Oss
em 2006 Márcio Santos nos presenteou com o link desta entrevista de Abe Sensei,e Zenken Sensei traduziu uma parte dela,eu depois de reler algumas vezes,achei que seria bom postar por inteiro a tradução via Google
.
tem pontos que não foram esgostados na época e que renderiam algumas perguntas.
___________________________________________________________________________
Parte I
Uma entrevista com o Sensei Keigo Abe Sensei por Thomas A. Casale, Instrutor Chefe JSKA-E.U.A.Um breve historial da Abe Sensei:Abe Sensei nasceu em 28 de outubro de 1938 na cidade de Iyoshi na provÃncia de Ehime, na ilha de Shikoken. Quando ele tinha 15 anos (1953), ele começou a treinar Karate em seu clube de Karate escolas de ensino médio. Ele foi ensinado por um Sensei de Okinawa da linhagem Toyama Sensei de Shito-Ryu Karate-Do. Quando ele tinha 18 anos (1956), ele foi aceito no famoso programa de engenharia na Universidade Nihon, em Tóquio. Moveu-se de sua pequena cidade para a cidade grande e começou a sua educação universitária. Ele também começou a treinar na JKA Honbu Dojo com um jovem e muito poderoso chamado Sensei Masatoshi Nakayama.* * *
Casale: Sensei, as minhas perguntas serão sobre uma variedade de temas, mas antes de começar quero agradecer-lhe por ter tomado a tempo para fazer esta entrevista. É muito importante para nós.
Abe: É o meu prazer. Eu farei o melhor que posso para responder às suas perguntas.Casale: Você já tem alguma exposição a Funakoshi Sensei?Abe: Não, ele faleceu antes que eu chegasse em Tokyo.
Casale: Qual foi o Sensei Nakayama como como um instrutor?
Abe: Nakayama Sensei foi muito grave. Treinou-nos muito e sempre nos incentivou a não só treinar duro, mas intelectualmente a estudar o que nós estávamos treinando. Ele ressaltou a compreensão de nós mesmos e ser bons seres humanos.
Casale: Você tem algum outro Sensei além do instrutor Shito Ryu como uma criança e Sensei Nakayama?
Abe: "Apenas" chamar meu Nakayama Sensei.
Casale: Você poderia compartilhar 1 ou 2 boas lembranças que você tem sobre o Sensei Nakayama que pode não ser muito conhecido?
Abe: Nakayama Sensei foi convidado para estar no filme de James Bond 007 "You Only Live Twice." Devido a compromissos anteriores, ele não pôde ir, então ele me perguntou se eu iria em seu lugar. Naturalmente, fiquei muito animado e eu fiz isso! Ganhei $ 3.500 para duas semanas de trabalho. Ora, isso foi em meados de 60 e do instrutor Karate média estava fazendo talvez $ 100 por mês. eu tenho pago mais do que a top Samurai no Japão e foi um dos as melhores experiências da minha vida. Tudo graças ao Nakayama Sensei. Nakayama Sensei também tinha um olho muito artÃstico. Ele adora fotografia artÃstica. Alguns de seus trabalhos foram até exibidos em galerias de arte profissional.
Casale: Você já estudar uma outra forma de Budo além de Karate-Do?
Abe: Sim. Também fui praticar Iaido por 30 anos.Casale: Você ensina Iaido?Abe: Sim.
Casale: Que benefÃcios você obteve do seu treino de Iaido e como isso tem afetado o Karate?
Abe: No treino de Karatê você não pode matar seus parceiros de treinamento. No Iaido, tudo o que fazemos é com a intenção de cortar e matar o adversário. Treinando com essa intenção aumenta sua consciência espiritual e valorização da vida. O Karatê moderno perdeu o "Ikken Hisatsu EspÃrito".
Casale: Você acha que Sport Karate é destruir o espÃrito do Karate-Do?
