n√£o s√£o permitidos usar puxos
   laterais ou ganchos met√°licos.Em Kata √© permitdio usar um gancho discreto. Fitas
   e outros adornos s√£o proibidos.

Posto isto, como deve imaginar caro Avi, os competidores conscientes não vão facilitar, como é evidente.

Mas j√° agora e a prop√≥sito, informo-lhe que eu pr√≥prio dei ordem a um competidor para ir cortar as unhas do p√© que estavam demasiadamente e inexplicavelmente grandes. Ele voltou antes de expirar o minuto do prazo de tempo permitido para proceder ao respetivo aseio...   

Esta quest√£o das unhas est√° no ponto n¬ļ. 7 do mesmo artigo.

Espero ter elucidado a quest√£o, quando tiver mais qualquer outra quest√£o a p√īr pode e deve faz√™-lo.

Sauda√ß√Ķes. Hai!!
José Lezon

Lezon

  • Visitante
Re: Regras do Karate nos Jogos Pan-Americano Segundo o Uol
« Resposta #10 Online: Junho 18, 2007, 14:26:03 »
Meu amigos do forum,

Depois de rever o que anteriormente escrevi, lamento dizer-vos que cometi uma "gralha" mas que vcs me v√£o compreender e desculpar...

No meu 1¬ļ.post eu disse que em 2007/2008 as equipas de Katas tamb√©m iriam fazer o Bunkai para a disputa da medalha de bronze. Desculpem, a verdade √© que para esta prova, tal como outras altera√ß√Ķes j√° acertadas, v√£o ser realmente implementadas e tomar o seu efeito a partir de Janeiro de 2009.

Na √©poca 2007/2008, elas v√£o ser j√° efectuadas sim em Portugal  e que eu saiba em Espanha, como forma de prepara√ß√£o para 2009.

Para aqueles que ainda s√£o desconhecedores dessas altera√ß√Ķes, vou a seguir mencionar quais, para al√©m da j√° referida.
 
Assim, teremos no Kumite feminino mais 2 categorias de pêsos;
        - a categoria de Cadetes, idade a considerar 14/15 anos;
        - "         "      "  Juniores    "     "    "    "     "   16/17   "
        - "         "      "  Seniores    "     "     "    "    "    + 18   "
        - Kata Equipa Juniores        "     "    "    "     "   14/17   "

Estas altera√ß√Ķes podem de fato produzir um efeito mais positivo e din√Ęmico. A carreira da arbitragem tamb√©m vai sofrer uma profunda altera√ß√£o, como por exemplo, o nome de Juiz ou Arbitro de Kumite ou Kata, deixar√° de o ser e passar√° a denominar-se somente por Juiz ou Arbitro de Karate. 

Sauda√ß√Ķes.Hai!!
Jos√© Lezon     


 

Offline pmax

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 300
  • Votos: +0/-0
Re: Regras do Karate nos Jogos Pan-Americano Segundo o Uol
« Resposta #11 Online: Junho 18, 2007, 15:26:03 »
J.Lezon,

Como vai tudo bem, espero conhecê-lo pessoalmente.

Até 2003, fui atleta da WKF(sendo da seleção do Estado do Rio de Janeiro por + de 10 anos), meu professor e técnico era o Celso Rodrigues, arbitro internacional (WKF), hoje treino com o Sasaki aqui de São Paulo e por motivos ideológicos me desliguei da WKF, hoje estou me filiando a JKA (Japão). A qual considero a unica organização que luta para manter os princípios do estilo Shotokan.

A partir da implantação das novas regras o Karate da maneira que eu vejo ficou depreciado, sendo valorizado o atleta campeão, que na maioria das vezes, não sabe nada de Karate. Bem deixando a choradeira de lado, ouvi dizer que o tempo da luta passará de 3 minutos, para 5 minutos.

Esta informação procede ? já ia esquecendo, Na Europa já se usa capacetes ?

Obrigado e abraços !!!

