Autor Tópico: Shindo Jinen-Ryu e Dojo em Niterói(Rio de Janeiro).  (Lida 6131 vezes)

danto

  • Visitante
Shindo Jinen-Ryu e Dojo em Niterói(Rio de Janeiro).
« Online: Julho 19, 2012, 11:12:03 »
Prezados karatecas,

Tenho lido o fórum com atenção nas últimas semanas e, antes de mais nada, gostaria de parabenizá-los pelo alto nível das postagens. Fico feliz em saber que, ingressando no mundo do Karatê, esse dojo virtual possa nos ajudar a trocar informações.

Mas enfim, o que me faz postar pela primeira vez é, por um lado, a minha vontade em aprender o karatê e, do outro lado, a profusão de estilos e federações, confederações, uniões, etc.

Fui praticante de jiu-jitsu durante alguns anos e, infelizmente, minha academia era um caça-niqueis. Não aprendi nada sobre história, tradição e "cerimonial" das artes-marciais; não havia qualquer padrão de ensino de técnicas, treinando todos de uma vez, misturando faixas e, consequentemente, técnicas avançadas e iniciantes; enfim, uma zorra.
O importante, naquele momento, para o "dono" da academia, era ter o máximo de alunos e alguns troféus.

Sai do Jiu-Jitsu por vários motivos, entre eles por achar que estava ali para aprender a me defender e NUNCA seria capaz de vencer uma luta só aprendendo a levar o cara pro chão...
Pra verem como a academia era ruim, só fui ver arm-lock voador e gilhotina invertida no UFC....hehehe

Então, estou buscando uma academia/dojo onde possa aprender um karatê mais tradicional, com ensino de técnicas que, realmente, me ajudariam a me defender em caso de necessidade. Com relação ao lado "espiritual" ou "estratégico", já comecei a buscar ensinamentos fora das artes-marciais....

Pra concluir, descobri algumas academias/dojos em Niterói (por enquanto, não posso praticar na cidade do Rio por falta de tempo) e só dois estilos disponíveis. Um deles, que me deixou realmente interessado, foi o Shindo Jinen Ryu (http://pt.wikipedia.org/wiki/Shindo_jinen_ryu) do Sensei Tokio Mao.

Como o estilo Jinen-Ryu se utiliza de técnicas de outras artes e faz uma "amálgama" (coisa da Wikipedia...), achei que seria talvez menos "engessado" e,consequentemente, mais "completo" como defesa-pessoal.

Porém, vi que esse estilo é quase desconhecido do pessoal desse fórum, que tratam como karate tradicional quase que só 4 estilos reconhecidos internacionalmente. E, nesse caso, fiquei na dúvida se vale a pena iniciar nesse estilo já que, é provável que no futuro tenha que me mudar pra cidade do Rio, onde não vi nenhuma academia que o adote....

Não queria começar em um estilo e depois ter a surpresa de que o mesmo não é reconhecido por outras academias/dojos, tendo que recomeçar tuuuudo de novo e parecendo tempo perdido.

Era só isso... hehehe Mais uma vez, parabéns aos karatecas do fórum!

Um abraço!
Daniel

OBS: Não usei saudações como "oss" pq ainda tô caçando melhores explicações sobre quando e porque a usamos...
« Última modificação: Julho 19, 2012, 11:13:42 por danto »

Offline julianoferreira

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 532
  • Votos: +0/-0
Re:Shindo Jinen-Ryu e Dojo em Niterói(Rio de Janeiro).
« Resposta #1 Online: Julho 19, 2012, 11:47:09 »
Cara,

primeiro, não fala mal da antiga academia assim. No geral academia de Jiu Jitsu é isso mesmo, por ser uma coisa relativamente recente, e coisa de brasileiro, tem sim uma cara um pouco diferente do que vc considera como "tradicional".

Segundo, nunca ouvi falar nesse estilo.
Eu se fosse você ficaria entre Wado-ryu, Shotokan, Goju, Shito e Kyokushin.

