Autor Tópico: Novas Regras da WKF! (07/12/2009)  (Lida 29725 vezes)

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Novas Regras da WKF! (07/12/2009)
« Online: Janeiro 07, 2009, 15:16:01 »
Oss pessoal!

Tava dando uma olhada no site karatedasmeninas, e fiquei sabendo por lá que teve umas mudanças  nas regras de kumite que a WKF implantou.
Lá está um pouco confuso essa parte. Queria saber se mais alguém aqui tem informações sobre isso pra dar. E também, pro pessoal do esportivo que quiser discutir as novas mudanças, fica aqui o canal.
eu gostei, pelo que entendi, o "atoshibaraku" agora é à 10segundos do fim ao invés de à 30 segundos. Muito bom isso! Deveras interessante! Gostei!
Porém já achei muito preciosismo (pra dizer o mínimo) a exigência da máscara, para menores de 18 anos. Simplesmente não apoio nem um pouco.
MAs pode ser também que eu tenha entendido errado.. por isso a criação desse tópico.

Ah, e só lembrando, estou falando de karate esportivo, pontos, competição.. não karate arte marcial tradicional, antes que me venham avacalhar o tópico. Se mais alguém além de eu mesmo, se interessar pelo assunto, seja bem vindo!

Oss!
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline Jose Fernando Pimentel

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 272
  • Votos: +5/-5
Re: Novas Regras da WKF! (07/12/2009)
« Resposta #1 Online: Janeiro 07, 2009, 15:53:38 »
O uso de máscaras é uma faca de dois gumes. Se por um lado protege o atléta de pancadas leves, por outro não permite aferir se a pancada teve contato ou não. Quando era da Interestilos vi várias vezes teatro como se a pancada tivesse acertado e depois fiquei sabendo que não. Eu não gosto. Sem máscara, se o cara acertar as narinas do outro, tem logo uma marca e facilita a arbitragem.

Oss.

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Re: Novas Regras da WKF! (07/12/2009)
« Resposta #2 Online: Janeiro 07, 2009, 16:14:35 »
Di menor não devia lutar.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline zeiza san

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 16
  • Votos: +0/-0
Re: Novas Regras da WKF! (07/12/2009)
« Resposta #3 Online: Janeiro 07, 2009, 22:07:08 »
Boa noite,
Pelo que sei, o dependendo da categoria, por exemplo: 12/13 anos, não é permitido o contato no rosto, o golpe deve ter uma distância de pelo menos 5cm até 10cm, tendo os criterios( veja na súmula: regras wkf - que se encontra no site da cbk), é pontuável, porém se atingir o adversário, ou seja, encostar, não é ponto. Portanto, até a categoria juvenil (18 anos) não é permitido tocar no rosto do atleta, sob pena de punição (penalidade categoria 1). Porém, cabe lembrar que nas categorias Juniores (18-20) pode ter leve toque.
Deve por isso, que tornou-se obrigatório o uso de máscara (proteção facial).
Mas, observando na página 6 onde fala sobre os equipamentos obrigatórios, não cita nada sobre proteção facial, mas pode ser que esta apostila das regras da WKF estejam desatualizadas, veja:

"8. O seguinte equipamento de protecção é obrigatório:
8.1. luvas aprovadas pela WKF, vermelhas para um dos competidores e azuis para o
outro.
8.2. protector de boca (dentes).
8.3. protector de peito aprovado pela WKF para as competidoras femininas.
8.4. caneleiras aprovadas pela WKF, vermelhas para um dos competidores e azuis para
o outro.
8.5. protectores de pé aprovados pela WKF, vermelhos para um dos competidores e
azuis para o outro.
Não é obrigatório o uso de coquilha, mas caso seja utilizada, deve ser aprovada pela WKF."

Espero ter contruibuído.
Oss!

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: Novas Regras da WKF! (07/12/2009)
« Resposta #4 Online: Janeiro 08, 2009, 07:27:48 »
Oss!

Pois é Zeiza, essa regra aí é a antiga. lá no site da cbk ao que tudo indica está desatualizado.
Pra criança, a distância do golpe ao rosto passou de 5 para 10 cm. (e tem que ter a máscara). já pra maiores, ficou em 5 mesmo (e tem que ter a máscara também). Só pra adulto é que não é obrigatório. ao que tudo indica.
Eu vou tentar achar mais informações e postarei aqui. Eu e meu professor vamor tentar conversar com o professor dele, pra ver se ele tem mais informações pra nos passar.
(já tô vendo que vou ter que fazer mais um curso....)

Oss!
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: Novas Regras da WKF! (07/12/2009)
« Resposta #5 Online: Janeiro 08, 2009, 07:35:19 »
Sem querer avacalhar, mas pensando no que é definir como regra controle pra 5 ou 10 cm num esporte de combate que um vai pra frente e o outro tambem, é possivel uma regra assim?

oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: Novas Regras da WKF! (07/12/2009)
« Resposta #6 Online: Janeiro 08, 2009, 09:52:58 »
Olá!
Avi,quem disse para Vc.que os 2 vão para a frente?
Isso não é aquele Karate que V. está pensando,
é apenas um jogo de pontuar pra ganhar medalhas.
E para de perguntar sobre isso, pergunte no Dojo,sobre Karate.
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Re: Novas Regras da WKF! (07/12/2009)
« Resposta #7 Online: Janeiro 08, 2009, 10:08:12 »
Eu não quero esculhambar vcs esportivos, mas vcs nunca saberão o que era o karate.

Vejam quantas proteções inventaram (obviamente pra ganhar dinheiro) pra arte das mãos vazias.

Vc entrava num campeonato disposto a quebrar os dentes, nariz, braços, pernas, cortar a boca, supercilio etc em nome da sua academia. Dava aquele frio na barriga antes de lutar mas era um perigo real, diferentemente de hoje.

Se um cara machucava um companheiro de equipe, seu objetivo passava ser de pegar o cara e dane-se a desclassificação, era assim e pronto. Todo mundo ficava feliz ninguem queria saber da medalha, a academia tinha sido vingada.

Hoje, que até gay luta, fica impensavel uma coisa dessa, mas que era muito mais legal isso era.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Novas Regras da WKF! (07/12/2009)
« Resposta #8 Online: Janeiro 08, 2009, 10:35:15 »
Oss

22 curso tem de fazer e refazer todo ano,eles sempre mudam alguma coisa na regra que tem de ser ajustado,qdo isso é feito mudam de novo para garantir a segurança de todos...  :o

como diz o Gustavo Sensei tinha que ser igual ao Japão criança não luta só "Hatabake"

Gohon/Kihon Ippon.....

se muito não me engano só após 16 anos é que pode kumite lá..

Pinto San Sensei que está lá pode testemunhar ou Katsumoto Sensei que tá sempre por dentro dos acontecimentos de lá....

que que é isso Gustavo Sensei,vai dizer que não gostas de uma boa briga cor de rosa :D

e sem puxão de cabelo  :D

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: Novas Regras da WKF! (07/12/2009)
« Resposta #9 Online: Janeiro 08, 2009, 10:49:16 »
Olá!
Gustavo,está falando de outra época,quando homem dançava
com mulher (agarradinho) e,também só beijava mulher!
Esquece,hoje as coisas são assim,tudo ao contrário.
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: Novas Regras da WKF! (07/12/2009)
« Resposta #10 Online: Janeiro 08, 2009, 11:35:19 »
Sem querer avacalhar, mas pensando no que é definir como regra controle pra 5 ou 10 cm num esporte de combate que um vai pra frente e o outro tambem, é possivel uma regra assim?

oss

é...

