Autor Tópico: Qual seria o "método" ideal de graduação para crianças?  (Lida 11550 vezes)

Offline J.Lezon

• Hero Member
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re: Qual seria o "método" ideal de graduação para crianças?
« Resposta #15 Online: Maro 04, 2009, 18:06:03 »
Bom, o assunto das graduações feitas às crianças, parece à partida, algo despropositado e/ou sem nexo. Parece digo eu, mas…

Sim, mas qual a  razão plausível que se possa apontar para justificar que as graduações não se façam? Mas a graduação de faixa o que é? O que significa?

Meus amigos, eu não sou e nem quero ser o detentor da verdade, apenas quero exprimir a minha forma de ver o assunto em questão. Para isso lembro que tudo que a graduação representa e significa para um adulto, porque razão não deve ser aplicada às crianças, com as relativas diferenças, claro?

Todo o mundo sabe que a graduação para além de todos os quesitos técnicos exigidos, ela também funciona com um verdadeiro estímulo, tanto nas crianças, como nos adultos. Então porque se teria de descriminar a criança, sob que pretexto? O que há somente a fazer, é sermos conscientes, sérios e honestos, e fazermos as graduações sob esses princípios fundamentais.

As organizações devem-se orientar e reger por tais princípios, e jamais caírem na tentação indecente da angariação do dinheiro fácil. Na JKF Wado-Kai, os menores de idade podem atingir a graduação até 2º.Dan, desde que evidentemente demonstrem todas as capacidades técnicas para o efeito. Quando eles atingem os 18 anos, é feita a transferência da sua graduação como sénior. Obviamente que estes alunos já levam seguramente entre 8 a 12 anos de Karate.

Neste fórum surgiu há dias um vídeo com duas crianças fazendo exame para faixa preta e que fizeram inveja a muitos adultos. Reprová-los ou não lhes fazer exames é que seria um reprovação e uma negação total. E tal como o Sensei Pedro afirmou, não há razões para as crianças não possam ser graduadas.

Agora isso das graduações intermédias com cintos coloridos com duas e/ou mais cores é uma caça ao dinheiro.

Hai!!   Oss!!
« ltima modificao: Maro 04, 2009, 18:08:47 por J.Lezon »
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline Felipe Andrade

• Hero Member
  • Votos: +0/-0
« Resposta #16 Online: Maro 04, 2009, 19:50:57 »
sei la
esse assunto eu não tenho uma ideia definida por dois motivos:

1º - a responsabilidade de graduar alguem tão novo (de roxa pra cima)

2º - a falta de estimulo se não houver graduação.

realmente não consigo chegar a nenhuma conclusão pelos motivos se baterem de frente.
Furimukeba Tiisana Kinou, Me wo agereba Mugen no Ashita

Offline PSekiMG

• Hero Member
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
« Resposta #17 Online: Maro 05, 2009, 01:33:17 »
Oss,

Alguém passaria um ano treinando e sem utilizar sua faixa? Apenas vestindo o Do-Gui e nada mais? Pra ver se esse lance de "ter que treinar pra passar" some de uma vez!

Pensem nisso, pois com todos iguais (em vestimenta) num Dojô, só lhes restaram efetivamente a técnica e conhecimento.

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

rapha.m.g

• Visitante
« Resposta #18 Online: Maro 05, 2009, 02:47:27 »
nunca me pronunciei aqui... mas quero deixar pontos que penso...

"viadinho" é um termo muito, MUITO inadequado, principalmente com uma criança...

o que pensa sobre graduar mulheres? a ausência de força física que possa causar lesões, também vetaria a graduação feminina?

Osu!

rapha.m.g

• Visitante
« Resposta #19 Online: Maro 05, 2009, 03:00:03 »
você me fez lembrar de duas cenas que vi:

um garotinho franzino,aparentando dez anos de idade , oitavo kyu, plantando na bananeira na ponta dos dedos, com o professor segurando as pernas... ele estava sentindo muita dor e reclamando disso... os dedinhos fininhos quase dobrando... e o professor apoiando as pernas e incentivando que aguentasse a dor... pra mim, um garoto desse se graduando, rompendo as próprias barreiras e melhorando como pessoa, tem mais valor, do que alguns colegas de treino que vem de outras modalidades ou que já tem a musculatura resistente, esses sim, se graduando com devida facilidade e aprendendo katas e afins como "dança"... sou extremamente novato no karate, jovem como pessoa, inexperiente... mas pra mim, karate é isso... posso não saber o que é de verdade e se não for agregar, melhorar, sofrer e chegar, busco outra modalidade que o seja...

não me sinto qualificado em comentar... jamais quero me sobressair em relação a um faixa preta e peço desculpas antecipadas por qualquer desrespeito...

