Autor Tópico: Keigo Abe  (Lida 2418 vezes)

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Keigo Abe
« Online: Março 11, 2010, 12:24:40 »
Oss

em 2006 Márcio Santos nos presenteou com o link desta entrevista de Abe Sensei,e Zenken Sensei traduziu uma parte dela,eu depois de reler algumas vezes,achei que seria bom postar por inteiro a tradução via Google  :D.

tem pontos que não foram esgostados na época e que renderiam algumas perguntas.

___________________________________________________________________________
    Parte  I

Uma entrevista com o Sensei Keigo Abe Sensei por Thomas A. Casale, Instrutor Chefe JSKA-E.U.A.

Um breve historial da Abe Sensei:Abe Sensei nasceu em 28 de outubro de 1938 na cidade de Iyoshi na província de Ehime, na ilha de Shikoken. Quando ele tinha 15 anos (1953), ele começou a treinar Karate em seu clube de Karate escolas de ensino médio. Ele foi ensinado por um Sensei de Okinawa da linhagem Toyama Sensei de Shito-Ryu Karate-Do. Quando ele tinha 18 anos (1956), ele foi aceito no famoso programa de engenharia na Universidade Nihon, em Tóquio. Moveu-se de sua pequena cidade para a cidade grande e começou a sua educação universitária. Ele também começou a treinar na JKA Honbu Dojo com um jovem e muito poderoso chamado Sensei Masatoshi Nakayama.*   *    *

Casale: Sensei, as minhas perguntas serão sobre uma variedade de temas, mas antes de começar quero agradecer-lhe por ter tomado a tempo para fazer esta entrevista. É muito importante para nós.

Abe: É o meu prazer. Eu farei o melhor que posso para responder às suas perguntas.Casale: Você já tem alguma exposição a Funakoshi Sensei?Abe: Não, ele faleceu antes que eu chegasse em Tokyo.

Casale: Qual foi o Sensei Nakayama como como um instrutor?

Abe: Nakayama Sensei foi muito grave. Treinou-nos muito e sempre nos incentivou a não só treinar duro, mas intelectualmente a estudar o que nós estávamos treinando. Ele ressaltou a compreensão de nós mesmos e ser bons seres humanos.

Casale: Você tem algum outro Sensei além do instrutor Shito Ryu como uma criança e Sensei Nakayama?

Abe: "Apenas" chamar meu Nakayama Sensei.

Casale: Você poderia compartilhar 1 ou 2 boas lembranças que você tem sobre o Sensei Nakayama que pode não ser muito conhecido?

Abe:  Nakayama Sensei foi convidado para estar no filme de James Bond 007 "You Only Live Twice." Devido a compromissos anteriores, ele não pôde ir, então ele me perguntou se eu iria em seu lugar. Naturalmente, fiquei muito animado e eu fiz isso! Ganhei $ 3.500 para duas semanas de trabalho. Ora, isso foi em meados de 60 e do instrutor Karate média estava fazendo talvez $ 100 por mês. eu tenho pago mais do que a top Samurai no Japão e foi um dos as melhores experiências da minha vida. Tudo graças ao Nakayama Sensei. Nakayama Sensei também tinha um olho muito artístico. Ele adora fotografia artística. Alguns de seus trabalhos foram até exibidos em galerias de arte profissional.

Casale: Você já estudar uma outra forma de Budo além de Karate-Do?

Abe: Sim. Também fui praticar Iaido por 30 anos.Casale: Você ensina Iaido?Abe: Sim.

Casale: Que benefícios você obteve do seu treino de Iaido e como isso tem afetado o Karate?

Abe: No treino de Karatê você não pode matar seus parceiros de treinamento. No Iaido, tudo o que fazemos é com a intenção de cortar e matar o adversário. Treinando com essa intenção aumenta sua consciência espiritual e valorização da vida. O Karatê moderno perdeu o "Ikken Hisatsu Espírito".

Casale: Você acha que Sport Karate é destruir o espírito do Karate-Do?

