Autor Tópico: Constatação!!!  (Lida 15627 vezes)

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Constatação!!!
« Online: Janeiro 07, 2008, 15:20:33 »
Prezados colegas de debate!

Tenho que admitir antes de qualquer coisa, que devido a insistência de alguns em citar lutadores de vale tudo, fiz uma verdadeira pesquisa na internete, vendo vídeo de vários lutadores deste ramo de entretenimento. Dentre eles, Mirko Cro Cop, Lyoto, Wanderley Silva, Minotauro, o camaronês que não consigo decorar o nome dele, Fedor e outros que entendo eu estarem ou acima da média, ou num nível alto de competição.

Confesso, que fiquei decepcionado com alguns, e muito animado em ver lutas de outros.

Dentre os que fiquei muito animado (e até satisfeito), com a demonstração de técnica e também de frieza em momentos difíceis e que conseguiu transformar em vitórias inacreditáveis como Fedor, Minotauro e este bendito camaronês, sendo que uma das lutas que mais fiquei frustrado, foi a de Fedor vs. Minotauro, que por causa de uma cabeçada involuntária que abriu o supersílio do Fedor, a luta não pode ser concluída.

Agora, não vou me reter muito no Wanderley Silva, e em outros, pois apesar de estarem a um nível acima dos demais, não consegui considerá-los exemplos de técnica. Mas vou reter minhas críticas ao lutador Lyoto, que muitos aqui elogiam.

Lembrando (antes que queiram que eu o desafie, ou que queiram me apedrejar), que tudo que eu colocar aqui, é uma opnião minha, ficando longe de tentar induzir alguém a concordar comigo.

Na minha opnião, para um lutador de karatê, ele tem problemas técnicos, gritantes e que o colocam um nível abaixo dos demais competidores... É um lutador, que não tem muita precisão nos golpes, errando muito... técnicamente, posso prosseguir a análise do atleta, vendo que apesar de manter uma guarda parecida com a do karatê, ele golpeia como boxer, não tem giro de cintura!!! Golpeia, sem o menor encaixe de quadril... não estou dizendo que ele deva cair em base para golpear, mas ele simplesmente bate com o ombro! e chuta com o pé... pode parecer bossal o que falei, mas desde a faixa branca, eu aprendi com o sensei Benedito (Mão de Ferro), que o soco do karatê, tem que usar a cintura assim como o bom chute se usa o quadril!

Poderia, e certamente no decorrer deste debate, colocarei mais críticas a este lutador que respeito, pois deve ser um faixa preta com muitos méritos, mas que não representa (na minha opinião) o karatê que eu aprendi!

Obs.: Eu até pensei em colocar no tema técnicas fundamentais, pois quero abordar os aspéctos técnicos do lutador que tem representado o karatê, mas fiquei com receio de sofrer nova retaliação, e aqui é um tópico mais livre e que não poderá ser considerado fora de posição!

Obrigado!!!

Offline RicardoCosta

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.591
  • Votos: +2/-1
Re: Constatação!!!
« Resposta #1 Online: Janeiro 08, 2008, 06:13:14 »
Acho que você está apenas cometendo um pequeno equivoco em sua análise, pois não é uma luta de karatê que está sendo travada e sim de vale tudo. Tempo diferente, distância diferente e etc. Deve-se lembrar também que uma vez que Lyoto se dispôs a lutar profissionalmente MMA ele não mais pode apenas usar karatê, ele tem treinos de boxe, JJ e tem como sua luta básica o Karatê, assim é com todos os lutadores de MMA, passam a práticar um mix de lutas e tem a sua básica. Em uma competição de karatê quando desferimos um golpe com encaixe de quadril (o que em minha opinião é absolutamente correto e a melhor forma de golpear e o que dá a diferença no karatê para as demais lutas) se encaixamos o golpe a luta é parada, no MMA mesmo que você encaixe o golpe a luta irá continuar, assim é preciso muito mais preocupação com bater e sair da distância de um contra-ataque ou de ser (principalmente) agarrado e levado para o chão. Não sou "macaco de auditório do Lyoto" e não curto MMA, por isso mesmo é que resolvi contribuir com suas colocações aqui, apenas entendendo que é preciso uma análise mais ampla da questão.