Osu!

Offline Luiz

• Hero Member
  • Votos: +1/-1
« Resposta #20 Online: Maro 05, 2009, 08:42:31 »
Pelo que entendi o maior problema enfrentado pelo amigo não é tanto o de graduação e sim de como se portam os "graduados" (lembrando claro que estamos falando de crianças).

Eu não sei, mas pelo seu relato me parece que essas crianças estão treinando separado dos adultos, principalmente pelo que voce disse sobre os kiais "sei", "sei".

Talves a solução esteja em mesclar esse treino junto com os mais velhos, se não adulto, pelo menos os juvenis, mas turma boa, que treina firme e troca porrada.

Alguns dirão que criança não pode treinar junto com adultos, mas éra assim que funcionava a 20 anos atras e dava certo, Karate tem que ser mostrado para as crianças como ele realmente é e não como elas ou os pais querem para seus filhos, se assim o fizermos estaremos direcionando nossos objetivos para o financeiro em detrimento da arte.

Nesse ponto o que vale é a reflexão do que queremos, se sobrevivemos das mensalidades pagas vale a pena nos curvar para não quebrarmos, se temos o ensinamento do Karate como hoby aí podemos engrossar o caldo e arcar com as consequências de termos dojos vazios.

OSS...
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline Vinteedois

• Hero Member
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
« Resposta #21 Online: Maro 05, 2009, 09:03:49 »
não me sinto qualificado em comentar... jamais quero me sobressair em relação a um faixa preta e peço desculpas antecipadas por qualquer desrespeito...
Esquenta não cara... pode comentar a vontade... faixa preta também fala e faz $%&! pra caramba.. você mesmo citou uma evidência um post antes. Só não mudo o qeu escrevi, pois seria hipocrisia. É de fato como eu penso. Mesmo sendo forte, pesado ou cruel demais... enfim. Mas peço desculpas se te ofendi de algum modo.

Quanto as mulheres... bom.. sei das limitações... mas não aceito molengagem, só por ser mulher, bonitinha e tal.. não... sem sacanagem..  eu tenho uma parada, que você deve discordar de mim (sinta-se a vontade!), mas veja, durante um treino, quando estou puxando a aula:

- Faz esse kihon direito! Tá parecendo uma  garotinha...

aí teve uma vez que uma garota respondeu... (mas já era grande, devia ter entre 16 e 20 anos, no máximo)

- Mas eu sou menina.

aí eu falei.

- Aqui você é karateca. Se for pra fazer assim vai pro balé.

sabe como é? pra mim karateca tem qeu ser karateca.. tem essa de menino ou menina não.
Uma das coisas que eu tenho pra mim, é que pra menina se graduar, ela não pode ter em mente: "vou apanhar, pois do outro lado tem um menino".. não.. tem que passar por cima.. pode até perder uma luta, mas tem qeu bater também, e principalmente aguentar apanhar.. Pois nada mais rídículo que uma mulher chorando porque tomou um soco na barriga... "ah mas foi soco de homem!" E daí? Se for assim, então é como eu digo: melhor não se graduar

E vou te falar, eu já vi muita mulher $%&! no karate. Já vi muita mulher de me fazer inveja. Então cara, é dedicação...

