Autor Tópico: Existe karate no MMA?  (Lida 6596 vezes)

Offline Cabadapest

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 990
  • Votos: +2/-0
Existe karate no MMA?
« Online: Maio 13, 2012, 19:49:40 »
A sociedade já vem discutindo há algum tempo a importância do MMA, temos leis a serem votadas no congresso, aqui no fórum também são muitos os tópicos que nos vem as discussões envolvendo o tema,  que até entre nós é polêmico e sem consenso.  Acho que temos muito que refletir sobre: “Qual o significado do MMA para os karatecas?”, gostaria que todos contribuíssem com as seguintes questões, pois foram formuladas a partir do posicionamento de alguns colegas:
1.   MMA ou Artes Marciais Mistas pode ser entendida realmente como arte marcial?
2.   O fenômeno MMA veio a acrescentar para o karate e as artes marciais tradicionais?
3.   Para um karateca, subir em um octógono é uma questão de coragem?
4.   Um KARATECA ortodoxo dá mídia para o MMA?
5.   O sucesso do atleta Lyoto Machida é uma prova válida da eficiência do karate?
"Aquele que está consciente de suas próprias fraquezas será senhor de si mesmo em qualquer situação." Funakoshi.

Offline Cabadapest

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 990
  • Votos: +2/-0
Re:Existe karate no MMA?
« Resposta #1 Online: Maio 13, 2012, 19:50:06 »
Como criador do tópico, me vejo na responsabilidade de sair logo de cima do muro.

1.   MMA ou Artes Marciais Mistas pode ser entendida realmente como arte marcial?
No meu ponto de vista NÃO.  
MMA é um esporte de combate, onde estão agregados todos os elementos da cultura capitalista: Disputa pelo poder e pela glória esportiva, a modalidade esportiva é apenas uma mercadoria de consumo,  o atleta como um agente econômico, nesta “ filosofia” as pessoas são hierarquizadas pelo que possuem(títulos e bens), etc. e o que se espera é o seu profissionalismo,  onde seu comportamento é orientado pelas estratégias de marketing.
Para ser Arte Marcial deveria está agregado filosofia, religião e aspéctos culturais.

2.   O fenômeno MMA veio a acrescentar para o karate e as artes marciais tradicionais?
Podemos dizer que o MMA trouxe as lutas de volta para mídia, assim como o cinema fizera antes, motivando a prática esportiva dessas lutas por muitos jovens que já não se interessava mais.  
Por outro lado, os ensinamentos deixados pelos grandes mestres de Karate reforçam que sua prática está fundamentada sobre o BUDO e o Dojo kun é seu lema, portanto esta relacionada com o crescimento espiritual da pessoa.  Não que um atleta do MMA seja mal caráter, mas faz parte do profissional: a busca pelo poder, vitórias, dinheiro e as estratégias de marketing adotadas , que servem para enfatizar a violência entre os adversários, somado à brutalidade dos combates, vão de encontro aos conceitos de humildade, respeito, moralidade, ética, presente nas artes marciais tradicionais.

3.   Para um karateca, subir em um octógono é uma questão de coragem?
Para mim não.
Subir no octógono é para quem quer e tem talento suficiente para ser PROFISSIONAL, o risco de lesões sérias é muito alto, uma pessoa comum que pratica o karate e o vê como um “modo de vida” não tem a mínima necessidade disto, se gosta de competir: participe de competições de karate, pois existem categorias para inclusão de todos.
Entrar em um octógono é mais uma questão de inconsequencia se você não tem as competencias para isto.

4.   Um KARATECA ortodoxo dá mídia para o MMA?
Por que não? O MMA enquanto esporte de combate pode ser uma opção de entretenimento, é como assistir uma partida de futebol. Eu adoro esportes, sou professor de Educação Física, treinador de handebol, praticante de karate e gosto de assistir futebol e MMA também.

5.   O sucesso do atleta Lyoto Machida é uma prova válida da eficiência do karate?
Para o público geral pode ser que o sucesso de um praticante de karate no UFC seja uma prova da eficiência desta arte, pois para muitos o atleta Lyoto Machida é uma prova da eficiência de seu karate.
Eu particularmente enquanto karateca,  acho que dizer que temos um representante no MMA é como dizer que temos um REPRESENTANTE DO KARATE NO FUTEBOL.
No MMA estão super-atletas, são pessoas com qualidades biológicas altamente qualificadas para a performance esportiva específica, diferente da maioria dos praticantes de karate dos dojos. Uma grande prova disso é a existência do irmãos Minotouro e Minotauro que tem as mesmas características físicas e foram submentidos a um padrão de treinamento semelhante, porém não apresentam as mesmas respostas. E o que dizer então do irmão do Machida? Por que não trilhou o mesmo caminho, seria a prova que seu método de karate era perfeito para o MMA.
A maior prova da eficiência do karate está naqueles exemplos de pessoas com qualidades físicas desprivilegiadas que nos chegam nos nossos dojos e que, graças a sua espiritualidade e ao trabalho de seu mestre, chegam a medida de um lutador de caráter e vencedor de suas limitações.
Oss!!!!
« ltima modificao: Maio 13, 2012, 19:56:08 por Cabadapest »
"Aquele que está consciente de suas próprias fraquezas será senhor de si mesmo em qualquer situação." Funakoshi.

Offline Cabadapest

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 990
  • Votos: +2/-0
Re:Existe karate no MMA?
« Resposta #2 Online: Maio 13, 2012, 19:51:32 »
Desculpe ai Bigboy, criei primeiro no off topic, depois não achei justo, acho que temos que esclarecer isto.
POR FAVOR RESPONDAM!!!!!!!!!

Oss!
« ltima modificao: Maio 13, 2012, 20:05:43 por Cabadapest »
"Aquele que está consciente de suas próprias fraquezas será senhor de si mesmo em qualquer situação." Funakoshi.

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.245
  • Votos: +1/-0
Re:Existe karate no MMA?
« Resposta #3 Online: Maio 13, 2012, 20:58:57 »
   Eu adotei uma norma: não tem isso escrito em lugar algum. Em respeito ao sensei Pedro, de tanto vê-lo incomodado ao acompanhar os tópicos que envolvam MMA postado em seções de kumite e Geral, prefiro fazer isso lá no Off-Topic. Mas veja, é uma regra pra mim. Não estou pedindo para ninguém fazer o mesmo.

   Tópico de MMA envolvendo karatê facilmente vira barraco. Não me faça lembrar disso... rs

   Se quiser debater sobre isso eu topo, mas fora do "dojo" ... ;D

[]´s
BigBoy
   

Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.666
  • Votos: +1/-0
Re:Existe karate no MMA?
« Resposta #4 Online: Maio 13, 2012, 21:01:58 »
Cabadapest,

Novamente tendo a concordar com quase tudo que você escreveu (isto está se tornando frequente, precisamos quebrar o pau e armar um barraco qualquer hora....rsrsrsrsrs ;D), porém discordo da questão 5.
No meu entender não cabe a comparação com o futebol, pois MMA é sim um esporte, mas um esporte de combate onde o karatê, assim como outras artes marciais, pode demonstrar sua eficiência. Entendo que o Lyoto demonstrou a aficiência do karatê, diferentemente do George Saint Pierre, que também vem do karatê, mas não o usa no UFC (pelo menos não de maneira explícita).

OSSU/HAI
Karate Wado Ryu

Offline Cabadapest

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 990
  • Votos: +2/-0
Re:Existe karate no MMA?
« Resposta #5 Online: Maio 13, 2012, 21:49:48 »
   Eu adotei uma norma: não tem isso escrito em lugar algum. Em respeito ao sensei Pedro, de tanto vê-lo incomodado ao acompanhar os tópicos que envolvam MMA postado em seções de kumite e Geral, prefiro fazer isso lá no Off-Topic. Mas veja, é uma regra pra mim. Não estou pedindo para ninguém fazer o mesmo.

   Tópico de MMA envolvendo karatê facilmente vira barraco. Não me faça lembrar disso... rs

   Se quiser debater sobre isso eu topo, mas fora do "dojo" ... ;D

[]´s
BigBoy
   

Respeito sua opinião.
Criei um igualzinho lá no off topic, dê sua opinião lá se preferir.
Acho que se a sociedade esta discutindo, o congresso esta analisando a lei sobre a proibição da transmissão das lutas no Brasil, por que então nós karatecas vamos nos omitir de compartilhar nossa opinião? Gostaria que inclusive o próprio honorável sensei Pedro contribuisse com sua experiente visão. Temos que amadurecer nossa forma de diálogo ao invés de fugir dele.
O que sou totalmente contra é tópicos falando sobre atletas do MMA, ou discutindo as lutas do UFC, mas este tópico é para colocar as cartas na mesa, sem fazer média nem ofender, o tópico é sobre KARATECAS.

Oss!
"Aquele que está consciente de suas próprias fraquezas será senhor de si mesmo em qualquer situação." Funakoshi.

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:Existe karate no MMA?
« Resposta #6 Online: Maio 13, 2012, 21:57:25 »
As artes marciais tradicionais um dia vão morrer, como todo tipo de cultura que não se adapta e modifica. Não é minha opinião, é a verdade.
O congresso está discutindo não sei o que, se a transmissão de MMA for proibida no Brasil só mostra o quanto o país é atrasado, já que gente $%&! em novela e bandidagem matando diariamente pode, além do que MMA é o esporte mais seguro do mundo.
Também duvido que algo aqui seja proibido quando globo já abraçou.
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.245
  • Votos: +1/-0
Re:Existe karate no MMA?
« Resposta #7 Online: Maio 13, 2012, 22:03:13 »
   Pra entendê-lo, permita-me entender qual é a sua visão do que é um karateca que luta MMA, pois você usou o Lyoto de exemplo e sabemos, principalmente nós, os fãs dele, que ele não é somente um karateca (maiores detalhes: ver wikipedia) tampouco praticou minimamente outras artes marciais pra subir nos torneios profissionais.

   Por este motivo eu preciso me posicionar de seu ângulo para entender suas questões.

   O único karateca que vi lutar Vale-Tudo e isto foi lá na década de 90, foi sensei Paulo Afonso.

[]´s
BigBoy

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:Existe karate no MMA?
« Resposta #8 Online: Maio 13, 2012, 22:08:24 »
Mas o Paulo Afonso não era jiujiteiro também?
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.245
  • Votos: +1/-0
Re:Existe karate no MMA?
« Resposta #9 Online: Maio 13, 2012, 22:16:49 »
As artes marciais tradicionais um dia vão morrer, como todo tipo de cultura que não se adapta e modifica. Não é minha opinião, é a verdade.
O congresso está discutindo não sei o que, se a transmissão de MMA for proibida no Brasil só mostra o quanto o país é atrasado, já que gente $%&! em novela e bandidagem matando diariamente pode, além do que MMA é o esporte mais seguro do mundo.
Também duvido que algo aqui seja proibido quando globo já abraçou.

Mas veja: o kendô continua aí e a pólvora... esgrima, sumô, etc. Seria por isso que as artes marciais iriam se extinguir?

Sensei Paulo Afonso pode ter virado jiujiteiro depois.... eu acho.
Katsumoto e Higino poderiam dar detalhes. Um tá de greve do fórum e o outro, mesmo sendo assediado, não quer voltar.

[]´s
BigBoy

Offline Cabadapest

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 990
  • Votos: +2/-0
Re:Existe karate no MMA?
« Resposta #10 Online: Maio 13, 2012, 22:27:23 »
  Pra entendê-lo, permita-me entender qual é a sua visão do que é um karateca que luta MMA

Simples assim:
Um karateca que luta no MMA = Um karateca que tem como profissão lutar no UFC, assim como temos karatecas que trabalham como engenheiros, médicos, professores, etc.

Eu simplesmente não acredito que "qualquer um"treinando o "karate clássico" se chega as vitórias do UFC, onde as próprias circunstancias exigem conhecimento de técnicas específicas que apenas se assemelham com golpes das artes marciais tradicionais: JJ, MT, etc.

Vocês ainda não responderam!
São 5 perguntas, só responder, não precisa concordar nem discordar comigo.


Oss!
"Aquele que está consciente de suas próprias fraquezas será senhor de si mesmo em qualquer situação." Funakoshi.

Offline Cabadapest

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 990
  • Votos: +2/-0
Re:Existe karate no MMA?
« Resposta #11 Online: Maio 13, 2012, 22:38:12 »
As artes marciais tradicionais um dia vão morrer, como todo tipo de cultura que não se adapta e modifica. Não é minha opinião, é a verdade.

Concordo plenamente!
Por isso entendo que o karate é uma arte viva, sempre se modificando com a sociedade, mas sem perder sua essência. Desde o princípio: Chineses-Okinawanos-Funakoshi-Nakayama foram acrescentando, hoje a ciência do treinamento esportivo vem melhorando a prática, aqueles que ignoram esta realidade são engolidos.

Também não acho que a proibição do MMA aconteça, mas a discussão faz parte do processo de aceitação e ainda não há consenso sobre o tema na sociedade.

Oss!
"Aquele que está consciente de suas próprias fraquezas será senhor de si mesmo em qualquer situação." Funakoshi.

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.245
  • Votos: +1/-0
Re:Existe karate no MMA?
« Resposta #12 Online: Maio 13, 2012, 22:57:34 »
   Eu já respondi duas delas lá no OTopic... rs

   Logo, de acordo com sua definição, é no mínimo impreciso ser feitas inferências com base em lutadores profissionais que tenham tido karatê de formação, mas que para entrar nos cages precise praticar outras artes marciais.

   Feito este condicionamento às minhas respostas, vamos lá:

1.
   Se chamamos o kickboxing de arte marcial, precisaríamos chamar de MMA também... rs;
  
2.
   Não, pelo menos para o karatê tradicional. Se você chama vovozão de um jovem que está
   treinando em um dojô tradicional, é capaz do vovozão contar detalhes do porquê que  
   o makiwara foi fixado ali, naquele canto (o que hoje em dia pra mim é uma coisa muito
   bacana);

3.
   Eu acho que é falta de coragem. Um exemplo: katsumoto quis fazer um torneio com
   sensei Paulo Afonso com 10 jyu-kumites sem sundome. Não conseguiram "voluntários".
   Moral da história: se para o karatê, que os lutadores o praticam todo o dia, eles
   não topam, o que dizer do MMA, que envolve outras técnicas que não são muito
   praticadas normalmente em um dojo de karatê?

4.
   Eu acho que não. Esta pessoa pessoa hipotética não iria, como budoka,
   participar, por exemplo, de "trash-talking", que é aquele besteirol que os lutadores
   falam antes da luta, que ocupam manchetes e que aumentam as vendas pro evento.

5.
   Do meu ponto de vista não, pois ele praticou, pratica e é formado em outras artes
   marciais além do karatê.
   Dou um contra-exemplo: quando os jiu-jiteiros queriam difundir a temporária
   e à época indiscutível superioridade deles em combates livres, ainda não chamados
   de MMA (eram os Vale-Tudo), eles usavam somente ou quase somente o Jiu-Jitsu
   para vencer a luta. Hoje em dia isso é quase impossível.

[]´s
BigBoy

Offline Eros José Sanches

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 206
  • Votos: +0/-0
Re:Existe karate no MMA?
« Resposta #13 Online: Maio 13, 2012, 22:58:03 »
Osu!

Com todo o respeito aos amigos do fórum, vou participar desse tópico polêmico, buscando pronunciar-me de forma muito particular, e exatamente por isso, sem pretensão alguma de ditar regras.

1. MMA ou Artes Marciais Mistas pode ser entendida realmente como arte marcial?

Li uma vez, em uma matéria de revista sobre artes marciais (não lembro a fonte), que o conceito de arte marcial está intimamente ligado a história, propriamente dito, do sistema de luta. Em outras palavras, aquele sistema teria que ter sido utilizado pela defesa de uma nação, ou grupo étnico, para sua defesa, em algum momento da história do seu país de origem. Gosto dessa definição. Neste contexto, o MMA seria enquadrado como um esporte de luta. Particularmente, também formo fila com aqueles que acreditam que arte marcial e filosofia andam de braços dados.

2. O fenômeno MMA veio a acrescentar para o karate e as artes marciais tradicionais?

No sentido de divulgação, indubitavelmente sim. Porém, a apresentação clássica da “competição”, na busca da vitória e da conquista de títulos ruma em sentido contrário a formação filosófica marcial. Eu interpreto, e transmito essa visão, como a utilização do aperfeiçoamento do corpo no domínio da intenção (psicológica) agressiva, em um exercício cada vez mais apurado até ao ponto do confronto não ser mais necessário pelo domínio total do pensamento de não-agressão. Em poucas linhas, seria mais ou menos isso, entendendo que “agressão” pode ser um ato físico, ou uma intenção agressiva subjetiva.

3. Para um karateca, subir em um octógono é uma questão de coragem?

No sentido de provar a si mesmo que é capaz de fazê-lo (se existe a necessidade de provar algo para si mesmo), acredito que sim. Contudo, acho que o conceito de coragem é bastante amplo para ser definido apenas por expor-se a esse tipo de risco.

4. Um KARATECA ortodoxo dá mídia para o MMA?

A mídia é o grande circo de Roma. O que se deve perguntar hoje em dia, para todos nós, artistas marciais, é se pode ser válido nos digladiarmos para o entretenimento de pessoas que terão apenas isso (e outros esportes) para rir...

5. O sucesso do atleta Lyoto Machida é uma prova válida da eficiência do karate?

Acredito que o sucesso de Lyoto Machida é uma prova válida da eficiência particular dele. Sou terminantemente contra a ideia de que essa ou aquela arte marcial é melhor. O artista marcial é o principal agente da eficiência de uma arte marcial. Se o soco chegar antes (e for bem aplicado) ele será definitivo, seja ele um soco de Wushu, Karate-do, Muay Thay ou Taekwondo. O verdadeiro artista marcial esta lapidando seus golpes para que eles sejam sempre definitivos.

Minha opinião amigos. Respeito, desde já, todos que discordam. Estou aprendendo muito aqui nesse fórum.

Paz!
Osu!
"A popularidade internacional alcançada pelo Karate-do é recente, mas essa é uma popularidade que os professores de Karate devem fomentar e usar com grande cuidado" (Gichin Funakoshi, 1956)

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.245
  • Votos: +1/-0
Re:Existe karate no MMA?
« Resposta #14 Online: Maio 13, 2012, 23:39:54 »
Caba,

   Observe as palavras do sensei Eros. É um professor, como você, que avalia com total isenção de ânimo o conjunto de perguntas-respostas-réplicas-tréplicas-... que poderão surgir.

   Mas Caba, seja sincero comigo: você crê piamente que este tópico não vá criar barraco amanhã, logo pela manhã? Rapá...  ;D

[]´s
BigBoy