Autor Tópico: Esclarecimentos da CBK  (Lida 12456 vezes)

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Esclarecimentos da CBK
« Online: Julho 11, 2007, 16:53:08 »
Prezados,

Repassando aos interessados o que se encontra no site da FKERJ, a CBK esclarece:

"Em razão da participação da modalidade karate nos Jogos Panamericanos, esta Confederação tem recebido diversas consultas de atletas pertencentes a outras “organizações” de karate, indagando porque eles não podem participar dos Jogos Pan Rio 2007, se os mesmos, também, são praticantes de karate.

Com a finalidade de dirimir dúvidas e alertar a opinião pública, a Confederação Brasileira de Karate (CBK), vem esclarecer a realidade do karate no Brasil, uma vez que existem inúmeras Organizações se intitulando dirigentes da modalidade Karate, confundindo assim a opinião pública e a sociedade brasileira.

A Confederação Brasileira de Karatê (CBK) é a única entidade no Brasil credenciada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para administrar o Karate em nosso País. Esclarecemos também que a 109º sessão do Comitê Olímpico Internacional (COI) realizada em 19 de junho de 1999 reconheceu, em definitivo, a Federação Mundial de Karatê (WKF) como a única entidade dirigente do karate mundial.

O Karate Oficial é aquele que segue as normas Internacionais e está filiado a World Karate Federation (WKF). Esta entidade tem 174 países filiados, com mais de 55 milhões de praticantes em todo o mundo, além de fazer parte da elite mundial do esporte, por ser oficialmente reconhecida pelo COI e fazer parte do Circuito Olímpico do qual constam os Jogos Continentais. Portanto, quando outras “organizações de karate” divulgam indevidamente que o seu karate é oficial, confundindo assim a opinião pública, é nosso dever e obrigação desmentir tal divulgação e esclarecer a verdade dos fatos ao público em geral.

Será que muitos praticantes ou pais sabem se o karate que eles praticam é oficial ou não?

Será que os dirigentes de outras “organizações de karate” estariam informando aos seus atletas que eles não poderão participar dos Jogos Pan-Americanos, Jogos Sul-Americanos e World Games, por não estarem vinculados ao Comitê Olímpico Brasileiro?

Agora não cabem mais dúvidas, tão pouco questionamentos, porque:

- Somente atletas federados à CBK puderam participar das seletivas para os Jogos Pan-Americanos;

- A CBK é a única entidade que representa o Brasil oficialmente nas competições internacionais como Jogos Sul-Americanos, Jogos Pan-Americanos e Jogos Mundiais (World Games);

- As graduações de Faixa Preta serão reconhecidas em qualquer lugar do mundo, se outorgadas pelas Confederações e Federações internacionais filiadas a WKF.

DAS ENTIDADES OFICAIS E CIRCUITO DE COMPETIÇÕES DO KARATE

Confederação Brasileira de Karate – CBK
Fundada em 11 de setembro de 1987, é a Entidade Nacional de Administração do Desporto Karate (representante de 26 federações estaduais), está filiada a WKF (World Karate Federation) e vinculada ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), além de reconhecida através da Portaria nº 551 do Ministério da Educação (10/11/1987), como entidade de direção nacional da modalidade, com competência na área do desporto de sua própria denominação. A CBK promove os campeonatos nacionais, bem como seletivas para formação da seleção brasileira; outorga e registra as graduações superiores dos praticantes vinculados as suas filiadas; realiza cursos de arbitragem e de aperfeiçoamento técnico; participa de campeonatos da Confederación Sudamericana de Karate (CSK), de Panamericanos/PKF, Mundial/WKF, Jogos Sulamericanos, Jogos Panamericanos e Jogos Mundiais; entre outras atribuições conferidas pelo seu regulamento e estatuto e das Entidades Superiores.



Confederación Sudamericana de Karate - CSK
É a entidade dirigente da modalidade karate na América do Sul, reconhecida pela ODESUR e pelos Comitês Olimpicos da região, responsável pela realização dos Campeonatos Sulamericanos e participa dos Jogos Sulamericanos.



Panamerican Karate Federation – PKF
É entidade continental de administração do karate na América, reconhecida pela ODEPA e por todos Comitês Olímpicos do continente, responsável pela organização dos Campeoantos Panamericanos e participam dos Jogos Panamericanos.



World Karate Federation - WKF
É entidade mundial de administração do esporte karate; fundada em 1970, com o nome WUKO (União Mundial das Organizações de Karatê). A Federation Mondiale de Karate/World Karate Federation (FMK ou WKF), é reconhecida pelo COI – Comitê Olímpico Internacional, responsável pela realização dos Campeonatos Mundiais de Karate e pelos Campeonatos Mundiais Universitários de Karate, participa dos Jogos Mundiais (World Games) e dos Jogos Continentais dos cinco continentes.
DAS ORGANIZAÇÕES OLÍMPICAS AS QUAIS O KARATE DA AMÉRICA ESTÁ VINCULADO

• ODESUR – Organización Deportiva Sudamericana
• ODEPA – Organización Deportiva Panamericana
• COI – Comitê Olimpico Internacional

Assessoria de Imprensa da CBK
(11) 3887-8548
"

Oss !!!

