Autor Tópico: outros estilos de karate  (Lida 21129 vezes)

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
outros estilos de karate
« Online: Maio 23, 2006, 08:43:43 »
Olá Pessoal ,

Aqui no fórum tem praticantes de outros estilos de karate além do shotokan, será que vcs não poderiam identificar os estilos e falar um pouco sobre eles: ex.: origem, objetivos, características, formas de treinamento e katas que fazem parte da sua linha de karate.

Oss,

Ari – Santos/SP

Kaiko

  • Visitante
outros estilos de karate
« Resposta #1 Online: Maio 25, 2006, 09:58:56 »
Olá amigos,

Eu pratico o estilo Goju Ryu ( Na verdade, Goju Kai, linhagem de Gogen Yamaguchi). Seria difícil detalhar todos os aspectos quer você sugere, contudo podemos tratar disso aos poucos.

Esse estilo foi concebido por Chojun Miyagi, no início do século passado, baseado em outra escola de lutas de Okinawa com relação ao Shotokan. Enquanto o estilo do mestre Funakoshi surgiu do Shuri-tê, Goju surgiu do Naha-tê, ou seja, estilos praticados em diferentes locais da ilha.

O nome do estilo foi escolhido ao acaso por um aluno do mestre Miyagi no momento de uma apresentação, e tem muita ligação com as características do estilo. Go (rígido) e Ju (flexível) sugere a alternância de movimentos que são aplicados em conforme a situação do combate, a circularidade marcante do estilo, cuja influência chinesa é perceptível além de uma remissão filosófica, pois Goju denoma a relação de opostos, como o princípio chinês do Yin e Yang.

No Japão, o estilo foi difundido por Gogen Yamaguchi, que criou a IKGA e denominou o estilo como Goju kai (kai e ryu têm praticamente o mesmo significado=escola ou estilo). Tal mudança se deve a algo bastante conhecido por nós :  disputas de poder - o pessoal de Okinawa contra o pessoal do Japão. Hoje, a IKGA é representada pelo filho do mestre Gogen - Goshi Yamaguchi.

No Brasil, o responsável pela divulgação do estilo Goju Kai foi o mestre Riyuzu Watanabe, falecido em 1998. Atualmente, o estilo que deveria ser difundido e fortalecido, talvez pela entidade legada por Sensei Watanabe USFKG (União Sul Americana das Federações de Karatê Goju Ryu), mas não tem, em minha opinião, um trabalho concentrado para esse propósito, uma vez que a entidade, hoje, abraça diversos estilos de luta (não só do karatê). Infelizmente, poucos conhecem o estilo, não sabem onde praticá-lo, os campeonatos  têm regras baseadas em estilo olímpidos (os desprezíveis pontinhos!! - cada soco, o juiz interrompe a luta, putz!!!), e por aí vai.

Bem, como disse, não quero me estender muito  mais, pois senão a postagem se torna muito cansativa. Para saber um pouco mais sobre os detalhes técnicos e históricos, proponho alguns links. Se tiver mais questões, podemos discutí-las. Seguem:

http://www.karatebarretos.com.br/historiadokarategojuryu.php

Site de um professor Shotokan, mas que apresenta materiais sobre outros estilos;

http://www.gojukai.hpg.ig.com.br/

http://www.gojuryu.com.br/ (site da ex USFKG)

http://br.geocities.com/karategojukai/

Este último sou eu que construo, beeeeeem aos poucos, a passos de tartaruga cansada  :oops: , mas é o que tempo me permite. É humilde, mas tento fazer o melhor.

Desculpem o tamanho da postagem!!


OSS

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
outros estilos de karate
« Resposta #2 Online: Maio 25, 2006, 10:22:49 »
Olá kaiko,

O R. Watanabe não começou o goju com o o Mestre Akamine ? Não sei se estou certo, mas no Brasil o karate goju que é filiado a WKF e do Sensei OSHIRO (JUNDOKAN) e do Yonamine (MEIBUKAN) que tem raiz em Okinawa. Mas o que consta como oficialmente filiado a WKF  não e o gojukai do Gogem Yamagushi ? Isto não causa problema aqui no Brasil ?

Oss,

Ari - Santos/SP

Kaiko

  • Visitante
outros estilos de karate
« Resposta #3 Online: Maio 25, 2006, 10:53:58 »
Rapaz...você me pegou!!  :lol:

Todas são linhagens diferentes...a linhagem do Sensei Watanabe é do Japão, ligada   IKGA, no Japão. Aqui no Brasil não sei como funciona, sei que há o reconhecimento da USFKG, mas desconheço até que ponto. O fato é que qualquer um abre uma Federação hoje em dia! Não quero dizer, com isso, que a União (ou antiga União, lamentavelmente) seja clandestina ou picareta - mas é apenas o que acontece normalmente quando há discordância dentro de agremiações...  :x

Peço licença para postar o histórico do Sensei Watanabe. O texto foi retirado do site: www.gojuryu.com.br


HANSHI RYUZO WATANABE

Nasceu em Fukushima, Japão em 29 de Janeiro de 1.923. Saiu do Japão, com seus familiares em Dezembro de de 1.929, como passageiros em um navio cargueiro, desembarcou no Brasil em 07 de Fevereiro de 1.930.

