Autor Tópico: Método Para Ensinar Crianças  (Lida 1626 vezes)

Offline PGabriel

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 3
  • Votos: +0/-0
Método Para Ensinar Crianças
« Online: Fevereiro 24, 2013, 00:31:56 »
Oss!

Meu nome é Gabriel e dou aula de Karate há um ano.
Meus alunos são quase todos adultos (tem de 15 até 59 anos).

Porém, começarei a dar aulas para várias crianças nessa semana que se inicia. E vi algumas reportagens sobre ensinos específicos para crianças (com brincadeiras e variados, para prender a atenção delas e ensina-las mais eficientemente).

Gostaria de perguntar se alguém conhece algum livro (ou apostila, pdf, ou artigo na internet) ensinando esses métodos.
Ficarei imensamente grato.  ;)

Offline Marquinhos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 536
  • Votos: +1/-0
  • Hatsu Un Jin Do
    • Marcos Piolla Pugnax Animation
Re:Método Para Ensinar Crianças
« Resposta #1 Online: Fevereiro 26, 2013, 21:45:09 »
Gabriel,

o principal é VC saber que crianças não assimilam informação durante mais de 15 min. Portanto, seja lá o que for que vai ensinar naquele dia, faça-o em menos de 15 min...

É preciso mantê-los interessados e é preciso aquecê-los. Algumas brincadeiras onde gradativamente vão intensificando os movimentos servem para as duas coisas.

Utilizar a competitividade natural deles para fazer com que interiorizem os conceitos que passou também funciona...

Comece uma brincadeira tipo: "pra ver quem consegue". Se for algo divertido, eles lembrarão!

Pare enquanto eles ainda querem mais... e reveja o que ensinou na aula anterior usando a mesma brincadeira da outra aula.

Termine com um alongamento/relaxamento pra o grau de excitação ir baixando e acabe a aula.

É um bom jeito de começar...

OSS!
Marcos Piolla - OSS!
--------------------------------------
空手道は礼に始まり、礼に終る事を忘れるな。
"Karate-Do começa e termina com respeito"
Shoto - Funakoshi

Offline Lino-do

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 257
  • Votos: +0/-0
  • "A Humildade precede a Honra"
Re:Método Para Ensinar Crianças
« Resposta #2 Online: Março 08, 2013, 12:13:08 »
belissimas instruções do Marquinhos,

Gabriel tem o seguinte tbm:
Tenta adequar uma metodologia que não faça vc perder com os adultos e nem forçar as crianças, afinal teem o tempo de aprendizagem diferente.Então seja intenso com adultos e suave com as crianças.
o clima lúdico é essencial para o aprendizagem de crianças e a repetição deve ter um clima agradavel  e de inovação e não somente de aprender/repetir pq isso eles veem na escola e o dojo deve ser algo alheio a quaisquer outros conceitos externos, deve ter sua forma de agir e conduziar as etapas de alongamento/aquecimento/treino/relaxamento final/fim da aula. Pois asism toda energia produzida no trieno devera ser utilizada no mesmo.


espero ter ajudado em algo.
OSS
Lino-Do
"Quando o inimigo arma seu golpe, minha mão já está em seu pescoço, não para sufocá-lo, mas sim para impedir que seu corpo morto pertube a harmonia da natureza, ao cair pesadamente no solo"
                                                  Shiro Tanaka

Offline thiago abreu

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 39
  • Votos: +0/-0
  • treinando a cada dia para conhecer o karate-do
Re:Método Para Ensinar Crianças
« Resposta #3 Online: Março 08, 2013, 12:21:18 »
ola
No Dojo onde treino há 2 turmas o sensei trabalha no sistema de cobrança e insentivo,tipo ele cobra e elogia ,meu filho de 5 anos adora as aulas e sempre está disposto a ir treinar o lance das brincadeiras tb existe ,sempre no final das aulas ,ele me explicou que é para quando as crianças perdem o foco mais ainda estão com energia ,é uma forma de gastarem o resto do combustivel sem ficar uma coisa chata.
espero ter ajudado
osu