Oss
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Re: Constatação!!!
« Resposta #2 Online: Janeiro 08, 2008, 07:22:06 »
Embora o Lyoto, seja por assim dizer o representante mais conhecido do "karate" em VT, não é único. Soube que o filho do prof. Oguido de Londrina/Pr, também tem se aventurado em lutas de VT e tem se saido relativamente bem. O prof. Oguido chegou a fazer um trabalho em conjunto com o Ricardo Carvalho (um dos melhores alunos do Sensei Sagara) antes de seu retorno para o Japão.

Apesar que eu ache essa pseuda representação secundária (karate no VT/MMA etc.), na realidade estão lá  porque dá mais R$ e não se enganem que eles vencendo ou não isso não trará os alunos para o karate.

Ari - Santos/SP

Lezon

  • Visitante
Re: Constatação!!!
« Resposta #3 Online: Janeiro 08, 2008, 07:41:04 »
Acho que você está apenas cometendo um pequeno equivoco em sua análise, pois não é uma luta de karatê que está sendo travada e sim de vale tudo. Tempo diferente, distância diferente e etc. Deve-se lembrar também que uma vez que Lyoto se dispôs a lutar profissionalmente MMA ele não mais pode apenas usar karatê, ele tem treinos de boxe, JJ e tem como sua luta básica o Karatê, assim é com todos os lutadores de MMA, passam a práticar um mix de lutas e tem a sua básica. Em uma competição de karatê quando desferimos um golpe com encaixe de quadril (o que em minha opinião é absolutamente correto e a melhor forma de golpear e o que dá a diferença no karatê para as demais lutas) se encaixamos o golpe a luta é parada, no MMA mesmo que você encaixe o golpe a luta irá continuar, assim é preciso muito mais preocupação com bater e sair da distância de um contra-ataque ou de ser (principalmente) agarrado e levado para o chão. Não sou "macaco de auditório do Lyoto" e não curto MMA, por isso mesmo é que resolvi contribuir com suas colocações aqui, apenas entendendo que é preciso uma análise mais ampla da questão.

Oss

Pois é amigo RicardoCosta, eu para poder dizer algo sobre a questão, a muito custo fui visionar o vídeo, porque não gosto nada destas lutas...então, lhe digo que tem toda a razão no que disse relativamente ao Lyoto não poder usar apenas o Karate. Na verdade, para mim, ele já não faz sequer Karate, mas enfim...


Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re: Constatação!!!
« Resposta #4 Online: Janeiro 08, 2008, 08:42:08 »
Permitam-me intervir em defesa de minhas palavras...

Prezado Ricardo, concordo com vc que o tempo de luta é diferente, que a distância é diferente, mas isso não interfere no fato dele poder golpear como karateca.

Não estou dizendo que ele não tenha que treinar outros estilos, e saber até bem os demais para lutar esta modalidade, mas eu discordo de qualquer teoria, de que ele tem que socar como um boxer! Saber se virar no chão, tem que lutar jj, para escapar de um agarrão, ou cair de forma mais apropriada, aconselharia um bom treino de judô, mas para socar e chutar, faça como aprendeu desde a faixa branca, que eu tenho certeza que ele seria mais eficiente do que é hoje.

Porque se nós admitirmos aqui, que os golpes do karatê não servem para ser usados em lutas de vale tudo, vamos parar de lutar karatê, pois ele não serve como defesa pessoal!

Prezado Arivaldo, concordo plenamente, que eles estão mais interessados no dinheiro e não poderia ser diferente, mas esse questão eu acho que ninguém vai discordar. O que questiono aqui, é o porque um lutador de karatê, não esboça nem a vontade de mostrar o seu karatê? Será que o boxe tailandês é mais eficiente do que o karatê? Essa pergunta cabe, porque o Marco Ruas, nunca deixou de exibir seu belo jogo de boxe combinado com chutes do Tay...