Antonio Pêcego - Araguari/MG
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Offline Bodhidarma

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 78
  • Votos: +0/-0
    • A Mente de Bodhidarma
Re: Esclarecimentos da CBK
« Resposta #1 Online: Julho 11, 2007, 18:15:20 »
A simples denominação "KARATE OFICIAL" é a coisa mais cretina que se poderia criar e, sinceramente, não acredito que o COB (ou mesmo o COI) estejam muito diferentes das entidades que regulam o Karate em suas políticas. Isto é apenas um grande marketing e só serve de fato para vender mais símbolos bonitinhos para pregar no kimono, chaveiros e outras tranqueiras.

O Karate NÃO PRECISA de reconhecimento nenhum que ele já não tenha. Realmente não há como dar crédito a entidades politiqueiras como esta ou qualquer outra existente. 

Lezon

  • Visitante
Re: Esclarecimentos da CBK
« Resposta #2 Online: Julho 11, 2007, 18:28:03 »
Pois é...Nos dias de hoje já não se entende muito bem que as pessoas não saibam  qual é a federação ou confederação que tem o reconhecimento governamental e olimpico.

A CBK cataloga de Karate Oficial, eu entendo muito bem o porquê, mas também acho que é muito subjectivo, já que que  na ótica das outras organizações o Karate deles também será oficial. Penso que a CBK devia dizer muito e simplesmente de que é a única entidade que tem o reconhecimento do COB e que por inerência disso mesmo só quem está nela filiado poderia ter acesso às tais seletivas e, consequentente, participar no PAN.

É evidente que os dirigentes das outras organizações não vão andar a dizer aos atletas e aos pais que não têm o reconhecimento do COB,etc,etc,etc. Dada a situação incompreensivelmente existente no Brasil, no que diz respeito ao Karate, e como o governo não toma medidas sobre o assunto, acho que a CBK devia de actuar em força junto dele para que a situação fosse devidamente aclarada perante a opinião pública, a fim de que esta deixasse de ter dúvidas no futuro sobre a temática da oficialização do Karate.

Digo isto porque o governo deveria impor-se sobre sobre a questão, mas parece-me que lhe convém continuar assim para que, possivelmente, não tenha que abrir os cordões à bolsa...

Em Portugal já foi um pouco assim, mas em 1998, o governo resolveu e bem dizer que não apoiaria ninguém, enquanto não houvesse acordo em se dissolver as federações existentes e ser criada uma só. Depois disso então apoiaria financeiramente e teria igualmente o reconhecimento do COP. E assim se criou em 1992 a  FNK-P - Federação Nacional Karate Portugal.

Bom, eu só quiz conversar um pouco...
Hai!! Oss!!   

Offline deshi

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 97
  • Votos: +0/-0
  • Karatê-Do meu modo de vida!
    • http://www.karatevirtual.kit.net
Re: Esclarecimentos da CBK
« Resposta #3 Online: Julho 11, 2007, 19:20:01 »
rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr
 ::) ::) ::) ::)

Pow pelo q vi a CBK E WKF "KARATE OFICIAL" (:P) ñ tem nenhuma relação com a JKA ou demais entidades japonesas como pode isso? estou certo?

site da CBK > http://www.karatedobrasil.org.br


OSS!
ww.karatevirtual.kit.net

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re: Esclarecimentos da CBK
« Resposta #4 Online: Julho 11, 2007, 19:38:27 »
Ainda bem que eu pratico o karate "clandestino" ehehe.
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Neto110

  • Visitante
Re: Esclarecimentos da CBK
« Resposta #5 Online: Julho 11, 2007, 19:48:50 »
Este texto é um monte de bobagens....

A Confederação Brasileira de Karatê (CBK) é a única entidade no Brasil credenciada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para administrar o Karate em nosso País. Esclarecemos também que a 109º sessão do Comitê Olímpico Internacional (COI) realizada em 19 de junho de 1999 reconheceu, em definitivo, a Federação Mundial de Karatê (WKF) como a única entidade dirigente do karate mundial.

Que autoridade tem o tal COB em termos de reconhecimento? Nenhuma.

Seria o mesmo que o COB reconhece o guaraná antartica como o único refrigerante válido e que todos os outrosrefrigerantes naõ são oficiais...

