BigBoy cozido depois de churrascaria: Atleta compedidor de Tae-Kwon-Do hoje, em média, ganha de atleta competidor de shotokan, mesmo em um combate valendo ashi-barai. Atletas competidores de Tae-Kwon-Do e de Shotokan, em média,perdem pra atletas competidores de kyokushin. Atletas competidores de kyokushin (somente o kyokushin), em média,proporcionam no K-1 lutas homéricas até hoje com lutadores de Muay-Thai, sem exatamente não haver uma luta, sob aquelas regras,que leve uma explÃcita vantagem (mesmo com Francisco Filho treinandoMuay-Thai antes das competições de K-1. Não nos deixemos influenciarpor um único exemplo). Porém atletas competidores de kyokushin (somente kyokushin), em média, perdem para "atletas" de Vale-Tudo que pratiquem Muay-Thai e Jiu-Jitsu combinados. Quem venha o pelotão de fuzilamento...[]´sBigBoy cozido
Vou falar de minhas experiências:Karate eficiente: Para mim já é suficiente! Treino a 15 anos, 1,82m, 98 Kg (maioria é massa muscular...), treino muito bunkai e já fiz muitas lutas de Jiu Kumite para testar "a pegada" em modo semi-real; Em situações normais de defesa pessoal, eu usaria golpes baixos, dedo no olho, pedras e cadeiras... melhor que isso, acho só armado mesmo...Ah! Não tenho interesse em competir em Vale-tudo! Portanto, se eu treinasse apenas para defesa pessoal, sem outros objetivos, poderia até me aposentar... Mas além de Karate como teparia, saude e filosofia, sou atleta de Shiai Kumite, atual Campeão estadual 2004. E penso no Brasileiro 2005!Porque gosto! Pronto, estou melhor do que se estivesse jogando futebol ou outro esporte qualquer. Fico chateado com a falta de respeito e consideração quando falam que o Karate Esportivo não é eficiente. Nós também treinamos o Karate original, o Budo até o mesmo limite, apenas acrescentamos mais a parte esportiva, mas não retiramos o essencial, é algo extra, adicional, plus, sem desfazer de todo o resto. Isto inclusive vem depois, primeiro se treina o básico, o esporte é consequência. Não é uma troca, trata-se de treinar a mais a parte esportiva. Ex.: Se vc levar um soco e sangrar o nariz, sabe me dizer se o karate de quem bateu é olÃmpico ou tradicionalista? Faz diferença Aliás, treinamos muita movimentação em luta. E a velocidade também é muito maior. A distância aumentou, de longe se ataca, chega perto e volta em curto tempo! Não sei se é perfeito, mas é o karate que eu gosto de praticar, que me traz benefÃcios e felicidade. Não fico machucado, luto 2 horas e vou para casa inteiro. Antigamente, era carnificina, sempre lesão.... Em pleno século XXI eu não iria em uma academia apanhar o tempo todo e sair todo machucado, só porque antigamente era necessário em função das guerras medievais!!!! Dizer que um sistema ou outro de karate, é melhor em situações reais é besteira, a mesma discussão idiota de sempre, e no final quem ganha os vale tudo não são os Karatecas mesmo. Claro se fosse vale tudo de verdade um karateca bem treinado ganharia quase todas, me deixem usar os cotovelos e enfiar os dedos nos olhos (ARMAS DO KARATE!) que luto facilmente com qualquer Greice ou cia!!!! Defendendo meu ponto de vista claro, mas assumo que pratico Karate esportivo. Estou consciente e sempre mostro a meus alunos que esta ou tal técnicas serve apenas para disputas de pontos, já tal ou tal técnicas, só pode ser usada em situações reais, algumas são eficientes nos dois casos... Pelo menos sabemos que treinamos para competição e estamos conscientes disso. Pior são aqueles Karatecas que apanham/batem pra caramba e acreditam que são muito bons na pancada real...e na verdade, bem no fundo sabemos não é verdade. Isso pode ser ilusão!!!PS: Vou praticar Taekwondo. InicÃo semana que vem com um primo que tem academia aqui em SM. Eles chutam muito bem, vou aprender isso lá, além de "sacudir os ossos". Assim também, já treinei Judo para aprender Ukemi, derrubar. Aconselho isso apenas depois de você dominar a sua arte em primeiro lugar. Acho que ao invés de criticar, devemos aprender o que cada arte tem de bom e apenas ignorar o que é fraco ou deficiente. Sempre haverá algo a acrescentar...OSS!