Porém eu acredito que a resposta desta pergunta é não, e que o Lyoto, deveria sim, se esmerar mais na prática do karatê para utilizá-lo de forma efetiva (dentro das possibilidades da luta), a arte que ele diz representar!

E por fim, prezado José Lezon, sou obrigado a fazer coro contigo, o Lyoto sequer faz karatê!

Obs.: Muito obrigado por estarem discutindo este assunto comigo em tão bom nível!!!

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re: Constatação!!!
« Resposta #5 Online: Janeiro 08, 2008, 09:23:20 »
É Realmente o Lyto não faz mesmo Karate.
O pai dele é  Professor de Ballet e seu pai YOSHIZO MACHIDA foi nomeado Instrutor Chefe da JKA no Brasil por ser BAILARINO!!!!
O que mais me impressiona aqui no fõrum é o fato de que membros antigos, ouvem essa $%&! toda e não falam nada. Opinião cada um tem a sua, mas meu ouvido não é penico...
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline RicardoCosta

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.591
  • Votos: +2/-1
Re: Constatação!!!
« Resposta #6 Online: Janeiro 08, 2008, 09:27:54 »
Não entendi a colocação sobre o Lyoto não fazer karatê?

Se isso tem a ver com ele não estar mais envolvido em competições de karatê é verdade, mas se tem a ver com ele não ser um karateca, ai preciso discordar. A questão é que ele sempre foi um karateca muito forte, assim como o Shinzo, seu irmão, mas fez a opção financeira pelo esporte profissional o que dá grana, Karatê não dá grana.

Oss
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Offline Danilo Peres

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 15
  • Votos: +0/-0
  • Mostra-me!
Re: Constatação!!!
« Resposta #7 Online: Janeiro 08, 2008, 09:41:26 »
Me digam uma coisa: alguém realmente consegue utilizar um Age-Uke em Jiyu-Kumite?

A busca da forma perfeita deve ser constante mas em luta real qq coisa que funcione já é Karate.

Abraço.
Danilo Peres - "Se vem de dentro, Karate sempre bom."

Lezon

  • Visitante
Re: Constatação!!!
« Resposta #8 Online: Janeiro 08, 2008, 09:55:37 »
Cada um deve ter a sua opinião e respeitar a dos outros. Agora podemos ou não concordar, isso já será outra coisa.

No caso, a minha opinião é pura e simples: Lyoto preocupado com todo o conteúdo da luta, praticamente não utiliza  o Karate.

Hai!!  Oss!!

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re: Constatação!!!
« Resposta #9 Online: Janeiro 08, 2008, 10:04:56 »
Lamento discordar de vc prezado Katsumoto...

Mas o que eu falei não foi besteira não... a não ser que o karatê que vc aprendeu seja diferente do meu...

O fato do pai dele ser um grande faixa preta, não significa que ele tenha que ser uma lenda das artes marciais... E na boa, se vc não gostou do tema, simplesmente não leia, agora se for para atacar a minha pessoa, acho que é um objetivo leviano!

Quanto aos demais e não menos importantes colegas que defenderam o Lyoto, quando digo que ele não faz karatê, digo em aplicação da técnica em momento de luta real, só para não restar dúvidas prezado Ricardo...

Agora, prezado Danilo, permita que eu seja bem franco, vc luta o que vc treina, vc golpeia o que vc treina! Se vc treina socar um oitsuchi passando o cotovelo lateralmente na altura do ombro porque acha que é mais bonito, assim vc fará quando precisar usá-lo... se vc treina passando o cotovelo junto ao corpo, girando o punho na terminação do soco, girando cintura (não importando a base, zenkutsu, cokutsu, kibadachi, sizentai ou até mesmo base livre), vc vai socar assim quando lutar...

Me desculpem se estiver sendo radical, mas karatê é karatê, boxe é boxe, e karateca tem que golpear como karateca, não importando se ele esta num vale tudo, numa briga de rua ou num campeonato de karatê...