Bem cedo foi atraído pelas artes marciais, começou a praticar jiu-jitsu, Kendô e Judô, além de suas ocupações na lavoura e como caminhoneiro. Porém, foi só aos 37 anos que encontrou no karatê a arte que modificaria o sentido de sua vida. Não foi tão fácil, entretanto seu acesso a essa prática. Tentou um contato com Mestre Harada, de São Paulo, e conseguiu treinar com Mestre Seichi Akamine. Procurou a Associação Brasileira de Karatê que por ser, na época, uma organização muito fechada não lhe permitiu acesso imediato. Foi através de um empregado seu, chamado Haishi, no entanto que pode penetrar naquele local, para um primeiro treino, inusitadamente vestindo camiseta e calça de linho. Passaria, daí em diante, a praticar seis exaustivas horas por dia com toda a dedicação de que era capaz e indiferente a opiniões alheias.

Coincidentemente, nesta ocasião a I.K.G.A. (Japão),  procurava expandir-se na América do Sul, fundando uma base de atuação, e a partir do Brasil representar o estilo Goju-Ryu nos 13 países do eixo sulamericano. Foi através de uma visita do Mestre Doi à nossa terra que Sensei Watanabe recebeu a determinação de tomar o cargo de Diretor da Sucursal por nomeação direta do Grande Mestre Gogen Yamaguchi do Japão.

Foi assim que, em 1.963, Sensei Watanabe se tornava diretor da Associação Brasileira de karatê, em 1964, Vice-Presidente e em 1965 tomava posse na Presidência da Associação Cultural de Karatê. Sensei Watanabe foi também presidente da U.K.G.B. (União de Karatê-Dô Goju-Ryu do Brasil) e U.S.K.G. (União Sul-americana de Karatê-Dô Goju-Ryu) e Vice-Presidente da I.K.G.A. (International Karate-do Goju-Kai Association).

A Goju-Ryu, entretanto, começou definitivamente em São Paulo a 15 de setembro de 1.975, quando o Hanshi Watanabe, foi oficialmente nomeado pelo Mestre Gogen Yamaguchi. A partir desta data, começou a sua dedicação ao estilo Goju Ryu, criando pólos de desenvolvimentos em todos os Estados Brasileiros e vários países da América do Sul.

O Hanshi Ryuzo Watanabe, a partir de então, dedicou praticamente toda sua vida ao Karatê Goju Ryu da (I.K.G.A.) promovendo  eventos ou tarefas que beneficiassem seu estilo, seja com sua técnica apurada,  portador de um carisma invejável, por onde passava conquistava seguidores, a extrema sensibilidade mais a imaginação e a intuição, juntaram-se a motivação, simplicidade e a amizade para romper os laços que uniram o espírito à realidade. mesmo com idade avançada e doente (sem que a maioria de seus filiados soubessem), sempre dava o exemplo, sendo o primeiro a chegar e o último a sair em todos os eventos da Goju-Ryu.

Hanshi Ryuzo Watanabe faleceu em 5 de dezembro de 1.998.

9o DAN - 05/12/1999 - IKGA

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
outros estilos de karate
« Resposta #4 Online: Maio 25, 2006, 15:57:34 »
Kaiko,

1- O treinamento do kakete e o kote kitae é importante no Goju Kai ou tem outros exercicios que são mais treinados hoje em dia  :?:  :?:

2- Qual o kata que costuma representar o goju ou que tem uma maior importância  :?:  :?: (eu particularmente gosto de treinar o sanchin).

Não tem mais ninguém de outros estilos shorin, wado etc....

Oss,

Ari - Santos/SP

Kaiko

  • Visitante
outros estilos de karate
« Resposta #5 Online: Maio 25, 2006, 23:40:30 »
Oss Arivaldo,

Primeiro gostaria de pedir desculpas por minha ignorância, mas não sei o quais seriam as técnicas de sua primeira questão. Tente me dizer o que são, no Shotokan, pois talvez eu as relacione com o equivalente no Goju;

Sobre os katas, o Sanchin, como você já adiantou é o mais importante, seguido pelo Tensho. Ambos são a base do estilo. Treinamos o Sanchin com muita concentração, e um companheiro golpeia aquele que executa o kata, ou lhe opõe resistência aos movimentos para colaborar com a maneira mais correta de prática.

