Autor Tópico: Graduacao e Picaretagem...  (Lida 9014 vezes)

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +1/-19
Graduacao e Picaretagem...
« Online: Novembro 17, 2007, 18:00:47 »
 Retornando da Africa do Sul, apos presenciar exame de Graduacao Superior naquele pais, gostaria de dividir algumas consideracoes.
Cerca de 150 pessoas se graduaram entre 1º e 4ºDan pela JKA do Japao(leia-se a maior organizacao representante do estilo Shotokan do mundo).
O que mais impressiona naquele pais e a seriedade que a ocasiao representa na vida de cada atleta. Podia-se perceber a preocupacao no rosto de cada um, haja vista a real possibilidade de acidentes no KUmite, principalmente levando-se em consideracao que cada um deveria dar o melhor de si. Conhecemos isso como sendo um dia de HARD KUMITE(kumite duro e forte).
POis bem, descontando-se alguns pequenos acidentes no exame, no final estavam todos salvos e o que e mais importante. Percebi uma mudanca drastica nos rostos de cada um dos examinandos. Agora estava estampado um rosto de orgulho em cada um deles, por mais uma etapa vencida em suas vidas.
Infelizmente, pude tambem notar, uma profunda tristeza no rosto de alguns amigos de Angola, reprovados por falta de capacidade tecnica.
Mas exame de graduacao e assim mesmo, quem treinou e se esforcou o suficiente acaba passando.
Voltando ao pais PRIVADA, deparo-me com pessoas fazendo leilao em algumas Federacoes de Karate abertas com a simples finalidade de caça niquel....venha pra esta Federacao e ganhe 6ºDan..exemplos como este.
Fico pensando como um cara aceita um Diploma de Mestre de Karate sem ao menos ter passado por um teste de eficiencia REAL.
O pior de tudo é que como resposta a minha critica, as mesmas pessoas se dizem protegidas pela lei ZICO......quem sou eu para discutir as leis deste pais PRIVADA???
Pode ser LEGAL...porém é IMORAL. Pessoas assim deveriam ter VERGONHA NA CARA.
Mas como mentira tem perna curta......ainda pago pra ver. ;)
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Guilão RP

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 156
  • Votos: +0/-0
Re: Graduacao e Picaretagem...
« Resposta #1 Online: Novembro 17, 2007, 18:52:34 »
Nesse pouco tempo q estou no Karate, tive oportunidade de conhecer os famosos pilantras q o sensei citou logo acima.....o que eu acho pior é ver que o pilantra se ofende mas em momento nenhum se coloca a disposição para testar esses dans todos que ele "possui" rss, ao contrário o mesmo faz questão de se esconder e dizer que esta sendo ameaçado e faz B.O contra as "perigosas" rss pessoas que o perseguem. E os exames de faixa? kkk é bem como o sensei disse.
Graças a Deus eu tive a sorte de ter o Sensei Katsumoto como aquele que me apresenta o Karate....tenho dó de outros tantos que ficam achando que estão aprendendo um DÔ, qdo na verdade estão sendo enganados....
O Sensei Katsumoto ja me disse que aceita o desafio como "Karateca" a quem duvidar do seu Karate...ja o pilantra faz B.O pq é tão burro q não entende que um desafio de Karate não é uma ameaça de morte. oss
Empty Hands

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.425
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: Graduacao e Picaretagem...
« Resposta #2 Online: Novembro 22, 2007, 16:46:08 »
Interessante reflexão! Muito boa reflexão!

Confesso que atualmente, tenho percebido que o karate está perdendo cada vez mais a sua essência, e passando cada vez mais a ser "comércio". É triste.. muito triste.. mas é a mais pura verdade. Porém, tolo daqueles que pensam que enganam alguém.. que adianta se dizer 'sei-lá-que-DAN' e não ter condiçòes de sustentar o que diz? Nào ter a menor capacitaçào? ser uma verdadeira farsa? E no fundo no fundo, só conseguem mesmo enganar a leigos.. e muitas das vezes, nem isso!