Hai!
Juliano

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re:Shindo Jinen-Ryu e Dojo em Niterói(Rio de Janeiro).
« Resposta #2 Online: Julho 19, 2012, 11:48:51 »
No Rio, procure o dojo Kyokai do SEnsei felipe Martins.

www.kyokai.com.br
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

danto

  • Visitante
Re:Shindo Jinen-Ryu e Dojo em Niterói(Rio de Janeiro).
« Resposta #3 Online: Julho 19, 2012, 12:23:15 »
Juliano,
Rapaz, a academia era ruim mesmo... Não cito o nome do responsável mas o mesmo virou político... Enfim, era tão ruim que, infelizmente, nem posso respeitá-la.
30 a 50 alunos praticando com UM instrutor, sem nenhuma técnica, só com objetivo de dar faixas (algumas pareciam código de barras) e entrar em alguns campeonatos. Como éramos ruins (me incluo, já que "aprendia" ali), nem troféus conseguiam...
Entendo que falar mal de um mestre ou dojo seja "feio". Porém, se era ruim mesmo, o  desonroso seria mentir.
Falando sinceramente, me afastei das artes-marciais, em parte, por isso também. Ali, não se buscava evolução de caráter, cultivo de valores. E, pra mim, isso é errado. Ensinar a bater qualquer um ensina. Cultivar valores corretos aliados à formas eficazes de se defender (diferente de sair batendo... atacando) são poucos.
Mas, mudando de assunto, parece que ninguém conhece o estilo. Pelo que li, é um dos únicos cuja organização não rachou após a morte do fundador. Mas, como vi que a questão dos estilos+confederações tá uma zona, fiquei sem norte. É tanta sigla e estilo que qualquer novato fica com "medo" de se meter numa furada...

katsumoto,
Obrigado pela dica. Só que Jardim Botânico é looonge pacas de Niterói. Sem contar que trabalho no CREA (sem pedras por favor...hehe) e cada hora estou num lugar... Varia entre Maricá, Magé e Niterói... E, sair de Maricá pra JB é dureza pro corpo e, principalmente, pro bolso! hehehe

Offline Bodhi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 987
  • Votos: +0/-0
Re:Shindo Jinen-Ryu e Dojo em Niterói(Rio de Janeiro).
« Resposta #4 Online: Julho 19, 2012, 12:47:25 »

katsumoto,
Obrigado pela dica. Só que Jardim Botânico é looonge pacas de Niterói. Sem contar que trabalho no CREA (sem pedras por favor...hehe) e cada hora estou num lugar... Varia entre Maricá, Magé e Niterói... E, sair de Maricá pra JB é dureza pro corpo e, principalmente, pro bolso! hehehe

Vc quer uma academia no Rio, ou em Nitéroi, ou em Marica...? Deve ter uma porção....Se distância for um critério importante para vc, e não qualidade, vc estara bem servido !

Agora se qualidade for um critério importante, então de fato há poucas opções, e nesse caso eu diria que o JB esta bem perto de vc. Eu me desloco de mais longe para ir a Zona Sul aprender.

Você tem muita sorte pois teve uma resposta certa de primeira. Algumas pessoas ficam anos procurando uma boa orientação, e muitas vezes nunca encontram. Claro que cabe a cada um reconhecer a resposta, pois os caminhos mais fáceis, ou melhor mais perto, são sempre mais atrativos (mas como vc já experimentou não levam a lugar algum no final das contas...).

Bom começo de Karate-Do !
« Última modificação: Julho 19, 2012, 12:58:26 por Bodhi »
______________________
心に空手道 Kokoro ni Karatedō

danto

  • Visitante
Re:Shindo Jinen-Ryu e Dojo em Niterói(Rio de Janeiro).
« Resposta #5 Online: Julho 19, 2012, 12:59:18 »
Bhodi,
Minhas mensagens são longas (eu sempre fui da área de Humanas, é quase um defeito típico) e, as vezes, fica meio confuso.
Simplificando: procuro uma boa academia em Niterói. Achei:
I) http://madeirakarate.blogspot.com.br/ ;
II) http://academiapaulomenezes.com.br/horarios (não sei o Sensei) ; e
III) https://www.facebook.com/JinenKan (tem que ter conta no Face) - Sensei Tokio Mao (http://www.ofluminense.com.br/noticias/151227.asp?pStrLink=63,401,0,151227&IndSeguro=0)  Estilo Jinen-Ryu (alguns links http://www.jkr-uk.org/).

Sobre a Kyokai, vou averiguar sim. Dependendo de horários e valores, talvez seja uma opção. O problema é que:
A) Trabalho em Maricá, Magé e Niterói
B) Resido em Niterói.

Nesse caso, o ideal seria em Niterói pois teria que ir até o Rio, partindo de Maricá ou Magé e depois retornar pra Niterói. Isso levando-se em conta que é necessário fazer baldeação no Rio para chegar no JB... Quer dizer, não é falta de vontade.... mas, se só tiver essa opção, vai ser ela mesmo. Por isso agradeci a resposta.

Não poderia deixar de agradecê-lo. Assinando embaixo do katsumoto, melhora minha visão da Kyokai, deixando-a como opção preferencial no Rio. Obrigado.
« Última modificação: Julho 19, 2012, 13:01:20 por danto »

danto

  • Visitante
Re:Shindo Jinen-Ryu e Dojo em Niterói(Rio de Janeiro).
« Resposta #6 Online: Julho 19, 2012, 15:32:33 »
Como eu não entendo bulhufas de karatê, peço ajuda ao pessoal casca-grossa... Será que vendo esses katas dá pra ter idéia (pelo menos idéia) do estilo?

http://en.wikipedia.org/wiki/Shind%C5%8D_jinen-ry%C5%AB

Se alguém puder ajudar, prometo que trago umas Baden Baden lá de SP...

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re:Shindo Jinen-Ryu e Dojo em Niterói(Rio de Janeiro).
« Resposta #7 Online: Julho 19, 2012, 17:31:58 »
Oss

interessante meio Shito- Ryu / meio  Shotokan / meio Shorin-Ryu...

meio de cada um ..... :o :o :o ::) ::) ::) ::) ::)

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline Aka.Kochira

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 33
  • Votos: +0/-0
Re:Shindo Jinen-Ryu e Dojo em Niterói(Rio de Janeiro).
« Resposta #8 Online: Julho 19, 2012, 23:49:59 »
Bem vindo danto, eu também na adolescência tive uma péssima experiencia com jiu-jitsu que foi o que me fez entrar no karate ( tinha que escolher um esporte para ED.F) chguei a ferrar minha lombar naquela coisa estranha e repeti de ano por não ter como fazer as aulas ed. física e artes cênicas que eram obrigatórias e não aceitaram o atestado  na escola  >__<

Se quiser algo menos "contra-mão" no Rio de janeiro  tem onde Luciano e eu treinamos:

http://www.iskf.com.br/asktrj.html

Talvez não me veja muito lá por estar com o joelho ferrado no momento mas garanto que o treino tem qualidade e o Sensei Alessandro te recebera com cortesia.

o bom é que fica quase do lado da rodoviaria novo rio (caso venha de marica), do metro (barcas~carioca), trem e descida da ponte.

enfim, só posso ajudar com esse local pois quase não conheço outros (menino isolado eu  :-X )


Offline Gustavo Soares

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 40
  • Votos: +0/-0
Re:Shindo Jinen-Ryu e Dojo em Niterói(Rio de Janeiro).
« Resposta #9 Online: Julho 20, 2012, 15:45:26 »
Bhodi,
Minhas mensagens são longas (eu sempre fui da área de Humanas, é quase um defeito típico) e, as vezes, fica meio confuso.
Simplificando: procuro uma boa academia em Niterói. Achei:
I) http://madeirakarate.blogspot.com.br/ ;
II) http://academiapaulomenezes.com.br/horarios (não sei o Sensei) ; e
III) https://www.facebook.com/JinenKan (tem que ter conta no Face) - Sensei Tokio Mao (http://www.ofluminense.com.br/noticias/151227.asp?pStrLink=63,401,0,151227&IndSeguro=0)  Estilo Jinen-Ryu (alguns links http://www.jkr-uk.org/).

Sobre a Kyokai, vou averiguar sim. Dependendo de horários e valores, talvez seja uma opção. O problema é que:
A) Trabalho em Maricá, Magé e Niterói
B) Resido em Niterói.