Oss.

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
outros estilos de karate
« Resposta #6 Online: Maio 26, 2006, 08:39:54 »
Kaiko, o shotokan não faz esse tipo de treinamento. São exercicios de treinamento para firmeza, fortalecimento e calejamento do ante braço podendo ser incluídos canelas e abdomen. Esse tipo de treinamento é comum nos estilos de Okinawa.............
O tensho eu já vi fazerem e gostaria de aprender.........

Oss,

Ari - Santos/SP

Offline tzuki

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 248
  • Votos: +0/-0
outros estilos de karate
« Resposta #7 Online: Maio 26, 2006, 08:43:03 »
Além do Sanchin e Tensho, tem um kata que eu acho que representa e é característico do Goju Ryu que é o Suparimpei, que foi trazido da China pelo sensei Kanryo Higashionna a sua autoria é desconhecida, sendo o kata mais longo do estilo Goju-ryu.

O nome Suparimpei foi dado por Chojun Myagi, antes esse kata era chamado de pechurim, que era o nome original chinês.

Até!!
"Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder." Abrahan Lincoln

****...Jeff....****

Kaiko

  • Visitante
outros estilos de karate
« Resposta #8 Online: Maio 26, 2006, 09:24:35 »
Olá Amigos,

Obrigado por me esclarecer, Ariovaldo. Fazemos sim bastante exercícios de calejamento. Em meu dojo, tais práticas são executadas entre os parceiros, seja na aplicação dos kihons ou em práticas específicas onde calejamos o antebraço e ao mesmo tempo fortalecemos o ombro, pois tal atividade é baseada na resistência de praticante para praticante. Para ser mais claro, bem a grosso modo, exemplifico  este treino como se fosse algo semelhante a um "braço de ferro", porém o atrito seria entre os punhos em movimentos de uke característicos do karatê e base santin dachi.

Calejamos também as canelas, com golpes de "canela com canela", ou na aplicação dos kihons, nos quais o parceiro defende os chutes com as mais diversas técnicas. Espero ter conseguido explicar de maeira clara este tipo de treinamento.

Você tem razão, o Tensho é muito interessante, além de ser um kata bonito. Outros katas que definem bem o estilo, tidos como clássicos, e que deixei passar batido são : Saifa, gekisai dai ichi e ni, e seinchim.

O Tzuki expôs o histórico do Suparimpei, que faz parte dos katas mais avançados, assim como kururunfa, sanseru, seisan, sepai, entre outros.

Vale lembrar que o Goju Kai, linhagem Yamagushi, possui 10 katas que não fazem parte da linhagem de Okinawa. São os Taikyoko katas, ou katas iniciantes. Foram introduzidos pelo mestre Yamagushi para os iniciantes se habituarem as movimentos básicos do estilo.

OSS.

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
outros estilos de karate
« Resposta #9 Online: Maio 26, 2006, 11:23:22 »
Interessante a história do goju....................noto que a respiração na execução do kata e bem acentuada e algumas posições feitas bem baixo (shiko dachi). Quantas linhagens do goju temos no Brasil tem muito diferença entre elas ?
No shotokan temos: Gohon kumite, kihon Ipon, Jyu Ipon e Jyu kumite, como é feito no Goju ?

Oss,

Ari - Santos/SP

Offline tzuki

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 248
  • Votos: +0/-0
outros estilos de karate
« Resposta #10 Online: Maio 26, 2006, 13:36:01 »
Ari,

Vamos lá:

Pelo menos as que eu sei aqui no Brasil, as linhagens do Goju-Ryu são:

 :arrow: Okinawa Karate-do Goju-Ryu Shobukan - Masanobu Shinjo (Okinawa) -Sensei Yamauchi (Brasil)

:arrow: Goju-Kai - Gogen Yamaguchi (Japão)

:arrow: Okinawa Meibukan Goju-Ryu - Meitoku Yagi (Okinawa) - Sensei Yonamine (Brasil)

:arrow: Ken - Shin - Kan - Shikan Akamine (Brasil)
Obs.: Sensei Akamine faleceu antes de finalizar seu método.

:arrow: Ken - In- Kan - Sensei Oshiro (Brasil)

A postura mais enfatizada no Goju é a Sanchin, mas também trabalha com muita ênfase o Shiko-dachi, por ter em quase todos os katás da linhagem Okinawa (menos no Sanchin e Tensho).

No Ken-Shin-Kan tem fortes influências do Uechi-Ryu onde pode-se notar no kata Kansha, criado pelo Sensei Akamine.


Alguém mais que se manifeste para completar isso aqui!
Até!!
"Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder." Abrahan Lincoln

****...Jeff....****

Kaiko

  • Visitante
outros estilos de karate
« Resposta #11 Online: Maio 26, 2006, 13:58:24 »
Pois é! Apesar de interessante, eu lamento muito a atual situação do estilo, pois não percebo nenhum trabalho sério para difundí-lo. Bem, mas este não é meu ramo, meu negócio é treinar e me aperfeiçoar.

