Autor Tópico: Regras do Karate nos Jogos Pan-Americano Segundo o Uol  (Lida 13072 vezes)


Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Regras do Karate nos Jogos Pan-Americano Segundo o Uol
« Resposta #1 Online: Junho 16, 2007, 02:34:52 »
Oss

Fizeram um resumo das regras gerais legal,mais o que é isso é novo ou estou tão ultrapassado.


"No kata, ...... Em ambas, ele deve apresentar à comissão avaliadora de três a cinco juízes com antecedência os golpes que irá demonstrar. "

Eu editei o paragrafo,a 1ª parte é conhecida mas esta 2ª parte apresentar golpes a com antecedência,não seria dar a relação de katas ou haverá bunkai dos mesmos ???

No Kumite não haverá distinção dos atletas por faixas ou luvas nestas regras gerais não apontam isso.

Oss
alberto/Santos.
yama-Alberto S. Almeida

Lezon

  • Visitante
Re: Regras do Karate nos Jogos Pan-Americano Segundo o Uol
« Resposta #2 Online: Junho 16, 2007, 10:52:40 »
Meu Amigo Yama,

Tem toda a razão, o que apresentaram mais valia não o terem feito, uma vez que para além de ser um pequenino resumo só veio trazer alguma confusão, ao ponto do Yama se interrogar se está ou não ultrapassado…

Dado que o meu amigo e a grande maioria dos comentadores deste Blog sabe que em Portugal eu pertenci sempre ao CNA – Conselho Nacional de Arbitragem, e só deixei de ser em virtude de ter vindo para o Brasil. Como tal, tenho a obrigação de ser conhecedor das regras da WKF.

Assim sendo e sem qualquer intenção de  pretensiosismo, mas apenas e só no sentido de ajudar a esclarecer melhor quem quer e deseja estar ao corrente das regras, vou tecer algumas considerações sobre o que foi apresentado e dizer de facto o mínimo essencial das regras para um melhor entendimento.

Bom, eu vou falar baseado somente nas regras de  WKF, pois não sei se as mesmas vão ser utilizadas nos PAN, já que o que foi realmente apresentado me faz ter sérias dúvidas…e começo já por discordar como foi dita a forma de ser feita a prova de Kata, pois dá a nítida impressão que os atletas executam o Kata ao mesmo tempo lado a lado.

As provas de Katas dividem-se em duas categorias, Individuais e Equipas, sendo que em equipas são constituídas por três elementos, tanto em masculinos como femininos. São feitas eliminatórias e tal como no Kumité também se aplica o sistema de repescagem.

Os competidores tanto Individuais como por Equipas, devem executar os Katas obrigatórios ( Shitei) e livres (Tokui) durante a prova. Os Katas têm de estar de acordo com as esolas de Karate-do reconhecidas pela WKF, com base nos sistemas GOUJU, SHITO,SHOTO e WADO. Nos Katas Shitei, não são permitidas quaisquer variações, já nos Katas Tokui os competidores podem fazer variações de acordo com a escola do competidor.

Tanto nos Katas individuais como em Equipas, os competidores ( um (ns) com cinto vermelho (AKA) e o (os) outros com cinto Azul (AO), alinham no perímetro da área de competição, e de frente para o Juiz chefe. Depois dos rituais habituais, o(s)competidor (s) AKA, começa o Kata e no final abandona(m) a área ficando a aguardar a performance do(s) competidor(es) AO. Após o término ficam fora da área aguardando a decisão dos Juízes.

Nas finais da prova Kata Equipas, Masculinos e Femininos, as equipas finalistas executam o Kata Tokui na sua forma normal. Se seguida executarão uma demonstração do significado do Kata (Bunkai). O tempo definido para isso é de 5 minutos, se for excedido o tempo a equipa será desclassificada.  Aproveito para dizer que para a época 2007/2008, as equipas que disputarão a medalha de bronze, vão passar também a ter que fazer a demonstração do Bunkai.

O painel de Juízes pode ser constituído por 3 ou 5 Juizes, sendo a decisão tomada pelo Conselho de Arbitragem ou pelo Chefe de Tatami e os Juízes não odem ser da mesma nacionalidade do(s) competidor(es).

Bom, agora vamo-nos preparar para o Kumite, pelo que vou fazer o meu aquecimento e volta daqui a pouco…até já.