[momento auto-exaltação on]
E cara, até hoje eu tive e tenho 2 meninas que começaram do zero comigo no karate. uma começou aos 16 e outra aos 20. a primeira tem já 2 anos e tá na laranja, a outra tem 1ano e meio e tá na vermelha. Eu falo mesmo.. tenho maior orgulho delas.. tem essa $%&! não, partem pra dentro mesmo, baixam a porrada se tiver qeu bater.. seja menino, menina ou a faixa marrom o que for... mas elas já ouviram muito de mim: "tá parecendo uma garota!" então elas já sabem que pra karate não tem essa $%&! de ser "garota". é questão de acreditar, botar na cabeça qeu quer fazer uma coisa e aí, pronto. um dia chega.
[momento auto-exaltação off]

É como eu digo sempre: nem todos que desejam/planejam conseguem. mas pra conseguir tem que desejar/planejar

Oss!
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline Vinteedois

• Hero Member
    • Música e Arte - Blog
« Resposta #22 Online: Maro 05, 2009, 09:13:25 »
Pelo que entendi o maior problema enfrentado pelo amigo não é tanto o de graduação e sim de como se portam os "graduados" (lembrando claro que estamos falando de crianças).

Exatamente!! 

Eu não sei, mas pelo seu relato me parece que essas crianças estão treinando separado dos adultos, principalmente pelo que voce disse sobre os kiais "sei", "sei".

Não.. não.. não treinam separado não. nós só temos um horário disponível.. então é todo mundo junto.. só na hora das lutas, frente-a-frente qeu ficam as crianças de um lado e os adultos do outro. tipo um corredor imaginário.

Obrigado pela participação no tópico Luiz!
Oss!

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline J.Lezon

• Hero Member
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
« Resposta #23 Online: Maro 05, 2009, 09:23:09 »
Penso que de todas as modalidades desportivas ou não, o Professor de Karate é o que tem a tarefa mais difícil e complicada.

De repente, ele se depara com uma turma de alunos com idades variadas, pelo que tem necessariamente de fazer uso de uma giástica mental para poder ministrar uma aula que não desagrade a todos.

Ser instrutor de Karate é, como costumo dizer, um autêntico equilibrista no arame...então quando depende financeiramente dele, fica mesmo muito mais dificil para saber gerir e agregar tudo e todos.

Nos dias de hoje, se o instrutor ministrar uma aula de Karate como se fazia há uns bons anos atrás, no dia seguinte treinava ele sozinho no seu Dojo...A juventude de hoje tem quase tudo que nós não tinhamos e não sofre como nós sofremos, nem tão pouco tem o espírito sofredor que nós tinhamos! Se por um lado a evolução é óptima, por outro lado tem tem uma grande parte negativa.  

Em suma, os tempos são outros e não há volta a dar, pelo que há que saber interagir com tudo.

Hai!!  Oss!!

« ltima modificao: Maro 05, 2009, 09:26:42 por J.Lezon »
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline DoghQuch

• Sr. Member
  • Votos: +0/-7
    • Instagram
« Resposta #24 Online: Maro 05, 2009, 09:38:17 »
Oss!

(é isso que da chegar tarde no trabalho....perco uma página e meia de posts!)

Cara, realmente, mulher quando pega pra treinar forte limpa o chão com muito homem macho. E você tem toda razão, a pior coisa que pode acontecer é fazer distinção entre meninos e meninas e a maioria delas, depois que entende esse lance de ser Karateka, entra na linha e manda ver.

Sem brincadeira, teve uma menina que começou a treinar com a gente, ela era franzina, reclamava muito, não se sentia capais de fazer os exercícios mais simples. Dois anos depois ela saiu do karate e foi fazer Jiu pq achou o karate muito "leve"  ;D

Voltando ao tópico, acho que não ficou claro, mas eu quis dizer que acho ridiculo essas graduações juvenis.

Mas bem, J.Lezon, acho que ninguém pode discordar de você, o que é merecido não pode e não deve ser negado.

Mas veja, o 22 está falando sobre crianças (todas e não apenas as boas) que dos 4 aos 8 anos chegam a 2 Kyu, é praticamente um exame a cada 6 meses.

Minha opinião sincera? Oq se consegue sem mérito não se da valor.
Essas crianças deveriam estar sendo conscientizadas sobre o caminho a percorrer, e não fazer um passeio relâmpago como alguém que viaja de garupa.
« ltima modificao: Maro 05, 2009, 10:49:34 por DoghQuch »
"E depois de tudo, c?u e terra a? est?o, como se nada tivesse acontecido.
  A essa altura, a vida e as a??es de um homem t?m o peso de uma folha
  seca no meio da ventania..."

