Autor Tópico: Masatoshi Nakayama e seu Legado...  (Lida 3117 vezes)

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Masatoshi Nakayama e seu Legado...
« Online: Fevereiro 10, 2008, 13:12:19 »
Ontem terminei de ler o livro KARATE DINAMICO(Edição Brasileira).
Ja o havia lido inumeras veze, na edição em Ingles.
Impressionante como o livro esta ainda muito atual. NUNCA houve nada parecido no mercado editorial mundial sobre Karate do.
Realmente, o lançamento deste trabalho de vida de Nakayama Sensei fez a diferença no mundo do Karate Japonês. Lançado no Japao, em 1966 como SHINKIOTEY KARATEDO(Um novo metodo de ensino do Karate do), tornou-se best seller instanteneo na epoca e alavancou o estilo SHOTOKAN a um nivel nunca antes visto por nenhum outro estilo e sistema. Junta-se a ele, o Curso Especial de Instrutores(Shidoin-Keiko) e a JKA torna-se a escola mais conhecida do mundo.
NUnca o Karate do esteve vinculado a bases cientificas e explicado tão detalhadamente antes do trabalho de Nakayama. Pode-se dizer que ele criou outro Karate, muito mais forte tecnicamente que o Karate praticado nos tempos de Funakoshi.
Com o lançamento dos Videos de kata nos anos 80 Nakayama SEnsei encerra seu Legado.
Infelizmente após a sua mote nada de novo ocorreu no mundo d Karate do.
Muitos o acusam de ser o reponsavel pelo estado que o Karate do de hoje se encontra, porem, não foi esse tipo de competição que ele criou. Shobu Ipon era o sistema dele, e estetica nunca foi criterio para julgamento do Karate que ele visualizava.
Nakayama Sensei realmente faz falta no mundo do Karate do.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: Masatoshi Nakayama e seu Legado...
« Resposta #1 Online: Fevereiro 10, 2008, 19:08:32 »
Sou adepto da linha Nakayama Sensei de Kata, embora tenha conhecimento das diferenças existentes na linha Kanasawa Sensei, tendo toda a sua coleção de livros já disponibilizada no Brasil, lendo regularmente de forma repetida, inclusive o livro acima (Karate Dinamico) citado que já li umas três vezes e não canso de reler.

Se Funakoshi é considerado por muitos como o pai do karate shotokan (casa de shoto, este que era o pseudônimo que assinava seus poemas e que significava Pinheiros ao vento), sem deixar de considerar que ele era Shorin, o fato é que considero, particularmente, Nakayama Sensei como o Pai do Karate Shotokan contemporâneo, de forma a efetivamente torná-lo um estilo de karate conhecido e respeitado mundialmente, uma vez que na essência não o era outrora por não ter a terminação ryu.

Oss !!!
« Última modificação: Fevereiro 10, 2008, 19:52:53 por Antonio Pêcego »
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Offline Gakusei

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 225
  • Votos: +0/-0
Re: Masatoshi Nakayama e seu Legado...
« Resposta #2 Online: Fevereiro 10, 2008, 20:28:45 »
Sem a menor dúvida. O sensei Nakayama fez um formidável trabalho científico com o karate e sua prática moderna, relatado em livros excepcionalmente bem escritos e ilustrados. Uma pena foi não ter tido um seguidor a altura. Sensei Asai, o substituto de Nakayama na JKA, foi um gênio do karate, e talvez tivesse dado o novo salto técnico na JKA, caso seu grupo tivesse ganho o controle da JKA. Mas ganhou o grupo do Nakahara, hoje 10o. dan da JKA, sem qualquer história no karate, a não ser política, que colocou o sensei Suguiura, o atual instrutor chefe da JKA, que faz tempo que não veste um karate-gi.

Acho que estamos longe de ter uma nova contribuição ao karate que chegue aos pés da que fez o sensei Nakayama.

Gakusei
« Última modificação: Fevereiro 10, 2008, 21:58:06 por Gakusei »
Gakusei - A. Azevedo-Filho

Offline RicardoCosta

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.591
  • Votos: +2/-1
Re: Masatoshi Nakayama e seu Legado...
« Resposta #3 Online: Fevereiro 11, 2008, 18:43:42 »
Esse é o grande problema..... Seguidores que se distanciam do que seus mestres ensinaram, talvez porque tenham medo de ficar na sombra deles. Agradeço a Deus por ter tido o privilégio de aprender com gente que veio da linhagem direta de Nakayama Sensei e resolveram permanecer fiéis a ela.

Oss
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!