Autor Tópico: Tipos de carate (shotokan chines, karate jutsu, kyokushin,kempo)  (Lida 2343 vezes)

Offline DoCarmoJJ

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 5
  • Votos: +0/-0
Tipos de carate (shotokan chines, karate jutsu, kyokushin,kempo)
« Online: Dezembro 08, 2016, 22:53:52 »
Comecei e procurar os tipos de carate e encontrei uma entrevista do treinador de carate do belfort, que explicou que o shotokan é mais filosofico (como o tai chi chua), e o carate jutsu mais combate. achei a entrevista muito esclarecedora em alguns pontos,mas fiquei em duvida em outros...(http://www.socasca.com.br/7684-2/ )

Vi também uns treinos de kyokushin em vídeo e me pareceu mais combate, mas meio irreal pois naquela distacia q eles lutam seria para dar queda..()

já o carate kempo ainda não entendi bem se é um estilo...

Gostaria de entender melhor porque o shotokan é como o tai chi (nos videos que eu vi me pareceu diferente), e se o kyokushin tem outros tipos de combate. (com chão por exemplo).

alguma dica?

Osss

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re:Tipos de carate (shotokan chines, karate jutsu, kyokushin,kempo)
« Resposta #1 Online: Dezembro 09, 2016, 09:27:06 »
Osu.

DoCarmoJJ,

Sugiro que realize uma procura real, não pela internet. Infelizmente não se encontrará muita coisa de útil pela rede acerca da nossa arte marcial, motivo pelo qual conhecer um Dojo de verdade faz toda a diferença na formação de opinião. Se o Antony diz que o Shotokan é mais filosófico, que assim seja. Contudo, Karate-Jutsu é muito Tupiniquim para se encontrar referências anteriores.

Adiante, pesquise mais pelo fórum. Existe muito conteúdo compartilhado e vídeos com algumas demonstrações. São muitas informações para resumi-las numa simples resposta.

Osu.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Platão

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 271
  • Votos: +2/-0
Re:Tipos de carate (shotokan chines, karate jutsu, kyokushin,kempo)
« Resposta #2 Online: Dezembro 09, 2016, 11:18:43 »
Do Carmo

Acredito que Antony estava falando da palavra Dô, em Karatê-Dô, que foi introduzida por várias artes marciais na época de Funakoshi para dar um ar mais filosófico e esportivo as artes.
Kyokushin talvez pareça irreal a distância por não permitir soco na cara, mas isso é competição, arte marcial não se restringe a regras de competição.
Até onde sei Kempo é um karatê norte-americano, tipo KickBoxing, no Brasil nem deve ter isso.

OSS!

Offline DoCarmoJJ

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 5
  • Votos: +0/-0
Re:Tipos de carate (shotokan chines, karate jutsu, kyokushin,kempo)
« Resposta #3 Online: Dezembro 09, 2016, 12:16:07 »
Platão e PSKIMg, obrigado pela recepção e pelas informações.

Eu comecei a ver na internet para me familiarizar com a arte, mas em breve vou fazer uma busca pessoalmente que é o ideal.

Quanto a entrevista eu entendi que o mestre Vinicios treinou o carate jutsu, e que o Carate-do  é uma prática como o tai chi chuan, com filosofia (o que é bom), e sem nenhum contato (o que eu acho muito irreal) , li isso lá no comentario que tem o numero 66 e 68...eu entendi que ele fala do tao/do, e que ele diz que o verdadeiro carate, original é o jutsu...mas esse carate eu não encontrei muitas informações na internet.

Na reportagem, me parece que o Carate-Do foi algo desvirtuado pois não tem contato, e tem as competições que como ele explicou não fazem sentido com a proposta dos que praticam com o sentido religioso "Do"/ Tao do Shotokan. (eu achei que o Lyoto e o Vinicius tinham treinado Shotokan, acho que li isso em algum lugar, mas vendo agora me parece que foi na verdade o carate jutsu e carate Machida que também tem contato)

já o kyokushin vi muita coisa interessante, e já comecei a pesquisar o forum! Obrigado pelas dicas

Offline Platão

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 271
  • Votos: +2/-0
Re:Tipos de carate (shotokan chines, karate jutsu, kyokushin,kempo)
« Resposta #4 Online: Dezembro 09, 2016, 12:39:56 »
DoCarmoJJ

Dô significa caminho, e Jutsu arte. Vinicius Antony treinou Karatê Shotokan Tradicional, ele é filiado à FERJKT (federação de karatê tradicional do RJ). O que ele treina hoje não sei mais se é o Karatê Shotokan puro, já que ele treina um monte de artes marciais.
Lyoto treinou Karatê Shotokan Tradicional, o pai dele é vice-presidente da CBKT, (confederação brasileira de karatê tradicional) e ligado a JKA (Japan Karatê Association).
A maioria das academias de Karatê no Brasil treinam karatê esportivo para marcar ponto, sem nenhum contato, priorizando velocidade em detrimento da técnica e fazem kata apenas coreográfico, sem funcionalidade nenhuma. Considero a CBK representante desse karatê.
Eu tenho uma queda pela CBKT e pela JKA (no que diz respeito ao Shotokan) quanto a um Karatê marcial.
Acho que foi um bom resumo, rs.
Abraço e OSS!

