Autor Tópico: O karate-do é um só  (Lida 3432 vezes)

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
O karate-do é um só
« Online: Julho 11, 2008, 09:46:05 »
Olá relendo o livro "Karate-do - O meu modo de vida" deparei-me com um dos capitulos intitulados   "O karate-do é um só" que mostra como mestre Funakoshi pensava a respeito do desenvolvimento do karate-do.

Transcrição de um trecho do livro:
"Em minha opinião, um problema sério que assedia o karate-do atual é a predominância de escolas divergentes. Acredito que isso terá um efeito deletério sobre o desenvolvimento futuro da arte.
Como sabemos, havia em Okinawa, nos tempos antigos, duas escolas, Naha-te e Shuri-te, e considerava-se que tinham ligação com duas escolas do boxe chinês chamadas Wutang e Shorinji kempo que floresceram durante as dinastias Yuan, Ming e Chin...O que sabemos é que as técnicas da escola shorei se adaptavam melhor a uma pessoa de corpo grande, enquanto as técnicas shorin eram mais adequadas a pessoas de compleição menor e de menos força. Ambas as escolas tinham suas vantagens e desvantagens . A escola shorei, por exemplo, ensinava uma forma mais eficaz de autodefesa, mas lhe faltava a mobilidade da escola shorin. As técnicas de karate dos dias atuais adotaram as melhores qualidades das duas escolas. Repito que isto é como deve ser. No karate-do contemporâneo, não há lugar para escolas diferentes. Sei muito bem que alguns instrutores proclaman ter inventado katas novos e incomuns, e assim se arrogam o direito de ser chamados fundadores de "escolas" já ouvi até mesmo pessoas atribuirem a mim e a meus colegas a denominação de escola shotokan, mas me oponho firmemente a essa tentativa de classificação. Minha convicção é que essas "escolas" deveriam fundir-se numa única, permitindo assim ao karate-do evoluir de maneira organizada e benéfica na direção do futuro do homem. by Funakoshi Gichin"


.............só posso dizer que é uma pena que não escutaram mestre Funakoshi.

Ari - Santos/SP

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: O karate-do é um só
« Resposta #1 Online: Julho 11, 2008, 10:01:48 »
Oss


Nem o Mestre queria a Arte dividida como está,mas a arrogância , petulância,vaidade de muitos nos colocaram nesta situação de hoje que é de cada um por si e que se dane o resto.

Para piorar continuam as teimosias de que o ,eu é melhor e o teu é pior >:(

Será que um dia qdo não restar mais nada aprenderemos algo !!!!!!!

Oss
alberto.
yama-Alberto S. Almeida

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: O karate-do é um só
« Resposta #2 Online: Julho 11, 2008, 10:02:37 »
Olá!
Muito bem lembrado em colocar esse texto do Funa caro Ari.
O problema não são de estilos,e sim de praticantes.Temos praticantes apaixonados pela Arte,como também praticantes que a praticam somente pela prática.Essa diferença é que faz os melhores e piores.
Oss!
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: O karate-do é um só
« Resposta #3 Online: Julho 11, 2008, 11:30:53 »
Oss,

Sensei Gichin Funakoshi também fala, assim como Sensei Okuda e o meu Sensei (Chicão) - e como o própio POP FILM Kuro Obi (muito bom) - que o Karatê-Do é algo que se desenvolve dentro da pessoa, é uma luta interna... A única pessoa que tem que ser vencida é você mesmo... Na verdade "vencida" é uma palavra que não combina... A pessoa não pode ser "derrotada"! Preguiça, Ego, Orgulho demais... Essas coisas do Karateca.net.

Acho difícil que as pessoas consigam, pelos menos um dia, pensar dessa forma... Sem reparar no que o outro faz de "errado". As vezes o "errado" pode ser apenas um "diferente de você"...

A parte física do Karatê-Do se modela à sua estrutura... Não você que se modela a estrutura do Karatê-Do. Se eu fosse chutar como o meu professor... Avé maria... Eu iria me estourar, me partir no meio e não conseguiria... Mas estou tentando!

"Conheça a Si para poder, então, compreender o próximo".

Oss...

