Autor Tópico: Juarez Alves Jacaré Kan  (Lida 8554 vezes)

Offline KATASHOTOKAN

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 873
  • Votos: +0/-0
  • KARATE-DO só quem pratica sabe a força que tem
Juarez Alves Jacaré Kan
« Online: Novembro 01, 2009, 10:44:06 »


Oss!
“O propósito supremo do KARATE-DO não está contido na vitória, nem na derrota de adversários, mas, no aprimoramento do caráter, da personalidade e da honra de seus praticantes."

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re: Juarez Alves Jacaré Kan
« Resposta #1 Online: Novembro 01, 2009, 15:57:40 »
Mais um grande Mestre BRASILEIRO que tentaram apagar.
Mas nós temos memoria. Sabemos da cometencia dele. Parabens.
Respeito se conquista, com sangue, suor e muito treino.Jacaré é referencia nacional.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re: Juarez Alves Jacaré Kan
« Resposta #2 Online: Novembro 01, 2009, 18:57:16 »
Roberto Sensei, geralmente quem é daqui do nordeste não tem repercussão... seja no Karate ou em outras artes marciais, vide o legado de pessoas como os irmãos Hemetério (pedro, paulo e chico), os Irmãos Moura (Jurandir e Jairo) e os irmãos Gomes ( Ivan, Jose e Jaíldo) no jiujitsu e no vale tudo... praticamente ninguém sabe quem são eles mesmo sendo pioneiros, e os que tiveram um breve momento de reconhecimento, o tiveram por associação a algum Gracie ou por se mudar temporariamente para o "sul"... Jacaré Kan não é excessão... aqui ele é uma lenda e um ídolo... não conheço um karateca que se preze que não o conheça por aqui, mesmo quem não é karateca as vezes já ouviu falar da lenda... passou do sul da Bahia, pronto... ninguém sabe mais quem é...

O mesmo ocorreu com Kawamura sensei... ele veio junto com Tanaka pra cá, morou na academia dele, foram contemporaneos no karate da takudai e tudo o mais, quando ele morava por aí era visto sempre com tanaka, sagara, uriu e outros... ao vir para cá nos anos 60... foi totalmente esquecido por aí... aqui todos conhecem... estava falando outro dia por email com diogo sensei (de Uriu sensei) e ele me fez as seguintes observações:
Citar
...
 
Mas agora qdo estava scaneando umas fotos antigas que se encontravam na NKK, para uma homenagem que queremos fazer no nosso XV Camp Brasileiro, me chamou a atencao a foto de um japones que eu nao conhecia, qdo perguntei a ele, ele disse ser o Kawamura, como ele estava do lado dele em algumas fotos, perguntei-o se eram mto amigos, ele me respondeu que o sensei Tanaka era mais amigos do sensei Kawamura, que estudaram juntos na Takudai, e que ele era do Judo.
 
O sensei Uriu eh 7 anos mais velho que o sensei Tanaka, por esse motivo acredito que eles realmente nao tenham estudados na mesma classe, o sensei Asai por exemplo era tres classes mais novo que o sensei Uriu na Takudai, todavia o sensei Kawamura, assim como o sensei Uriu  no comeco do Karate no RJ treinavam na Kobukan, que eh de propriedade ate hj do sensei Tanaka e o sensei Kawamura dormia dentro da Kobukan, isso ate onde ele me explicou, eu mesmo tenho uma memoria mto ruim, mas gostaria de ter tempo e paciencia de escrever tudo que o sensei Uriu ja vivenciou, infelizmente pecamos mto em nao documentar historias do Karate, que a memoria some com os anos, mas agora com a era da Internet tem facilitado um pouco...


Citar
"Caro Andre Farkatt,
 
Parece que o que relatei bate com a historia que vc ja sabia, por mim nao ha problemas em divulgar ,pois so relatei o que o sensei Uriu me disse a poucos dias atras, pena em nao puder ajudar mais, nao gosto de ficar perguntando muito ao sensei Uriu historias do passado, mas se ficar incentivando-o sempre vem mais histoiras.
 