Ariovaldo, você falou corretamente sobre a importância da respiração para o estilo. Este aspecto influênciou bastante o kyokushin, pois Ams Oyama foi aluno de Yamagushi. Veja, a seguir um trecho da trajetória e adaptação feita pelo mestre Gogen ao estilo:

"Yamaguchi juntou ao sistema Goju os "Taikyoku katas"  métodos de treinamento para iniciantes como preparação para katas mais avançados. Na combinação de prática religiosa com o treino de karate, incorporou a yoga e a religião e todos esses aspectos anteriores e fundou, em tempos recentes, o Goju-Shinto. Estabeleceu a inter-relação de mente e corpo e consubstanciou as funções da respiração e da meditação como essência no entendimento das artes marciais. Esta a razão, no Goju, do exercício respiratório “IBUKI”, concentração total dos músculos num todo, trazendo a mente e corpo para um estado de “vazio coerente”.

FONTE: http://www.gojuryu.com.br/

Além do Shiko dachi, outra postura bastante treinada é o neko ashi dachi. Álias, a alcunha de Gogen Yamagushi é "O Gato", pois era muito hábil nesta postura.

Na realidade, não sei muito sobre as linhagem espalhadas no Brasil. As que conheço um pouco é a do Sensei Yasunori Yonamine, representante da Meibukan. Pelo que li por aí, esta linha preza muito pelos katas e meditação (acho que isso ocorre mais no Japão). Da linha J.K.F. Goju Kai não há representantes no Brasil. Há, ou havia, não sei, um professor seguidor desta facção : Sensei Arthur Xavier de Oliveira Filho.

Temos a inda a linha Seigokan, com representação no Rio de Janeiro, e acho que por último a linhagem Jundokan, representada por Pedro Oshiro, da FPK.

No site http://www.karatebarretos.com.br/ há um longo texto onde algumas especificidades destas escolas são abordados. Mais adiante, se quiser, posso resumir por aqui a história.

Sobre os aspectos técnicos, treinamos o kihon ido ichi, ido ni e Kihon Oyoido. Há inúmeras outras técnicas, porém estas são as principais. As aplicações destes kihons é o nosso Gohon kumite.

Treinamos muitas técnicas de shiay kumitê (eu particularmente não gosto, mas...) e jyu kumitê também. Álias, em meu dojo, só praticamos Jyu na hora do combate. O sensei passa as técnicas de Shiay para nos manter atualizados.

A partir dos katas Gekisai, há também a aplicação dos golpes contidos nos katas avançados. Chamamos de bunkai.

Escrevi muito. Conforme nosso tópico se desenvolve eu posto mais informações. Assim pesquiso mais a fundo questões sobre as quais não tenho muita clareza.

OSS.

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
outros estilos de karate
« Resposta #12 Online: Maio 26, 2006, 15:01:44 »
Tsuki, Kaiko, vcs são da mesma associação ? Qual o nome do seu Sensei ? Tirando o Taikyoku katas o restante dos kata são iguais ou dependendo da linhagem muda ? No que consiste esses exercícios respiratórios chmado  “IBUKI” ? Eu vejo sempre fotos do Gogem Yamagushi fazendo zazem embaixo de cachoeira esse tipo de treino é comum no goju ?

Oss,

Ari - Santos/SP

Offline tzuki

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 248
  • Votos: +0/-0
outros estilos de karate
« Resposta #13 Online: Maio 26, 2006, 15:21:22 »
Fala Ari!!

Eu não sou da mesma associação do Kaiko não.
Sobre o zazen, na K.I.K. não é muito utilizado, não sei nas outras linhagens.

O Ibuki é empregado com muita frequencia na execução dos katas e exercícios de kihons.

Até!!
"Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder." Abrahan Lincoln

****...Jeff....****

Kaiko

  • Visitante
outros estilos de karate
« Resposta #14 Online: Maio 26, 2006, 20:23:11 »
Amigos,

O Tzuki já adiantou, não somos da mesma associação. Fico contente em contatar um praticante Goju que segue outra linhagem. Li em várias fontes que Pedro Oshiro representava a Jundokan. Esta associação é o mesma que Ken in Kan?

Não praticamos Zazen na Goju linhagem Yamagushi. Há os cumprimentos normais sentamos em seiza e praticamos o mokuso, mas nada semelhante ao zazen.

Pelo que sei, os katas, a excessão dos taikyokos, são os mesmo em todas as linhagens Goju, com alterações sutis em alguns movimentos.

O Ibuki é muito importante, indispensável nos katas Sanchin e Tensho.


Abraços.