Abe: Esta é uma questão profunda e interessante. É importante ter um equilíbrio. O verdadeiro caminho está no equilíbrio entre a formação Karatê para saúde, Formação Karate do Desporto e Recreação e Formação de Karate Budo (Karate para uma situação de vida e morte de auto-defesa). Tecnicamente, essas coisas são muito diferentes. Você não deve confundir o verdadeiro caminho como sendo apenas um desses aspectos do Karate. Karate formação para a saúde permitirá que o seu corpo para se defender contra a doença e você vai viver uma vida de qualidade mais elevados. Real Karate Budo treinamento para auto-defesa terá ramificações de lesões graves a você e seus sócios do treinamento. Você deve ter muito cuidado na formação de Budo. Além disso, você nunca deve ter uma oportunidade de usar Karate em uma situação real. Você deve desenvolver a intuição, caráter e capacidade de evitar uma briga. Treinar Karatê como Budo tem pouca ou nenhuma aplicação em nossa sociedade. Evitando uma briga é a melhor defesa. Se você viveu em uma época de guerra, onde a mão contra mão para ser utilizado, sua formação seria drasticamente diferente. Vamos esperar que isso nunca se torna necessário. Treinar Karatê como esporte lhe permite desenvolver-se sem ferimentos graves, a nível físico, não é possível antes. A atitude em sua formação é mais importante. Se o espírito do Karate-Do está sendo destruído, está acontecendo por causa de pessoas e atitudes, não por causa da competição desportiva. Não importa o que você está treinando, você sempre deve treinar com a idéia de se tornar um ser humano melhor. Treinar a entender seus pontos fortes e fracos. Treinar para ser um ser bom, honesto e de confiança humana. Treinar para aperfeiçoar seu personagem. Este é o espírito do Karate-Do.Casale: Osu.

Casale: Sensei, é uma crença comum de que Funakoshi Sensei era contra o conceito de "Karatê Esporte". Eu sei que você disse que não treinaram com ele, mas para seu conhecimento, quais foram os sentimentos do Sensei Funakoshi sobre Desporto Karate?

Abe: Esta é uma pergunta difícil e controverso. Nakayama Sensei falava freqüentemente de Funakoshi Sensei. Do meu conhecimento, Sensei Funakoshi não era o tipo de pessoa para dar um parecer como este em uma maneira não-diplomático. Ele entendeu que o nosso Karate iria crescer e mudar. Ele entendeu que seria influenciado por muitas pessoas e muitas coisas. Porque ele tinha essa percepção, ele escolheu suas palavras cuidadosamente. Então, eu realmente não sei quais eram seus sentimentos. Talvez seja melhor dizer que eles eram desconhecidos. Sensei Funakoshi sempre disse que a perfeição do caráter da pessoa era a coisa mais importante. Acho que essa deve ser a nossa preocupação.

Casale: Como era treinar Karatê antes da introdução do Sport Ippon Shobu Kumite e Kata Concorrência?

Abe: Naturalmente as regras de concorrência influenciou nossa formação. Antes Ippon Shobu tudo o que fizemos foi Kihon, Kata e B Yakusoku Kumite. Todo mundo se tornou tão bom em troca de corpos, bloqueando e contra o que o engajamento parece continuar para sempre. Pessoas, especialmente as mais velhas, que se sente frustrado e começava a dar golpes sujos. Além disso, as pessoas iriam ficar muito irritados se eles foram atingidos por uma qualidade inferior e começar a fazer batota. Como eles chamariam Jodan, então jogue MAE GERI! Muitas vezes o compromisso que acabam indo para o chão e se tornar um bravo embaralhado, quase como uma luta real. Ippon Shobu trouxe um mais limpo e menos frustrante para a nossa estrutura de treinamento. Permitiu técnica povos para crescer e desenvolver de uma forma mais natural.

Casale: Ippon Shobu Kumite foi concebida enquanto você estava treinando e ensinando no dojo honbu com Nakayama Sensei. Esteve envolvido com a criação de Ippon Kumite de alguma forma?

Abe: Sim, eu criei o regime inicial para a competição Ippon Shobu. As regras foram feitas para manter o conceito de Budo de matar o adversário com um golpe perfeito e decisivo. A fim de marcar um Ippon, representando a morte do oponente, a técnica tinha que ser excepcional. Naturalmente, um adversário também poderia ser morto por dois excelentes, mas menos de golpes perfeitos (Waza Ari). Ippon Shobu ensina o Karateka para manter uma maior consciência e concentração superior porque não há segunda chance quando sua vida está na linha. Precisamos que a pressão mental e emocional para permanecer no quadro correto da mente. Tradicional Ippon Shobu Kumite também ajuda a promover e manter um alto padrão internacional de técnica.

