Autor Tópico: A partir de 2007 não haverá competições no Karate !!!  (Lida 5044 vezes)

Offline RENGO-KAI

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 387
  • Votos: +0/-0
A partir de 2007 não haverá competições no Karate!
Acabaram com as competições no Karate!!!
E agora?
Se não houvessem mais competições no Karate,assim como ocorre com o Aikidô, vc ainda continuaria seus estudos nesta Arte, ou mudaria?

Vc continuaria com o mesmo numero de alunos ? Eles treinariam por que ?

Como vc motivaria ( marketing ) para trazer pessoas ( clientes ) para seu Dojo ?

O Karatedo seria praticado por mais pessoas ? idosos, senhores e senhores de 30 anos acima, que não tem competição como objetivo ?

Offline RENGO-KAI

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 387
  • Votos: +0/-0
A partir de 2007 não haverá competições no Karate !!!
« Resposta #1 Online: Agosto 03, 2006, 09:51:26 »
São apenas divagações minhas, depois eu posto minha opinião sobre...
Gostaria da opinião dos Professores do Forum.

OSS

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
A partir de 2007 não haverá competições no Karate !!!
« Resposta #2 Online: Agosto 03, 2006, 11:06:54 »
traga alunos da mesma forma que os sensei de aikido fazem.

OSS

Offline Hapli-Komo-Leu

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 605
  • Votos: +0/-0
    • http://
Muito bom!
« Resposta #3 Online: Agosto 03, 2006, 11:42:48 »
Olá!
Isso seria muito bom.Acabava de vez com essa besteira de competição.
Quem quisesse lutar,combinasse com amigos de academias,e fariam o que deve ser feito.O Karate.
Karate é budo,é luta consigo mesmo,é a sua oração diaria,e,se preciso é luta real.

OSS!
Hapli

Neto110

  • Visitante
A partir de 2007 não haverá competições no Karate !!!
« Resposta #4 Online: Agosto 03, 2006, 11:57:59 »
MInha academia resiste a concorrência independente de competições. Quando treinamos kumite, para todo mundo para ver. Gosto mais do nível dos treinos domésticos que os campeonatos todos que particiei ou levei alunos para participar.

Offline Kirynoo

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 110
  • Votos: +0/-0
    • http://
A partir de 2007 não haverá competições no Karate !!!
« Resposta #5 Online: Agosto 03, 2006, 12:59:24 »
Acredito que todos que fazem um Karate sério, não precisam de competições.    Competição é uma consequencia e jamais poderia ser a causa de treinar.

Continuaría a fazer o trabalho da mesmo forma, pois nunca foi focado em competição, e sim no Karate.
Oss.
Kirynoo

Kaiko

  • Visitante
A partir de 2007 não haverá competições no Karate !!!
« Resposta #6 Online: Agosto 03, 2006, 13:37:27 »
Minha opinião sobre o assunto: o karatê não precisa de campeonato para sobreviver! Ora, há inclusive um outro tópico que comenta sobre os super freqüentados seminários de Aikido, arte que dispensa campeonatos  ( http://karateca.net/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=1162&postdays=0&postorder=asc&start=0  )! Por que isso não ocorreria com o karatê?

Acredito que a "arte das mãos vazias" caminharia muito bem sem competições.

As artes marciais, e particularmente nosso caso, o karatê, são práticas passionais, ou seja, aqueles que praticam com afinco são apaixonados pela cultura que a as envolve, pelo prazer de se aperfeiçoar, pela ambição saudável na busca de uma melhor condição técnica, etc.

Acho que estes elementos, estes princípios básicos são suficientes para alguém frequentar um dojo independente de disputas esportivas.


OSS.

marascas

  • Visitante
A partir de 2007 não haverá competições no Karate !!!
« Resposta #7 Online: Agosto 03, 2006, 22:03:22 »
Se não tivesse campeonato em Karate, não sei, teríamos muitos alunos. Todos crentes de nós Karatecas somos muito bons e não aplicamos nossas técnicas em competições porque elas são muito "mortais" para serem usadas contra sereshumanos...blá bla´blá...

Então, nós seríamos muito fracos tecnicamente. Exemplos são algumas Artes sem combate que embora filosoficamente melhores, mas na prática deixam a desejar, com raras exceções no fator EFICIÊNCIA.

É muito bonito ver um mestre de Aikido humilhando seus pobres alunos nas aulas ou demosntrações. Mas sabemos que aquilo é fantasia de criança e que mais de 90% daquelas técnicas mirabolantes só funcionaria na realidade com leigos ou com os próprios discípulos aikidocas que temem o seu mestre só de olhar para ele devido ao fator respeito , veneração e cultura que lhes é imposta desde o primeiro treino.

Shotokai não tem competições, vamos todos treinar shotokai então!

Makoto

  • Visitante
A partir de 2007 não haverá competições no Karate !!!
« Resposta #8 Online: Agosto 03, 2006, 22:03:36 »
Oss!

Primeiro é com muita honra que participo deste debate, agora quanto ao assunto em si.
Acredito que o karatê pode sim sobreviver sem ter competições, aprova disso é que ainda existem muitos alunos, professores e mestres dedicados embora poucos, que por mais o que o tempo passe, e que as coisas mudem vão sempre abraçar os métodos de ensino e treino tradicional.
Na academia  onde treino quase não vamos as competições apesar de treinarmos kumite, e quando vamos é no máximo uma vez por ano, o pessoal que leva o treino a sério acredito que entende isso, mas apesar disso a nossa academia acabou perdendo muitos alunos para novas academias que ofereciam campeonatos a cada dois meses, isso é muito ruim, fui ver o treino em algumas, e tenho amigos em todas, mas eles só treinavam shiai com aqueles pulinhos, é de se lamentar.

Oss
Makoto

marascas

  • Visitante
A partir de 2007 não haverá competições no Karate !!!
« Resposta #9 Online: Agosto 03, 2006, 22:04:36 »
O fato de existir competições, não é sinômino de direcionar todo o Karate para isso. Eu tenho muitos alunos, seja crianças ou idosos que não competem e treinam Karate pela saúde, disciplina, por amor, defesa pessoal, e entre outros benefícios.

 Mas também tenho um grupo de atletas de médio e um pequeno grupo de (quase) alto nível e eles são um pouco de inspiração para os demais, que embora não participam de competições, aprendem junto, testam as técnicas que realmente podem ser eficientes e juntos formam uma grande família que respeita os objetivos individuais dentro do mesmo Dojô.

Makoto

  • Visitante
A partir de 2007 não haverá competições no Karate !!!
« Resposta #10 Online: Agosto 03, 2006, 22:15:53 »
Oss!

Me desculpem quando falo do shiai com pulinhos, não estou desmerecendo estas academias, mas apenas dizendo que cair aos extremos pode ser perigoso para o karatê, como o Marascas disse, acredito que existam sim aspectos positivos nas competições e também nos treinos competitivos, noções de distancia, foco, esquiva, etc ; mas não devemos esquecer os aspecto marcial, defesa pessoal, companheirismo no dojo como uma grande família, ou seja procurar dosar entre o esporte e o Budo.

Oss
Makoto

marascas

  • Visitante
A partir de 2007 não haverá competições no Karate !!!
« Resposta #11 Online: Agosto 03, 2006, 22:16:55 »
Se naõ existissem competiçõers na Fórmula, os automóveis de passeio hoje talvez não teriam tantas melhorias como injeção eletrônica, direção hidráulica, motores mais potentes, cambio automático, freios ABS, etc...

Os engenheiros desenvolvem tecnologias movidos pelo desafio e nas corridas de F1 testam a eficiência dos carros.

Existe vida sem desafios?
Existe sucesso sem enfretamento?
Há evolução ou invenção, sem haver necessidade?
É possível ter paz sem antes conhecer a guerra?

marascas

  • Visitante
A partir de 2007 não haverá competições no Karate !!!
« Resposta #12 Online: Agosto 03, 2006, 22:17:42 »
Partindo desse pressuposto, lembro os amigos que a 20 anos atrás em toda a festa havia uma briga. Parece que era gostoso ir brigar! Sentir medo e desafiar. Adrenalina pura! Lembro na minha infância, em festas e na escola, vivíamos brigando.

E eu entrei no Karate para aprender a "não apanhar" das turmas adversárias naquela época.

Hoje, no século XXI, perceberam que as crianças de 12 anos, ao invés de brigar já estão "ficando" e fazendo sexo cada vez mais cedo? Perceberam que ao invés de briga, os jovens querem agarrar as garotas?

Quem se interessa por Karate? O que leva alguém a buscar uma academia?
O filme Karate-Kid? Não...

A violência Urbana? Talvez... Mas os meios de evitar e se proteger dessa violência moderna está um pouco distante dos meios eficazes dos anos 70 e 80, onde ser um bom Karateca era uma solução muito eficiente.


continua...

Offline RicardoCosta

  • Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.591
  • Votos: +2/-1
A partir de 2007 não haverá competições no Karate !!!
« Resposta #13 Online: Agosto 03, 2006, 23:03:53 »
Bem, vamos lá.

1. O karatê existe e sempre existirá sem competições.
2. Competições não atrapalham o karatê, mas está longe de ser o melhor meio de testar de fato sua eficiência.
3. A eficiência do karatê, está em um treino sério e sistemático de kihon, kata e kumite. Treinar repetidamente até a exaustão cada técnica.
4. Na academia você pode sentir tanta adrenalina quanto em uma competição.
Quando treinarmos o karatê simplesmente por aquilo que ele é, karatê, atrairemos pessoas para nossas academias. Não tenho nenhum problema com as competições, acho que elas tem um lugar, principalmente para determinadas pessoas, mas ai dizer que elas são fundamentais para o karatê, não dá.
Oss.
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Neto110

  • Visitante
A partir de 2007 não haverá competições no Karate !!!
« Resposta #14 Online: Agosto 03, 2006, 23:20:06 »
Jà dei minha opinião: o karate dispensa competições.

Na época que nem confederação Brasileira de Karate existia e vivi nela (O Marascas naõ treinava nesta época, estou quase certo disto), o karate poderia ser chamado de muita coisa, ams de fraco nunca. Quem treinava era provado dentro da academia e as academias eram cheias.

Na época, não haviam competições e nenhuma desculpa era dada, simplesmente se treinava kumite e um Kumite pesado e muito eficiente.