O COB naõ é nem nunca foi sério. Quem conhece política desportiva sabe que eles ligam mais para o faturamento e para a espetacularização do esporte que para qualquer coisa, vide que naõ apoiam nenhum projeto de esporte de base, isto eles deixam para a caridade fazer... lamentável

Só para naõ deixar de afirmar, em atividades comoo karate, o único organismo que pode reconhecer ou deixar de reconhecer algo é o mercado. E de mercado a CBK está bem ruizinha, o que avalio por causa da proposta agressiva de marketing que adota sistematicamente que lembra mais uma pesosa furiosa gritando ao vento que a figura de um mestre de uma arte que prega o autocontrole (desculpem os colegas, eu estou sendo irÔnico nesta minha última frase: o karate da CBK, na lógica de trabalho de seus dirigentes, aliás, um deles vitalício, parece que é um negócio apenas.)

além de reconhecida através da Portaria nº 551 do Ministério da Educação (10/11/1987), como entidade de direção nacional da modalidade, com competência na área do desporto de sua própria denominação.

Isto é outra bobagem que só tem este peso hoje porque a maioria das pessoas naõ l~e o documento com o peso da his´toria nas costas. O tal documento do MEC foi criado apenas para reconhecer que o karate naõ estava mais ligado ao departamento de pugilismo, mas era uma instância separada. Só isto.

O MEC não tem nada que reconhecer coisa nenhuma de karate: seus administradores são políticos que deveriam fazer um trabalho de administrçaão e não uma briga de egos para mostrar quem tem o karate maior...

No Japão, a única organizão reconhecida pelo equivalente ao MEC é a JKA e naõ a organização ligada a esta instituição caçaníqueia que reconhece a organização com o presidente vitalício do Brasil.

Desconhecer a história é ser condenado e ser enganado por gente que fatura em cima da nossa ignorância. Bem, pelo menos em cima de mim ele naõ fatura.

O Karate naõ é esporte Olímpico e nem vai ser, nunca, por vários motivos que naõ tem nada a ver com karate, mas com o olimpismo mesmo:

a) tem gente demais nas olimpíadas, eles querem é tirar esportes e naõ colocar mias um;

b) esporte, para entrar tem que dar IBOPE de mídia, se naõ der IBOPE, e o karate naõ dá IBOPE, isto já foi avaliado pelo COI e COB, está fora;

c) o karate só fo deixado no PAN por articulação política, e naõ duvido que o fator envolvido naõ tenha sido o mesmo subterfúgio que fez o TKD se tornar olímpico: suborno. Situação esta que foi escancarada na mídia um tempo atrás, e "jogada para debaixo do tapete" um tempo depois.

O texto é impróprio, deturpa a história e pinta um quandro que naõ corresponde à verdade dos fatos.

Offline Borchio

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 409
  • Votos: +3/-2
Re: Esclarecimentos da CBK
« Resposta #6 Online: Julho 11, 2007, 20:42:33 »
ok tbem nao concordo com isso... mas eu acho que o pessoa do tradicional tinha q lutar pelos seus direitos tbem. Se a cbk ta representando o karate mundial é pq niguem esta tomando as dores... ficar de bracos crusados chingando o situacao do sistema nao adianta muito! acho q se todo mundo tiver consciencia do karate verdadeiro a situacao mudaria... eu por exemplo treinava apenas o olimpico pq nao enxergava as diferencas e acho q grande parte dos lutadores nao enxergam mesmo, ou vc acha q a maioria gosta de fica sendo zuado q karate nao serve pra nada na hora do vamo ver, por causa daqueles pulinhos de $%&!?
eu faco minha parte tento mudar todos ao meu redor e meu sensei ta la ensinando o karate q lhe foi ensinado pelo sagara, absorve quem quer!
Experience is what you get when you don't get what you want

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re: Esclarecimentos da CBK
« Resposta #7 Online: Julho 11, 2007, 23:05:07 »

 Augusto,

 Sabe que me tornei seu fa???
 Tudo o que vc falou sobre a CBK e Karate Olimpico e verdade......
 VIVA HELIO GRACIE!!!!
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
Re: Esclarecimentos da CBK
« Resposta #8 Online: Julho 12, 2007, 08:47:54 »
Entre "Oficial" com pulinhos WFK

e

"Clandestino" Arte, budo, JKA


Sou mais o Clandestino mesmo


OSS

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: Esclarecimentos da CBK
« Resposta #9 Online: Julho 12, 2007, 09:09:43 »
Olá!
Ha! Ha! Ha! Ha!
Caro Augusto,não é o texto que é uma bobagem,é a CBK que é uma grande bobagem.
Eu,graças a Deus faço e sempre farei o Karate clandestino.
Agora o que eu acho espantoso,é que esses dirigentes sabem que são mal vistos e personas non gratas,e não se importam,não tem a dignidade de afastar-se e esconder-se.Isso mostra que não sabem e nunca saberão o que é Karate.
Para treinar Karate,ninguem precisa de federações ou confederações,precisa somente de bons companheiros de treino e bons professores.
Afinal,uma Arte Marcial,continuo afirmando é para poucos que tem carater e inteligência.
Oss!
Pedro   
 
