Olá Denis,
Selecione alguns mestres da shito e posta suas biografias para conhecermos mais sobre eles ?
Aqui no fórum todos somos professores e alunos, pois aprendemos uns com os outros sem distinção.
Ari - Santos/SP
Olá,
Este material serve de complemento para a matéria já abordada pelo Professor Troyman no tópico que fala sobre
Grandes personagens da história do Karate-dô onde é possível encontrar um artigo que aborda a vida do mestre
Kenwa Mabuni. É também o primeiro de uma série onde abordarei alguns mestres importantes dentro da história do estilo
Shitô-ryû, conforme solicitação do Professor Ari.
Foi a saúde precária do jovem
Kenwa Mabuni que levou seu pai,
Kenpô Mabuni, a procurar nas artes marciais um método para fortalecer seu corpo, pois infelizmente ele era uma criança frágil e doente.
Foi assim que
Kenwa Mabuni começou a prática do estilo
Shuri-te com o mestre
Ankô Itosu até a morte do grande mestre, aos 85 anos de idade. No período em que esteve sob a tutela de
Ankô Itosu,
Kenwa Mabuni foi colega de classe e amigo de diversos dos mestres que hoje são considerados ícones dentro da história do
Karate-dô, entre eles:
Gichin Funakoshi, Kentsû Yabu, Chomo Hanashiro, Yamakawa Choren, Chôshin Chibana, Anbum Tokuda, Shinpan Shiroma.
Aos 20 anos,
Kenwa Mabuni começou a trabalhar como professor suplente na Escola Primária de
Naha, onde conheceu e travou grande amizade com
Chôjun Miyagi (1888-1953), que mais tarde viria a fundar o estilo
Gôjû-ryû de
Karate-dô. E que também seria o responsável por seu ingresso na escola de
Naha-te do mestre
Kanryô Higaonna (1853-1915).
Desta forma,
Kenwa Mabuni pode treinar simultaneamente com
Ankô Itosu e
Kanryô Higaonna, que eram considerados os dois maiores expoentes de
Karate (chamado
Tô-de neste período), cada um em seu respectivo estilo, da ilha de
Okinawa nesta época.
Em 1914, aos 25 anos de idade, tornou-se inspetor de polícia, período em que praticou
Jûdô e
Kendô, treinamentos obrigatórios para os oficiais de polícia.
Em 1915,
Kenwa Mabuni perdeu seus dois principais mestres e embora tenha ficado profundamente abalado com ambas as mortes, os longos anos de convivência e amizade com
Ankô Itosu fizeram com que a morte do velho mestre o marcasse muito. Alguns historiadores relatam que sua devoção era tanta, que construiu um pequeno templo em frente a sepultura de
Ankô Itosu e durante o período de um ano visitou o local diariamente para praticar seus
kata e prestar reverência a memória do mestre.
Por volta deste período,
Kenwa Mabuni conheceu e passou a treinar com
Seishô Aragaki (1840-1918) com quem aprendeu vários
kata, com e sem armas, dentre os quais podemos citar:
Unshu, Sôchin, Niseishi, Aragaki no kon e
Aragaki no sai.
Kenwa Mabuni tinha 26 anos na época em que
Ankô Itosu e
Kanryô Higaonna faleceram e julgava-se muito ainda jovem para seguir um caminho próprio dentro do
Karate. Foi neste contexto que uniu forças com
Chôjun Miyagi, apenas um ano mais velho, para estabelecer um grupo de estudos para pesquisar e praticar esta arte marcial.
Em 1918, o grupo foi nomeado
Ryûkyû Tô-de Kenkyû-kai (Associação para pesquisa do
Karate de
Okinawa) e as reuniões passaram a ser realizadas na residência de
Kenwa Mabuni. Esta Associação era formada pelos mestres mais importantes da ilha de
Okinawa na época:
Chôshin Chibana, Gichin Funakoshi, Chôtoku Kyan, Anbun Tokuda, Shinpan Shiroma, Chôju Ôshiro, Seicho Tokumura, Kentsû Yabu, Chomo Hanashiro e
Hoko Ishikawa.
No início da década de 20,
Kenwa Mabuni se tornou uma personalidade importante dentro do cenário marcial de
Okinawa passando a ser considerado um respeitado instrutor de
Shuri-te e
Naha-te a ponto de ser o responsável pela demonstração realizada na Escola Secundária de
Okinawa durante a visita dos membros imperiais do Japão ao arquipélago.
