Esse ai foi um dos grandes Karatecas que o Brasil teve a honra de ter.Dizem que foi um dos melhores no Karate nos anos 60-70.Pela sua história percebe-se que alem de Karateca ele formou-se tambem em Hakko Ryu JU JITSU e Karate Ryobu Kai.Impressionante curriculum......gostaria de perguntar ao veterano Prof. Ricardo Delia, se chegou a conhece-lo pessoalmente.Tem uma foto ali que ele diz ter siudo Professor do Denilson Caribé....http://sohakubastos.blogspot.com/search/label/decada50-60
Prezados,De há muito ouço falar, sempre bem, do Professor Sohaku Bastos. No entanto, estranhei a legenda da foto onde ele se coloca como professor do Denilson Caribé.Fui aluno de Caribé Sensei de 1973 a 1985, quando da sua morte e nunca tinha ouvido falar sobre esta relação. Para não ser leviano, liguei para o Professor Antonio Aderne, meu amigo há mais de trinta anos, e o mesmo, a despeito de tecer vários elogios ao Professor Sohaku, negou que Caribé sensei tenha sido aluno deste. Aderne inclusive aduziu que por ocasião do inÃcio da carreira de Caribé, o Professor Sohaku estava na maior parte do tempo no Japão.Sem querer lançar nenhuma mácula ao professor em questão, apenas restabelecendo a realidade de um fato. Um abraço a todos, em especial ao Professor Roberto, que em algumas oportunidades, em outro forum, teve a gentileza de esclarecer-me algumas dúvidas.Isaias Brito
Landeira, prezado amigo.Fico feliz em "encontrá-lo" por aqui e muito agradecido pela lembrança, e referencia. Sabia, e lembro muito bem, que vc era bom Karateca, mas da sua qualidade como competente historiador nunca tive conhecimento, tenha certeza que sua contribuição é importantÃssima quando vc traz fatos relevantes da história do Karatê, bem como informações pormenorizadas como aconteceram.Pessoalmente, sempre me interessei pela manutenção da memória da nossa Arte Marcial, com sua clara e objetiva intervenção aprendi mais sobre momentos significativos e lembrei de outro tanto, de coisas e pessoas, como por exemplo do Professor Oishi (não é o Oishi Sensei da NKK) que conheci em Tóquio, junto com o Dorival Caribé, quando fomos recebidos em sua casa e ele relembrou o inÃcio do grande Mestre Denilson no Karatê.Lembro, quando nos conhecemos em 74 na academia do Paulão e por volta de 1980 treinando conosco algumas vezes, aqui em São Paulo, junto com a Fernanda (almocei com ela há poucos meses aqui em SP).Caro amigo, mantenha sua participação aqui no Fórum, o que trará mais qualidade com seus comentários e colocações as discussões que surgem em inúmeros tópicos.Um forte e fraternal abraçoOssPS meu e-mail particular é ricardodelia@treinamentofuncional.com.br
...O fato de alguém treinar com outro de forma eventual não o torna "aluno" deste Ao longo de 36 anos de karate, já tive o privilégio de treinar com quase todos os grandes professores brasileiros e japoneses. Com os professores Tanaka, Sassaki, Inoki, desde a adolescência. Não posso afirmar, no entanto, que sou aluno de qualquer um deles.