Autor Tópico: katas mais avançados para iniciantes  (Lida 13757 vezes)

Neto110

  • Visitante
Re: katas mais avançados para iniciantes
« Resposta #15 Online: Dezembro 15, 2008, 06:18:02 »
Lendo a minha resposta, me passou pela cabeça que nem todos podem entender o que eu disse e me proponho a detalhar: vamos imaginar que alguém pretenda tocar a mazurka Choro de Vila lobos, uma peça (para violão) não muito fácil. Se ele souber ler a partitura ou tiver alguém par aolhar enquanto toca e tiver o tempo e a determinação, executará a peça.

Ele é um violonista amador que toca uma peça difícil.

Na lógica do estudo do violão, a Mazurka Choro naõ é uma peça que se faz antes de desenvolver alguns recursos técnicos que são trabalhados em sequências de estudos como o Carcassi (Op. 60). Os 25 estudos deste autor parecem um monte de exercícios "bobos", mas que têm o poder de desenvolver as qualidades para se tocar quaisquer peças com qualidade.

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: katas mais avançados para iniciantes
« Resposta #16 Online: Dezembro 15, 2008, 08:13:32 »
Como todos sabem, o karate sem sustenta em um tripé (kihon, kata, kumite) que deve estar nivelado e equilibrado em um bom praticante, daí o princípio básico do domínio da mente sobre o corpo.

Como já disse outrora, na minha limitada concepção, kihon é físico, kata é mente e kumite é o espírito, sem qualquer dessas partes devidamente trabalhadas há um vazio, um nada, ou seja, você pensa que é aquilo que não é, uma depende da outra, se interligam de forma a dar alma, vida ao seu karate.

Mente sana em corpo sã.  Não se pode ter um espírito evoluído sem um corpo e uma mente desenvolvida dentro do karate.

As palavras estão aí para serem ditas, mas há que se ter cuidado porque às vezes elas podem comprometer o seu Professor ou Mestre, a quem devemos lealdade por ser o verdadeiro caminho da razão.  Um aluno é o que o seu Professor ou Mestre ensina, por isso diante de um bom ou mau aluno sempre perguntamos...quem é o seu Professor ?

Sobre o kata, só lembrando:

"Origem: Wikipédia,a enciclopédia livre

Os KATA são a essência do estilo de karatê, neles estão contidas as técnicas de grandes mestres. Cada kata representa uma situação diferente pela qual o carateca esta passando. Sendo que os kata só terão o seu significado realmente compreendido por aquele que os pratica com maior frequencia, um grande mestre do passado disse que um kata só deve ser mostrado a outros quando ele for praticado 10.000 vezes, com uma pratica dessa quantidade pode realmente alcançar o real significado de cada técnica contida no kata e não a simples ordenação dos movimentos, pois o kata não deve ser dublado e sim vivido, deve-se incorporar a situação para que ele possa vir a ter um proveito real para o praticante. Obs : A palavra KATA não tem plural , só deve ser escrita no singular mesmo que falemos de mais de um kata"

Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: katas mais avançados para iniciantes
« Resposta #17 Online: Dezembro 15, 2008, 09:55:38 »
Eu acho falta de carater colocar palavras na boca dos outros, inclusive quando se é um magistrado esse tipo de cuidado deve ser redobrado.

Como o senhor vincula algo que perguntei como iniciante que sou a filosofia e doutrina de um professor que sequer aqui escreve?
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline Rodrigo (Rodfu)

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 776
  • Votos: +0/-0
Re: katas mais avançados para iniciantes
« Resposta #18 Online: Dezembro 15, 2008, 10:34:26 »
Augusto, dentro dessa linha de pensamento eu pergunto novamente: neste sentido, o kata é insubstituível? Ou talvez houvesse meios mais práticos de desenvolver tais qualidades?

O que eu queria questionar era isso, se o violonista só praticar os exercícios "bobos" ele até pode ter as qualidades necessárias pra tocar a peça difícil, mas se ele nunca praticá-la será que é possível a sua execução só porque ele já possui todas as qualidades para tal?
Abraços,
Rodrigo

Neto110

  • Visitante
Re: katas mais avançados para iniciantes
« Resposta #19 Online: Dezembro 15, 2008, 10:55:50 »
Rodrigo, eu já pensei isto, mas não consegui encontrar outro meio para transmitir informações de cultura corporal senão num conjunto de movimentos.