Em 6 de Março de 1921,
Kenwa Mabuni e
Chôjun Miyagi participaram de outra exibição de
Karate realizada no hall do Castelo de
Shuri, desta vez organizada por
Gichin Funakoshi para prestigiar a visita do príncipe do Japão,
Hirohito.
Em 1924,
Kenwa Mabuni decidiu abandonar uma carreira bem sucedida de inspetor de polícia para tornar-se oficialmente instrutor de
Karate na academia de polícia. Também foi neste período que finalizou a construção de um
dôjô próprio, situado no jardim de sua casa.
Com o término da construção do
dôjô,
Kenwa Mabuni e
Chôjun Miyagi restabeleceram o grupo de pesquisa que havia se dispersado. O nome do grupo foi mudado para
Ryûkyû Tô-de Kenkyû Karabu (Clube para pesquisa do
Karate de
Okinawa).
Muitos dos grandes mestres, inclusive
Ankô Itosu,
Kanryô Higaonna e
Seishô Aragaki, haviam morrido nesta época, sendo assim, quando retomaram as atividades do grupo de estudo
Kenwa Mabuni e
Chôjun Miyagi tinham como principal finalidade assegurar a continuidade do
Karate.
O “novo” grupo passou a contar com a presença de notáveis membros, tais como
Chôyû Motobu, irmão mais velho de
Chôki Motobu, e
Wu Xiangui (
Go-genki). Os ensinamentos deste mestre surtiram efeitos muito grandes em
Kenwa Mabuni, influenciando-o de tal forma que mais tarde quando criou um estilo próprio agregou muitos aspectos ensinados por este mestre, inclusive algumas formas que são até praticadas no estilo
Shitô-ryû, das quais podemos citar os
kata Nipaipo,
Haffa (
Hakuchô) e
Paipuren (
Happoren). Além dos mestres acima citados também faziam parte deste grupo
Chôtoku Kyan, Chômo Hanashiro, Juhatsu Kyoda, Choju Oshiro, Chôshin Chibana, Chôki Motobu e
Kentsû Yabu. Sem dúvidas, o
Ryûkyû Tô-de Kenkyû Karabu foi um verdadeiro marco na história das artes marciais de
Okinawa devido a grande diversidade de artistas marciais, de diferentes estilos, treinando, prendendo e ensinando no mesmo local.
Também foi em meados dos anos 20 que
Kenwa Mabuni e
Chôjun Miyagi começaram a tomar a frente nas sessões de treinamento, embora fossem ainda relativamente jovens.
Pouco a pouco o
Karate foi se tornando mais popular no Japão e muitos dos mestres de
Okinawa passaram a visitá-lo com mais freqüência.
Kenwa Mabuni, por exemplo, foi diversas vezes ao País do Sol Nascente, mesmo antes da introdução oficial do
Karate. Em 1922, passou algum tempo em
Kyôto, porém não se instalou definitivamente no Japão até 1929.
Aliás,
Kenwa Mabuni passou muitos anos de sua vida viajando para diversos lugares, em muitas destas viagens estava acompanhado por
Yasuhiro Konishi (1893-1982), um grande amigo, que mais tarde viria a fundar um estilo de
Karate-dô próprio chamado
Shindô Jinen-ryû.
Yasuhiro Konishi ensinava
Kendô e
Jû-jutsu em seu centro de treinamentos, o
Ryôbu-kai, localizado em
Tôkyo, Japão. Além do fundador do
Shitô-ryû, Chôjun Miyagi e
Chôki Motobu também estiveram neste
dôjô, trocando técnicas.
Em 1925,
Kenwa Mabuni e
Yasuhiro Konishi viajaram para a prefeitura de
Wakayama, no Japão para treinar com
Kanbun Uechi, baseado nos ensinamentos deste mestre
Kenwa Mabuni idealizou o
kata Shinpa.
Yasuhiro Konishi treinou extensivamente com
Kenwa Mabuni, ajudando-o nas diversas demonstrações realizadas por todo o Japão.
Kenwa Mabuni chegou, inclusive, a residir na casa de
Yasuhiro Konishi por aproximadamente 10 meses, entre os anos 1927 e 1928.
Em 30 de Maio de 1927, encontrou-se com
Jigorô Kanô, uma das figuras mais importantes do
Budô japonês na época, que foi até
Okinawa para a inauguração de um novo
dôjô da “Associação de Faixas Pretas de
Judô e
Kendô” e aproveitou sua visita para solicitar que fosse organizada pela prefeitura uma demonstração da arte de combate local durante o evento.
