Autor Tópico: Dúvida: taekwondo  (Lida 12241 vezes)

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
Re: Dúvida: taekwondo
« Resposta #15 Online: Agosto 21, 2008, 16:43:55 »
Muita gente diz que o Kyokushin não é Karate, isso e aquilo mais pq será que ele veio de dois estilos tradicionais do Karate ??????




Alguem explica ???

OSS

Offline fran

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 409
  • Votos: +0/-0
Re: Dúvida: taekwondo
« Resposta #16 Online: Agosto 21, 2008, 17:01:11 »
Caro Samurai,
Respondi antes, tá vendo como te conheço um pouco?

Caro Avi,
Sem desmerecer os competidores Olimpicos do Tae Kwon Do, os quais respeito e torço pelo sucesso e por medalhas.

Não vou nem dizer Campeão Mundial mas o Campeão Olimpico de Tae Kwon Do em comparação com qualquer atleta que disputou o Campeonato Mundial de Kyokushin, a única chance do TaeKwondista seria devido a sua rapidez fazer logo os 7 pontos e acabar o combate porque se entrar um chute alto ou até um soco o Taekwondista e suas 39 proteções vão parar longe.......bem longe

oswaldovb

  • Visitante
Re: Dúvida: taekwondo
« Resposta #17 Online: Agosto 21, 2008, 18:03:24 »
 Ah se naão fosse a karateca.net, iria morre e não saberia que o Kiukoshin é o centro do universo das artes marciais.... ;D

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Re: Dúvida: taekwondo
« Resposta #18 Online: Agosto 21, 2008, 20:20:38 »
Samurai,

Tinha aqui no meu predio um casal de advogados e o filho deles era engenheiro.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline TaeKwonDoII

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 79
  • Votos: +1/-4
    • www.tkdonline.com.br
Re: Dúvida: taekwondo
« Resposta #19 Online: Agosto 21, 2008, 21:24:00 »
Boneco e olinda é otimo mesmo haha, conheço um mestre das antigas que vive puto com isso também e os bonecos de olinda.

Pedro, isso realmente é muito triste, clinche e mais clinche, pois isso só acontece devido a regra permitir e ser ate certo ponto "bom" para os atletas, pois evitam o ponto.

Avi, realmente isso que você disse é a mais pura verdade, o medo de perder faltam ataques, mas nessa olimpiada até que esta melhor, pois 10 seg sem combate , já estao dando falta, o mundial ano passado foi uma chatice, mas ainda bem que existe lutadores que dão gosto assistir, lutam bonito e eficiente, vocês não devem gostar muito dos giros alguns aqui, mas é bem eficiente pra quem sabe usar, o Gabriel Mercedes, vice campeão olimpico, e campeao panamericano, da GOSTO ver a luta dele, as 2 primeiras lutas dele na olimpiada foram lindas, ele surrou um portugues bem bom, e surrou o campeão olimpico em atenas que estava fortissimo.A chinesa que foi campeã na categoria leve também é uma máquina, luta bonito e eficiente.


fran, com todo o respeito como você diz, não diga bobeira.Na teoria é tudo muito bonito, deixe o Crocop na minha frente que um chute meu o desmaia, o problema é acertar, ou quem vai acertar antes.. um chute de um preta de kyokushin voaria tudo?Blz..O kyokushin é muito superior aos outros karates??Admiro muito o Kyokushin acho bem legal, assim como o Muay Thai, mas esse xiitismo dos praticantes me entristece e tira a vontade de praticar.Acho que o Taekwondo, karate shotokan,wado-ryu,goju-ryu,etc.. todos tão competentes quano ao outro, na verdade taekwondo e karate shotokan pra mim é quase a mesma coisa, se não for a mesma coisa, mudano a nomenclatura,poomses(kata), o que pra mim aconteceu foi apenas uma adaptação ao biotipo de cada um, por exemplo coreanos normalmente tem pernas longas, então acabaram utilizando mais chutes que socos, claro que antigamente não era como hoje, mas acho que sempre foi assim, isso é apenas uma teoria minha mas, acho que faz um pouco de sentido, alguns mais experiente talvez possam comprovar isso melhor.


Ah e pra quem diz que os pontos são só petelecos, isso eu GARANTO que não, hoje em dia ponto é só pancada mesmo, e com a introdução dos coletes eletrônicos que vao ser logo logo, acho que no proximo ciclo olímpico, vai ser mais pancada ainda, quem diz que é só peteleco não sabe o que esta falando.No brasileiro juvenil esse ano, houve um caso até de hemorragia interna em um garoto, sem contar a quantidade de knockouts que houveram, isso no Juvenil Brasileiro, só por ai da pra ter uma idéia se é peteleco ou não né.