Agora, como de ritual... Dessam o Pau!  ;D :D ;)
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Jose Fernando Pimentel

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 272
  • Votos: +5/-5
Re: O karate-do é um só
« Resposta #4 Online: Julho 11, 2008, 12:56:23 »
Essa idéia de unificação da arte e de um só Karate vem da forte influência de Jigoro Kano, que conseguiu unificar várias escolas de Ju-Jutsu criando o Judo. Foi o artista marcial mais influente do século 20. No entanto, nem todos os estilos de Ju-Jutsu se fundiram no Judo, permanecendo várias escolas com seu método e conceito original. Nem mesmo Kano conseguiu essa unanimidade.

Na minha opinião a idéia de Mestre Funakoshi de um Karate único só pode ser explicada pela paixão dele pela arte e o temor de ve-la perder a identidade. Ele sabia que existia mais de um Karate e que a unificação seria impossível, mas qual mensagem deixar para as futuras gerações ? A de procura pela conciliação ou o separatismo.

Acho que essa idéia de Karate único é impossível e insisto no que já falei aqui antes, que nossa beleza é nossa diversidade, e evolução social é convivência de diferenças, e não unificações fictícias.

Oss.

Offline Rodrigo (Rodfu)

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 776
  • Votos: +0/-0
Re: O karate-do é um só
« Resposta #5 Online: Julho 11, 2008, 14:49:59 »
Na verdade o sensei Kano mesclou 3 ou 4 escolas de JJ quando criou o seu Judo. Porém, elas eram tão diversas quanto hoje são as de karate. Não houve unificação nenhuma, o Judo prevaleceu sobre as outras escolas de JuJutsu porque acabou sendo reconhecido pelo Butokukai enquanto as demais acabaram sendo quase marginalizadas. O fato é que o sensei Kano era um homem extremamente influente no Japão, era realmente detentor de muito poder.

No karate o sensei Mabuni tentou fazer algo parecido quando juntou diversas escolas na Shito-ryu por meio dos kata. São mais de 50 e incluem todo o Shotokan, todo o Goju e outras escolas mais. Infelizmente a idéia não pegou.
Abraços,
Rodrigo

Offline Pablo Vinícius Smanioto

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 216
  • Votos: +3/-18
Re: O karate-do é um só
« Resposta #6 Online: Julho 11, 2008, 16:15:42 »
O que o Judo fez foi é passar o trator por cima de todos os estilos antigos de Ju jutsu (Koryu Ju Jutsu), sendo que muitos mestres de Koryu Ju Jutsu preferiram se unir ao Kodokan Judo do que perecerem, os que não se uniram foram marginalizados como bem disse o Rodrigo, ou escorraçados através de disputas (shiai), ou acabaram virando peças de museu.

Essa é a "união" que o Judo fez.

Offline Kihoken

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 249
  • Votos: +4/-0
Re: O karate-do é um só
« Resposta #7 Online: Julho 11, 2008, 17:37:20 »
É da natureza humana separar e classificar. É assim como aprendemos a entender o mundo. Em todos os âmbitos os seres humanos tentam se diferenciar, por que na diferença esta o conhecimento.
Mas nas artes é preciso ultrapassar o conhecimento e tentar atingir a sabedoria.
Meu mestre me diz: “A sabedoria não é a suma de conhecimento, a sabedoria é a coragem de abrir mão do conhecimento para enxergar alem”
Ele se referia as artes plásticas (minha profissão), mais acho que se pode aplicar as artes marciais.
Desde esse ponto de vista, as diferenças entre as escolas é apenas conhecimento. Alem do conhecimento, o Karate é um só.
Oss!

Kohai Gabriel Bertazzoli.

Offline Troyman

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 667
  • Votos: +5/-16
Re: O karate-do é um só
« Resposta #8 Online: Julho 11, 2008, 21:57:09 »
Vamos lá.