Kenwa Mabuni e
Chôjun Miyagi foram os encarregados pela demonstração, demonstrando o
Shuri-te e
Naha-te, respectivamente, tendo ambos a possibilidade de explicar as técnicas e a filosofia do
Karate.
Jigorô Kanô ficou impressionado com apresentação e falou sobre a probabilidade de propagação desta arte marcial por todo o Japão. Inspirado pelas palavras de
Jigorô Kanô,
Kenwa Mabuni decidiu mudar-se para o Japão.
Em 1928,
Kenwa Mabuni visitou
Jigorô Kanô em
Tôkyô acompanhado por
Gichin Funakoshi, que mais tarde fundaria o estilo que seus alunos batizariam de
Shôtôkan, que era um grande amigo desde a época em que treinavam o
Shuri-te com
Ankô Itosu.
Então, no início da Era
Shôwa, em 1929,
Kenwa Mabuni mudou-se com sua família para o Japão, instalando-se primeiramente em
Tôkyô, onde passou algum tempo ajudando
Yasuhiro Konishi em seu treinamento. No entanto, por respeito a
Gichin Funakoshi, que já estava divulgando o
Karate em
Tôkyô, decidiu rumar para o oeste, mais precisamente para
Ôsaka, com o objetivo de iniciar a propagação do
Karate naquela parte do país.
Ainda em 1929, elaborou um currículo básico para seus ensinamentos, que era composto por 21 posições de braços e pernas, 12
tachi-kata (bases), 10
tsuki-waza (técnicas de socos), 6
uchi-waza (tecnicas de batidas), 8
keri –waza (técnicas de chutes), 45
uke-waza (técnicas de defesas) e técnicas de
kumite (combate), tais como:
ippon-kumite, nihon-kumite, sanbon-kumite e
jiyu-kumite (combate livre). Também incluía alguns conceitos e exercícios específicos, elaborados pelo próprio mestre
Kenwa Mabuni, entre eles:
hiji-ate go-hô (cinco formas de atacar com o cotovelo),
tenshin-happo (movimentos em oito direções) e
uke no go gensoku (cinco regras gerais para defesas).
A vida não foi fácil para
Kenwa Mabuni quando chegou ao Japão, muitas foram as dificuldades que ele e sua família tiveram que atravessar até que conseguissem realmente adaptar-se a
Ôsaka. Porém, nada parecia abalar
Kenwa Mabuni que estava decidido a divulgar e estabelecer o
Karate no Japão (
Ôsaka).
Tal demonstração de perseverança e força de vontade lhe trouxe grande admiração e respeito por parte dos japoneses, de tal forma que mesmo sem possuir um
dôjô artistas marciais de todo o Japão lhe procuravam em
Ôsaka com a finalidade de aprender com ele. Então, no jardim de sua casa, ensinava
kihon, kata e
bunkai-kumite, além de explicar os conceitos ensinados por
Ankô Itosu e
Kanryô Higaonna.
Nos anos que se sucederam,
Kenwa Mabuni dedicou-se ao desenvolvimento e divulgação do
Karate na área de
Ôsaka, tarefa nada fácil, pois esta arte marcial era proveniente de
Okinawa e as pessoas no Japão, que tinham costumes diferentes, não entendiam sua finalidade ou tinham uma idéia equivocada sobre sua prática. Auditórios, eventualmente lotados por motivo da realização de alguma demonstração, tinham dificuldades em entender e ou aceitar o
Karate com uma arte de defesa pessoal, principalmente no que referia aos
kata, que eram frequentemente chamados de “dança dos punhos”.
Por volta de 1934, alguns mestres de
Okinawa já haviam estabelecido credibilidade para o
Karate junto às demais
Budô (Artes Marciais), entre eles:
Kenwa Mabuni, Gichin Funakoshi, Chôjun Miyagi e
Chôki Motobu.
Neste mesmo ano,
Kenwa Mabuni publicou uma série de livros técnicos sobre o
Karate, bem como alguns artigos em revistas especializadas. Suas principais obras possuem os seguintes títulos:
Seipai no kenkyû,
Yoshi goshin-jutsu e
Kobu juzai goshin-jutsu karate kenpô.
Com o advento da Segunda Guerra Mundial, quase todas as publicações de
Kenwa Mabuni saíram de circulação, com exceção de duas, editadas em 1934, que foram reproduzidas por seu filho,
Ken’ei Mabuni em 1989, em um livro com o título
Karate-dô Shitô-ryû, publicado em francês.
