Autor Tópico: Wado-Ryu - Informações  (Lida 17680 vezes)

Offline rafasgomes

• Newbie
  • *
  • Votos: +0/-0
Wado-Ryu - Informações
« Resposta #15 Online: Janeiro 22, 2007, 10:06:58 »
Valeu Kaiko !!!
Me animou bastante sua resposta.
Vou entrar no site e dar uma boa olhada !

Abraço
____

OSS

" Aquilo que não me mata, só me deixa mais forte "

Offline rafasgomes

• Newbie
  • *
Wado-Ryu - Informações
« Resposta #16 Online: Janeiro 23, 2007, 07:29:35 »
Ontém fui ao dojo onde ensinam Wado-ryu.
Vou começar a praticar quarta-feira. Fui muito bem recepcionado e o dojo tem uma excelente estrutura !!!
Obrigado pela ajuda de todos hein !!!
Quando tiver novidades eu posto,

VALEU !!!!!
____

OSS

Offline samurai

• Global Moderator
  • Hero Member
Wado-Ryu - Informações
« Resposta #17 Online: Janeiro 23, 2007, 07:39:58 »
Parabens rafasgomes

Então no proximo post esquece este VALEU e passe a usar OSS.
 :D

OSS

Kaiko

• Visitante
Wado-Ryu - Informações
« Resposta #18 Online: Janeiro 23, 2007, 07:53:48 »
Olá,

Tenho estudado o dojo Wadô que descobri. É realmente difícil você avaliar um estilo quando você já tem uma base de outro estilo. Não tenho dúvidas quanto a procedência da linhagem, o problema é que comparações são inevitáveis do tipo: isso tem no estilo que eu praticava e aqui não, essa esquiva é estranha, conheço essa técnica de outro jeito, etc..., e assim por diante, de maneira recíproca. Vou insistir nesse dojo por alguns meses pois a estrutura da organização é excelente e o pessoal é bastante unido. Acho que isso fortalece muito um estilo.

OSS

Offline rafasgomes

• Newbie
  • *
Wado-Ryu - Informações
« Resposta #19 Online: Janeiro 24, 2007, 08:32:11 »
Obrigado SAMURAI.
E Kaiko, ai ir ao dojo, eu também percebi que eles eram bastante unidos. Tanto que o dojo é de uma família, onde todos praticam, pai, filho e filha.
O Sensei é me recebeu muito bem e realmente disse "aqui somos uma família". Me senti a vontade.
Hoje é o primeiro dia de treino ! Amanhã conto alguma novidade Kaiko.

______

OSS.
____

OSS

Offline Arivaldo

• Hero Member
  • Votos: +2/-0
Wado-Ryu - Informações
« Resposta #20 Online: Janeiro 24, 2007, 09:10:37 »
Nunca assisti uma aula da Wado............tenho curiosidade sobre o estilo...........depois passa para nós mais informações sobre as aulas que está fazendo Rafa.

Oss,

Ari - Santos/SP

Kaiko

• Visitante
Observações
« Resposta #21 Online: Janeiro 24, 2007, 10:57:08 »
Pessoal,

Como sabem, tenho fletardo com um dojo Wadô. Vou praticá-lo durante alguns meses para avaliar se me adapto às suas técnicas, muito diferentes do estilo do qual sou oriundo: o Goju-ryu. O que me chamou a atenção no estilo é sua estrutura, extremamente organizada. Surpreendemente, inclusive, nos dias de hoje.
Quanto as técnicas confesso ainda ser cedo para dar minha opinião mais segura, porém confesso que achei os kihons muito simples com relação aos que estou habituado. Na parte do kumitê, pude ver um DVD de um torneio realizado no final do ano passado e me decepcionei um pouco. "Pulinhos" super exagerados, hikite seguido de berros esganiçados para levar o juiz a "marcação de pontos", comemorações na marcação dos ippons, ou mesmo na vitória do combate (fraquíssimo sob meu ponto de vista). O que aprendi como etiqueta é respeitar o adversário independente do resultado do combate.
Bem, acho que minhas observações ainda estão tomadas pelo pouco que aprendi na Goju. Apesar de ser tudo karatê, a forma de treino e aplicação são opostas.
E você, Ari, quais foram suas observações. O que achou? Mais adiante deixo mais impressões. Por hora, traduzi um resumo da história deste estilo obtido no site : http://209.85.165.104/search?q=cache:Ii4-MnLFN7EJ:www.karatedogojuryu.ch/page/style.htm+http://www.karatedogojuryu.ch/&hl=pt-BR&gl=br&ct=clnk&cd=2