Hai!!!

José Lezon

Lezon

  • Visitante
Re: Regras do Karate nos Jogos Pan-Americano Segundo o Uol
« Resposta #3 Online: Junho 16, 2007, 12:34:06 »
Meu Amigos,

Aqui estou eu depois de um ligeiro aquecimento mas que foi o suficiente para determinar a não minha participação no Kumite, pois ressenti-me de uma distensão que tive dias atrás na coxa direita, pelo que me vou limitar a escrever o que vejo nas provas de Kumite.

Então começo mais uma vez por discordar, o que sinceramente lamento, de como é abordado o Kumite, pois inicia assim:

“O carateca pode usar qualquer parte do corpo para golpear o adversário. No kumitê, cada golpe pode render até três pontos ao lutadorê, dependendo do movimento e da forma como foi aplicado. Conseguir um chute no rosto ou derrubar o adversário vale três pontos. Chute na região do abdômen, soco nas costas e algumas técnicas de mão, somam dois pontos. Os outros golpes valem um ponto.”

Depois diz:

“ Ataques a braços ou pernas, genitálias, articulações, tornozelo e peito do pé são proibidos.  Além disso, o carateca pode ser punido se sair do tatame seguidas vezes ou se simular contusões.”

Não há aqui uma contradição? Claro que há, se bem que eu a entendo, mas um leigo é muito confuso…por isso eu disse que ais valia não terem dito nada. Vou tentar resumir as coisas, falando só no Kumité Individual e sem aprofundamento dos seus critérios de avaliação, etc,etc.

O amigo Yama, a dado passo questiona se não há divisão de faixas e /ou luvas, não é isso? Bom, já dei conta que no Brasil as federações e confederações costumam fazer provas por divisão de faixas. Isso não existe na WKF nem na EKF e as federações nacionais de cada país que está afecto à WKF também não faz. Esse sistema é apenas implementado e feito por algumas Associações nas suas provas associativas, isto falando em Portugal, como exemplo. As provas federativas não se utiliza esse sistema. Razão pela qual um aluno meu 7º.Kyu (laranja) ganhou uma final a um 4º.Dan. Mas deixemos este aparte…

As provas de Kumite poderão ser dividas em provas de Equipas e Individuais. Como eu disse atrás vou só falar somente nas individuais. Estas por sua vez, podem dividir-se em categorias de Peso e Open.  Para os Seniores Masculinos os pesos são:

Menos 60 Kg,  65 Kg, 70 Kg, 75 Kg, 80 Kg, + de 80 Kg e Open( qualquer peso)
Para Femininos são: Menos 53 Kg,  60 Kg, + de 60 Kg e Open (qualquer peso).

A pontuação é denominada por SANBON ( 3 pontos), HIHON (2 pontos) e IPPON ( 1 ponto). Ao contrário do que foi dito no inicio e que eu discordei, os ataques são limitados às seguintes áreas: Cabeça, Face, Pescoço, Abdómen, Peito, Costas e Flancos.

Todas os comportamentos proibidos estão catalogadas e são divididos em 2 categorias, Categoria 1 e Categoria 2.
CATEGORIA 1 são:
1 – Técnicas com contacto excessivo em função da zona atacada e técnicas com contacto à garganta;
2 – Ataques aos braços ou pernas, virilha, articulações ou ao peito do pé;
3 -  Ataques à cara com técnicas de mão aberta;
4 -  Técnicas de projecção proibidas ou perigosas.

CATEGORIA 2:
1 -  Falsear ou exagerar uma lesão;
2 -  Saídas repetidas da área de competição (JOGAI);
3 - Colocação da sua própria pessoa em perigo por comportamento indulgente, expondo-se a lesões   por acções do oponente., ou falta de utilização de medidas de auto-protecção ( MUBOBI);
4 – Evitar combater como forma de impedir que o oponente possa pontuar;
5 -  Agarrar, lutar, empurrar ou prender sem tentar executar uma projecção ou outra técnica;
6 -  Técnicas que pela sua natureza, não podem ser controladas em função da segurança do oponente e ataques perigosos e descontrolados;
7 -  Ataques com a cabeça, joelhos e cotovelos;
8  -  Falar ou provocar o oponente, não obedecer às instruções do árbitro, comportamento descortês para com os técnicos de arbitragem e outras falta de etiqueta.