Offline DoCarmoJJ

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 5
  • Votos: +0/-0
Re:Tipos de carate (shotokan chines, karate jutsu, kyokushin,kempo)
« Resposta #5 Online: Dezembro 09, 2016, 12:57:21 »
Platão, obrigado pela explicação, foi um bom resumo sim!

Osss

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re:Tipos de carate (shotokan chines, karate jutsu, kyokushin,kempo)
« Resposta #6 Online: Dezembro 09, 2016, 17:05:53 »
Osu,

;D ;D ;D

DoCarmoJJ,

Você parece uma pessoas sensata e interessada.

Quando o Antony diz que o Shotokan é uma espécie de Tai Chi Chuan (embora o próprio Tai Chi seja uma arte marcial eficiente), incorre na ignorância de quem quer buscar para si, porém usufruindo de um berço em comum, uma fama ao difamar aquilo que lhe deu origem. Em outras palavras, "cuspiu no prato que comeu" - e por anos! Desta forma, como produto de marketing, conseguiu fazer sua maior venda: reinventar a roda.

Até o Karate-Do ser assim reconhecido, sendo a partícula "Do" pertencente a todas as modalidades Koryu (embora ainda não reconhecido), ou seja, artes marciais pós Restauração Meiji, ele era tão simplesmente "Te" ou Tode-Jutsu, onde em Ryukyu (atual Okinawa), cada província possuía o seu próprio estilo, sendo o Shotokan derivado do Shuri-Te (da província de Shuri).

Neste sentido, todo Karate-Do é essencialmente Karate-Jutsu, mas o Karate-Jutsu (do Antony) não pode ser Karate-Do, uma vez que, conforme explicado pelo colega Platão, "Do" é uma partícula acrescida para designar todos os Koryu (ou Kobudo), que no Japão possui uma tradição muito ligada ao Zen (por influência do Taoísmo e Busidmo), embora toda ritualística ainda se inspire no Xintoísmo. Já o termo "Jutsu" quer dizer técnica, assim como em Ju-Jutsu. Entretanto, não é possível observar o Karate-Do na lista dos Koryu. Isto se deve ao fato de que o Karate-Do, mesmo o Shotokan, não é uma arte marcial propriamente japonesa, mas de RyuKyu, cujas práticas antecedem a Restauração Meiji e estão muito mais próximas à China do que ao Japão.

Dentro do Shotokan, que hoje é reconhecido como um dos estilos de Karate-Do mais proeminentes no Japão e mundo, infelizmente possuímos uma série de desavenças que, por um lado, deturpam a qualidade da arte marcial e, por outro lado, a tornam inacessível, como se somente um monge pudesse praticá-la. Ambos os casos não correspondem à verdade, motivo pelo qual o Antony achou melhor criar uma nova modalidade tão somente técnica para se desvincular com qualquer passado que o vinculasse ao Karate-Do. Foi a saída que ele escolheu, já que sobrevive da arte marcial. Entretanto, dentro do Shotokan brasileiro existem tecnicistas, especialistas em Jutsu, que mesmo o Antony não se atreveria "diminuir". Segue abaixo uma pequena demonstração (não queria, mas me forço a colocá-la como exemplo de eficiência):



Pode pular para o tempo 0:40 e ver a consequência de um simples chute desferido dentro de um Jutsu perfeitamente lapidado. Juarez Sensei é um seguidor do "Do" em sua mais plena essência. Suas colocações sobre o Karate-Do são até poéticas, assim como o era G. Funakoshi O-Sensei, precursor do Shotokan. Contudo, ninguém duvida que suas técnicas, o Jutsu, não sejam eficientes. Segue abaixo, executado pelo próprio Juarez Sensei, um dos treinos do Shotokan, o Kata, com vigor e explosão que garantem efetividade num "combate" real:



Este é o primeiro Kata que se pode aprender dentro do Shotokan. Há quem diga que os Kata do Juarez Sensei são feios, mas ninguém duvida que sua eficiência seja plena, ou seja, um Jutsu implacável. Já este outro, moldado pela WKF (World Karate Federation), não passa a mesma força, o mesmo Jutsu que o do Juarez Sensei. Parece mais plástico, algo para cinema:



Enfim, existem muitas coisas sobre o Shotokan e o pseudo-Shotokan  que poderiam ser colocadas por aqui, mas como se vê, o papo é vasto, pelo que aconselho realmente buscar mais informações. Em nível de texto, aqui mesmo no fórum existem várias discussões muito proveitosas. Contudo, buscar um Dojo se faz necessário.

Platão,

A própria JKA já não é mais aquela. São poucos no Brasil que possuem a qualidade de antigamente (e já nem estão na JKA). O mesmo deve ocorrer na CBKT, mas desta já não tenho mais notícias.