Casale: Sensei, é verdade que sua família vem de uma linhagem Samurai?

Abe: Sim. Avô do meu avô (cerca de 140 anos atrás) era um Samurai e um mestre de Jujutsu.

Casale: Você recomendaria o cross-training em outra forma de Budo?

Abe: Nos velhos tempos do Bushi (guerreiros) iria treinar em talvez 18 diferentes artes em caso de necessidade de batalha. Eles soco, pontapé, atirar e praticar quebrando ossos e técnicas de espada sobre os cadáveres de seus inimigos. Embora isto pareça cruel, permitiu a Bushi ter um conhecimento verdadeiro e "sentir" para que suas técnicas poderiam realmente fazer a um corpo humano. Eles também poderiam empregar o uso de muitas armas diferentes no terreno e de cavalo. Então, sim eu recomendaria cross-training. Você deve estar familiarizado com muitas artes diferentes.

Casale: os diferentes princípios das artes diferentes promover confusão ou conflito no aluno?

Abe: Se uma arte marcial que está sendo ensinado corretamente, todos os princípios essenciais devem ser os mesmos e complementam um ao outro. Há somente um corpo humano. Quando eu digo que se familiarizar com muitas artes, não me refiro à prática na segunda-feira Shotokan, Goju na terça-feira, Jujutsu na quarta-feira, etc ... etc ... Eu quero dizer que você deve ter uma mente aberta para explorar os princípios, técnicas e métodos de treinamento ensinou em outros estilos. Estudo do Budo com uma mente aberta.

Casale: Você recomendaria que Karateka Shotokan estudo algumas das versões originais de Okinawa dos nossos katas e alguns outros katas Okinawan que não são encontrados no Shotokan?

Abe: Certamente! Isso é muito importante. Muito Importante! O estudo dos katas Okinawan é uma obrigação para o avançado Karateka Shotokan. Ele permitirá que você para ver e compreender melhor a evolução de nossos dias modernos Kata. Ele lhe dará insights caso contrário não é possível de atingir. Muitas técnicas que temos não mudou muito nos últimos 40 anos, mas nos 40 anos antes que o Karatê mudou muito. É por isso que precisamos estudar os antigos katas Okinawan. Esses katas são como uma janela para o nosso passado. Nós nem sequer têm Mawashi Geri antes da Segunda Guerra Mundial. Nakayama Sensei introduzido Mawashi Geri e Miyata Sensei (que era Kohai para Sensei Nakayama) ajudou a desenvolvê-la. Tanto Nakayama Sensei e Sensei Miyata eram conhecidos por terem um extraordinariamente poderoso Mawashi Geri.

Casale: As versões modernas dos katas prática que hoje são muito diferentes das versões originais de Okinawa. Como você se sente sobre todas essas mudanças?

Abe: No que diz respeito ao significado dos katas, as mudanças não foram boas. No que diz respeito ao corpo humano, as mudanças foram muito positivas. Nakayama Sensei foi o primeiro a fazer a investigação científica sobre Karate Kata e, em particular. Suas descobertas e insights que lhe permitiu desenvolver a nossa Karate no que é hoje. Através do treinamento no Karate do Sensei Nakayama ele continua a ensinar a todos nós.

Casale: Sensei, você disse, "Com respeito ao significado dos katas, as mudanças não foram boas." Você pode explicar isto?

