Autor Tópico: Putz  (Lida 17829 vezes)

Neto110

• Visitante
Putz
« Resposta #30 Online: Dezembro 27, 2004, 07:18:28 »
Ué Marascas...

MInha fala

"Se você bate forte não faz karate esportivo nunca, pode até achar que ensina isto mas até aí tenho minhas duvidas. A maior crítica ao karate esportivo é nunca enfatizar o contato nem em aula nem em local algum: o foco é o ponto, o resultado favorável da arbitragem"

Sua fala:

Neto,
Acho que não entendeste o que descrevi:
Eu sei bater forte, mas não significa que o faça em lutas esportivas.
A diferença entre um nocaute e um ponto chama-se SUN DOME . Cerca de 2 centímetros...Além é claro de lutar um pouco mais descontraído...
É possível sim qualquer um treinar 2 formas de Karate, desde que esteja consciente disso. Da mesma forma que pode praticar outro esporte qualquer, onde há regras. Aprender não ocupa espaço!
Quando vc criticar, escolha alguém em especial e fale de seus defeitos. Mas não fica ético, dizer que TODOS são a mesma coisa. QUE O KARATE ESPORTIVO NÃO É BOM. Seria o mesmo que dizer TODOS OS POLÃTICOS SÃO LADRÕES!!! TODOS AMERICANOS SÃO MAUS...
Isto é generalização, compreende?

Não entendi aonde a generalização!

Na minha fala afirmo que se você bate forte não pode ser caracterizado como lutador esportivo. Só isto. Em lutas esportivas pode-se bater forte também como fazíamos antes da política de karate wuko imiscuit idéias alienígenas na arbitragem.

Falar que as lutas de karate esportivo não parecem com o karate que conheço eu posso, e não é juízo de valor: está cheio de filmes deles na internet, e Uberlândia é aqui pertinho e sistematicamente meus alunos vão em academias que têm projeção internacional (mandam várias vezes atletas para o sul americano) e as falas deles (não as minhas) é que o treino lá e as lutas não parecem karate de modo algum: muito "flácidas", muito "moles", muito "esquisitas".

Em tempo: eles tem para comparar os campeonatos daqui da academia mesmo e campeonatos japoneses da época que o Yamamoto ganhou, com as fitas de combate do Tanaka, e afins.

Alguns atletas do karate esportivo lutam diferente, a maioria luta como descrevi. Não por serem ruins ou terem professores ruins, mas por estarem tentando adaptar-se a regras ruins. Regras ruins por proposta ruim para o karate como um todo por ter surgido só como movimento de combate da hegemonia da NKK.

Lentamente, estas regras vem tornando o karate em kickboxing de karate-gi, com regras que não são bem conhecidas nem dos atletas nem de árbitros buscando não a excelência da arte mas uma apresentação espetacular apenas par agradar a mídia (para ter patrocínios) e ao público (para conseguir apoio popular nas olimpíadas).

Mas sobre os políticos.. eu conheço muuuuitos deles e por isto não faço esta generalização de público, vou acabar brigando com algum...  :roll:

Offline samurai

• Global Moderator
  • Hero Member
  • Votos: +0/-0
Putz
« Resposta #31 Online: Dezembro 27, 2004, 07:26:00 »
Netto110

Isso de bater forte em torneios esportivos, não é o mesmo que acontecia com Domenique Valera na europa onde ele vencia mais era desclassificado por ter usado força extrema na visão dos juizes das competições??

marascas

• Visitante
Putz
« Resposta #32 Online: Dezembro 27, 2004, 08:21:10 »
Historicamente, não sei em qual ano exatamente....parece que o Japão dominou por algum tempo a Coréia. Nesse tempo de invasão as artes nativas foram proibídas naquele país e quem desejasse praticar algo seria karate ou outra arte japonesa. Deve ser por isso que os Taekwondocas de modo geral não gostam muito dos karatecas...
Há também confusão vinda doa EUA (tinha que ser) de eles chamarem karate para lutas em geral. Talvez isso tenha mudado, mas se pegar um filme antigo do Chuck Norris, eles vão falar Karate, sabemos que o seu estilo era Taekwondo.
A alguns anos um prof. de Taekwondo aqui em Santa Maria escreveu um faixa na academia: PRATIQUE AQUI "KARATE COREANO" (aulas de taekwondo...). Não demorou 1 semana, um karateca invocado daqui, tal de André Bondarengo foi lá e quebrou com tudo!!! Hehehehe como nos velhos tempos...

Offline kaleo

• Full Member
Mas eim?!?!
« Resposta #33 Online: Dezembro 27, 2004, 08:32:05 »
Como é que é??? Chuck Norris lutava taekwondô?

8O

Offline samurai

• Global Moderator
  • Hero Member
Putz
« Resposta #34 Online: Dezembro 27, 2004, 08:40:48 »
Kaleo

Chuck Norris Luta Taekwondo e Tang soo do duas artes coreanas e foi sete vezes campeão de karate da pra entender só nos EUA mesmo.

marascas

• Visitante
Novo tópico
« Resposta #35 Online: Dezembro 27, 2004, 08:43:19 »
Criei um novo tópico sobre o escândalo do Mestre Kim do Taekwondo no COI...

Neto110

• Visitante
Putz
« Resposta #36 Online: Dezembro 27, 2004, 11:44:06 »
A Coréia foi invadida praticamente por todfos os paises asiáticos e vários não asiáticos, someri uma vez 38 vezes...mas a dominação nipônica realmente gerou esta situação acima descrita.

Offline Okuyama

• Jr. Member
  • **
    • http://
Taekwondo e Karate
« Resposta #37 Online: Dezembro 29, 2004, 00:10:31 »
Olá,

sobre o Taekwondo eu li em um forum de TKD que na época em que o Japão dominou a Koreia as artes "pré-Taekwondo" foram proibidas.
E o General Choi (que era coreano, fundador da ITF) e era aluno de Funakoshi resgatou as artes originais coreanas e sistematizou o Taekwondo.

Outro dia vi na TV um cara fazendo um "ponse" que era praticamente igual ao Heian Shodan. (estava mais pra Heian Shodan do que pra Pinan Nidan).

vou procurar o link do forum onde li isso...
quando li me fez bastante sentido...

Quanto a ""Korean Karate": os americanos tendem a chamar qqer coisa de maos vazias de Karate. até naqueles filmes americanos de kung fu, quando o "heroi" vai no campeonato de kung fu, no Ginásio está escrito "Karate"... e pelo que ouvi dizer o Taekwondo é conhecido nos EUA (entre os leigos) como Korean Karate...

até mais,

Fabio Okuyama

User8

• Visitante
Taekwon-do ITF
« Resposta #38 Online: Janeiro 03, 2005, 02:42:27 »
Sou praticante de taekwon-do ITF (tradicional) e vou corrigir algumas falhas sobre a história do taekwon-do para vocês, mas primeiro vou fazer algumas observações.
1º - Chuck Norris é 8º Dan de taekwon-do ITF SIM!
2º - Karate Coreano não é taekwon-do!
3º - Nunca ouvi falar nessa história de praticantes de taekwon-do odiarem os karatecas.
4º - O taekwon-do não é uma derivação do karate, mas este teve grande influência nao criação do mesmo.
        Agora sim vamos a verdadeira história do taekwon-do.