Sobre o assunto do post, ridiculo este site. Estamos no brasil e Sr. vai se acostumar.
« ŕltima modificaÁ„o: Junho 18, 2007, 15:30:30 por pmax »

Lezon

  • Visitante
Re: Regras do Karate nos Jogos Pan-Americano Segundo o Uol
« Resposta #12 Online: Junho 18, 2007, 17:10:41 »
Caro pmax,

Eu vou bem muito obrigado e espero que vc também.

Bom, relativamente à opção que tomou em se vincular à JKA (Japão) não vou tecer quaisquer comentários, como é óbvio.Como em tudo na vida, cada um deve decidir por si o seu caminho de acordo com o que qual se identifique e se sinta realizado.

Sobre a sua opini√£o que eu respeito sobre a implementa√ß√£o novas regras, j√° n√£o as vejo da forma como o meu caro as v√™. Permita-me discordar mas a verdade √© que elas trouxeram mais variedade e criatividade na execus√£o das t√©cnicas e muito mais espectacularidade. Al√©m do mais, no que diz respeito √† atribui√ß√£o dos pontos, agora tudo est√° mais claro e sem d√ļvidas para atribui√ß√£o dos mesmos.

Sabe que antes da implementação da nova pontuação, ela se resumia ao Vazari e ao Ippon. Então, originava que 90% dos combates eram ganhos em Gyakuzuki. Muitas das vezes, se cometiam injustiças com as técnicas de antecipação, umas vezes considerando o que era e outras que não eram. Hoje tudo está definido e não pode haver equívocos, pois tudo está bem definido o que é Sanbon, Nihon e Ippon.

Hoje meu caro, são estudadas muitas tácticas e muitas técnicas de projecção que antes não era possível. O atleta hoje tem de ter outro nível de preparação para poder competir na WKF, e deixe que lhe diga, é muito exigente.

Meu caro, quero agora dizer-lhe que eu sou um tradicionalista, um perfeccionista, mas gosto de saber e ver o que me rodeia, pelo que não olho apenas e só para o meu umbigo. Tenho uma visão abrangente e gosto de ir ao cerne da questão, pelo que me sinto à vontade de dizer que, por vezes quando vejo certas críticas que se fazem à competição da WKF, acho que se está a cair num erro e a dar motivos que sejam também criticados.

Agora no que diz respeito ao tempo de dura√ß√£o do combate, devo dizer-lhe que no ultimo congresso da WKF este ano em Tempere, Filandia, nada disso foi abordado, pelo que o tempo mant√©m-se de 3 minutos para os seniores masculinos Individuais e Equipas, e de 2 minutos para Femininos e para Juniores e Cadetes.   

E meu caro amigo, na europa a n√≠vel de EKF e WKF e das federa√ß√Ķes nacionais a elas ligadas n√£o se usa capacetes. J√° agora lhe digo que uma comiss√£o m√©dica da WKF est√° fazendo um estudo para o uso do referido capacete que, a ser introduzido,
eu discordo completamente.

Um abraço e disponha sempre.
Sauda√ß√Ķes
J.Lezon

 

Offline pmax

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 300
  • Votos: +0/-0
Re: Regras do Karate nos Jogos Pan-Americano Segundo o Uol
« Resposta #13 Online: Junho 18, 2007, 17:37:16 »
Lezon,

Concordo com você, como esporte ficou muito melhor, só que não temos mais karatecas e sim esportistas de alto nível, que necessitam de preparação física, alimentação adequada, preparação psicológica e treinamento especifico para competição.

Eu gosto do espet√°culo, s√≥ que o Karate marcial ficou esquecido, kihon ningu√©m mais treina, quem √© atleta de kata s√≥ executa os katas de competi√ß√£o, o treino do karate ficou esquecido em 95% dos dojos, os professores s√≥ se preocupam com competi√ß√Ķes e esqueceram do Karate.

Alem dos pontos de hoje, não respeitarem a técnica básica do karate, principalmente o europeu.