Abe: Esta é uma questão profunda e interessante. É importante ter um equilÃbrio. O verdadeiro caminho está no equilÃbrio entre a formação Karatê para saúde, Formação Karate do Desporto e Recreação e Formação de Karate Budo (Karate para uma situação de vida e morte de auto-defesa). Tecnicamente, essas coisas são muito diferentes. Você não deve confundir o verdadeiro caminho como sendo apenas um desses aspectos do Karate. Karate formação para a saúde permitirá que o seu corpo para se defender contra a doença e você vai viver uma vida de qualidade mais elevados. Real Karate Budo treinamento para auto-defesa terá ramificações de lesões graves a você e seus sócios do treinamento. Você deve ter muito cuidado na formação de Budo. Além disso, você nunca deve ter uma oportunidade de usar Karate em uma situação real. Você deve desenvolver a intuição, caráter e capacidade de evitar uma briga. Treinar Karatê como Budo tem pouca ou nenhuma aplicação em nossa sociedade. Evitando uma briga é a melhor defesa. Se você viveu em uma época de guerra, onde a mão contra mão para ser utilizado, sua formação seria drasticamente diferente. Vamos esperar que isso nunca se torna necessário. Treinar Karatê como esporte lhe permite desenvolver-se sem ferimentos graves, a nÃvel fÃsico, não é possÃvel antes. A atitude em sua formação é mais importante. Se o espÃrito do Karate-Do está sendo destruÃdo, está acontecendo por causa de pessoas e atitudes, não por causa da competição desportiva. Não importa o que você está treinando, você sempre deve treinar com a idéia de se tornar um ser humano melhor. Treinar a entender seus pontos fortes e fracos. Treinar para ser um ser bom, honesto e de confiança humana. Treinar para aperfeiçoar seu personagem. Este é o espÃrito do Karate-Do.Casale: Osu.
Casale: Sensei, é uma crença comum de que Funakoshi Sensei era contra o conceito de "Karatê Esporte". Eu sei que você disse que não treinaram com ele, mas para seu conhecimento, quais foram os sentimentos do Sensei Funakoshi sobre Desporto Karate?
Abe: Esta é uma pergunta difÃcil e controverso. Nakayama Sensei falava freqüentemente de Funakoshi Sensei. Do meu conhecimento, Sensei Funakoshi não era o tipo de pessoa para dar um parecer como este em uma maneira não-diplomático. Ele entendeu que o nosso Karate iria crescer e mudar. Ele entendeu que seria influenciado por muitas pessoas e muitas coisas. Porque ele tinha essa percepção, ele escolheu suas palavras cuidadosamente. Então, eu realmente não sei quais eram seus sentimentos. Talvez seja melhor dizer que eles eram desconhecidos. Sensei Funakoshi sempre disse que a perfeição do caráter da pessoa era a coisa mais importante. Acho que essa deve ser a nossa preocupação.
Casale: Como era treinar Karatê antes da introdução do Sport Ippon Shobu Kumite e Kata Concorrência?
Abe: Naturalmente as regras de concorrência influenciou nossa formação. Antes Ippon Shobu tudo o que fizemos foi Kihon, Kata e B Yakusoku Kumite. Todo mundo se tornou tão bom em troca de corpos, bloqueando e contra o que o engajamento parece continuar para sempre. Pessoas, especialmente as mais velhas, que se sente frustrado e começava a dar golpes sujos. Além disso, as pessoas iriam ficar muito irritados se eles foram atingidos por uma qualidade inferior e começar a fazer batota. Como eles chamariam Jodan, então jogue MAE GERI! Muitas vezes o compromisso que acabam indo para o chão e se tornar um bravo embaralhado, quase como uma luta real. Ippon Shobu trouxe um mais limpo e menos frustrante para a nossa estrutura de treinamento. Permitiu técnica povos para crescer e desenvolver de uma forma mais natural.
Casale: Ippon Shobu Kumite foi concebida enquanto você estava treinando e ensinando no dojo honbu com Nakayama Sensei. Esteve envolvido com a criação de Ippon Kumite de alguma forma?
Abe: Sim, eu criei o regime inicial para a competição Ippon Shobu. As regras foram feitas para manter o conceito de Budo de matar o adversário com um golpe perfeito e decisivo. A fim de marcar um Ippon, representando a morte do oponente, a técnica tinha que ser excepcional. Naturalmente, um adversário também poderia ser morto por dois excelentes, mas menos de golpes perfeitos (Waza Ari). Ippon Shobu ensina o Karateka para manter uma maior consciência e concentração superior porque não há segunda chance quando sua vida está na linha. Precisamos que a pressão mental e emocional para permanecer no quadro correto da mente. Tradicional Ippon Shobu Kumite também ajuda a promover e manter um alto padrão internacional de técnica.
Casale: Sensei, é verdade que sua famÃlia vem de uma linhagem Samurai?
Abe: Sim. Avô do meu avô (cerca de 140 anos atrás) era um Samurai e um mestre de Jujutsu.
Casale: Você recomendaria o cross-training em outra forma de Budo?
Abe: Nos velhos tempos do Bushi (guerreiros) iria treinar em talvez 18 diferentes artes em caso de necessidade de batalha. Eles soco, pontapé, atirar e praticar quebrando ossos e técnicas de espada sobre os cadáveres de seus inimigos. Embora isto pareça cruel, permitiu a Bushi ter um conhecimento verdadeiro e "sentir" para que suas técnicas poderiam realmente fazer a um corpo humano. Eles também poderiam empregar o uso de muitas armas diferentes no terreno e de cavalo. Então, sim eu recomendaria cross-training. Você deve estar familiarizado com muitas artes diferentes.