Abe: Sim, claro. Os katas foram originalmente concebidos para Budo. Kata era uma biblioteca de técnicas para incapacitar e até matar os adversários. Lembre-se, a origem de muitos katas e técnicas foram chinês China e estava envolvido em muitas guerras. Estes métodos de luta finalmente encontrou seu caminho para Okinawa Okinawa e foi envolvido em guerras. Lembre-se, era tudo combate corpo a corpo não havia bombas inteligentes guiadas por laser para trás então. Killing estava cara a cara, feito pela mão do guerreiro. Pensar sobre a realidade do mesmo. Eles lutaram por suas vidas entre os corpos de seus amigos. Houve gritos, sangue e matando todos ao seu redor. Isso desenvolveu um foco mental no guerreiro que é indescritível e muito provavelmente inatingível, a menos que eram na realidade aterradora de mão em mão, face a face da guerra. As técnicas encontradas em Kata veio da experiência de campo de batalha real, onde matar e matar rapidamente se necessário. Mas a guerra de hoje é diferente do que a guerra do passado. E nós não somos guerreiros de batalha que matam numa base quase diária. Sensei Funakoshi Karate desenvolveu em um "DO" em oposição a uma "JUTSU" (uma Arte e Filosofia Way of Life em oposição a apenas técnicas de combate). Sensei Funakoshi modificou as Katas de ser fisicamente mais exigente e mais centrada na dinâmica do corpo e da beleza . Isto permite que o aluno se concentrar em derrotar o seu adversário mais perigoso e moderno, ele mesmo. Esta transição de Jutsu para fazer também era necessário para trazer o Karatê ao Ministério da Educação no Japão a ser ensinada nas escolas. Isto permitiu Karate-Do de crescer e, eventualmente, ser praticado por milhões de estudantes como é hoje. Então, na transição do Karatê Jutsu de fazer, algo foi perdido, mas algo muito maior foi adquirida. O Budo ainda está em nossos Katas de qualquer maneira. Se você treinar duro e estudar profundamente, você verá que a maioria dos princípios e técnicas originais ainda estão vivos e bem. Eles só olhar diferente.
« Última modificação: Março 11, 2010, 12:29:45 por yama »
yama-Alberto S. Almeida

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re:Keigo Abe
« Resposta #1 Online: Março 11, 2010, 12:27:05 »
Oss

Parte II

____________________________________________________________________________

Casale: Obviamente o uso de armas teve um profundo efeito sobre a formação dos nossos katas e vemos muitas fotos de Funakoshi Sensei o uso de armas. Ele ensinava Kobudo no Shotokan?

Abe: Não tenho certeza, mas eu acredito que sim. Ele morreu antes que eu chegasse em Tokyo. Nakayama Sensei ensinou auto-defesa contra as armas.

Casale: Existem lições filosóficas ensinadas e representadas por meio das técnicas físicas de Kata?

Abe: Sim. A prática de Kata profunda está ligada à interpretação adversários e leitura e compreensão de seres humanos. Você também deve compreender a relação entre Kihon, Kata e Kumite. O foco mental e formação de imagem ensinado na formação Kata grave irá ajudá-lo a antecipar os pensamentos e os movimentos dos outros e vai trazer uma maior atenção à sua vida em geral. Você deve estudar esta muito difícil para um tempo muito longo.Casale: Quando é que os alunos aprendem Bunkai?Abe: Eles devem começar a treinar Bunkai o mais rapidamente possível. Os alunos devem aprender Bunkai como eles aprendem e treinam o Kata.

Casale: Sensei, Este é um tema de muitas discussões interessantes. O que é Ki?

Abe:  Ahhhhh, Tommy ... Esta é uma questão muito difícil e amplo. Ki é indescritível. É inexprimível. Aqueles que dão uma longa e detalhada precisão de Ki não têm idéia do que estão falando. Estão inventando.Tudo o que posso dizer é que Ki é uma energia. Trata-se de relaxamento, respiração, sincronismo, equilíbrio e uma intenção. Quer tudo isto acrescenta-se a Ki ou não, eu não posso dizer. Ki é uma combinação de muitas coisas que trabalham juntos em harmonia.

Casale: OK, eu sei que você disse que é indescritível, mas talvez possamos olhar para exemplos de Ki. Nós ouvimos histórias de O Aikido, Sensei Ueshiba jogando pessoas em todo o quarto e derrubá-los, mesmo sem tocá-los. Alguma vez você já visto ou experimentado algo assim?

Abe: Um pode redirecionar a energia e intenção. Se feito corretamente, esse redirecionamento da força tem um resultado muito poderoso e dramático. Mas eu não acredito que é possível derrubar uma pessoa sem tocá-los.

Casale: Você pode descrever o seu desenvolvimento pessoal dos Ki?

Abe: Até meu 30 anos eu era apenas a força física, velocidade e potência. Mas depois que eu desenvolvi uma leveza "de toque", onde tudo, especialmente Kumite se tornou muito mais fácil para mim.

Casale: Essa é uma maneira muito interessante do texto o seu sentimento ... "A leveza de toque." O que você acha do Tai Chi Chuan para um Karateka?