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline Simoes

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 621
  • Votos: +4/-0
    • http://www.kyokai.com.br
Re: Esclarecimentos da CBK
« Resposta #10 Online: Julho 12, 2007, 13:28:28 »
Pessoal isso tudo é mentira o Karate ou Caratê não estará no PAN fiquei sabendo pelo próprio presidente do COB Sr. Carlos Athur Nuzman ele me falou que de lutas estarão apenas: Judo, Taekendo, Luta Olimpica/Gueco Romana e Kagate.

Eu particularmente não conheço as lutas Gueco Romana e Kagate.

Como pode um "esporte" ser reconhecido pelo COB se o presidente desta entidade nem sabe falar o nome da modalidade.

Offline pmax

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 300
  • Votos: +0/-0
Re: Esclarecimentos da CBK
« Resposta #11 Online: Julho 12, 2007, 14:20:05 »
Pessoal,

Karate ESPORTE -> Concordo que a única organização deva ser a CBK, ela conforme o post, tem apoio do COB etc ...., se você gosta de competições esportivas, beleza, este é o caminho, discordo que a CBK deva outorgar graduações e reger os estilos, não tem competência para tal.
Ela deve sim, se preocupar apenas em reger e organizar competições esportivas e formação de equipes para competições internacionais, cursos de arbitragem, etc ..

Eu gostaria que a CBK fosse uma organização mais democrática e aberta, evitaria esta zona que está aí.

Exemplo : Se você é faixa preta de Shotokan-JKA/Shotokan-Tradicional/Shotokan-SKI/Interestilos/Shorin/Goju/Wado/Etc.., não precisaria estar filiado a CBK, bem filiação não existiria, ela anunciaria a seletiva para formação da seleção do PAN-RIO, a taxa de inscrição, disponibilizaria as regras a serem adotadas, local das competições e pronto, não teríamos tantos problemas.

Karate SHOTOKAN -> Sigo a organização que tem maior numero de mestres e é a única reconhecida pelo MEC(Japão), que é a JKA, diplomas de graduação, só devem ser outorgados pelas escolas dos respectivos estilos, elas sim tem preocupação com o desenvolvimento correto do estilo, padronização de Katas, Budo, etiqueta, Defesa pessoal, etc ... com ênfase no desenvolvimento da Arte em si. Pode também organizar competições, NÃO SENDO SEU FOCO PRINCIPAL.


Conclusão :

KARATE ESPORTE <> KARATE MARCIAL

Sempre vai dar confusão querer colocar os dois no mesmo saco.
« ltima modificao: Julho 12, 2007, 14:22:47 por pmax »

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: Esclarecimentos da CBK
« Resposta #12 Online: Julho 12, 2007, 16:05:50 »
Olá!
Caro pmax,
o problema não é ter Karate Marcial e Karate esporte,é usarem o mesmo nome
ou seja Karate para essas competições de pula pula.
Deveriam criar um novo nome para isso.Aliaz como disse o Simões,Kagate é uma boa opção.
Vc. já imaginou praticar um JJ "inventado",yodo modificado e chama-lo de JJ, só para tirar pontinhos?O pessoal ia ficar muito bravo,
Se essa $%&! continuar,o Karate verdadeiro vai acabar,ficando somente uma vaga lembrança,o Kagate esportivo.
Oss!
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline pmax

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 300
  • Votos: +0/-0
Re: Esclarecimentos da CBK
« Resposta #13 Online: Julho 12, 2007, 16:28:38 »
Pedrão,

Grande amigo, como vai ? não foi no ultimo treino hehehehe.

Concordo com você, tentei no meu post, mostrar na minha visão, que existe uma diferença drástica nas duas vertentes.

O problema é que a maioria não entende e acha que Karate é tudo igual, em 99% dos dojos tem se adotado o Karate Esportivo.

Posso estar errado, mas somos poucos gatos pingados que ainda treinam KARATE de verdade, sinceramente não vejo futuro para esta pratica.

Até que é uma boa idéia, poderiam trocar o nome e desvincular do Karate Marcial a pratica esportiva.

Neto110

  • Visitante
Re: Esclarecimentos da CBK
« Resposta #14 Online: Julho 12, 2007, 17:20:17 »
Pedro, Katsumoto, Simões e Pmax, quem viveu, sabe do que falo, quem naõ viveu só ouve e algumas pessoas são boas de conversa.

Katsumoto, obrigado.

(fico imaginando qual o nome do Pmax, se era dele que eu ouvia falar em 1986...)