Offline TaeKwonDoII

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 79
  • Votos: +1/-4
    • www.tkdonline.com.br
Re: Dúvida: taekwondo
« Resposta #20 Online: Agosto 21, 2008, 21:45:10 »
Só a critério de curiosidade, existe outra federação de taekwondo chamada ITF, eles se julgam tradicionais blabla, mas é tudo xiitismo também(será que tudo tem que existir os xiitas?), eu prefiro mil vezes a WTF, muito mais bonita, alto nível,etc.. o "legal" da ITF e onde eles apoiam todas as criticas em cima da WTF, é o soco no rosto, apesar que a maneira que eles socam (pulando parecendo cangurus) acho medíocre pra mim soco é no chão assim como vocês no karate shotokan e nós no taekwondo(Kukkiwon,WTF) treinamos.. isso é soco eficiente não sair pulando e socando..Outro detalhe é que a ITF é semi-contato, nela o knockout não é permitido e o contato é moderado.


A critério de curiosidades procure no youtube, vídeos de knockouts taekwondo(wtf), highlights de taekwondo e taekwondo ITF, etc..Vão ver a diferença, e se possível postar aqui, dizendo o que acharam.

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re: Dúvida: taekwondo
« Resposta #21 Online: Agosto 21, 2008, 22:48:00 »
Vou contar umka historinha....No inicio dos anos 80, apareceu um Ex-Campeão de TKD na academia BUTOKU-KAN na Rua Vergueiro. Na epoca ele era Campeão Brasileiro, tem nome Japones,e morava em Marilia, onde treinava com o Mestre BANG.
Pois bem, no andar de cima da BUTOKU-KAN havia um Dojo de TKD e como estava fechado, esse atleta acabou entrando no Dojo de Okuda Sensei e sentou-se para assistir a um treino. Okuda o chamou para treinar e ele educadamente recusou,mas Okuda insistiu e então ele decidiu tentar.
Okuda Sensei colocou ele com um faixa verde do Dojo,de nome Icaro e sabem o que aconteceu? Ele quase matou o Japa. Não preciso nem dizer que a partir dai ele se tornou aluno da Butoku-kan.
E mais, disse que TKD nunca teria chances contra Karate.
Nao compro peixe dos outros, mas aceitar que Shotokan e TKD sejam a mesma coisa é creditar em FADAS.
Mas ainda assim não responderam minha pergunta:
-Porque é que os lutadores de TKD usam luvas nas mãos?
Não as usam de jeito nenhum....
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: Dúvida: taekwondo
« Resposta #22 Online: Agosto 21, 2008, 23:13:40 »
Essa "historinha" do Katsumoto Sensei me lembrou uma que vivi em meados da década de 70 no Rio de Janeiro, aonde vivi até 1990.

Deixo claro que para mim todas as artes marciais tem seus prós e contras, seus lados positivos e negativos, pois nenhuma é perfeita ao ponto de ser completa, por isso mesmo respeito todas, em especial, os bons praticantes.

Mas então, à época, era faixa vermelha já há uns três anos, e surgiu próximo de onde morava, um rapaz que não me lembro o nome, mas de traços orientais que dizia ser faixa vermelha em TKD, no que vim a saber ser o equivalente ao faixa marrom de karate.

Houve empatia mútua e combinamos na casa dele alguns treinamentos, obviamente de "kumite" e aí, o que ocorreu em muitas vezes ???

Durante os kumites, eventualmente ele girava na minha frente para dar um tipo de um ushiro-geri e aí...o que acontecia, em regra ??? eu entrava de deai e saia atropelando e depois ele falava que assim "não valia"...kkkk...só se fosse para o TKD. 

Ora, o que aprendi à época que há duas coisas que um karateca deve evitar de fazer: 1) - dar as costas para o seu adversário; 2) - tirar os dois pés do chão.

Não estou dizendo com isso que ele era ruim, à época parecia-me muito bom, tecnicamente falando em termos de chutes, nem mesmo que eu era bom, simplesmente que deu mole na praça jacaré abraça, ou seja, virou de costas, se o adversário estiver concentrado, relaxado com a mente vazia, estiver na distância e gostar de dar deai, o tempo surge e o bicho pega com as mãos vazias.

Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Offline TaeKwonDoII

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 79
  • Votos: +1/-4
    • www.tkdonline.com.br
Re: Dúvida: taekwondo
« Resposta #23 Online: Agosto 21, 2008, 23:50:18 »
Ah katsumoto, casos e casos, eu digo que é a "mesma coisa" pela tecnica de chutes,socos,defesas,etc.. você não pode negar é IGUAL, o que muda é a aplicação, ai vai da opção do freguês, é que nem alguem aqui falou uma vez, ninguém diz EU SOU PIOR e sim minha ARTE é pior, eu gosto muito do TKD, acho realmente eficiente, nunca treinei nem vi nada do Ms. Bang, apesar dele ser muito famoso, mas é figurinha registrada em eventos políticos e dans, tem um belo site e uma rede de academia famosissima, se é bom ou ruim, se seus alunos são bons ou ruins, não posso te dizer.No TKD tiveram época excelentes com pessoal bem bom também..