Abe: Eu acho que o Tai Chi é excelente. Ela ensina o poder através de relaxamento que é muito importante para compreender um Karateka. Karateka maioria não apreciam o poder de relaxamento. People teria técnica mais poderosa e uma vida mais poderosa, se aprendeu a relaxar mais. Eu faço exercícios de Tai Chi na minha própria formação. É muito benéfico.

* Nota ao leitor: Se você assistir Abe Sensei sua técnica, tem uma qualidade muito relaxado para ele. Há uma ligeira vibração na mão, no final de cada técnica. Eu tive a oportunidade de assistir Abe Sensei no ensino de um par de seminários, enquanto ele estava aqui em Nova York. Eu era seu uke para demonstrações de Bunkai e da explicação da dinâmica da técnica. Quando Abe Sensei me bateu, parecia que a mão pesou 500 libras. Seus socos e técnicas impressionantes têm uma qualidade muito relaxada e pesada, ainda mal-humorado, para eles. A única vez que senti algo assim foi quando eu era empurrado pelo Mestre finais de Tai Chi Chuan, Zhang Lu Ping. Eu coloquei minhas mãos em seu braço e com um "gesto" Eu estava levantada sobre dois pés fora do chão e impelido para trás cerca de 8-10 metros em uma parede. Foi incrível. Abe Sensei me bateu nas costelas e abdômen algumas vezes e posso literalmente sentir a força "viajando através" de mim. No entanto, com todo esse poder, parecia haver absolutamente nenhum esforço da sua parte. Na minha opinião, este poder fantástico gerados através de "sem esforço magistral" é um excelente exemplo do verdadeiro "Ki".

Casale: Sensei Funakoshi disse: "baixas posições são para os iniciantes e as altas são para o avançado." No entanto, estudantes avançados nunca são incentivados a desenvolver a energia e técnica de uma base alta, através de formação em uma posição elevada. Os alunos avançados são ainda penalizados em graduações e competições para ter uma posição mais elevada. Como você se sente sobre um avançado Karateka Shotokan ajustando a uma posição mais elevada e com vibração, como em Karate de Okinawa, em oposição a uma postura baixa e usando uma rotação maior?

Abe: Esta é uma pergunta muito boa. Eu entendo o que você quer dizer. Essas coisas (vibração de uma base alta) são, na nossa formação. Você deve estudar e procurar por eles. Nós praticamos a mudança de uma postura elevada quando fazemos exercícios que exigem que você começar a partir de uma Tai Shizen (como o início de Sanbon Kumite), em seguida, mudar para uma postura de bloquear e contra. Neste treinamento você começar a partir de uma posição elevada. Você realmente não precisa de praticar uma posição elevada, porque é muito mais fácil do que uma posição baixa. Tudo depende da situação. Você deve usar a postura adequada para o que está acontecendo no momento. Em uma luta, a altura vai naturalmente variar. Tai Sabaki (Body Shifting) é melhor a partir de uma base alta, pois posições superior fornecer mais mobilidade do que posturas baixas. Posturas Baixa proporcionar mais estabilidade por causa de sua forma e do centro de gravidade baixo.Porque a situação deve ditar a altura da postura, um Karateka deve ser capaz de gerar energia a partir de uma postura de qualquer altura. Poder de vibração só vem depois de uma pessoa é um especialista em geração de energia de rotação em uma posição baixa. Isto é porque a vibração é um movimento muito menor. Esta é uma das razões pelas quais eu defendo Karateka Shotokan praticando katas Okinawan também. Temos de pedir e compreender as lições de outros estilos. Devemos entender como eles fazem poder. Pode-se gerar um grande poder de vibração, se compreender a dinâmica corporal. Novamente, este tipo de energia vibratória curto leva muitos anos para se desenvolver.

Casale: tensão do joelho Quão importante é dentro ou fora do treinamento da postura.

Abe: Ahhhh .... Uma coisa engraçada vem à mente ... Um erro comum entre Karateka Shotokan é que o excesso de exagerar a necessidade de sua posição de ter um "arco-legged" olhar. Yoshitaku Funakoshi (filho de Gichin Funakoshi) foi ligeiramente cambaio e alunos, ao mesmo tempo queria que sua postura para se parecer com sua postura Sensei, então eles começaram a empurrar os joelhos para fora demasiado. Você deve ter uma pressão externa sobre os joelhos em circunstâncias fora de tensão e dentro de pressão sobre os joelhos, em circunstâncias de tensão no interior, mas você não deve forçar os joelhos em um excedente-UNNATURAL sendo feita referência. Você vai desenvolver problemas no joelho. Não deve haver pressão dentro ou fora disso exercida sobre os joelhos, assim você terá a estabilidade e mobilidade nas suas posições.

Casale: Sensei, How old are you now e com que freqüência você treina para si mesmo?

Abe: eu tenho 63 anos e eu treino quatro ou cinco manhãs por semana. Eu faço Karatê e treinamento algum peso no ginásio.

Casale: Você tem um dojo em Tóquio?

Abe: Eu ensino em um centro esportivo. Tenho cerca de 200 alunos.

Casale: Você tem uma organização?

Abe: Sim, a minha organização é chamado o Japão Shotokan Karate Association. O JSKA é de cerca de um ano de idade e agora fazendo muito bem.

Casale: Sensei, eu quero dizer nenhum desrespeito por esta pergunta. Por favor, entendam que eu lhe pergunto isto no interesse do Karateka que queiram participar da sua organização. O que torna a sua organização diferente do que todos os outros? Por que as pessoas devem participar da sua organização?

Abe: Diferentemente da maioria dos líderes das organizações de Karate, não quero que minha organização a crescer muito grande. Organizações muito grandes significar problemas muito grandes. Eu quero uma organização menor, onde eu posso ser uma parte ativa da vida de todos e um alto grau de qualidade pode ser mantida. Neste momento não haverá representantes. Eu quero evitar qualquer tipo de tensão política. Eu tive o suficiente para que 10 vidas. Todos os instrutores e dojos estará diretamente associada à JSKA no Japão. Compreendo as necessidades de Karateka hoje e eu estou fazendo o meu melhor para criar uma atmosfera não-política de amizade e boa vontade. Temos uma moderna abordagem aberta e congratulamo-nos com qualquer um que queira treinar duro, estudar profundamente e tem o desejo de ser uma parte ativa da nossa família Karate.

Casale: Sensei, eu estou satisfeito com as minhas perguntas. Existe alguma coisa adicional que você gostaria de dizer aos leitores?

Abe: Apenas um pensamento final. É minha esperança que nós podemos vir juntos na amizade sincera e trabalhar bem juntos. Nós devemos fazer o nosso melhor para evitar o fora de controle, as pessoas com fome de poder que pararam de desenvolvimento. Lembre-se de ter um sentimento de abertura e de compreensão de um outro . Mantenha o seu foco na idéia de que o Karate-Do é para o seu desenvolvimento como ser humano. Isto irá permitir que você seja uma pessoa verdadeiramente honesta e bem sucedida. Neste espírito, você vai tocar a vida de todos que você encontrar em uma maneira positiva.

Casale: Sensei, obrigado por seu tempo e sabedoria. Aqui há muita coisa para pensar e meditar. Eu realmente aprecio o seu tempo e paciência.

Abe: OSU!


 Nossos sinceros agradecimentos ao Sr. Thomas Casale para permitir The Shotokan Way para usar esta entrevista.

_________________________________________________________________________

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re:Keigo Abe
« Resposta #2 Online: Março 11, 2010, 13:10:37 »
yama sensei, tem o link original ? essa googledrução para portugues ninguém merece...

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.859
  • Votos: +14/-25
Re:Keigo Abe
« Resposta #3 Online: Março 11, 2010, 13:15:41 »
Olá!
Muito interesante.
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

rapha.m.g

  • Visitante
Re:Keigo Abe
« Resposta #4 Online: Março 11, 2010, 13:26:17 »
Muito bom.

rapha.m.g

  • Visitante
Re:Keigo Abe
« Resposta #5 Online: Março 11, 2010, 13:31:27 »
tá faltando uma "sessão fofoquinha" no karateca.net


aí uma galera vai poder se esbaldar, contando todos os "babados"

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re:Keigo Abe
« Resposta #6 Online: Março 11, 2010, 15:22:59 »
tá faltando é apertar mais vezes o botão de "ban"...