Apesar de haver escrita na época na cultura japonesa e chinesa, o grupo social que forjou o karate optou pela tradição "oral" (entendido que passaram os movimentos de geração a geraçõ preservando a sabedoria de técnicas de luta dos antigos lutadores que os codificaram).

Hoje, pode até ser que façamos outra coisa, como, por exemplo, um DVD ou um livro (muitos mestres de artes marciais chinesas fizeram isto: livros com desenhos e comentários dos movimentos), ma foi a técnica que aquele grupo criou.

Sobre só fazer exercícios e nunca lutar, é outro problema: vivemos na era da pólvora e dizem que também da lei. Pra ser coerente com nossa cultura deveríamos abolir a cultura corporal ligada ao combate, uma vez que teoricamente o estado nos garante a segurança (e foi para isto que o karate surgiu: garantir a segurança quando o estado naõ exisita ou não garantia para todos) ou treinar é tiro mesmo, que muito mais eficiente como defesa pessoal que socos e chutes.

Quem pratica o karate,assim, tem outros motivos para praticar e pode, como não está pressionado por necessidade de defesa pela vida, fazer o uso que achar mais interessante dele, deixando a sua finalidade histórica de lado e focando o pessoal mesmo que este uso pessoal seja completamente desfocado do propósito original.

Offline Rodrigo (Rodfu)

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 776
  • Votos: +0/-0
Re: katas mais avançados para iniciantes
« Resposta #20 Online: Dezembro 15, 2008, 11:01:59 »
Se existe essa prática focada no pessoal e não na origem da arte então a gente concorda que a tal dancinha que o Avi falou realmente existe, não é?
Abraços,
Rodrigo

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: katas mais avançados para iniciantes
« Resposta #21 Online: Dezembro 15, 2008, 11:09:39 »
O debate entre Augusto e Rodfu estou acompanhando atentamente e agregando essas informações as passadas pelo sensei carlos e sensei Pedro para gradualmente tirar minhas conclusões.
Aceitar algo sem questionar só porque outros falaram ou porque faz tempo que se diz e ninguem contradiz, isso eu não vou fazer nunca.

oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: katas mais avançados para iniciantes
« Resposta #22 Online: Dezembro 15, 2008, 13:41:43 »
Bom, vou dar minha opinião...
Eu acho qeu kata não é dança... mas pode ser, se o praticante quiser...
Kata é uma coisa muito pessoal...
Já vi muita gente ganhando "campeonato de kata" fazendo dancinha.

É difícil ensinar pra uma pessoa qeu kata não é dança. E no fundo acho que isso não se ensina. Agente tenta.. mas vai do cara... não tem jeito.

Por isso eu não passo e nem deixo aluno fazer kata além do que a faixa pede.
Até porque eu nunca vi um aluno qeu eu falasse: "Poxa, o kata da faixa dele já está perfeito! muito bom! já pode aprender o próximo" nunca vi! Isso simplesmente não acontece.. até porque o tempo para se aprender um kata e executá-lo de uma faixa a outra é muito curto.. 6 ou 8 meses é pouco tempo... pouquissimo tempo... (mas o iniciante é muito afobado, afoito, impaciente... ) aí então em 6 meses ele passa de faixa e é permitido a ele acrescentar mais um kata ao seu arsenal de treino.
Mas se fôssemos fazer o certo mesmo o cara ia ter que treinar muito tempo o mesmo kata.. só o mesmo kata... seriam muitos anos até conseguir sair do primeiro heian.
Portanto, Custa nada esperar.. 6 meses passam rápido. (rápido até demais!)

(eu tenho deficiências em todos os meus katas, justamente por isso.. o curto espaço de tempo de treino entre um e outro... e cada dia que passa eu vejo que sei cada vez menos... que tem sempre muito mais pra aprender... pra melhorar... )
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: katas mais avançados para iniciantes
« Resposta #23 Online: Dezembro 15, 2008, 16:04:03 »
"mas treinar kata acrescenta algo? A capacidade de combate e ou defesa pessoal melhora com aqueles movimentos fantasiosos? Sera que não é só uma dancinha?
"

Senhor Avi, não vou discutir com a sua pessoa simplesmente porque as suas indagações acima, tenho certeza, se as fizesse ao seu Professor, penso, ele não iria gostar de ouvir, notadamente se "treinar kata acrescenta algo ?" e "Sera que não é só uma dancinha ?", ou até mesmo a sua vinculação do kata a "movimentos fantasiosos", pois o conheço de nome e sei da sua reputação e seriedade para com o karate.

O que disse, e isso repito, temos que ter cuidado com que escrevemos, pois todos aqui neste fórum sabem que o senhor atualmente, se não estiver enganado, é aluno do respeitado Carlos Shihan, e essas suas indagações, apesar de ser faixa verde, se não estou desinformado, parecem, desculpe-me, infantis, de alguém que iniciou o karate ainda ontem, estando na faixa branca. No caso, vale aquela máxima, mudando-se o que se deve mudar, quem fala o que quer escuta o que não quer.

No mais, se o senhor reler os tópicos, verá que não coloquei palavras na boca de ninguém, apenas reportei o que o senhor disse e expressei o meu pensamento, sempre mantendo o devido respeito desde o início, o que me parece que o senhor não sabe o que é, visto que já inicia o seu e-mail de forma extremamente agressiva, dizendo que me falta caráter, sem ao menos me conhecer pessoalmente.

Aqui, no dojo e koto, eu sou karateca e não Magistrado, até mesmo porque a primeira atividade iniciei quando criança, daí a desnecessidade de fazer referência à minha atividade profissional, assim como ninguém aqui faz, em regra, aos dos demais colegas.

Em síntese, eu não lhe ofendi, mas o senhor quando diz que me falta caráter está, de público, me ofendendo, denegrindo a minha imagem, ofendendo a minha honra, o que é totalmente desnecessário e pouco recomendável porque não vou permitir, visto que com cortesia poderíamos ter discutido a questão colocada no tópico.

Assim, para evitar o desvirtuamento desse tópico, sobre essa questão, não me pronunciarei mais nesta via, e para evitar desconfortos de ambas as partes, é melhor não mais nos dirigirmos um ao outro com palavras.

Boa tarde !
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Neto110

  • Visitante
Re: katas mais avançados para iniciantes
« Resposta #24 Online: Dezembro 15, 2008, 16:05:35 »
Rodrigo, um praticante de karate não verá como dança, porque ele sabe o contexto sócio-histórico que foi criado. Um iniciante da arte pode pensar sim que parece uma dança.

Os Kata são um elemento de uma cultura diferente da nossa usar este recurso na nossa, implica contextualização.

Sobre a reflexão que o AVI indica, é importante:crianças e jovens aceitam calados, adultos refletem, que seja nem para aceitar ou discordar, mas para conhecer.

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: katas mais avançados para iniciantes
« Resposta #25 Online: Dezembro 15, 2008, 20:26:32 »
 ???


« Última modificação: Dezembro 15, 2008, 22:49:38 por Avi »
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: katas mais avançados para iniciantes
« Resposta #26 Online: Dezembro 15, 2008, 20:35:14 »
vamo fala sério

« Última modificação: Dezembro 16, 2008, 03:03:31 por Avi »
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline DoghQuch

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 318
  • Votos: +0/-7
    • Instagram
Re: katas mais avançados para iniciantes
« Resposta #27 Online: Dezembro 16, 2008, 07:58:21 »
Oss!

Assim....tomem a capoeira como exemplo, ela perdeu seu objetivo prático a tanto tempo (e o tempo dela durou tão pouco) que as pessoas hoje (inclusive quem pratica) não acredita em sua eficiência e vê apenas dança e exercício onde deveria existir golpes e esquivas.

Para quem vê um kata hoje, provavelmente vê a mesma coisa, dança e exercício, pois como outros já colocaram, o karate não tem mais propósito dentro de seus objetivos primários.

