Autor Tópico: Uma breve história do karatê  (Lida 4630 vezes)

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 560
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Uma breve história do karatê
« Online: Novembro 24, 2008, 20:08:20 »
Fonte: http://www.beneditonelson.com.br/karate_historia.html

"Uma breve história do Karatê

                   Bodhidarma da Índia, leva o budismo para a China e ensina a luta no templo Shaolin-Zu como forma de ginástica de defesa e ataque, formando daí, vários estilos de luta no Continente Asiático, com pancadas de pés e de mãos (luta a distância), sec XIV.

                    Em Okinawa, ilhas de Ryu-Ryu ao sul do Japão, floresce o combate sem armas devido à proibição de espadas e lanças (1480) imposta pelo Império Japonês, que mudara  na região pelo Senhor Shimazu de Satsuma (1609±), originando a prática secreta de autodefesa pelos praticantes de Okinawa.Alguns estudantes de Okinawa aprendem a luta chinesa (WUTSU): (KEMPO): (CHUANFA). SAKUGAWA. CHATAN YARA e outros (1733-1756).

                   Iniciou-se então, a dinastia da luta que conhecemos como KARATE, chamando-se “Tode” ou “Mãos da China”. Estudantes são a reunião de Fukien, no sul da China e trazem para Okinawa o segredo do combate sem armas.Em Fukien (1853-1915), Liu Liukung ou RYU RYOKO ensina Higashiona Hanryo que volta para a cidade de Naha e tem como melhor aluno Myagui Chogun (1887-1953).

                Myagui Chogun treina os Katas que vindo a ser o precursor do estilo GOJU-RYU. Myagui Chogun ensina os Katas:  Santin, Tenshu, Seyontin, Seifa, Sanseru, Kururunfa, Seppai e outros.

                Matsumura Kosaku, que já tinha aprendido com o mestre Sakugawa, volta à China e aperfeiçoa os Katas e Lutas, na cidade de Tomari e inicia seus ensinamentos (1828 – 1898).

Em Iwah (China) os adidos militares de Okinawa aprendem a lutar (KEMPO entre eles. Matsumura “BUSHI” (guerreiro) que tem como melhor aluno: Itosu Yasu Tsume, ou Anko Itosu (1797 – 1889). Anko Itosu forma escolas em Okinawa de onde  vem se originar os estilos de karate SHORIN que vem a ser SHOTOKAN e WADORYU (1860) na cidade de SHURI em Okinawa.

                 Em Choitsu Hou ou Shuchina um aluno aprende a lutar e retorna como professor Uechi Kambum (1897 – 1910).

No Japão aporta um navio russo e um lutador de SAMBO desafia qualquer luta japonesa (1920).Vão de Okinawa para o Japão, Kama Takaesu, Motobu Choyu e Motobo Choki, aceitar o desafio. O mais novo deles, Motobu Choki acerta em Jeen Kinteru (em japonês) uma pancada no plexo, que vem a falecer seu oponente, após três dias (1920). E no momento da luta é que foi dada a origem ao nome “Karate” ( mãos limpas ), pois acharam que Motobu Choki estava armado no momento do golpe.

É chamado o mestre dessa luta; “Tode de Okinawa” para mostrar aos japoneses de Tokyo, para o centro de lutas KODO KAN de JUDO e vem BUTOKU DEM centro de artes marciais do Japão.

Funagoshi Guishin e Itosu Anku  vão ao Japão com Motobu Choki e já varia demonstrações de Kata e defesa pessoal. Iniciando os ensinamentos nas faculdades de Takudai e Waseda.

                   Os alunos mais antigos de Funagoshi Guishin lutam o estilo de KARATE SHOTOKAN em 1922 com o mestre e ensinam na Takudai , fundando a NKK ( Associação Japonesa de Karate ) . Entre os melhores alunos, Otsuka Hiroki não concorda com a luta Jiu-Kumite como forma esportiva e se desliga de Funagoshi Guishin , fundando o estilo WADO RYU.

É fundado o estilo GOJU RYU pelo mestre Myagui Chogun, tem entre os melhores alunos Yamaguchi Goguen (1928).

O professor Mabuni Kenwa aprende os dois tipos de luta de Okinawa de Naha e de Shuri. Juntam  o estilo SHITORYU com Katas dos estilos GOJU e SHOTOKAN.
Matsutatsu Oyama se delsiga do GOJU RYU e funda a KIOKUSHINKAI, “Karate de Contato” ou “Karate de Briga”, difundindo o KARATE no Mundo, lutando contra homens e touros no Ocidente.

                   No Brasil, é aberta a primeira academia de KARATE em São Paulo (1957) pelo professor MITZUZUKE HARADA, vindo da Universidade de Waseda, do estilo SHOTOKAN.

                   O professor Shikan Akamine, 7º grau do estilo GOJU RYU vem oficialmente ensinar KARATE no Brasil, no clube Santos em São Paulo.

                   O professor  Yoshihide Shinzato divulga o estilo SHORIN em Santos/ SP (1958).   

                   A N.K.K. (Nihon Karate Kyokai) é representada no Brasil pelos professores  Sadamu Uriu, Yasutaka Tanaka, Jiuti Sagara e Tetsuma Higashino, que ensinaram em São Paulo,  na Vila Prudente (1958).