Agora vou então falar da atribuição dos pontos. Para um SANBON: a)  Atribuí-se quando um dos oponentes executa uma técnica de pés (chute) ao nível JODAN; a) Projecções ou varrimentos do oponente ao tapete seguindo-se uma técnica pontuável.
Para um NIHON: a)  Atribuí-se a (chutes) CHUDAN; b)  Tsuki nas costas, incluindo a parte de trás da cabeça e pescoço; c) Combinação de técnicas de mão em que cada uma seja pontuável por si só; d) Desequilíbrio do oponente seguindo-se uma técnica pontuável. Para um IPPON: a) Ataques JODAN tsuki; b) Ushi.

Bom, agora vou dar um tratamento à minha lesão e volto mais arde para continuar se os meus amigos assim quiserem...

Hai!!
José Lezon




Lezon

  • Visitante
Re: Regras do Karate nos Jogos Pan-Americano Segundo o Uol
« Resposta #4 Online: Junho 16, 2007, 14:16:01 »
Meus Amigos,

Venho agora pevir-vos desculpa por eu escrever o português que aprendi, pois ainda não estou bem familiarizado com algumas formas que no Brasil se escrevem certas palavras. A rapidez com que escrevo leva-me naturalmente a escrever como fui ensinado e NUNCA pretendo pôr minimamente em causa como o é feito cá.

Mesmo assim, penso que todos entendem o que escrevo, caso contráro, peço-vos que quando isso não acontecer, perguntem pois eu farei o mesmo em relação a vcs.

Se pretenderem mais alguns esclarecientos sobre regras, é só pedir.

Saudações.Hai!!!
José Lezon

Piá

  • Visitante
Re: Regras do Karate nos Jogos Pan-Americano Segundo o Uol
« Resposta #5 Online: Junho 16, 2007, 20:58:30 »
Criei este tópico para demonstrar a falta de conhecimento de pessoas responsáveis por matérias jornalisticas, talvez jornalistas, esportivos. Mesmo com a urgência que nossos tempos exigem deles, pelo amor de Deus.

Nem um marciano escreveria um texto daqueles. Ou quem deu as informações não sabia do que falava ou o "jornalista" ou redator está numa categoria que nem sei como classificar.

O Universo On line se referiria assim sobre o Sistema Bancário Brasileiro? Vão se catar. E ainda parece que nos fazem um favor.

1- Os competidores são obrigados a vestir um uniforme branco.
Resp; Médico/a, Enfermeiro/a Pai de Santo/a, e muitos outros vestem uniforme branco também.
2 - O atleta pode ser desclassificado se o árbitro entender que ele tem um cabelo muito longo ou sujo.
Resp; Qual seria o tamanho dentro do regulamento? O Gogen do Goju tava fora. Como tenho medo de ficar careca não lavo os cabelos todos os dias. Eu seria desclassificado?
3 - tatame ser igual Koto.
Resp; Nem sei o que dizer.
4 - Ataques a braços ou pernas, genitálias, articulações, tornozelo e peito do pé são proibidos.
Resp; Alguém já deu um kizami, Gyako, Uraken no tornozelo do oponente?
5 - No kata, (...)o competidor (...) deve apresentar à comissão avaliadora (...) com antecedência os golpes que irá demonstrar.
Resp; Imaginem alguém decorar e declamar tudo o que acontece no Kanku Dai.

Os Responsáveis pelas Federações ou Organizações do Karate do Brasil deviam pedir/exigir uma correção do UOL.

Afinal é somente com alguns "artistas" e "políticos" que vale a frase "falem mal mas falem" No nosso caso a informação errada é pior que a não informação. OSS.
« ltima modificao: Junho 16, 2007, 21:04:01 por Piá »

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Regras do Karate nos Jogos Pan-Americano Segundo o Uol
« Resposta #6 Online: Junho 17, 2007, 00:23:51 »
Oss

O que o Piá comentou foi o que me levou a indagar Lezon Sensei por estar bem atualizado com as regras WKF,são também as que seguimos em competições da FPK
ou seja eu não estava doidão qdo não entendi o texto colocado no site do Pan ou da organizaçação para divulgação.

Realmente para informar deste jeito é bem melhor deixar que o publíco assista sem saber nada,das regras, que será menos confuso >:(

Oss
alberto/Santos.
yama-Alberto S. Almeida

Lezon

  • Visitante
Re: Regras do Karate nos Jogos Pan-Americano Segundo o Uol
« Resposta #7 Online: Junho 17, 2007, 13:18:31 »
Caro Yama,

Exatamente, teria sido muito melhor nada terem dito, pois assim não causariam nenhuma confusão...

Sobre as regras há ainda muito que dizer, pelo que se tiverem dúvidas em algo podem perguntar.

Hai!!!
José Lezon

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: Regras do Karate nos Jogos Pan-Americano Segundo o Uol
« Resposta #8 Online: Junho 17, 2007, 14:28:07 »
OSS sensei Lezon

Sensei, eu particularmente não me interesso muito pela parte esportiva do karate embora acho que poderia ser melhor explorada para trazer frutos ao karate marcial, mas isso é outra historia. Agora, fiquei curioso em relação a essa coisa do cabelo sujo ou comprido, isso esta na regra mesmo? Realmente observam esse tipo de coisa?

oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Lezon

  • Visitante
Re: Regras do Karate nos Jogos Pan-Americano Segundo o Uol
« Resposta #9 Online: Junho 18, 2007, 10:12:24 »
Caro Avi,

Achou curioso em relação ao cabelo e eu vou informar.

Efetivamente, as Regras da WKF no seu Artigo nº.2 que diz respeito ao Equipamento Oficial, tanto para Árbitros como para o competidores, no que se refere a competidores e no ponto nº.6 diz o seguinte:

- os competidores deverão ter o cabelo limpo e cortado de modo a não prejudicar o
   desenrolar do combate. Não é permitido o hachimaki( fitas para a cabeça). Se
   o Árbitro considerar que o cabelo de um competidor se encontra muito comprido
   e/ou sujo,poderá exclui-lo do combate. Em Kumite não são permitidos usar puxos
   laterais ou ganchos metálicos.Em Kata é permitdio usar um gancho discreto. Fitas
   e outros adornos são proibidos.

Posto isto, como deve imaginar caro Avi, os competidores conscientes não vão facilitar, como é evidente.

Mas já agora e a propósito, informo-lhe que eu próprio dei ordem a um competidor para ir cortar as unhas do pé que estavam demasiadamente e inexplicavelmente grandes. Ele voltou antes de expirar o minuto do prazo de tempo permitido para proceder ao respetivo aseio...   

Esta questão das unhas está no ponto nº. 7 do mesmo artigo.

Espero ter elucidado a questão, quando tiver mais qualquer outra questão a pôr pode e deve fazê-lo.

Saudações. Hai!!
José Lezon

Lezon

  • Visitante
Re: Regras do Karate nos Jogos Pan-Americano Segundo o Uol
« Resposta #10 Online: Junho 18, 2007, 14:26:03 »
Meu amigos do forum,

Depois de rever o que anteriormente escrevi, lamento dizer-vos que cometi uma "gralha" mas que vcs me vão compreender e desculpar...

No meu 1º.post eu disse que em 2007/2008 as equipas de Katas também iriam fazer o Bunkai para a disputa da medalha de bronze. Desculpem, a verdade é que para esta prova, tal como outras alterações já acertadas, vão ser realmente implementadas e tomar o seu efeito a partir de Janeiro de 2009.

Na época 2007/2008, elas vão ser já efectuadas sim em Portugal  e que eu saiba em Espanha, como forma de preparação para 2009.

Para aqueles que ainda são desconhecedores dessas alterações, vou a seguir mencionar quais, para além da já referida.
 
Assim, teremos no Kumite feminino mais 2 categorias de pêsos;
        - a categoria de Cadetes, idade a considerar 14/15 anos;
        - "         "      "  Juniores    "     "    "    "     "   16/17   "
        - "         "      "  Seniores    "     "     "    "    "    + 18   "
        - Kata Equipa Juniores        "     "    "    "     "   14/17   "

Estas alterações podem de fato produzir um efeito mais positivo e dinâmico. A carreira da arbitragem também vai sofrer uma profunda alteração, como por exemplo, o nome de Juiz ou Arbitro de Kumite ou Kata, deixará de o ser e passará a denominar-se somente por Juiz ou Arbitro de Karate. 