Cabe a quem ensina deixar isso claro e guiar os alunos para que evoluam na arte de maneira correta e natural. No meu ponto de vista, o erro está no professor, que permite que seus alunos treinem com seriedade as técnicas que ainda não lhe são pertinentes, uma coisa leva a outra e no final acaba nessa discussão, se kata tem propósito ou se é sacanagem com os ocidentais "posers" (= que gostam de fazer pose!)
"E depois de tudo, c?u e terra a? est?o, como se nada tivesse acontecido.
  A essa altura, a vida e as a??es de um homem t?m o peso de uma folha
  seca no meio da ventania..."

Offline Rodrigo (Rodfu)

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 776
  • Votos: +0/-0
Re: katas mais avançados para iniciantes
« Resposta #28 Online: Dezembro 17, 2008, 11:03:38 »
Avi, como é que tu e o Yama conseguem achar tanto vídeo bizarro?


Augusto, se adultos refletem mesmo eu tenho minhas dúvidas...E acho que independe a "visão" que a pessoa tem do kata se na prática ela(a visão) não se reflete. Enfim, só pra concluir: o meu próprio treinamento neste sentido que mencionei também é insuficiente (não é novidade, todo meu treino é insuficiente); e sim, eu concordo que Karate sem kata deixa de ser karate.
Abraços,
Rodrigo

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: katas mais avançados para iniciantes
« Resposta #29 Online: Dezembro 17, 2008, 11:46:32 »
Rodfu e Augusto

As vezes na Internet as idéias são colocadas não como realmente queriamos. 

Mas vejam como a atitude do Senhor Pecego é efetivamente ignorante ao não analisar a questão dos katas FORA da amplitude do coonhecimento de quem JA PRATICA karate ha décadas.

Imaginem um jovem interessado em aprender uma "luta", uma arte marcial, um método de defesa pessoal eficaz. Imaginem esse jovem entrando para assistir um treino de Muai Thay, chegando na hora da luta ou chegando na hora que eles fazem 3 minutos por um de descanso no saco de boxe ou escolinha com luva de foco. Dando chutes e socos, treinando esquivas.

Imaginem o mesmo jovem entrando numa  academia de Karate na hora que estão fazendo um kata como por exemplo gojushiho dai.

Voces tem alguma duvida da percepção de eficiencia que ele tera? Sera que a denominação de fantasiosos para os movimentos dos kata é tão bizarra assim quando se pensa em arte marcial como quis dizwer o senhor pecego?

A eficiencia do treino de katas para a melhora do individuo como "lutador" é tão clara assim para todos aqui no fórum? Pra mim não é.

O treino EXCLUSIVO de katas, a competição Exclusiva de katas não seria uma forma de treinar karate apenas com kumite imaginario? O kata é um kumite imaginário correto? Ou seja, uma complementação e não um fim.

Aproveita pra esclarecer uma coisa. Depois desse tópico fiquei de saco tão cheio de algumas coisas aqui que nem ia postar mais. E de forma alguma menosprezando os integrantes do fórum, mas eu não precisARIA do fórum pra saber absolutamente nada de karate pois é impossivel comparar o conhecimento da esmagadora maioria que aqui participa com o Sensei Carlos e sensei Pedro.

Isso não é nenhum demérito pra ninguem mas o fato é que ambos conhecem karate mais que todos aqui, estudam ha decadas. Eu tenho acesso irrestrito a ambos diariamente e quando posto colocações como as que fiz nesse tópico é para intensificar o debate do fórum e dos colegas e agregar discussões tecnicas.

Se meu interesse fosse apenas tirar duvidas nem entraria aqui pois não tenho necessidade nenhuma. Qualquer dúvida que eu tenha sobre karate Shotokan tiro por telefone, por email ou pessoalmente dentro e fora do dojo. Sei que sou um felizardo mas tenho acesso a isso e aproveito da melhor forma.
 Quem faz os comentarios que o senhor pecego fez não esta tendo inteligência suficiente pra perceber isso e esta certamente menosprezando ambos pois acha que eu cheguei na academia, perguntei de katas e o Sensei Carlos disse , "puxa Avi, não sei nada sobre katas, pergunta lá no fórum pra ver se alguem sabe" kkkkkkkkkkkk, só rindo mesmo.


oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."