Autor Tópico: Kung fu Águia branca, a origem do Karate ?  (Lida 318 vezes)

Offline matsazuka

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 29
Kung fu Águia branca, a origem do Karate ?
« Online: Fevereiro 06, 2016, 12:44:22 »
Achei esse documentário no Youtube e achei interessante, realmente percebe-se alguns pontos similares ao karate de Okinawa, como katas, técnicas, e historia. Os praticantes de Karate visitam mestres na China, Taiwan e Okinawa para entender melhor essa ligação entre duas artes marciais que parecem distintas hoje em dia.

Achei legal compartilhar ( O documentário está em ingles e as legendas também )



Digam oq vc acham sobre essa arte marcial e se realmente existe uma ligação direta ;)


Offline Platão

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 262
Re:Kung fu Águia branca, a origem do Karate ?
« Resposta #1 Online: Fevereiro 06, 2016, 15:24:30 »
Realmente parece, mas na real todas artes marciais se parecem um pouco, rs. Segundo ouvi, todas vieram da Índia, e depois China.
Não conheço sobre estilos de Kung-Fu, mas já assisti aulas e eles tem bases e golpes parecidos com o Karatê.
OSS!

Offline Cabadapest

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 987
Re:Kung fu Águia branca, a origem do Karate ?
« Resposta #2 Online: Fevereiro 06, 2016, 16:17:46 »
O que conhecemos hoje como Karate-do é uma arte marcial essencialmente nativa de Okinawa, mas que sofreu influência de outras culturas, entre as influências o “Kung Fu Garça Branca”.

Sobre o documentário, é o melhor entre todos que já assisti, porque foi muito bem idealizado e porque desmistificou a existência do personagem histórico “Ryu Ryu Ko”. Gostaria muito que o cinema abraçasse um projeto dessa importância.

Cadê o Sensei Eros e o Sensei Tsuki???Eles podem explicar melhor este negócio.

Osu!
"Aquele que está consciente de suas próprias fraquezas será senhor de si mesmo em qualquer situação." Funakoshi.

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.443
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re:Kung fu Águia branca, a origem do Karate ?
« Resposta #3 Online: Fevereiro 06, 2016, 18:52:58 »
Osu,

Documentário muito bacana!
Obrigado matsazuka por compartilhá-lo!

Como disse certa fez aqui no fórum, basicamente todas as pesquisas sobre a origem das artes marciais orientais (até mesmo as ocidentais, salvo algumas exceções) convergem para Índia, mais especificamente ao Vajramushti, sendo o seu desdobramento mais contemporâneo o Kalaripayattu.

É impressionante a semelhança entre alguns movimentos do Shotokan e as técnicas de punho do Kalaripayattu. Uma pesquisa rápida basta para fazer uma comparação. Certamente, as posturas mais antigas advindas da Índia parecem mais baixas, mais exageradas, mais alegóricas (com grandes giros), apresentando maior relação com o Kung Fu.

Não vou adentrar no mérito histórico, pois isto é muito complexo e demanda explicações e referências extensas. Contudo, apenas para exemplificar alguns pontos, observem o vídeo abaixo:



Não saberia confirmar o nível do Kalari executado, mas esta é a demonstração mais próxima do que estamos habituados a ver num Dojo de Shotokan. Existem muitos vídeos sobre o Kalaripayattu, mas os achei mais abstratos ou mais difíceis de serem interpretados, motivo pelo qual o que expus logo acima foi o mais imediato que encontrei.

Em alguns Dojo de Shotokan é possível treinar técnicas semelhantes ao Kalaripayattu, algo muito mais remoto que o Te de Ryukyu. São posturas mais baixas, às vezes parecidas com Yoga (outro derivado indiano), aparentemente sem objetividade técnica (como nos Kata).

Se no Kung Fu essas técnicas não fossem mais explícitas, eu arriscaria dizer que certa vez houve um contato maior entre Ryukyu e a cultura indiana sobre artes marciais, já que, através das leituras corporais, o Te se parece muito mais com o Kalari.

Seria realmente preciso um livro para contar toda a história - e ainda assim não seria nem 1% do que sabemos. Certamente outros estudiosos como o Sensei Eros tecerão comentários pertinentes de grande valia. Outros membros do fórum precisam ser necessariamente convocados aos novos debates, visto que possuem grande conhecimento, inclusive sobre estes temas.

Um detalhe importantíssimo que não poderia escapar: a maior semelhança entre as artes marciais da Índia e Ryukyu ainda é o uso da tanguinha! O antigo Te e o Kalaripayattu certamente não me apeteceriam se fosse pra usar meio pedaço de pano pra cobrir as partes!

;D :D ;)

Osu.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.


Offline St0n3h0us3

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 172
  • Respeito Acima de Tudo.
Re:Kung fu Águia branca, a origem do Karate ?
« Resposta #4 Online: Fevereiro 10, 2016, 22:55:18 »
Muito bom,
uma verdadeira aula de história, esse documentário.
Oss
"Melhor lutar por algo, do que viver para nada."
#############################
Igor Pedreira

Offline matsazuka

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 29
Re:Kung fu Águia branca, a origem do Karate ?
« Resposta #5 Online: Fevereiro 10, 2016, 22:58:37 »
Realmente o Kalari apresenta muitas caracteristicas semelhantes ao Kung fu e ao Karate, apesar de nó não termos como julgar a qualidade do praticante, como ja citado. Muito interessante como essas tecnicas são abordadas de maneira diferente. Obgd por compartilhar esse video.

Osu