Eu sou 1º dan tem pouco tempo, mas já encaro karate como 'algo-mais' tem muito tempo... e tento passar um pouco da minha pequena experiência aqueles que às vezes me procuram.. Então antes de começar qualquer sessão de 'ensino' eu sempre pergunto ao candidato: "Você quer aprender a dar porrada ou quer aprender karate?" aí então eu completo Bom, ser for pra dar porrada, aí é muito fácil.. porém se sua intenção for karate, aí meu amigo, aí é muito muito difícil.

Karate é algo muito profundo, difícil de ser alcançado.

Oss!

(é.. falei falei, e não disse nada.. desculpem-me!)
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 560
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: Graduacao e Picaretagem...
« Resposta #3 Online: Novembro 22, 2007, 17:32:08 »
O comércio de graduações e faixas já faz décadas.  Lembro-me que na década de 70 ser faixa verde era sinal de um karateca muito bom, quiçá excelente, significava amadurecimento e preparação para enfrentar o término de um ciclo que antecedia o início de uma ascendente (faixa preta 1º Dan).

Os caras, em regra, era bons mesmos porque não era qualquer um que era faixa verde, quem era sentia orgulho de o ser em face do respeito que a graduação significava e impunha.  Passados anos e mais anos, começamos a ver faixas marrons e pretas que se tivessem um pouco de vergonha na cara, no mínimo, treinavam muito forte para superar as suas flagrantes deficiências básicas de kihon e kata, ou seja, de karate, muitas vezes conquistavam a graduação por terem sido agradados e não por terem se graduado.

Oss !!!



Hoje em muitos exames o candidato já vai sabendo que vai ser aprovado, é como se pagou passou, culpa de todos nós de uma forma direta ou indireta
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Neto110

  • Visitante
Re: Graduacao e Picaretagem...
« Resposta #4 Online: Novembro 22, 2007, 21:35:24 »
Depois que graduei no nível dan e acompanhei váiros mestres e ouvi deles várias versões diferentes para a questão da graduação, cheguei a uma posição pessoal sobre o tema que contradiz em alguns aspectos o que foi dito pelos colegas.

Como é uma posição diferente, vou expor, como é pessoal, sei que haverão manifestações contrárias e agradeço de antemão cada uma delas.

Dangai é preparação para chegar à faixa preta, en~toa o nó da questão é definir o que é um faixa preta. Não vejo sentido definir um dangai sem definir um faixa preta.

Como existem os níveis dan, então o ideal é definir estes níveis primeiro, ams como há 2 sequências: uma clássica, que só vai até o quinto dan e outra expandida que vai até o décimo, preciso definir dentro de qual escala estou trabalhando: minha escolha é a de 5 níveis apenas, para simplificar.

O quinto dan, nesta minha concepção é o Mestre: alcançou o máximo no domínio possível da arte no seu campo técnico e ponto. Isto se reflete no que? Na força com que ele se aplica nos treinos, na habilidade de executar ( = aplicar) os jkata e movimentos de karate que tem, além do número de alunos professores que tem. Treinado no combate livre.

O quarto dan, nesta minha concepção seria o professor mais maduro, ou seja, é o professor (sandan) mais velho. Só isto. nada mais que isto.Treinado no combate livre.

O Terceiro Dan é o professor, o que está no auge da forma física e técnica e combina vitalidade e habilidade. Domina bem as técnicas do karate. Não tem maturidade em todas as formas ainda, ams conhece e está se dedicando ao estudo.Treinado no combate livre.

O segundo dan é o instrutor: domina um pouco melhor as técnicas básicas no karate por as ter treinado mais tempo. Treinado no combate livre.

O faixa preta shodan é o que tem um domínio básico das técnicas do karate e por isto pode treiná-lo com a seriedade necessária para alcançar os níveis superiores. É capaz de iniciar o treinamento do combate livre.