Casale: os diferentes princÃpios das artes diferentes promover confusão ou conflito no aluno?
Abe: Se uma arte marcial que está sendo ensinado corretamente, todos os princÃpios essenciais devem ser os mesmos e complementam um ao outro. Há somente um corpo humano. Quando eu digo que se familiarizar com muitas artes, não me refiro à prática na segunda-feira Shotokan, Goju na terça-feira, Jujutsu na quarta-feira, etc ... etc ... Eu quero dizer que você deve ter uma mente aberta para explorar os princÃpios, técnicas e métodos de treinamento ensinou em outros estilos. Estudo do Budo com uma mente aberta.
Casale: Você recomendaria que Karateka Shotokan estudo algumas das versões originais de Okinawa dos nossos katas e alguns outros katas Okinawan que não são encontrados no Shotokan?
Abe: Certamente! Isso é muito importante. Muito Importante! O estudo dos katas Okinawan é uma obrigação para o avançado Karateka Shotokan. Ele permitirá que você para ver e compreender melhor a evolução de nossos dias modernos Kata. Ele lhe dará insights caso contrário não é possÃvel de atingir. Muitas técnicas que temos não mudou muito nos últimos 40 anos, mas nos 40 anos antes que o Karatê mudou muito. É por isso que precisamos estudar os antigos katas Okinawan. Esses katas são como uma janela para o nosso passado. Nós nem sequer têm Mawashi Geri antes da Segunda Guerra Mundial. Nakayama Sensei introduzido Mawashi Geri e Miyata Sensei (que era Kohai para Sensei Nakayama) ajudou a desenvolvê-la. Tanto Nakayama Sensei e Sensei Miyata eram conhecidos por terem um extraordinariamente poderoso Mawashi Geri.
Casale: As versões modernas dos katas prática que hoje são muito diferentes das versões originais de Okinawa. Como você se sente sobre todas essas mudanças?
Abe: No que diz respeito ao significado dos katas, as mudanças não foram boas. No que diz respeito ao corpo humano, as mudanças foram muito positivas. Nakayama Sensei foi o primeiro a fazer a investigação cientÃfica sobre Karate Kata e, em particular. Suas descobertas e insights que lhe permitiu desenvolver a nossa Karate no que é hoje. Através do treinamento no Karate do Sensei Nakayama ele continua a ensinar a todos nós.
Casale: Sensei, você disse, "Com respeito ao significado dos katas, as mudanças não foram boas." Você pode explicar isto?
Abe: Sim, claro. Os katas foram originalmente concebidos para Budo. Kata era uma biblioteca de técnicas para incapacitar e até matar os adversários. Lembre-se, a origem de muitos katas e técnicas foram chinês China e estava envolvido em muitas guerras. Estes métodos de luta finalmente encontrou seu caminho para Okinawa Okinawa e foi envolvido em guerras. Lembre-se, era tudo combate corpo a corpo não havia bombas inteligentes guiadas por laser para trás então. Killing estava cara a cara, feito pela mão do guerreiro. Pensar sobre a realidade do mesmo. Eles lutaram por suas vidas entre os corpos de seus amigos. Houve gritos, sangue e matando todos ao seu redor. Isso desenvolveu um foco mental no guerreiro que é indescritÃvel e muito provavelmente inatingÃvel, a menos que eram na realidade aterradora de mão em mão, face a face da guerra. As técnicas encontradas em Kata veio da experiência de campo de batalha real, onde matar e matar rapidamente se necessário. Mas a guerra de hoje é diferente do que a guerra do passado. E nós não somos guerreiros de batalha que matam numa base quase diária. Sensei Funakoshi Karate desenvolveu em um "DO" em oposição a uma "JUTSU" (uma Arte e Filosofia Way of Life em oposição a apenas técnicas de combate). Sensei Funakoshi modificou as Katas de ser fisicamente mais exigente e mais centrada na dinâmica do corpo e da beleza . Isto permite que o aluno se concentrar em derrotar o seu adversário mais perigoso e moderno, ele mesmo. Esta transição de Jutsu para fazer também era necessário para trazer o Karatê ao Ministério da Educação no Japão a ser ensinada nas escolas. Isto permitiu Karate-Do de crescer e, eventualmente, ser praticado por milhões de estudantes como é hoje. Então, na transição do Karatê Jutsu de fazer, algo foi perdido, mas algo muito maior foi adquirida. O Budo ainda está em nossos Katas de qualquer maneira. Se você treinar duro e estudar profundamente, você verá que a maioria dos princÃpios e técnicas originais ainda estão vivos e bem. Eles só olhar diferente.