Saudações.Hai!!
José Lezon     


 

Offline pmax

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 300
  • Votos: +0/-0
Re: Regras do Karate nos Jogos Pan-Americano Segundo o Uol
« Resposta #11 Online: Junho 18, 2007, 15:26:03 »
J.Lezon,

Como vai tudo bem, espero conhecê-lo pessoalmente.

Até 2003, fui atleta da WKF(sendo da seleção do Estado do Rio de Janeiro por + de 10 anos), meu professor e técnico era o Celso Rodrigues, arbitro internacional (WKF), hoje treino com o Sasaki aqui de São Paulo e por motivos ideológicos me desliguei da WKF, hoje estou me filiando a JKA (Japão). A qual considero a unica organização que luta para manter os princípios do estilo Shotokan.

A partir da implantação das novas regras o Karate da maneira que eu vejo ficou depreciado, sendo valorizado o atleta campeão, que na maioria das vezes, não sabe nada de Karate. Bem deixando a choradeira de lado, ouvi dizer que o tempo da luta passará de 3 minutos, para 5 minutos.

Esta informação procede ? já ia esquecendo, Na Europa já se usa capacetes ?

Obrigado e abraços !!!

Sobre o assunto do post, ridiculo este site. Estamos no brasil e Sr. vai se acostumar.
« ltima modificao: Junho 18, 2007, 15:30:30 por pmax »

Lezon

  • Visitante
Re: Regras do Karate nos Jogos Pan-Americano Segundo o Uol
« Resposta #12 Online: Junho 18, 2007, 17:10:41 »
Caro pmax,

Eu vou bem muito obrigado e espero que vc também.

Bom, relativamente à opção que tomou em se vincular à JKA (Japão) não vou tecer quaisquer comentários, como é óbvio.Como em tudo na vida, cada um deve decidir por si o seu caminho de acordo com o que qual se identifique e se sinta realizado.

Sobre a sua opinião que eu respeito sobre a implementação novas regras, já não as vejo da forma como o meu caro as vê. Permita-me discordar mas a verdade é que elas trouxeram mais variedade e criatividade na execusão das técnicas e muito mais espectacularidade. Além do mais, no que diz respeito à atribuição dos pontos, agora tudo está mais claro e sem dúvidas para atribuição dos mesmos.

Sabe que antes da implementação da nova pontuação, ela se resumia ao Vazari e ao Ippon. Então, originava que 90% dos combates eram ganhos em Gyakuzuki. Muitas das vezes, se cometiam injustiças com as técnicas de antecipação, umas vezes considerando o que era e outras que não eram. Hoje tudo está definido e não pode haver equívocos, pois tudo está bem definido o que é Sanbon, Nihon e Ippon.

Hoje meu caro, são estudadas muitas tácticas e muitas técnicas de projecção que antes não era possível. O atleta hoje tem de ter outro nível de preparação para poder competir na WKF, e deixe que lhe diga, é muito exigente.

Meu caro, quero agora dizer-lhe que eu sou um tradicionalista, um perfeccionista, mas gosto de saber e ver o que me rodeia, pelo que não olho apenas e só para o meu umbigo. Tenho uma visão abrangente e gosto de ir ao cerne da questão, pelo que me sinto à vontade de dizer que, por vezes quando vejo certas críticas que se fazem à competição da WKF, acho que se está a cair num erro e a dar motivos que sejam também criticados.

Agora no que diz respeito ao tempo de duração do combate, devo dizer-lhe que no ultimo congresso da WKF este ano em Tempere, Filandia, nada disso foi abordado, pelo que o tempo mantém-se de 3 minutos para os seniores masculinos Individuais e Equipas, e de 2 minutos para Femininos e para Juniores e Cadetes.   

E meu caro amigo, na europa a nível de EKF e WKF e das federações nacionais a elas ligadas não se usa capacetes. Já agora lhe digo que uma comissão médica da WKF está fazendo um estudo para o uso do referido capacete que, a ser introduzido,
eu discordo completamente.

Um abraço e disponha sempre.
Saudações
J.Lezon

 

Offline pmax

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 300
  • Votos: +0/-0
Re: Regras do Karate nos Jogos Pan-Americano Segundo o Uol
« Resposta #13 Online: Junho 18, 2007, 17:37:16 »
Lezon,

Concordo com você, como esporte ficou muito melhor, só que não temos mais karatecas e sim esportistas de alto nível, que necessitam de preparação física, alimentação adequada, preparação psicológica e treinamento especifico para competição.

Eu gosto do espetáculo, só que o Karate marcial ficou esquecido, kihon ninguém mais treina, quem é atleta de kata só executa os katas de competição, o treino do karate ficou esquecido em 95% dos dojos, os professores só se preocupam com competições e esqueceram do Karate.

Alem dos pontos de hoje, não respeitarem a técnica básica do karate, principalmente o europeu.

Ex.: Qualquer tzuki, sai com o cotovelo aberto parece boxe. A maioria dos golpes são executados sem base.

Não sei se você conhece o Shobu-Ipon da JKA, é uma competição, porem mantem os princípios básicos do Karate, golpes em base, e a busca do Ipon, que é o grande segredo do Karate o Golpe perfeito, no Shobu-Ipon, a luta é mais concentrada, não se dá espaços para erros, se vacilar perde.

Existe uma preocupação com a qualidade técnica do golpe, um tzuki deve ter base, finalização, etc ...

Tente comparar um gyaku da JKA com a WKF que você verá a diferença, sei do que estou falando porque disputo nas duas regras, tive que me dedicar exaustivamente, ao Kihon e Kata para que a qualidade técnica dos meus golpes melhorasse e conseguisse pontuar na JKA.

Bem não é uma discussão para dizer quem é melhor, pois para mim não tem sentido, pois luto em qualquer regra.

Gostaria de saber de sua visão técnica das duas regras.


Lezon

  • Visitante
Re: Regras do Karate nos Jogos Pan-Americano Segundo o Uol
« Resposta #14 Online: Junho 18, 2007, 18:21:01 »
Caro Pmax,

Ainda bem que volta pois eu gosto do diálogo.

Para que saiba, eu sei bem o que é o Shobu-Ippon da JKA. Saiba também que apesar de eu fazer Wado-Ryu, também conheço o Shotokan porque também o treinei, assim como Goju e não tenho problema nenhum em treinar outro estilo.

Tenho grandes amigos no Shoto e saiba também que no meu tempo de jovem o Kumite que fazia era o Shobu-Ippon e sem luvas. Mas hoje com os meus 61 anos, apenas me exercito num Jyu-Kumite mais suave...

Infelizmente tenho que he dar razão no que diz sobre a ausência do Kihon que se evidencia por parte de muitos atletas. Repare que eu não disse todos...Eu já aqui disse que fiquei decepcionado com o falecido Millon atleta Francês campeão de Kata,
quando vi um vídeo que foi exibido num curso de arbitragem que mostrou vários erros de posições (dachi) que ele tinha e no entanto lá ia ganhando tudo. Eu também disse na altura que se os Katas fossem avaliados pela sua verdadeira eficácia e realidade, muitos dos que têm ganho não iriam sequer às finais, mas isso é água de outra pipa...

Sobre o Kumite e dos Gyakuzukis serem dados sem forma, e que são demonstrativos da susência de um trabalho de Kihon de base, também concordo em parte mas com um senão, é que há atletas que são corretos na execusão, como também há árbitros que são exigentes e não pontuam os tais tsukis deformados que mais parecem de boxe,ok. As regras são elucidativas a esse resçpeito, agora há cumpri-las escrupulosamente. Como sabe há bons e maus árbitros, como há bons e maus Karatecas, certo?

Mas agora também não podemos chegar ao ponto de exigir minuciosamente as técnicas com perfeição, porque aí, e transortando para uma realidade de luta, a perfeição de um tsuki ficaria muito àquem...

Mas estou de acordo consigo no geral e muito especialmente quando diz que há Dojos que se preocupam unicamente  com a competição, isso é infelizmente verdade. Mas já pensou porquê? Será que também o meu caro não leu o que eu já disse aqui? Olha, não tenha duvidas nenhumas de que se os treinos fossem dados da mesma forma como nós os fizemos há 30 e mais anos atrás, os Dojos fechariam todos por falta de alunos...

O Karate esportivo é uma via que que tem apenas três décadas. No final das suas carreiras os atletas campeões que forem humildes e que queiram aprender Karate, têm que começar praticamente do zero...

Saudações.
José Lezon