Ex.: Qualquer tzuki, sai com o cotovelo aberto parece boxe. A maioria dos golpes s√£o executados sem base.

Não sei se você conhece o Shobu-Ipon da JKA, é uma competição, porem mantem os princípios básicos do Karate, golpes em base, e a busca do Ipon, que é o grande segredo do Karate o Golpe perfeito, no Shobu-Ipon, a luta é mais concentrada, não se dá espaços para erros, se vacilar perde.

Existe uma preocupação com a qualidade técnica do golpe, um tzuki deve ter base, finalização, etc ...

Tente comparar um gyaku da JKA com a WKF que você verá a diferença, sei do que estou falando porque disputo nas duas regras, tive que me dedicar exaustivamente, ao Kihon e Kata para que a qualidade técnica dos meus golpes melhorasse e conseguisse pontuar na JKA.

Bem não é uma discussão para dizer quem é melhor, pois para mim não tem sentido, pois luto em qualquer regra.

Gostaria de saber de sua visão técnica das duas regras.


Lezon

  • Visitante
Re: Regras do Karate nos Jogos Pan-Americano Segundo o Uol
« Resposta #14 Online: Junho 18, 2007, 18:21:01 »
Caro Pmax,

Ainda bem que volta pois eu gosto do di√°logo.

Para que saiba, eu sei bem o que é o Shobu-Ippon da JKA. Saiba também que apesar de eu fazer Wado-Ryu, também conheço o Shotokan porque também o treinei, assim como Goju e não tenho problema nenhum em treinar outro estilo.

Tenho grandes amigos no Shoto e saiba também que no meu tempo de jovem o Kumite que fazia era o Shobu-Ippon e sem luvas. Mas hoje com os meus 61 anos, apenas me exercito num Jyu-Kumite mais suave...

Infelizmente tenho que he dar razão no que diz sobre a ausência do Kihon que se evidencia por parte de muitos atletas. Repare que eu não disse todos...Eu já aqui disse que fiquei decepcionado com o falecido Millon atleta Francês campeão de Kata,
quando vi um v√≠deo que foi exibido num curso de arbitragem que mostrou v√°rios erros de posi√ß√Ķes (dachi) que ele tinha e no entanto l√° ia ganhando tudo. Eu tamb√©m disse na altura que se os Katas fossem avaliados pela sua verdadeira efic√°cia e realidade, muitos dos que t√™m ganho n√£o iriam sequer √†s finais, mas isso √© √°gua de outra pipa...

Sobre o Kumite e dos Gyakuzukis serem dados sem forma, e que são demonstrativos da susência de um trabalho de Kihon de base, também concordo em parte mas com um senão, é que há atletas que são corretos na execusão, como também há árbitros que são exigentes e não pontuam os tais tsukis deformados que mais parecem de boxe,ok. As regras são elucidativas a esse resçpeito, agora há cumpri-las escrupulosamente. Como sabe há bons e maus árbitros, como há bons e maus Karatecas, certo?

Mas agora também não podemos chegar ao ponto de exigir minuciosamente as técnicas com perfeição, porque aí, e transortando para uma realidade de luta, a perfeição de um tsuki ficaria muito àquem...

Mas estou de acordo consigo no geral e muito especialmente quando diz que h√° Dojos que se preocupam unicamente  com a competi√ß√£o, isso √© infelizmente verdade. Mas j√° pensou porqu√™? Ser√° que tamb√©m o meu caro n√£o leu o que eu j√° disse aqui? Olha, n√£o tenha duvidas nenhumas de que se os treinos fossem dados da mesma forma como n√≥s os fizemos h√° 30 e mais anos atr√°s, os Dojos fechariam todos por falta de alunos...

O Karate esportivo √© uma via que que tem apenas tr√™s d√©cadas. No final das suas carreiras os atletas campe√Ķes que forem humildes e que queiram aprender Karate, t√™m que come√ßar praticamente do zero...

Sauda√ß√Ķes.
Jos√© Lezon