                   Em São Paulo é difundido o estilo WADO RYU pelos professores Koji Takamatsu, Michizi Buyo e Sussumu Suzuki.

                   É fundada a CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE KARATE (CBK) no BRASIL e seu presidente, primeiramente foi Marcelo Arantese depois Edegar Ferraz. As primeiras associações de KARATE oficiais em São Paulo são: SEIBUKAN do professor Juichi Sagara, a ABK (Associação Brasileira De Karate) de Shikan Akamine e seus alunos Ryuzo Watanabe, Paulo Nakaema, Pedro Yukota, Miguel e outros.

                   No Rio De Janeiro as primeiras associações oficiais são: KOBUKAN do professor Yasutaka Tanaka e Lirton Dos Reis Monassa; SHIDOKAN do professor Sadamu Uriu e seus alunos Duncan, Willian, Raimundo, Kohara (irmãos) em 1972+ e a HIEN KAN do professor Benedito Nelson A. Santos  e seus alunos Teruo Furusho  e  Eurico De Oliveira Santos."

Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Offline Troyman

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 667
  • Votos: +4/-16
Re: Uma breve história do karatê
« Resposta #1 Online: Novembro 25, 2008, 00:11:21 »
Caro Antonio Pêcego

Com todo o respeito que tenho pelo Benedito "Mão de Ferro", pela sua história de vida e pelo seu caráter, este resumo me parece um tanto ou quanto confuso.  Nomes aparecem equivocados e alguns fatos estão misturados ou fora de cronologia.  Até prefiro não comentar sobre os erros e os equívocos apresentados (talvez alguém até acabe achando que estou postando apenas pelo prazer de criticar e o esteja fazendo sem justificar por não ter conhecimento, por não ser do meu estilo, etc., não é nada disso).  Parece coisa de quem ouviu o galo cantar mas não sabe em qual terreiro.  É uma pena, pois me lembro bem de um dos encontros promovidos pela Federação de Karate do Estado do Rio de Janeiro, dirigida na época pelo falecido Sensei Teruo Furusho, onde o Benedito fez uma bela apresentação da História do Karate no auditório da Fundação Osório para uma platéia composta por uma gama variada de karate-kas dos mais diversos estilos já praticados no Brasil.  O "Mão de Ferro" falou dos mestres Sokon Matsumura, Anko Itosu e Kosaku Matsumora com grande desenvoltura, mencionando que eles tinham sido professores de Gichin Funakoshi, como quem conta uma fábula encantada que prendeu a atenção de todos os presentes que o ouviam em completo deleite.  É uma pena, pois o texto apresentado não faz jus à personalidade tão marcante do Benedito.  A impressão que me dá é que, ao tentar resumir uma história tão ampla e complexa como a origem do Karate, o interlocutor deixou-se atropelar pela profusão de nomes, fatos e datas.  Quero crer que o texto não tenha sido escrito pelo próprio Benedito, mas por algum auxiliar com pouco conhecimento ou que tenha se baseado em fontes não lá muito confiáveis.  Isso é ruim, pois os mais jovens, que não conhecem a história mas gostariam de aprender, vão continuar sem conhecer, embora já tenham uma pequena idéia do assunto.  Acho que, embora seja um resumo, deveria haver um maior cuidado ao se colocar esse tipo de informação na Internet.  Já chega o que existe de picaretagem na Wikipedia, pois isso acaba com a credibilidade da nossa tão querida arte marcial.

Saudações   :(
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.351
  • Votos: +2/-0
Re: Uma breve história do karatê
« Resposta #2 Online: Novembro 25, 2008, 07:09:54 »
............realmente, quem escreveu fez uma salada com a história do karate-do. Os fatos e datas estão desencontrados.



Ari - Santos/SP

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.425
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: Uma breve história do karatê
« Resposta #3 Online: Novembro 25, 2008, 07:39:07 »
Oss!
Eu acho que vocês deviam apontar os erros sim, já que vocês os identificaram. Até porque o nosso amigo postou esse texto aqui, isso aqui é um fórum, ele portanto sabe qeu estaria sujeito a isso, a críticas, e nesse caso críticas mais do que construtivas.
Eu por exemplo não sei desses fatos direito. vou ficar pensando o que? vou reter qeu tipo de informação? Vou descartar o texto todo? (achei demais interessante a idéia de um material com esse conteúdo. muito importante... porém...)
Mesmo assim, que bom, obrigado, por terem alertado para esse fato!
Oss!
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline Jose Fernando Pimentel

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 272
  • Votos: +5/-5
Re: Uma breve história do karatê
« Resposta #4 Online: Novembro 25, 2008, 11:03:15 »
O especialista em história do Karate é o Troyman, mas isso tá uma salada. Só vou fazer um comentário sobre Wado no Brasil. O início do Wado no país foi com o Takamatsu na década de 60 (não sei o ano), que foi professor do Buyo. Quando eu comecei atreinar em 1974 já haviam Academias em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com os prodessores Takeo Susuki, Hideto Hironaka, Buyo, Taura, Chaves e Afonso. O Susumo Suzuki chegou uns três anos depois.

A única coisa esquisita foi o Buyo começar a treinar em 64 ou 65 e em 74 já ser 5o. Dan. Vai ser bom assim no ...  ??? ???

Oss.