A unicidade do Karate-Do está na sua essência.  Os conceitos fundamentais dos diversos estilos são os mesmos.  O que difere é a forma externa das performances de cada escola.  A arte é fruto da criatividade do gênio humano e as coisas não são diferentes para as artes marciais, entre elas o Karate-Do.  A arte pode encantar um determinado interloculor desde que seja expressa do fundo do coração do artista.  Se tomarmos por analogia a pintura, o que aconteceria se todos pintassem da mesma forma?  O que aconteceria com a diversidade?  E se só existisse uma única técnica de pintura?  Estaríamos fadados à mesmice e, certamente, a pintura já não existisse como expressão nem interessaria mais às pessoas.  O mesmo acontece com a música, com a dança, com a literatura, com todas as expressões do gênero humano.  Vamos dar graças a Deus pela diversidade do Karate-Do.  Só precisamos é ter cuidado com a verdadeira tradição das escolas.  É preciso que cada escola não se esqueça das suas origens, pois só assim é possível manter a credibilidade.  A modernização é o caminho da evolução e a evolução significa perpetuação e inibe a estagnação e, por conseguinte, a extinção.  Mas é nas origens que se encontra a tradição que produz a verdadeira história da arte, pois sem história nada sub-existe.  É por isso que o Karate-Do tem que continuar tendo os seus estilos e todos esses estilos têm mais é que se unir para continuar a existir, pois, desta forma, eles se completam uns aos outros e mantêm a essência. 

E vivam os estilos!

Saudações   ;)   :)   :D
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ

Offline Kihoken

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 249
  • Votos: +4/-0
Re: O karate-do é um só
« Resposta #9 Online: Julho 12, 2008, 06:44:02 »
Sensei Troiman, o senhor falou muito bem. Concordo. Mas se me permite agrego que junto com a diferença vem também os grupos, as associações, e inevitavelmente as comparações. E estas nunca são objetivas. Não é casualidade que todos os praticantes de artes marciais acham seu estilo melhor que os outros (e lógico ninguém vai dedicar anos de esforço e sofrimento a algo no que não acredita). Tomamos uma posição e depois a defendemos. Partimos do que queremos demonstrar. É por isso que sempre estamos certos e os outros errados.
Origem e tradição são muito importantes, não existiria conhecimento sem elas. Mas isso não é Arte. É tradição, é historia. É para se debater, para se discutir, para se defender. A arte acontece em outro âmbito. A arte acontece quando entramos no dojo e treinamos. É nesse momento de transcendência que o karate é um só.


Se tomarmos por analogia a pintura, o que aconteceria se todos pintassem da mesma forma?  O que aconteceria com a diversidade?  E se só existisse uma única técnica de pintura?  Estaríamos fadados à mesmice e, certamente, a pintura já não existisse como expressão nem interessaria mais às pessoas. 

Observe as crianças pintando. Elas não têm estilos e ainda não tem uma personalidade definida. Você da os mesmos materiais, exige que usem as mesmas técnicas e orienta uma mesma proposta e nunca vai ter dois trabalhos iguais. Pode repetir a experiência todos os dias e sempre terá resultados diferentes.
A valoração da diversidade na arte é relativamente nova. Antes do Renascimento não se valorava o artista por se diferenciar si não por se manter fiel aos cânones que se consideravam validos na sua arte. Mesmo assim é possível distinguir um artista de outro. Isso acontece por que e impossível que um artista seja igual a outro mesmo seguindo padrões rígidos.
No Karate, por exemplo, não se valora a originalidade na execução da técnica. Mesmo assim você tem grandes mestres se diferenciando na manifestação da sua arte.

O que tento dizer e que não temos como evitar a diferença. É natural e vai acontecer. Só não deveríamos valorá-la tanto ao ponto de distanciarmos uns dos outros.

Oss!
Kohai Gabriel Bertazzoli.

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Re: O karate-do é um só
« Resposta #10 Online: Julho 12, 2008, 08:16:01 »
Eu não acredito nessa genialidade quanto da criação dos estilos de karate, para mim foi mais uma bagunça generalizada. A criação desses chamados estilos deu-se por puro ego no sentido de seus criadores serem lideres de alguma coisa. Mesmo que existisse apenas um estilo de karate a diversidade ainda existiria, principalmente no planejamento das aulas. No judo deu certo, idem TKD, porque só no karate é dificil de acontecer ? 
Mestre Funakoshi já naquela época previu que com a competição o karate iria se popularizar e onde isso iria levar, bem como, o que aconteceria com a criação dos chamados estilos de karate para as gerações futuras.

...................mas talvez no karate isso nunca funcionaria, e melhor ficar a bagunça que está, com todas essas organizações e escolas, do que se tornar uma arte marcial organizada.

Ari - Santos/SP

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re: O karate-do é um só
« Resposta #11 Online: Julho 13, 2008, 22:35:56 »
O Karate é de facto só um, os estilos são tão e somente sabores diferentes.

E como disse o nosso amigo Troyman, vivam os Estilos!

Hai!!
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW