Oss,
Amigos Karatecas. Como muitos já sabem, além de Karateca, sou também praticante de Kung Fu. Resolvi escrever aqui um pouco do que rola no mundo dos combates de contato praticados na arte marcial chinesa e também, fazer-lhes um convite.
Apesar de existirem vários estilos, todos possuem as seguintes técnicas: Ti ( técnicas de chutes ), Da ( tecnicas de socos ), Shuai ( Técnicas de defesa ) e Chin Na ( Técnicas de quedas, chaves e imobilização no chão).
Para todos os estilos, existe um termo que está se transformando hoje em dia como mais um estilo de KungFu chamado Sanshou, ou San Da, porém, esse termo sempre foi utilizado por todos os estilos quando o assunto era LUTA. Estilo contra estilo, o Sanshou era o nome do combate quando dois homens se enfrentavam como uma competição.
Sanshou ou o San Da pode ser traduzido como Boxe Chinês e é praticado desde a antiguidade. No inÃcio do século passado foi fundado na china uma organização com a intenção de profissionalizar as lutas mas, o San Da virou competição organizada mesmo depois da revolução comunista e passou a ser obrigatório em escolas, polÃcias e forças armadas.
Em 1979 o Comitê Chinês de Esportes Nacionais, fundiu a pratica do sanshou ao Wushu tradicional como forma de competição e gestão, sendo então criado metodologias de treino básico, padronização de técnicas e principalmente regras.
Em 1990, nos XI Jogos Asiáticos, o Wushu foi incluso como modalidade oficial de competição. Nesse mesmo ano, se fundou a Federação Internacional de Wushu como organismo oficial encarregado de dirigir o crescimento e a difusão do Kung Fu em todas as suas variedades, tipos de competições (Kati, WhuShu Tradicional e Sanshou/San Da), bem como seus respectivos regulamentos.De 2000 para cá, cada vez mais o Sanshou vem aparecendo para o mundo ocidental apresentando seus praticantes em eventos de luta como K1.
Há um nome hoje em dia no Kung Fu que vem (na verdade há tempos) se destacando não somente em torneios de Sanshou como também em combates de KickBoxe em geral. Seu nome é Liu Hailong.
Liu Hailong começou a lutar profissionamente logo ao fazer 18 anos e com 19 (em 2000) foi o mais novo campeão nascional Chinês de todos os tempos. O que impreciona em Hailong é sua velocidade, principalmente nas pernas. Seu histórico em lutas com outras artes marciais também vem demonstrando como o Kung Fu pode ser eficaz. Em eventos como o K1, Liu Hailong enfrentou lutadores de Karate, Sambo, Judo, Shooto e principalmente Muai Thay. No cartel ele acumula 50 vitórias e 3 derrotas (Nunca para outra arte marcial). A quantidade de Boxeres Tailandezes que derrotou lhe valeram o apelido de "O Caçador de Muai Thay".
Abaixo segue um pouco dele em acão. Repare em algo que é caracterÃstico em estilos como Wing Shun e Shaolin (estilod de Liu), a esplosão no ataque.
Em fim, Nesse final de semana teremos dois eventos. Primeiro será no sábado no aniversário da Mushinkan. Depois, no domingo, acontecerá um desafio entre academias da Baixada Santista de Sanshou. Eu não participarei (desta vez!) como lutador mas, serei um dos árbitros. Estaremos arbitrando conforme as regras da IWF (International KungFu/Wushu Federation).
Estão todos convidados! E para aqueles que não poderão prestigiar, não fiquem tristes. Postarei filmes com os melhores momentos.
Oss.