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
Re: Constatação!!!
« Resposta #10 Online: Janeiro 08, 2008, 10:18:53 »
Na minha opinião Lyoto é tão Karateca quanto o Royce é JJ, mais dpois da familia gracie aparecer no Vale tudo, ninguem entra no octagon ou no ringue sabendo apenas sua arte.
Lá vc tem que saber lutar no chão, em pé e ate de cabeça pra baixo se preciso for.
No inicio sim era um lutador da arte tal contra outro da arte X, hoje não da mais pra ser assim pelo menos la dentro.

O machida vai usar seu Karate lá, vai por que ja esta no sangue dele.
O Gracie mesma coisa.

Mais se o machida tiver que ir ao chão tem que pelo menos se salvar, se um gracie tiver que trocar socos vai trocar ate levar ao chão.

"Vale tudo", inclusive aprender mais.


OSS

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Constatação!!!
« Resposta #11 Online: Janeiro 08, 2008, 10:27:53 »
Oss

Só uma coisa se um sumotori for só com o sumô lá se ferrra como já vimos vários,e os caras são fortes e flexiveis pacas,eu sempre consigo ver os golpes de karate do Lyoto tanto é que o que desestabillizou este último oponente foi um gyako,depois foi só triangular por que era necessário parar o cara que era forte que nem um touro,todos os participantes são bons não tem carne de vaca mole,quem faz a vantagem é o melhor adaptado a situação.

não esquecendo que o mais importante ali é ganhar, se machucar pouco para não ter tantas despesas médicas,tem cara que sai dali do octagon para UTI.

A alegria de muitos hospitais e cirurgiões plásticos!!!

Oss
alberto/Santos.
yama-Alberto S. Almeida

Offline Danilo Peres

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 15
  • Votos: +0/-0
  • Mostra-me!
Re: Constatação!!!
« Resposta #12 Online: Janeiro 08, 2008, 10:34:28 »
"vc luta o que vc treina".

Ele treina várias lutas. Entre elas o Karate. Não há como não enxergar o Karate no jogo dele. Está evidente: movimentação, kamae, velocidade nas entradas, etc.

Oss.
Danilo Peres - "Se vem de dentro, Karate sempre bom."

Offline bushi

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 84
  • Votos: +0/-0
    • http://
Re: Constatação!!!
« Resposta #13 Online: Janeiro 08, 2008, 13:00:03 »

O fato é que todas as artes marciais precisam de adaptação para o MMA. O boxe, o wrestling, o Jiu Jitsu, o Judô, o Muay Thai e etc. Com o Karatê não seria diferente. O grande diferencial do Lyoto é esse, adaptar sua arte de origem ao contexto daquela competição. Dúvido muito que qualquer outro karateca consiga uma transição melhor ou consiga a eficiência que ele tem nesse tipo de torneio. Outra coisa, pelo que eu saiba ele já foi campeão de torneios de karatê tradicional e é muito bom apenas no karatê também.

OSS!!!

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re: Constatação!!!
« Resposta #14 Online: Janeiro 08, 2008, 13:38:26 »
Caro Alexander,

 Nao ataquei sua pessoa. Ataquei seu post.
 Vc esta errado e definitivamente meu Karate não é o mesmo que vc treina. O meu é Karate da JKA, assim como o do LYoto também.
Nao existe Kamae em Kumite, se vc assistir ao Video de Asai Sensei ele fala sobre a posição da mão na hora da luta...ou seja, ela deve estar em qualquer lugar e sair dali mesmo, não existe peparação. Maas vou parar por aqui, nao vou ficar aqui dando aulas a marmanjo de graça.
Machida Sensei não é lenda, é realidade e seus filhos são legitimos rprsentantes da maior escola SHOTOKAN do Planeta.Mas enquanto isso, tent fazer o que o danilo colocou ai....tente executar um Age Uke e vc podera dizer aos seus amigos que vc é PURO KARATECA.

KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna