Autor Tópico: armas no karate ?  (Lida 1620 vezes)

Offline matsazuka

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 30
  • Votos: +0/-0
armas no karate ?
« Online: Agosto 11, 2012, 15:16:18 »
oq vcs acham do uso de armas do kobudo no karate como : nunchaku, bo ( bastão ), eku bo (remo), tonfa, sai (adaga  de tres pontas ) etc.. ou até mesmo armas japonesas como a katana
vc acha q deveria ser obrigatório ou opcional ou vc acha q não deveria ser ensinado ?

Offline Kasushio

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 32
  • Votos: +0/-0
Re:armas no karate ?
« Resposta #1 Online: Agosto 11, 2012, 15:56:38 »
Caminho das mãos livres.   .-.

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re:armas no karate ?
« Resposta #2 Online: Agosto 11, 2012, 17:27:12 »
Oss matsazuka  san

tem algo ou alguém obrigando a treinar Kobudo  ???

Kobudo sempre foi como tudo , opcional.

pratica quem quiser.

Kobudo é apenas uma extensão de conhecimento.

o problema do Kobudo é o mesmo do Karate ou quer arte marcial se usar na rua vai dar a mesma me... a lei que é sempre contra qdo voce usa as suas armas contra as agressões comprovadas...

nós sempre somos reféns dos vagabundos e da lei que os protege.

Funakoshi Ô Sensei tentou levar para a ilha principal , não foi aceito e ele ficou na dele ou seja , não dá , siga o caminho que puder.


Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline Marquinhos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 536
  • Votos: +1/-0
  • Hatsu Un Jin Do
    • Marcos Piolla Pugnax Animation
Re:armas no karate ?
« Resposta #3 Online: Agosto 11, 2012, 21:34:10 »
Karate e Kobudo (ou Kobujutsu) sempre andaram juntos. Aliás, o Kobujutsu fazia parte do Karate.

Todos os grandes nomes, responsáveis pelos kata que treinamos hoje, têm também seus kata das armas que gostavam mais.

Mesmo não criando nenhum kata de Kobujutsu ou até de Karate, todos eram versados na prática de, pelo menos, uma arma de sua escolha.

As coisas andaram relativamente juntas até a segunda grande guerra. Depois da derrota japonesa, não podiam mais formar exércitos ou treinar qualquer tipo de guerreiro. Prática com armas? Nem pensar.

Quando os americanos começaram a permitir práticas desportivas baseadas em budo, o Karate só foi aceito porque foram convencidos que era apenas a prática de kata para manter o corpo saudável e a mente sã. Prometeram que não havia armas ou táticas de guerra e, a isso, alguns atribuem a separação do Kobudo do Karate.

Em Okinawa as coisas ainda andam relativamente juntas...

Não acho, claro, que deveria ser obrigatório. As pessoas que praticam as duas coisas hoje em dia, geralmente dizem que são complementares e que, para um karateka, os kata de Kobudo são muito naturais.

Quando eu era bem iniciante, aprendi um kata de Bo com um senhor que era graduado. Com o tempo eu o esqueci e nunca mais pratiquei nada relacionado a isso, mas acho bastante interessante.

OSS!
Marcos Piolla - OSS!
--------------------------------------
空手道は礼に始まり、礼に終る事を忘れるな。
"Karate-Do começa e termina com respeito"
Shoto - Funakoshi

Offline guerral

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 21
  • Votos: +0/-0
Re:armas no karate ?
« Resposta #4 Online: Agosto 11, 2012, 21:38:22 »
Oss

o uso de armas como dito é uma extensão de seu conhecimento

particularmente eu acho bastante interessante, não só as armas tradicionais japonesas
mas também as armas atuais, tais quais Faca, revolver, corrente...

no dojo em que pratico tentamos utilizar de tudo como arma, como um pedaço de pano, pá, vassoura até pedra.

tudo que possa ser útil em uma luta real treinamos

Oss!

Offline Tsuki

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.054
  • Votos: +1/-0
Re:armas no karate ?
« Resposta #5 Online: Agosto 11, 2012, 21:39:42 »
Karate e Kobudo (ou Kobujutsu) sempre andaram juntos. Aliás, o Kobujutsu fazia parte do Karate.

Todos os grandes nomes, responsáveis pelos kata que treinamos hoje, têm também seus kata das armas que gostavam mais.

Mesmo não criando nenhum kata de Kobujutsu ou até de Karate, todos eram versados na prática de, pelo menos, uma arma de sua escolha.

As coisas andaram relativamente juntas até a segunda grande guerra. Depois da derrota japonesa, não podiam mais formar exércitos ou treinar qualquer tipo de guerreiro. Prática com armas? Nem pensar.

Quando os americanos começaram a permitir práticas desportivas baseadas em budo, o Karate só foi aceito porque foram convencidos que era apenas a prática de kata para manter o corpo saudável e a mente sã. Prometeram que não havia armas ou táticas de guerra e, a isso, alguns atribuem a separação do Kobudo do Karate.

Em Okinawa as coisas ainda andam relativamente juntas...

Não acho, claro, que deveria ser obrigatório. As pessoas que praticam as duas coisas hoje em dia, geralmente dizem que são complementares e que, para um karateka, os kata de Kobudo são muito naturais.

Quando eu era bem iniciante, aprendi um kata de Bo com um senhor que era graduado. Com o tempo eu o esqueci e nunca mais pratiquei nada relacionado a isso, mas acho bastante interessante.

OSS!

O treino de kendo e naginata só foram permitidos quase 10 anos depois da guerra ter terminado.
Oq define um bom Karateka segundo Shoshin Nagamine:

"Punho infernal, coração santo."