Autor Tópico: HISTORIA DO KARATE MARANHESE COMPLETA  (Lida 216 vezes)

Offline Gustavo ribeiro

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 1
  • Votos: +0/-0
HISTORIA DO KARATE MARANHESE COMPLETA
« Online: Maio 01, 2016, 11:52:12 »
HISTORIA DO KARATE MARANHESE COMPLETA

O primeiro a ministra aula de Karate no Maranhão por volta de 1968, foi o professor Murilo Pinheiro que instalou uma academia na Av. Magalhães de Almeida. Inicialmente a bela arte ficou muito restrita a poucos alunos, como aos comandantes de aviação Gaudêncio, Edimilson, Pedrada e outros.
Posteriormente houver a chegada do professor José Ribamar Alves  “O Prof.Zeca”  discípulo do mestre Minoru Massu, um dos pioneiros do karate na região Norte do País.
A convite do Coordenador de esporte do Costa Rodrigues - professor Cláudio Vaz dos Santos – o Prof. Zeca passou a ministrar as aulas de karate no referido ginásio de esporte, dando acesso a um grande público. Foi tão grande a aceitação que a freqüência chegava a registrar mais de 300 alunos, nos dois turnos.
O sucesso na expansão do karate motivou o Prof. Zeca a instalar sua própria Academia, num sobrado da Rua Afonso Pena, no centro de São Luis, transferindo-se posteriormente para a Rua Candido Ribeiro, Praça da Misericórdia, Beco do Palácio e Clube dos Sargentos na Candido Ribeiro. O professor Zeca como era chamado pelos seus alunos, formou grandes discípulos dentre os quais o autor deste trabalho.
Existiam também no Maranhão outros lutadores de Karate como o Paulo Gonçalo Monteiro da Cunha que era aluno do Benedito Nelson Augusto dos Santos o “Mão de Ferro”.
Em 05 de maio de 1972 o Mestre José de Ribamar Alves instalou a Academia REAL KARATE, iniciando o Karate Shorinji em São Luís do Maranhão, tornado-se o primeiro faixa-preta de karate do Estado.   
Em 4 de junho de 1973, através do professor José Ribamar Alves – O mestre ZECA, tendo sucessivamente auferido suas graduações de 1º Dan em 24.11.1978 com o mestre Minoru Massu da Federação de Pugilismo do Pará, 2º Dan em 03.12.1989; 3º Dan em 06.12.1992; 4º Dan em 06.12.1997; 5º Dan em 13.12.2003 e o 6º Dan em 30.11.2010, sendo estas graduações conferidas pela Banca Examinadora da Confederação Brasileira de Karate.
Ainda como 1º Dan o Professor Joaquim Pedro Almeida Ribeiro idealizou e organizou a 1ª competição de karate do Maranhão – fora da Academia – esta competição, mesmo interna foi realizada em estabelecimento oficial – Ginásio Charles Moritz.
Em 1978, o Professor Pedro - como é conhecido pelos karatecas – solicita ao seu mestre, autorização para instalar seu Dojô. Esta autorização foi concedida. Assim nascia o Dojô da Budô-Kan, exatamente em 03 de março de 1978, na Av. Getulio Vargas, em uma sala cedida pelo Professor Reynaldo Farai. No ano seguinte foi transferido para outro prédio na mesma avenida.
Em julho de 1979 a Academia Budô-Kan, mais estruturada, organiza o I Interclubes Interestadual. Da competição participaram a Associação D. Luis I, de Belém e Budô-Kan, de São Luís. Nos anos seguintes este evento ocorreu já contando, também, com a participação do estado do Piauí. Hoje este evento é reconhecido pela Confederação Brasileira de Karate e incluído no seu calendário.
Os primeiros grandes seminários de karate do Maranhão também foram realizados pela Academia Budô-Kan. Destes seminários participaram consagrados e reconhecidos mestres, como Minoru Massu, Carlos Benedito, Yoshizo Machida, Sadama Uriu, Ivo Rangel, Takashi Shigueda, Sergio Takamatsu, Koji Takamatsu, Teruo Furusho, Nilson Tavares, Lirton Monassa, Paulo Vieira, José Pereira, Celso Rodrigues e Aldo Lubes.
O Departamento de karate da Federação Maranhense de Desporto, criado em 19.11.1985, teve como primeiro diretor, o Professor Joaquim Pedro Almeida Ribeiro. Nomeado através da portaria nº 056/85. À frente do Departamento de karate, o professor Pedro pode dar legalidade aos exames de faixa dos atletas ligados ao Departamento de karate, assim como legitimar os eventos oficiais, e graças a esse Departamento a primeira equipe maranhense de karate pode participar de um campeonato norte nordeste realizado em Belém – Pará pela Universidade Kokushikan do Japão onde o Maranhão conseguiu o 3º Lugar no Shiai Kumite com uma equipe formada pelos atletas Joaquim Pedro Almeida Ribeiro, Ademar Alerson, Abraão e Antonio Sousa.
Em 1990 Professor Xu implanta o Karate Goju-Ryu no Maranhão.
E os avanços da bela arte no Maranhão estão associadas à ação empreendedora do Professor Pedro – Diretor Fundador da Federação de karate do Estado do Maranhão, Diretor Técnico e seu Pr Fundada em 08.11.1989 pelo seu idealizador Professor Joaquim Pedro Almeida Ribeiro e amigos como Hilton dos Santos Pacheco, Joel Durans Medeiros, Joaquim Sales de Oliveira Itapary Neto e outros que compuseram a primeira diretoria, teve como primeiro Presidente o comerciante Joel Durans Medeiros, sendo fundadores legais as seguintes entidades: Budô-Kan, Leão Clube de Pugilismo, América Futebol Clube e Sampaio Correia.
Em 17 de dezembro de 1994, João Raimundo dos Santos funda a Federação de Karate Shotokan do Estado do Maranhão Interestilo. 
Em 1996, foi implantado o estilo Shito-Ryu, através do Professor Robervaldo Ribamar Pereira, resultado de um rápido treinamento na Hayashi-Shito-Ryu do Brasil em São Paulo, na cidade de Jaboticabal.
Sob a égide da Federação de Karate do Estado do Maranhão foi realizado o I Campeonato Estadual da Modalidade, o qual teve como campeão individual no kumite o atleta Antonio José da Costa Lima. Presidente nas gestões 1997 a 2000, 2001 a 2004  e 2005/2008.

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.468
  • Votos: +4/-2
Re:HISTORIA DO KARATE MARANHESE COMPLETA
« Resposta #1 Online: Maio 07, 2016, 19:57:31 »
Boa noite Xará,

Pra ser completa, tem de se mencionar Sensei Tadashi Takeuchi que em parceria com Sensei Murilo graduou muito dai de S Luiz.

Inclusive existe o projeto de se fazer uma estatua dele numa praça da cidade.

Recomendo entrevista com Sensei Murilo ou mesmo Ivan Sarney.

Abs
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