OSS.

Wado-ryu

O Wado-Ryu foi criado a partir do karatê Shotokan e do ju-jutsu. Para alguns, trata-se do primeiro estilo de karatê verdadeiramente japonês. Para outros, trata-se simplesmente de um estilo de ju-jutsu.

Flexibilidade e harmonia caracterizam essa "via da paz", que é a primeira escola da qual o mestre fundador, Hironori Otsuka, é japonês de nascimento.

O encontro entre Funakoshi e Otsuka aconteceu em julho de 1922. O japonês ficou fascinado pela técnica do mestre de Okinawa e sua progressão é muito rápida. Em 1925 ele torna-se o assistente de Funakoshi, ao qual ele não tarda a expor suas téses pessoais sobre o karatê. Otsuka acha o karatê de Funakoshi muito rígido em sua técnica e limitado demais em suas formas de ensino.

Na época, o treino do Shotokan repousa essencialmente sobre a prática dos katas. Otsuka estima que é insuficiente. Com seus conhecimentos de ju-jutsu e medicina (ortopédica), Otsuka começa a modificar sensivelmente as técnicas que Funakoshi lhe transmite. Com o passar dos anos, um novo estilo surge.

Otsuka diz: "Na defesa e no ataque, a utilização do peso e dos movimentos de seu adversário exerce a mesma função no erro deste último tanto com seu próprio peso como seus próprios movimentos.

A escola foi criada oficialmente em 1934 e fez numerosos adeptos principalmente universitários.

Com a morte de Otsuka, em 1982, é seu filho Jiro que assume a liderança da escola, mas rapidamente uma nova tendência dirigida pelo principal discípulo de Hironori Otsuka : Tatsuo Suzuki.

Características técnicas

O Wado-ryu, que se inspira no Shuri-te e no Ju-jutsu, prima pela esquiva e pela flexibilidade. O estilo se mostra penetrante no combate orientado e se apóia sobre posições levemente aberta e adiantada. O trabalho de giro dos quadril ao invés de "empurrá-los" é típico.

Kata

Cinco Pinan, e uma dezena de katas : naifanchi, kushanku, seshan, chinto, wanshu, passai, jion, jitte, rohai, nijushiho, ipairinpe,...

Os katas Wado-ryu permaneceram próximos do estilo de Funakoshi, o que os deixa muito mais com as características do shuri-te do que aos do Shotokan.

Offline rafasgomes

• Newbie
  • *
Wado-Ryu - Informações
« Resposta #22 Online: Janeiro 24, 2007, 12:06:45 »
Eu procurei algum video na net e achei esse deste link:

não sei se é bom, ou se não é, na verdade não tenho nem noção... rs
Mas fica aí como curiosidade aos interessados !!!

______

OSS
____

OSS

Offline Arivaldo

• Hero Member
Wado-Ryu - Informações
« Resposta #23 Online: Janeiro 24, 2007, 13:53:51 »
Kaiko,

Eu nunca assisti uma aula da wado, tive apenas contato com  o pessoal que lutava na época (Laerte Ferraz, Martinez , Delamuta e outros) era um equipe forte e foi a única que consegui vencer a famosa equipe da Butoku-kan (Enio, D´elia, Gomes, Carlão e o Okuyama). Nesse campeonato o atleta da wado acertou dois gyako zuki na cara do Gomes que partiu para briga e o tempo fechou. Quem representava a Wado era o Sensei Michio Buyo. A wado (Mestre Otsuka) manteve os nomes dos katas como é chamado em Okinawa diferente do Mestre Funakoshi que mudou os nomes (Heian =  Pinan ; Teki = Naihanchi , Basai daí = Itosu no Pasai etc).

Oss,

Ari - Santos/SP

Offline rafasgomes

• Newbie
  • *
Wado-Ryu - Informações
« Resposta #24 Online: Janeiro 24, 2007, 14:34:51 »
Arivaldo ,
empolgante isso que falou !
Vou ao dojo mais empolgado!

______

OSS
____

OSS

Kaiko

• Visitante
Wado-Ryu - Informações
« Resposta #25 Online: Janeiro 24, 2007, 16:57:11 »
Gosto muito dessas histórias, Ari. Hoje é notório que o karatê é outro, mas o espírito do praticante é o que realmente pesa. Rafagomes, não se desanime ou se anime com opiniões alheias, sobretudo as minhas, pois conheço muito pouco do estilo e posso estar enganado quanto as más impressões iniciais. O importante é você se sentir bem, sentir que está aprendendo algo importante para você e praticar com afinco e força. As vezes acho que cabe aos novos praticantes, e me incluo nisso, mudar o atual estágio do karatê, meio utópico mas fazer o quê?

PS1: Rafagomes, qual é a linhagem o seu dojo?
PS2: Ari, você sabe se o pessoal da wado, nesse campeonato, era da linhagem do mestre Koji Takamatsu? (Wado-Ryu Renmei?)

OSS.

Offline Arivaldo

• Hero Member
Wado-Ryu - Informações
« Resposta #26 Online: Janeiro 25, 2007, 08:23:07 »
Kaiko,

No Brasil, tinha três lideranças da wado trabalhando de forma independente:

1- Michizo Buyo - Wado-Kai

2- Koji Takamatsu - Wado- Ryu

3- Susumu Suzuki - Kii-kuu-Kai (falecido)

Com relação a equipe que venceu aquele campeonato Paulista, os alunos eram ligados ao Sensei Buyo (Wado - kai).

Oss,

Ari - Santos/SP

Offline rafasgomes

• Newbie
  • *
Wado-Ryu - Informações
« Resposta #27 Online: Janeiro 25, 2007, 11:57:04 »
Então Kaiko, não sei que linhagem não viu... não tive tempo de perguntar ainda ao Márcio sensei, mesmo porque ontém foi meu primeiro dia no dojo e ontém praticamente só assisti. Eles fizeram uns katas, acho que shodan, nidan, pelo que entendi eles dizerem... rs. Fiquei muito perdido, rs, tanto nomes e movimentos. Mas o sensei disse que vai pegar um sempai para me treinar enquanto ainda não acompanho o ritmo dele. Creio que o dojo seja tradicional em competições, pois ha muitos troféus e medalhas lá, inclusive o filho do sensei vai aos jogos panamericanos desse ano. Achei muito interessante a aula, todos faziam os katas com força e vigor, dá pra perceber sabe !!!
No mais ainda sou muito novato pra opinar ou discutir ainda, rs !!
Mas é isso aí !!!

______

OSS
____

OSS

Offline Luiz

• Hero Member
  • Votos: +1/-1
Wado-Ryu - Informações
« Resposta #28 Online: Janeiro 25, 2007, 13:34:55 »
Ari,

Você sabe se o Ivon Dedé, aluno do Susumo ainda continua em Araraquara?

OSS...
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline Arivaldo

• Hero Member
Wado-Ryu - Informações
« Resposta #29 Online: Janeiro 25, 2007, 13:44:20 »
Luiz,

Não sei te responder..............perdi o contato com todo esse pessoal.............................

Oss,

Ari - Santos/SP