Sem questionar estilos, acho interessante divulgar a materia.
Bushido conta história de Shihan IsobeJoana Matushita
27/02/2010 – O editor-chefe da revista francesa Karate Bushido, Ludovic Mauchien, esteve em São Paulo, esta semana, para fazer uma matéria sobre a história de Shihan Seiji Isobe. “Já conhecia o Brasil, mas é a primeira vez que visito a capital paulista”, contou o jornalista. Ele acompanhou o treino noturno da quinta-feira na Academia Kyokushin Liberdade e ficou impressionado com o que viu. “Shihan Isobe é muito verdadeiro. Sabe do que está falando”, analisou o francês.
A revista Karate Bushido existe desde 1974 e é a maior publicação sobre artes marciais da Europa. “É como a Black Belt nos Estados Unidos”, compara Mauchien. Ele explica que, na década de 70, a prática de artes marciais na Europa se restringia basicamente ao Karate. “Por isso o nome da revista passa a impressão de que falamos apenas de Karate, mas não é verdade”.
Ao longo dos doze anos de trabalho na Karate Bushido, Mauchien visitou muitos países, cobriu diversos campeonatos e conheceu atletas e mestres de várias modalidades. “Posso dizer que Shihan Isobe não é como muitos que conheci, que se dizem ‘mestres’ ou ‘grão-mestres’, mas quando os vejo em ação não são tão bons quanto falam”. E completa: “Shihan Isobe não é do tipo que fala; ele faz. Ele não considera os alunos pessoas inferiores a ele, não os trata como se fossem nada. Ele ensina, supervisiona”.
Durante a entrevista, Shihan Isobe falou do dia em que conheceu Mestre Masutatsu Oyama, em maio de 1968. “Até então, eu não acreditava que alguém pudesse realmente ter lutado contra um touro, mas ao ver aquele homem grande e forte - numa época em que todos os mestres de karate eram magros e franzinos – tive a certeza de que ele era capaz de vencer qualquer um”.
Na sexta-feira, Mauchien foi à Francisco Filho Ichigeki Academy, em Bragança Paulista (SP), entrevistar Shihan Francisco Filho. A matéria da Karate Bushido abordará, também, a primeira vez em que um estrangeiro conquistou o título de campeão mundial de Kyokushin, feito alcançado por Shihan Filho em 1999.
Segundo Mauchien, a matéria deve ser publicada na edição de maio ou junho