Prezado Danto,

Quando criança e adolescente treinava karate shotokan em Niterói. Sempre treinei na Marzullo. Na época (minha última parada foi uns 10 anos atrás, quando era na Rua Mariz e Barros e quem dava aula era o sensei Airton) era muito boa. Dos que aparecem nas fotos conheci apenas o sensei Sandoval (que na época era faixa marrom), que é gente boa. Recomendo.

OSS.
« Última modificação: Julho 20, 2012, 15:53:52 por Gustavo Soares »

Offline Drumond

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 1
  • Votos: +0/-0
Re:Shindo Jinen-Ryu e Dojo em Niterói(Rio de Janeiro).
« Resposta #10 Online: Julho 20, 2012, 16:42:40 »
Bhodi,
Minhas mensagens são longas (eu sempre fui da área de Humanas, é quase um defeito típico) e, as vezes, fica meio confuso.
Simplificando: procuro uma boa academia em Niterói. Achei:
I) http://madeirakarate.blogspot.com.br/ ;
II) http://academiapaulomenezes.com.br/horarios (não sei o Sensei) ; e
III) https://www.facebook.com/JinenKan (tem que ter conta no Face) - Sensei Tokio Mao (http://www.ofluminense.com.br/noticias/151227.asp?pStrLink=63,401,0,151227&IndSeguro=0)  Estilo Jinen-Ryu (alguns links http://www.jkr-uk.org/).

Sobre a Kyokai, vou averiguar sim. Dependendo de horários e valores, talvez seja uma opção. O problema é que:
A) Trabalho em Maricá, Magé e Niterói
B) Resido em Niterói.

Nesse caso, o ideal seria em Niterói pois teria que ir até o Rio, partindo de Maricá ou Magé e depois retornar pra Niterói. Isso levando-se em conta que é necessário fazer baldeação no Rio para chegar no JB... Quer dizer, não é falta de vontade.... mas, se só tiver essa opção, vai ser ela mesmo. Por isso agradeci a resposta.

Não poderia deixar de agradecê-lo. Assinando embaixo do katsumoto, melhora minha visão da Kyokai, deixando-a como opção preferencial no Rio. Obrigado.

Olá Danto, sempre treinei na Academia Marzullo onde o Sensei Madeira dá suas aulas em Niterói.

O que posso falar de lá pra você é que o Sensei Madeira é um excelente karateca e professor, 4º Dan, além de muito experiente em saúde esportiva, educação física etc. O citado sensei Sandoval ocasionalmente também dá aulas como Senpai, agora é 2º Dan e possui uma base técnica impressionante. O treino na academia é bastante equilibrado aliando os fundamentos tradicionais do karate (os treinos de kihon, kata e jyu kumite são sempre presentes e bastante puxados) com outros momentos mais dinâmicos. Não existe preocupação extremada com o Karate de competição embora existam campeões entre os alunos e vez ou outra, perto das épocas de competição existem uns treinos focados na dinâmica mais esportiva. Mas é tudo bem pontual.

Agora as desvantagens: o espaço da academia em si é um tanto deficiente em termos de tecnologia e equipamento (isso não chega a ser um grande problema, já que treinamos bem apesar disso)  e a mensalidade é cara. (R$150,00, isto sim pra mim é um pouco problemático, já que o valor é alto pelo que o espaço oferece).


No cubango existe uma nova academia chamada "Pro-cubango escola de lutas" ou algo assim. O professor de karate lá eu conheço pessoalmente, 1º Dan que dá aulas sob aprovação e orientação do mestre dele, chamado Renan que é 4º Dan. O treino de lá é interessante porque o rapaz é bem jovem, com energia, tem um karate bom tecnicamente e gosta muito de focar aplicações práticas de técnicas, situações de luta (não karate-esportivo), sempre com o karate em foco. Por fora ele também treina wrestling na academia do Minotauro, no Rio. Nesse sentido, é um treino pouco "engessado" como você falou. A academia é barata (R$70,00), possui ringue e bastante equipamento de treino. Nisso vale a pena. A desvantagem que eu vejo é que da última vez que estive lá haviam poucos alunos graduados e é sempre interessante treinar com gente mais "experiente", mas isso também tem seu lado bom, já que pega uma turma que evolui junto. Em termos de "nome" e "carimbo" é menos forte do que o sensei Madeira, mas você deveria escolher o tipo de treino que você acredita mais.

O próprio sensei dele que mencionei, o Renan, dá aula em algum lugar, mas não sei exatamente onde. Talvez seja na academia do Colégio Salesianos em Santa Rosa, mas não sei se ainda é lá.

Ambos dojos que eu mencionei são Shotokan.

Não conheço as outras academias citadas.

Desculpe a postagem longa e espero ter ajudado em alguma coisa.

Oss.
« Última modificação: Julho 20, 2012, 16:44:36 por Drumond »

Offline Gustavo Soares

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 40
  • Votos: +0/-0
Re:Shindo Jinen-Ryu e Dojo em Niterói(Rio de Janeiro).
« Resposta #11 Online: Julho 20, 2012, 17:26:56 »
Andei dando uma pesquisada no facebook dessa academia e descobri que o sensei Renan também treinava comigo na Marzullo, sendo também aluno do sensei Airton. Ele eu já conheci como faixa preta e ocasionalmente dava aulas na Marzullo. Excelente Karateca. Dos melhores que já vi.

OSS.
« Última modificação: Julho 20, 2012, 17:31:21 por Gustavo Soares »

danto

  • Visitante
Re:Shindo Jinen-Ryu e Dojo em Niterói(Rio de Janeiro).
« Resposta #12 Online: Julho 20, 2012, 20:49:39 »
Aka.Kochira,
Quanto ao Jiu-Jitsu, somos dois com problemas de saúde por causa da má-didática... Tive problemas no pescoço que acabaram virando duas hérnias causadas por trauma... Isso com menos de 30 anos...
Obrigado pela indicação no Rio. Dei uma olhada e achei interessante. Se não conseguir nada bom em Niterói, vi que no Rio não faltam boas opções. ;)

Gustavo Soares,
Obrigado pelas infos!

Drumond,
Sem problemas pelo tamanho da mensagem. Quando tem informações úteis, pode ser um livro que eu leio. Quem leu Musashi e Xógun não tem medo de páginas e páginas...hhehehe
Já tinha ouvido falar nessa questão estrutural da Marzullo. Na realidade, a pior info que recebi foi que o foco era, principalmente, judô. Entretanto, como o sensei de Karatê é reconhecidamente bom, talvez a "informação" não proceda....
Pra mim, o mais importante é capacidade do professor. Se ele ensinar na praça, na praia ou numa sala, tranquilo. Só ficaria ruim uma sala fechada sem ventilador no verão.. estaria mais pra Tropa de Elite...hehehe
Sobre o valor, vi que é o "normal" em Niterói. Quase todos cobram R$ 50 por aula... No Jinen-Kan é R$ 100 por 2x. Na Paulo Menezes, se não me engano, é R$ 127 por 2x.
Esse do Cubango não conheço, vou pesquisar tb.

Gustavo Soares,
Essa academia vc fala do Cubango?

--

No geral, percebi que o Madeira é boa opção. Só fiquei surpreso pois ninguém conhece mesmo o Tokio Mao... Pelo que li, ele foi aluno do criador do estilo Jinen,  Konishi, que, por sua vez, treinou em sua própria academia com Funakoshi, Mabuni, entre outros (http://en.wikipedia.org/wiki/Yasuhiro_Konishi). Criou a academia em 65 ou 66 e vem dando aulas até hoje... Fiquei intrigado mesmo... Devo até dar um pulo lá... Até pq, só conhecer um ex-kamikaze já valeria a visita, não?

Enfim, vou pesquisar mais o Tokio Mao e o Madeira, conforme indicação do pessoal.

Obrigado a todos!
Daniel.

Offline Gustavo Soares

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 40
  • Votos: +0/-0
Re:Shindo Jinen-Ryu e Dojo em Niterói(Rio de Janeiro).
« Resposta #13 Online: Julho 21, 2012, 08:49:07 »
Gustavo Soares,
Essa academia vc fala do Cubango?

O que falei é que já treinei com o sensei Sandoval (que dá aula na Marzullo junto com o sensei Madeira) e com o sensei Renan de Moraes (que, segundo o Drumond, orienta o professor que dá aula no Cubango). Os dois são bons e alunos do mesmo sensei (Ayrton).

OSS.