Infelizmente as pessoas sao preconceituosas e egoistas, isto eh do ser humano, e o nicho RJ e depois SP eh que ficaram com a historia do Karate no Brasil, e com o isolamento do sensei Kawamura, que para mim so soube a pouco, ficou escondido na historia do Karate e em PE, mas nao na mente dos mais antigos, e olha que treino mais de 31 anos, mas nunca fui um pesquisador ou de boa memoria.
 
Certo que existem otimos professores e atletas de Karate Mundo a fora, e eu ja vi mtos, mas a desuniao que nos toma infelizmente nos faz ter nichos de historia e cada um tenta ser melhora que a outra, vide JKA, JKS, WKF, todas vieram do mesmo lugar, e lutam por seu espaco, isso sem contar os outros estilos fora do Shotokan, como disse, preconceito e egoismo.
 
...

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re: Juarez Alves Jacaré Kan
« Resposta #3 Online: Novembro 01, 2009, 19:33:31 »
Caro Farkatt,

Existe a banda boa e a banda podre no Karate do Brasil.
Certamente, Sensei kawamura e Sensei Alves pertencem à primeira.
O problema é que gente assim não é valorizada no país PROBLEMA, onde se vc não for esperto(leia-se FDP) não entra pra panela.
Ambos tem respeito dde quem entende de Karate do.
Muitos pensam ter...apesar do Jaleco que usam...
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline KATASHOTOKAN

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 873
  • Votos: +0/-0
  • KARATE-DO só quem pratica sabe a força que tem
Re: Juarez Alves Jacaré Kan
« Resposta #4 Online: Novembro 01, 2009, 19:50:56 »
Dileto Farkatt,
Também sou nordetisno, mas você sabe o nordestino é antes de tudo forte por natureza.
Quem é do meio do Karate sabe reconhecer o valor desses dois samurais, o Karate lhes deve muito.
Oss!
“O propósito supremo do KARATE-DO não está contido na vitória, nem na derrota de adversários, mas, no aprimoramento do caráter, da personalidade e da honra de seus praticantes."

Offline Toha

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 440
  • Votos: +0/-0
  • Karate-dô Shotokan.
Re: Juarez Alves Jacaré Kan
« Resposta #5 Online: Novembro 01, 2009, 20:46:29 »
 8)...
« Última modificação: Janeiro 05, 2010, 09:33:47 por Toha »

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: Juarez Alves Jacaré Kan
« Resposta #6 Online: Novembro 01, 2009, 23:29:10 »
Oss,

KATASHOTOKAN,


Muito bom o vídeo divulgado aqui sobre o Sensei Juarez, personalidade muito citada no Dojo de meu Sensei, principalmente quando queremos exemplificar o que vem a ser Karate-do de verdade.

-//-

Concordo com a posição do Sensei Roberto sobre a "panela", e acredito que nomes que não fazem parte da "sopa" tendem a sumir, o que de vista é no caso do Sensei Juarez, ícone do Karate-do nordestino...

...e puxando um gancho no assunto, também penso que parte desse esquecimento se dê pela grande exaltação apenas dos nomes japoneses que praticam Karate-do aqui no Brasil (e exterior). Óbvio que alguns, como Okuda Sensei, sempre serão modelo de Karate-do para qualquer um; seja qual for a nacionalidade. Entretanto, deve-se reconhecer também pessoas de origem não nipônica, que deram seu sangue e suor pela arte marcial, com isso se destacando ao ponto de serem referência assim como os "japas".

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline yoda

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 40
  • Votos: +0/-0
    • http://
Re: Juarez Alves Jacaré Kan
« Resposta #7 Online: Novembro 02, 2009, 12:58:04 »
Se alguém tiver alguma dúvida sobre a competência de Alves sensei, pergunte a Yamamoto Hideo o sufoco que ele passou com Juarez, quando estava morando com Machida sensei no Pará.

Isaias

Offline Chicão1956

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 94
  • Votos: +0/-0
Re: Juarez Alves Jacaré Kan
« Resposta #8 Online: Dezembro 31, 2009, 10:20:09 »
Yoda, conta mais desse "causo" com o sensei Yamamoto.