Ainda em 1934,
Kenwa Mabuni abriu seu primeiro
dôjô em
Ôsaka, localizado em
Tsukumi Bashi Dori, na região de
Nishinari, o qual chamou
Yôshûkan (Escola para aperfeiçoamento e desenvolvimento).
Em 1935,
Kenwa Mabuni, juntamente com
Yasuhiro Konishi e
Hironori Ôtsuka passou a treinar, quase que diariamente, com
Morihei Ueshiba, fundador do
Aikidô.
Kenwa Mabuni e
Yasuhiro Konishi foram os primeiros a experimentar o
Bogu-kumite (equipamento de proteção para o combate), empregando para isso as proteções de combate utilizadas pelo
Kendô. No entanto, conforme relata
Manzo Iwata, o equipamento mostrou-se muito restritivo e incômodo e a idéia foi rejeitada.
Em Março de 1939,
Gichin Funakoshi e
Kenwa Mabuni inscreveram suas respectivas escolas na
Dai Nippon Butoku-kai. Em Julho deste mesmo ano, após serem submetidos a exame, na mesma sessão, foi lhes concedido o título
Renshi (graduação equivalente ao
sandan [3º nível] no Sistema de Graduação Tradicional do Japão).
Shinken Taira (1897-1970), um dos mais importantes mestres de
Kobudô do Japão, também foi um dos alunos de
Kenwa Mabuni nos últimos anos da década de 30. Aliás, muitos dos notáveis mestres de
Okinawa procuravam
Kenwa Mabuni para aprender
kata e receber informações sobre suas aplicações práticas (
bunkai).
Kenwa Mabuni era muito respeitado ao que tangia a este tema e era considerado como uma das principais referências desta época no assunto.
É fato reconhecido que
Gichin Funakoshi reverenciava o conhecimento de
Kenwa Mabuni.
Gichin Funakoshi fazia questão de trocar conhecimentos com
Kenwa Mabuni e depois que atingiu uma idade avançada passou a fazer-se acompanhado por seus discípulos antigos quando visitava
Kenwa Mabuni sempre fazendo questão que eles estudassem
kata com ele, atitude que reconhecia a perícia do mestre. Consta que alguns dos discípulos de
Gichin Funakoshi, entre eles
Masatoshi Nakayama, tenham aprendido alguns
kata com
Kenwa Mabuni que, mais tarde, foram incorporados ao estilo
Shôtôkan.
Yasuhiro Konishi, criador do
Shindô Jinen-ryû, e
Hironori Ôtsuka, fundador do
Wadô-ryû também treinaram
kata com
Kenwa Mabuni, os quais, depois de adaptações técnicas, incorporaram aos seus estilos de
Karate-dô.
Além disso,
Kenwa Mabuni era um renomado pesquisador de um antigo tratado marcial chinês chamado
Wu Bei Zhi (conhecido em
Okinawa como
Bubishi) que muito influenciou o desenvolvimento do estilo
Shitô-ryû, sendo reconhecido como o primeiro mestre a citar textos deste livro em seus trabalhos.
Após a morte do mestre
Kenwa Mabuni, em 1952, infelizmente, houve a dispersão de seus principais discípulos o que gerou uma fragmentação no estilo e deu origem a diversas linhagens (as quais já mencionei em uma postagem anterior).
Referências:INTERNATIONAL KARATE-DO KAI.
Kenwa Mabuni. Disponível em: <http://www.seitoshitoryu.com/shitoryu.html>. Acesso em: 17 de Março de 2005.
MOLEDZKI, Sam. Biographies:
Mabuni, Kenwa. Karate-do Shito-Kai Canada. Disponível em: <http://www.shitoryu.org/heritage/evolution.htm>. Acesso em: 17 de Março de 2005.
SELLS, John.
Shito-ryu history. Pacific Karate-do Institute. Disponível em: <http://www.martialsource.com/shitohistory.htm>. Acesso em: 17 de Março de 2005.
TANZADEH, Sensei A.
Shito-ryu History. Shito-ryu Karate-do Cyber Academy. Disponível em: <http://shitokai.com/shitoryu.php>. Acesso em: 17 de Março de 2005.
WIKIPEDIA, the free encyclopedia.
Kenwa Mabuni. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/Shito-ryu>. Acesso em: 17 de Março de 2005.
Um abraço,
Denis Andretta.