Offline Vinteedois

• Hero Member
    • Música e Arte - Blog
« Resposta #25 Online: Maro 05, 2009, 09:38:29 »
Sensei Lezon, ainda estou assimilando o primeiro post do senhor.
Logo estarei respondendo!
Agradeço muito pela participação do senhor nesse tópico. Muito obrigado mesmo!

Hai! (hehehe maneiro! hai ao invés de oss :D)

Offline Vinteedois

• Hero Member
    • Música e Arte - Blog
« Resposta #26 Online: Maro 05, 2009, 09:41:52 »
Minha opinião sincera? Oq se consegue sem mérito não se da valor.
Essas crianças deveriam estar sendo conscientizadas sobre o caminho a percorrer, e não fazer um passeio relâmpago como alguém que viaja de garupa.

Perfeito cara! Concordo plenamente!

O problema é que quando eu falo isso eu quase apanho...

Offline DElia

• Hero Member
« Resposta #27 Online: Maro 05, 2009, 10:29:53 »
Prezados,
acredito que antes de falar de graduação, devemos falar das crianças, entender o desejo e a necessidade de cada uma delas, pois só assim poderemos ensiná-los, com respeito, à respeitar, criando um cenário ideal para que "tudo aquilo que o professor ensina, preconiza e decide (inclusive a cor da sua faixa), seja aceito com naturalidade e confiança.
lNos meus dias de professor nos anos 70 e 80, trabalhei num clube aqui de SP, onde por alguns anos as aulas eram numa quadra poliesportiva para um grupo de mais ou menos 200 alunos, simultaneamente, em aulas regulares, 3 sessões semanais, onde sua grande maioria era composta por crianças e adolescentes, e lembro muito bem de inúmeros, tímidos, franzinos, com medo da própria sombra, que ao longo dos anos tornaram-se bons de porrada mesmo, com espírito de karateca, sem que na fase de aprendizado tivessem sido arrochados.
Para ilustrar meu relato, transcrevo a resposta sobre crianças que dei ontem à uma entrevista, para um site especializado.
""No aprendizado de qualquer atividade física as crianças lidam com “barreiras”, a toda sessão ou aula, para a grande maioria quase que instransponíveis e para pouquíssimos quase que imperceptíveis, cabe para o professor a responsabilidade de diminuí-las perante os olhos dos seus alunos. Sem dúvida este é o fator fundamental para o sucesso do professor na sua empreitada, mas no meu entender, o turn-over só poderá ser atenuado quando houver maior participação da família para que seja cultivada uma maior fidelidade à academia. Sendo o aprendizado o cerne da questão, para a sua evolução deve-se criar um ambiente extremamente confortável e acolhedor, através de uma atividade física de intensidade moderada, onde os movimentos (técnicas próprias da Arte Marcial) sejam decompostos para melhor aprendizado motor, onde haja um sentido de desafio (exercícios de luta) constante para a execução dos mesmos, e lá mesmo, as noções básicas de hierarquia, disciplina e respeito sejam valorizadas e exaltadas todo o tempo.
O Karatê tem que ser “climatizado” para que os baixinhos possam compreendê-lo e admirá-lo, só assim, creio eu, haverá resultados e maior interesse por parte deles.""
« ltima modificao: Maro 05, 2009, 10:36:42 por DElia »
Ricardo

rapha.m.g

• Visitante
« Resposta #28 Online: Maro 05, 2009, 11:04:33 »
a comparação que fiz com mulheres é que, considerando a estatura média, por melhor que seja, dificilmente desenvolverá força para um soco tão potente quanto ao de um homem... acho que o que entra em questão é dar o "máximo"... o que creio que seja completamente possível com crianças... que bom que o tópico não tomou um rumo hostil... realmente bom...

Indo estudar, bom dia a todos :D:D:D

Osu!

Offline DoghQuch

• Sr. Member
  • Votos: +0/-7
    • Instagram
« Resposta #29 Online: Maro 05, 2009, 11:31:02 »
Não entendi....

Hai quer dizer sim, certo?
Então Hai seria uma resposta para uma pergunta ou comando.....

Tem alguma outra tradução?
"E depois de tudo, c?u e terra a? est?o, como se nada tivesse acontecido.
  A essa altura, a vida e as a??es de um homem t?m o peso de uma folha
  seca no meio da ventania..."