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re:Keigo Abe
« Resposta #7 Online: Março 11, 2010, 17:12:18 »
Oss Fakart san

o link do karateca.net da pag do dia está dando erro de certificado,mas o link postado pelo Márcio é


                  http://www.theshotokanway.com/abeinterview.html

este tópico na época,parou depois que Marascas Sensei fez uma pergunta que ficou no vacúo  :D :D :D :D :D :D :D :D

Mas tem pontos a serem aborbados muito relevantes  ::)

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.935
  • Votos: +1/-19
Re:Keigo Abe
« Resposta #8 Online: Março 12, 2010, 10:19:37 »
Porque 2 topicos iguais?
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re:Keigo Abe
« Resposta #9 Online: Março 12, 2010, 12:16:37 »
Oss Katsumoto Sensei

a matéria é extensa e o gerador de caracteres não aceitou tudo,dividi para facilitar,deve ter sido por isso que na época 2006 o Márcio postou apenas o link do ShotokanWay.

tem pontos na entrevista que achei que seria bom para debate;

___como em uma afirmação sua ou de D'Elia Sensei não recordo no momento,que Okuda Sensei já tinha falado e Sasaki Sensei cortou a tradução mas já tinha começado,de que na 2ª guerra foram usados corpos para testar os efeitos dos golpes dos katanas e dos socos e chutes ,Abe Sensei confirma e afirma isso no dialogo com o entrevistador,esse ponto não foi abordado antes.

____a importância que ele dava aos katas de origem ......

___a prática que ele propunha de outras artes .....

___sua afirmação que em outrora os combatentes treinavam mais 16 tipos de combate,para ter uma morte mais eficiente.....

___ele não admite o seu 1º Sensei de Shito-Ryu  ??? ele diz apenas que Nakayama Sensei era sue Mestre  ??? ???

eu não quero constestar nada apenas conhecer mais a história de um grande Sensei e que tem mais informações possm dividir com estes kohais.

no fim das contas todas nossas histórias acabam se cruzando em algum tempo.

Oss
alberto

 

yama-Alberto S. Almeida

Offline Lourival Silva

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 429
  • Votos: +0/-0
Re:Keigo Abe
« Resposta #10 Online: Março 12, 2010, 14:35:15 »
O fato de utilizar corpos para estudar os efeitos das tecnicas me chamou a atenção também.

Inclusive me fêz lembrar de um filme em que a Angele Joole e o Morgan Freeman participam chamado "Procurado". Neste filme tem uma parte que mostra o treinamento de tiros no qual eles utilizam copos (2 - um homem e uma mulher) como alvo. E este fato é colocado em evidencia quando os personagens falam sobre os motivos disto.

http://www.wantedmovie.com/  <--- Filme de ação intensa - não tem artes marciais só tiros e correria.

Pode ser que esta parte do filme tenha relação com isto que vc leu na entrevista.

OSS!

Offline Márciokan

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 13
  • Votos: +0/-0
Re:Keigo Abe
« Resposta #11 Online: Março 12, 2010, 14:47:20 »

___como em uma afirmação sua ou de D'Elia Sensei não recordo no momento,que Okuda Sensei já tinha falado e Sasaki Sensei cortou a tradução mas já tinha começado,de que na 2ª guerra foram usados corpos para testar os efeitos dos golpes dos katanas e dos socos e chutes ,Abe Sensei confirma e afirma isso no dialogo com o entrevistador,esse ponto não foi abordado antes.

_
que bizarro !

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.859
  • Votos: +14/-25
Re:Keigo Abe
« Resposta #12 Online: Março 12, 2010, 15:00:04 »
Olá!
Eu acho errado eles treinarem em gente morta.
Deveriam pegar alguns bandidos na cadeia e treinarem neles, seria um ato de prestação de serviço publico além de um treinamento mais interessante.
È muito menos cruel do que fazem com animais em pesquisas.
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

rapha.m.g

  • Visitante
Re:Keigo Abe
« Resposta #13 Online: Março 12, 2010, 15:11:30 »
Citar
Eu acho errado eles treinarem em gente morta.
Deveriam pegar alguns bandidos na cadeia e treinarem neles, seria um ato de prestação de serviço publico além de um treinamento mais interessante.
È muito menos cruel do que fazem com animais em pesquisas

Osu! Brilhante!!! Brilhante!!! Apoiadíssimo!!!

Se for concorrer em alguma eleição, eu voto!