Fabrício Novaes

  • Visitante
Re: Juarez Alves Jacaré Kan
« Resposta #9 Online: Dezembro 31, 2009, 11:36:35 »
 Oss,

    Segundo  um Shihan aqui d Belém, q conviveu e treinou por pelo menos 1 ano com sensei Yamamoto qdo este morou aqui em Belém, e presenciou a luta de Sensei Jacaré com sensei Yamamoto, depois q Jacaré lhe aplicou o soco, seria melhor q este nunca tivesse feito isso, pois yamamoto sensei lhe impôs um castigo sem igual e bateu muito nele.
« Última modificação: Janeiro 05, 2010, 09:40:41 por Fabrício Novaes »

Offline akev

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 111
  • Votos: +0/-0
Re: Juarez Alves Jacaré Kan
« Resposta #10 Online: Janeiro 05, 2010, 08:26:14 »
     Caro colega, Fabrício Novaes!

 Vc está muito enganado, a luta do sensei Alves e Yamamoto, não foi em Belém, mas sim  em Natal,  no Grupo de Fuzileiros Navais de Natal, em uma apresentação em comemoração ao dia do Marinheiro, e outra,   como todos nós sabemos que o Sensei Yamamoto não é muito bom em  defender,  ele é um lutador muito bom pra atacar , sabendo disso o Sensei Alves partiu pro ataque  e o atingiu com um Oi Zuki ,  que  por sinal não foi  um soco  tão forte, mas  o suficiente  pra  que o Sensei Yamamoto, após a luta , orientado pelo Sensei Machida, fosse ao Dentista pra Extrair  o dente, e esse dente ainda está até hj na Odontoclínica do Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal. E por fim , não existiu massacre por parte do sensei Yamamoto,  realmente ele deu um passapé no Sensei Alves e a luta parou por aí. Oss...
« Última modificação: Janeiro 05, 2010, 08:39:53 por akev »

Fabrício Novaes

  • Visitante
Re: Juarez Alves Jacaré Kan
« Resposta #11 Online: Janeiro 05, 2010, 08:56:53 »
 
Oss,

    Nunca disse q a luta tinha sido em Belém...E pelo visto vc nunca conheceu ou testemunhou um treino ou um curso do sensei Yamamoto p falar de sua capacidade de defesa e principalmente de ataque. Sim eu concordo q o episódio do soco entrou e houve a questão do dente....mas a luta n parou por aí...Moro em belém e pessoas q estavam lá contaram oq realmente aconteceu na ocasião e eu n duvido.

Offline akev

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 111
  • Votos: +0/-0
Re: Juarez Alves Jacaré Kan
« Resposta #12 Online: Janeiro 05, 2010, 09:09:50 »
 Caro colega, vc está enganado, quem disse que o Sensei Yamamoto não era bom de defesa não fui eu , mas sim quem o atingiu e que conhece muito bem o Karatê do Brasil. Que por sinal foi campeão brasileiro ná época  de ouro do Karatê. Oss...

Fabrício Novaes

  • Visitante
Re: Juarez Alves Jacaré Kan
« Resposta #13 Online: Janeiro 05, 2010, 09:21:05 »
 
 Caro colega,

    Eu queria ser atingido dessa forma e ser campeão mundial e referência eterna de karate do em qualquer parte do mundo como sensei yamamoto é e sempre será lembrado.

 Oss.

Offline akev

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 111
  • Votos: +0/-0
Re: Juarez Alves Jacaré Kan
« Resposta #14 Online: Janeiro 05, 2010, 09:32:33 »
 Caro colega, medalhas, títulos..., esse é o grande problema do Karatê atual, só se pensa em  ser campeão + esquecem a essência do Karatê caro Karateca, procure  saber um pouco do Sensei Shirai e vc verá que medalhas não valem nada, hj ele é considerado o melhor Karateca do mundo  e  não teve como o bjetivo dentro do Karatê ganhar títulos, apenas se dedicou ao Karatê priorizando a sua essência. Oss...