Fica claro, aqui, que dangai está aprendendo a se tornar um faixa preta, só isto, nada mais que isto. Não tem que ser respeitado por estar em faixa dangai, como um aluno de medicina naõ tem orgulho de ser aluno de medicina: a meta dele é formar médico, mas médico recém formado só começou sua qualificação: o que o aguarda dali para frente é muito mais pesado que tudo o que fez até ali e a concorrência é muito mias pesada.

Valorizo os alunos que estão na faixa dangai, mas não valorizo a faixa que estão proque meu teste para eles é simples: eles dão conta de suportar treinos mais pesados? se estão, então, naõ me importa que faixa estão. Dou o treino mais pesado e promovo de faixa, se não, estudo como fazer para ajudar que consigam fazer isto, já que minha meta naõ é dar uma outra fixa dangai para eles, mas dar a eles a faixa preta.

Os que estranhem minha fala "dar a faixa preta", eu explico: minha meta é a faixa preta, ela é minha referência, tudo o que faço é para levar até lá.

Offline DoghQuch

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 318
  • Votos: +0/-7
Re: Graduacao e Picaretagem...
« Resposta #5 Online: Novembro 23, 2007, 07:12:09 »
Oss!

1) Alguns de vocês devem conhecer essa frase: "Tudo lhe é lícito, mas nem tudo lhe convém." Traduzindo, nesse mundo podemos fazer absolutamente tudo (e tudo mesmo), mas nem tudo deveríamos fazer.
As pessoas confundem isso, digo, porque elas ficariam na faixa amarela se podem pegar a marrom? E nunca param para questionar se é merecido e correto pegar a marrom, por exemplo.
De verdade de verdade não culpo os alunos, afinal, que referencia eles tem para saber se deveriam ou não passar de faixa?

2) Concordo com quase tudo que o Augusto falou, só pediria para que ele esclarecesse um ponto.
Augusto, quando você diz que o objetivo é a faixa preta, você fala sobre a faixa preta em si ou o nível técnico que ela representa?
"E depois de tudo, céu e terra aí estão, como se nada tivesse acontecido.
  A essa altura, a vida e as ações de um homem têm o peso de uma folha
  seca no meio da ventania..."

Offline Luiz

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
Re: Graduacao e Picaretagem...
« Resposta #6 Online: Novembro 23, 2007, 07:18:38 »
Augusto, concordo com os objetivos, porém, o que o Antonio disse é a mais pura realidade, antigamente o faixa verde, roxa ou marrom éra considerado "importante" ou "bom" de Karate, e hoje? Hoje está mais para o que você está dizendo: Ou é faixa preta ou não é nada (infelizmente).

E sabe porque tudo isso? Na minha opinião,  pra que ter uma base sólida e muito bem construída se o que vai ser colocado em cima não tem peso algum? (a faixa preta).
Ser faixa preta de Karate hoje em dia está banalizado.
No início dos anos 80 se você fosse treinar com um faixa preta tinha que tomar cuidado, o cara podia até ser ruim, mas que vinha porrada éra certeza. Hoje não, hoje pode acontecer o extremo, tanto o faixa preta pode ser bom como pode ser um "bunda mole".


OSS...
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.425
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: Graduacao e Picaretagem...
« Resposta #7 Online: Novembro 23, 2007, 08:43:46 »
 :D

Vamos lá pessoal! Continuem! continuem, que eu tô gostando desse papo!

(Maneiro isso aqui cara!! Fantástico esse fórum!)
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Neto110

  • Visitante
Re: Graduacao e Picaretagem...
« Resposta #8 Online: Novembro 23, 2007, 09:51:35 »
Por partes:

Citar
Augusto, quando você diz que o objetivo é a faixa preta, você fala sobre a faixa preta em si ou o nível técnico que ela representa?

O nível técnico da faixa é claro, por isto é que eu defini o que entendo (em linhas bem gerais, mas eu tinha algo escrito a respeito em algum lugar, porque afinald e contas só escrevendo organizamos nossas idéias para ter uma prática coerente)

Citar
Ser faixa preta de Karate hoje em dia está banalizado.

Exatamente: aquele pedaço de pano preto que muitos enrolan na cintura está banalizado mas o que ele significa não está, por isto meu trabalho é com o conteúdo, com o que ele significa e não com a faixa em si.

Minha meta é que a pessoa comporte-se como um fixa preta para poder usar uma. Para isto preciso ter eventos para faixas pretas. Se o professor naõ tem nenhum treinamento voltado para treinar como faixa preta então ele nõ pode recriminar seus atletas.

Offline Takashi

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 54
  • Votos: +0/-2
    • Takashi - ilustração e design
Re: Graduacao e Picaretagem...
« Resposta #9 Online: Novembro 23, 2007, 11:31:05 »
Augusto,

Concordo com vc quando faz a comparação ao aluno de medicina. E é óbvio que para ele se tornar um bom médico tem que estudar e muito.

Conheço vários alunos de academias diferentes que estão en faixa marrom, roxa mas que não sabem uma aplicação sequer. Não sei pq fazem karate, não têm técnica nenhuma e não se preocupam em melhorar. Não respeitam os faixas pretas e ainda por cima querem corrigir.

E por aí vai... Essa questão vai para um outro tópico sobre "karate comercial". Explico: se o professor da academia não passar o aluno de faixa, esse aluno vai para uma outra q vai fazer ele chegar na preta em 2 anos... Isso já foi discutido em outro tópico.

Existem tb os casos de na academia o cidadão ser faixa preta mas não ser regularizado na federação. Oficialmente ele pode ser verde, laranja. Mas na academia ele é preta. Não sei se acho isso certo, pois em campeonatos esse atleta leva uma vantagem imensa pq qdo inscrito ele vai para a categoria oficial.

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +1/-19
Re: Graduacao e Picaretagem...
« Resposta #10 Online: Novembro 23, 2007, 12:52:34 »
Caro Takashi,

Graduacao é algo somente o Professor e o aluno.
Conheco gente na CBK e FPK quinto Dan, que se colocar um Dogi para treinar sera considerado MILAGRE.
O que vale e o que o cara sabe.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline DoghQuch

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 318
  • Votos: +0/-7
Re: Graduacao e Picaretagem...
« Resposta #11 Online: Novembro 23, 2007, 13:45:14 »
Oss!

Então estamos entendidos Augusto, seu ponto de vista está impecável.

E Katsumoto, para variar está com razão, existem muitos quisitos para avaliar um karateca.
"E depois de tudo, céu e terra aí estão, como se nada tivesse acontecido.
  A essa altura, a vida e as ações de um homem têm o peso de uma folha
  seca no meio da ventania..."

Offline Takashi

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 54
  • Votos: +0/-2
    • Takashi - ilustração e design
Re: Graduacao e Picaretagem...
« Resposta #12 Online: Novembro 23, 2007, 14:15:23 »
Conheco gente na CBK e FPK quinto Dan, que se colocar um Dogi para treinar sera considerado MILAGRE.

Katsumoto, não entendi... Milagre como? de bom ou de ruim? rs...

Concordo com vc q graduação é uma coisa entre professor e aluno, mas em competições isso pode trazer desvantagens para quem segue graduação da federação...

Abraço!

Offline Guilão RP

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 156
  • Votos: +0/-0
Re: Graduacao e Picaretagem...
« Resposta #13 Online: Novembro 23, 2007, 16:48:42 »
Que tipo de desvantagens? se oq vale é oq o karateca sabe, nenhuma faixa ou dan limita ou aumenta o nivel de ninguem.....
Empty Hands

Neto110

  • Visitante
Re: Graduacao e Picaretagem...
« Resposta #14 Online: Novembro 23, 2007, 18:32:51 »
Graduação elevada teoricamente só prejudica porque os adversários graduados não costumam ter muita dó não, principalmente poruqe entre faixas pretas "dar uma apertada" é regra.

Estas idéias que tenho não são minhas, e não estão finalizadas, estou aprendendo ainda.