O Gustavo-rj uma vez citou não sei onde, de um mestre de TKD, Rodney Americo dos Reis,esse é bruto, pra completar tem outros nomes, Carlos Loddo, Fabio Goulart(hoje em dia é muito competição, mas esse já destruiu e MUITO),Reinaldo Evangelista, entre outros que não me recordo. Existe muita gente boa e ruim.


katsumoto, vou te contar um caso também, não vou citar nomes pois acho chato, agora caso queira saber te envio por MP, o meu mestre é um sujeito das antigas muito bom e forte, onde treino existem horários que são Taekwondo e outros Karate, meu mestre começou a fazer karate, no outro horário, o mestre de karate é 4º dan, karate shotokan, a única coisa que sei, é que 1 mes depois, ningúem lutava com ele, apenas um cara, o resto tudo tinha medo, ele tem a perna esquerda muito rapida, colocava ela na frente, quando o cara ia atacar ja dava uma na cabeça do cidadao(Dollyo Tchagui) , em pouco tempo o pessoal foi tudo parando de lutar com ele, apenas um continuou.

Existem casos e casos..

katsumoto , tenho grande admiração pelo senhor, gostaria de conversar com o senhor, teria algum jeito?Email,MSN,etc..até MP, mas de preferência em tempo real, eu sei que o senhor sabe muito de artes marciais, gostaria de entender um pouco do que entende.

Offline TaeKwonDoII

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 79
  • Votos: +1/-4
    • www.tkdonline.com.br
Re: Dúvida: taekwondo
« Resposta #24 Online: Agosto 21, 2008, 23:51:29 »
Sobre a luvas, pra mim é frescura, mas creio que seja apenas um equipamento de proteção.

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Dúvida: taekwondo
« Resposta #25 Online: Agosto 22, 2008, 02:54:40 »
Oss

As 23 horas assisti uma luta entre uma japoneusa e uma Arabiana, e a Arabiana tava descendo a mão e os pés na Japoneusa,não davam os pontos com as mãos,mas nos chutes já tava 3 a 0,aquela estava quente,a menina do Japão tinha apenas 37 anos  e a Arabe 24,uma sacanagem com a vovó,que tava inteirinha parecia uma menina de 15 :D

a guarda da Arabiana era alta,sem estar chamando os chutes para contra golpe,ela ia para cima mesmo,descebdo o braço na Japa :o :o :o

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline Dae

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 77
  • Votos: +0/-0
Re: Dúvida: taekwondo
« Resposta #26 Online: Agosto 22, 2008, 10:08:03 »
Bom dia,

aproveitando a deixa do amigo do TKD, gostaria também de se possível obter
o contato de e-mail do Katsumoto Sensei. A quase uns 10 anos atrás tive a honra de ter me correspondido com ele, e queria tirar dúvidas em especial sobre NKK/JKA
que ainda me confunde e mais alguma coisa sobre pessoal antigo da arte que meus
prof. aqui do sul já treinaram. Sensei Roberto, sei que seu tempo deve ser corrido mais teria grande honra se podesse atender-me.
Meu e-mail é odair03@gmail.com

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re: Dúvida: taekwondo
« Resposta #27 Online: Agosto 22, 2008, 10:40:06 »
Olha, vou aqui discutir somente uma tecnica do Karate comparado ao TKD, quem quiser tirar conclusões que o faça....

Oizuki-Soca-se mantenhdo o quadril na mesma altura dando um passo a frente com a perna do mesmo lado da mão de soco.

 Soco do TKD-Soca-se dando um passo a frente elevendo-se o quadril na metade do passo e depois abaixando-o novamente. Pelo menos é assim que o Mestre Lee ensinava.

 Portanto, TKD, técnica completamente errada, perde-se tempo e energia, mantendo-se o quadril na mesma altura o golpe é mais rapido e direto.
Conclusão, os CAREANOS APRENDERAM KARATE ERRADO, de proposito, Nakayama Sensei não ensinava os prisioneiros de Guerra conforme o LIVRO. Para que não aprendessen. Essa é a história correta do TKD, inclusive veio publicada na ultima edição de MASTERS MAGAZINE, esxrita por um dos primeiros Instrutores de TKD que o GAL CHOI mandou ao exterior, Mr. PARK. ELE DISSE ISSO. ;D
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Rodrigo (Rodfu)

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 776
  • Votos: +0/-0
Re: Dúvida: taekwondo
« Resposta #28 Online: Agosto 22, 2008, 15:04:04 »
Segundo me consta, o Goju-ryu foi fundado pelo mestre Chojun Miyagy. Gogen Yamaguchi foi aluno dele em Tóquio, local onde o mestre não se estabeleceu (ficou em Okinawa mesmo). O professor de Oyama teria sido colega de Yamaguchi, sendo aluno na universidade Ritsumeikan. Enfim, vejo pouca coisa do Goju nas lutas de Kyokushin.
Abraços,
Rodrigo

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Re: Dúvida: taekwondo
« Resposta #29 Online: Agosto 22, 2008, 15:32:31 »
O general Choi tem um ponto positivo a favor dele. Acabou com a bagunça dos estilos coreanos, pegou todos eles e criou o TKD e passaram a usar apenas uma denominação. E o que está precisando o karate-do.


Ari - Santos/SP