Osu.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline DoCarmoJJ

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 5
  • Votos: +0/-0
Re:Tipos de carate (shotokan chines, karate jutsu, kyokushin,kempo)
« Resposta #7 Online: Dezembro 09, 2016, 18:00:52 »
Osu PSekiMG

Muito obrigado pelas informações detalhadas. Entendi melhor o sufixo jutsu, e me ocorreu ser uma historia parecida com o do judo / jiu- jitsu...pois o judo tem queda e solo, e no jiu-jitsu não há parte em pé praticamente, ou seja foi um readaptação, mas nesse caso o jiu-jitsu se transformou/ especializou de fato através dos vale tudo.

Quanto ao primeiro video foi um chute e tanto, e acho muito interessante a distancia do combate entre os oponentes, em oposição ao kyokushin. Me chamou a atenção também a diferença de tamanho, mas li que alguns estilos não fazem por peso. Nos outros videos entendi melhor o que seriam katas, nunca pratiquei. Já assisti uma aula de takwendo e vi algo semelhante ao kata, mas me pareceu com menos postura/energia do que esses videos postados (especialmente o primeiro que parece muito forte).
Agradeço mais uma vez, pois tenho visto muita coisa de forma "leiga" sem conseguir filtrar o conteudo, e com as orientações de vcs estou menos perdido.

Osu!

Offline Platão

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 271
  • Votos: +2/-0
Re:Tipos de carate (shotokan chines, karate jutsu, kyokushin,kempo)
« Resposta #8 Online: Dezembro 09, 2016, 23:05:39 »
PSeKiMG

Impressionante o kata do Sensei Juarez. Tem espírito e kime de verdade. Se pegar um soco desse no peito quebra a caixa torácica do peão.
Quanto ao kata da WKF não preciso nem comentar. Lembrei da minha passagem por uma academia dessas, que queriam que eu fizesse kata desse jeito. Tudo em prol da estética e da velocidade. Pior que o cara se acha o super tradicionalista do Karatê aqui de Campinas, só porque não fica treinando shiai kumite.
Oss e abraço!

Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.666
  • Votos: +1/-0
Re:Tipos de carate (shotokan chines, karate jutsu, kyokushin,kempo)
« Resposta #9 Online: Dezembro 10, 2016, 10:17:54 »
Com todo respeito às opiniões contrárias, mas achar que o kata do Lefreve foi ruim ou fraco é no mínimo má vontade.

Foi feito com um bom kime e ele somente acrescentou velocidade em algumas partes, o que conceitualmente é correto.

O kata não deve ser executado em um único ritmo, como se fosse uma marcha, existem variações de velocidade em vários pontos. Em tese, nas rotações a velocidade deve ser maior.

Na minha modesta opinião, o ritmo de um kata deve ser mais próximo do do Lefreve do que do Sensei Juarez (que incontestavelmente coloca muita força no mesmo).

Com relação ao vídeo da luta, interessante que no título refere-se ao karatê tradicional, sendo que na época (eu sou daquela época) não se usava este termo, era somente karatê.

Notem que não se usavam luvas e nenhum tipo de proteção (o pau literalmente comia).

Osu
« Última modificação: Dezembro 10, 2016, 11:39:39 por GEM »
Karate Wado Ryu

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re:Tipos de carate (shotokan chines, karate jutsu, kyokushin,kempo)
« Resposta #10 Online: Dezembro 15, 2016, 10:34:56 »
Osu,

GEM,

Não é que o Kata do JLefevre seja ruim ou fraco, mas plástico, voltado ao posicionamento perfeito dos membros num deslocamento extremamente rápido. Para se ter uma ideia, o Heian Shodan é um Kata que demanda cerca de 40 segundos desde o primeiro movimento até o último. O JLefevre faz na metade do tempo. Juarez Sensei faz em 40 segundos, executando cada sequência de movimentos conforme os "manuais" de Nakayama Sensei. Existem uma série de detalhes que poderiam ser citados, mas o mais interessante é que na época, Juarez Sensei deveria ter, no mínimo, o dobro da idade do JLefevre, motivo pelo qual seu Karate-Do é algo muito mais íntimo do que aquele de alguém que tinha apenas 8 anos de idade quando a JAKARENKAN abriu no Rio Grande do Norte.

Acredito que o ritmo do JLefevre esteja acima do normal em pelo menos metade do tempo. É possível até que ele faça o Kata inteiro em apneia, pois é muito rápido. Lógico que se um golpe daquele for desferido contra alguém resultará num bom estrago. Contudo, mantenho minha observação de que o Kata fora executado no intuito de exibição no estilo "olímpico". Também desaprovo aqueles Kata que são feitos no dobro do tempo, com pausas imensas nos Kiai, com direito até a fotografia em 360!

Realmente, meteram lá "Karate Tradicional" como título quando na época não existia nada disso. Acontece que o "autor" do upload quis diferenciar uma coisa da outra (e a publicação foi feita ano passado). E o "pau comia" com pouco controle de golpe. Era uma competição perigosa, inclusive.

Osu.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.