eu tenho uma coisa que me dá muito orgulho do meu karate: controle!
Eu reconheço o que vocês das antigas ou mais tradicionais falam.. eu entendo o que vocês estão dizendo... eu acho muito importante interessante essa parte, isso que tinha, e hoje em dia não tem mesmo, eu sei, eu reconheço isso.. mas hoje em dia, a parte esportiva, tem um outro lado, eu posso dizer que é uma outra coisa mesmo.. apesar de continuar achando que é karate, porém um karate diferente.
É complicado.. é como eu falei, eu entendo o que vocês tão dizendo... e não discordo de vocês não. E se eu pudesse escolher, ser da minha época ou da época de vocês, certamente escolheria ser da época de vocês.. mas infelizmente eu só posso aceitar a realidade. a minha realidade é essa. A realidade de quem pensa em ingressar no karate hoje em dia é éssa na maioria das vezes. TReinar com vocês, como vocês, sob as condições de vocês, não é uma escolha, é um privilégio... Vocês deviam agradecer pelo karate de vocês, pela sorte qeu tiveram e ser mais compreensivos com os que não tiveram e nem têm a mesma sorte. bom.. eu acho... eu invejo vocês que são do tradicional. Mas eu também não posso me queixar, pois aqui onde moro, até esse karate esportivo aqui é raridade, é difícil... eu vejo o karate aqui na minha região e me sinto herói.
Tem horas qeu acho qeu vocês não têm noção da dificuldade que é pra ser ter karate em outros lugares do Brasil... e essas coisas aí da nova regra, só vÊm pra dificultar, prejudicar, limitar ainda mais isso tudo.. Resumindo, é  só ferro.

Oss!

(daqui a pouco comento mais um pouco as outras mensagens! Oss!)
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline Jose Fernando Pimentel

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 272
  • Votos: +5/-5
Re: Novas Regras da WKF! (07/12/2009)
« Resposta #11 Online: Janeiro 08, 2009, 11:40:50 »
Eu sou a favor apenas do protetor bucal, combate só acima de 18 anos e controle total dos golpes. Essa época de Karate dar ponto quando porrava a cara do outro já passou e a grande maioria de quem praticava tinha o mesmo perfil desse bando de pitbul arruaceiro dos JJ e Muai-Tai que andam por aí. Esporte baseado em Karate serve de marketing para nossa arte e acho pouco provavel que um pai goste de ver seu filho se porrando num evento. Acho que menor só deveria competir em kata, pois a principal função do esporte para eles é a educação, é ficar nervoso, aprender a se controlar, executar o que treinou e aprender a vencer ou perder, e isso tudo ocorre numa competição de kata.

Offline Rodrigo (Rodfu)

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 776
  • Votos: +0/-0
Re: Novas Regras da WKF! (07/12/2009)
« Resposta #12 Online: Janeiro 08, 2009, 11:45:46 »
Eu acho que o Gustavo deveria procurar tratamento pra toda essa violência mal resolvida dele. Ou então ir passear e fazer novas amizades, o Yama e eu certamente conhecemos várias pessoas aptas a estreitar relações com o carioca. Como ficou a barriga, Gustavão?
Abraços,
Rodrigo

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Re: Novas Regras da WKF! (07/12/2009)
« Resposta #13 Online: Janeiro 08, 2009, 11:59:55 »
Rodfu,

Tirando que ja engordei tudo que emagreci, ta beleza.

Meu pai tb não gostava de eu ir pro karate, preferia o curso de datilografia como o do Sensei Pedro, mas eu me amarrava. Na época tinha na FEKERJ, o Dr. Chico, que era um preta do Takeuchi que era médico e costurava a galera no local mesmo, coisa linda. Nariz ela alinhava de novo com dois lapis e esparadrapo.

Concordo que era selvageria mas nunca morreu ninguem.

Pimentel, discordo do perfil de pitbull, posso citar exemplos de gente muito bem sucedida na vida e sem historico de briga na rua que eram dessa época, inclusive eu.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: Novas Regras da WKF! (07/12/2009)
« Resposta #14 Online: Janeiro 08, 2009, 12:13:56 »
Olá!
Gustavo, eu estou até hoje datilografando.
E Vc. não esquece essa hiostória rsrsrsr
Pimentel, o que é mais agressivo, chamar as pessoas de "bando de pitbul" num forum,
ou treinar Karate do jeito certo como antigamente?
Calma Amigo,calma!
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.