A Coréia sempre foi um país de forte tradição nas artes marciais, porém com a ocupação japonesa foi proibida a prática de qualquer arte marcial coreana, e quem queria praticar alguma era obrigado a praticar artes marciais japonesas, e a que mais difunfiu na Coréia durante a ocupação foi o Karate.
        Durante esta ocupação foi preso o então segundo-tenente Choi Hong Hi, que era graduado em muitas artes marciais.Durante o período em que estava preso, Choi foi condenado à morte e ensinou artes marciais aos outros presos e até mesmo para os guardas que tomavam conta da prisão.
        Faltando exatos três dias para a sua morte, a Coréia se viu livre da ocupação japonesa. Depois de tanto tempo sobre ocupação japonesa, sobraram poucos mestres de artes marciais coreanas e o único jeito era praticar o Karate, porém como o povo da Coréia não devia estar muito feliz com os japoneses, ninguém queria praticar Karate.
        E vendo essa situação Choi Hong Hi resloveu criar o Taekwon-do(1955), misturando técnicas de artes marciais coreanas(taekyon, Karate Coreano, Soo Bak Gi) e Karate, aperfeiçou essas técnicas, adicionou outras e criou os vinte e quatro Tuls(katas).
       A criação do Taekwon-do foi o maior sucesso na Coréia, todos adoraram e queriam praticar o mesmo, então Choi resolveu criar a Federação de Taekwon-do Coreana, e depois a ITF( Internacional Taekwon-do Federation) para difundir o taekwon-do pelo mundo.
        O negócio estava bom demais para ser verdade, e com o passar do tempo o Taekwon-do começou a ser utilizado com instrumento político(Um exemplo:Um mestre de Taekwon-do estava sendo mais respeitado que os políticos da área) e como todo bom filósofo Choi ficou revoltado e mudou a sede do Taekwon-do para o Canadá.
        Com isso o presidente da Coréia sequestrou os seus filhos e ordenou que ele voltasse, mas a resposta de Choi foi NÃO, seus filhos foram libertados mas houve a criação de uma outra federação de taekwon-do intitulando-se a controladora do Taekwon-do em níveis mundiais(WTF, federação do Taekwon-do Olímpico) e o Governo coreano obrigou todos os mestres de Taekwon-do largarem a ITF e ir para a WTF.
         Alguns obedeceram, outros não e a situação está assim até hoje, uma federação ensina o verdadeiro Taekwon-do(ITF) e a outra finge que ensina(WTF).
         Espero não ter enchido o saco de vocês e espero também que todos leiam o meu texto, estou disponível para perguntas sobre o Taekwon-do.

Um abraço.

marascas

• Visitante
Putz
« Resposta #39 Online: Janeiro 03, 2005, 08:19:02 »
Aqui em Santa Maria tem umas entidades tipo Shonam de Taekwondo, que tem "supletivo de faixa preta". Comece a treinar hoje e chegue a preta em 6 meses...
Sabe desse sistema? Parece que veio dos EUA...

Neto110

• Visitante
Putz
« Resposta #40 Online: Janeiro 03, 2005, 14:40:44 »
Saudações Hwa-Rang, suas informações são interessantes, mas as informações dadas aqui sobre o karate-coreano são verdadeiras no que diz respeito ao fato que os americanos chamam qualquer arte marcial de karate: uma confusão pura e simples.

O ódio é dos Coreanos contra os Japoneses e qualquer coisa relacionada ao Japão (alguém pode confirmar um informe que uma amiga me transmitiu que tem uma placa que indica que o tempo de permanência de japoneses no país ser de 48 horas apenas?), pelos crimes de guerra cometicos pelos japoneses durante a (longa) ocupação daquele país pelo Japão. O inverso não é verdade a seleção japonesa de TKD seria muito forte.

Sobre a questão dele ter inventado a arte, eu desconheço, sei apenas que haviam sim várias artes marciais na Coréa e que após a ocupação, com o propósito de fortalecer o nacionalismo tudo que fosse assemelhado ou lembrasse a ocupação japonesa foi fortemente combatido inclusive a arte deste general que foi para o Canadá e o motivo dele ter feito a mudança seria preservar o que achava mais certo e não alterar o que tinha aprendido (daonde agora é irrelevante para mim).

Já levei susto de ver um monte de artistas marciais como faixas pretas de Tae Kwon DO.... porque a luta em si é muito mais parecida com o karate enquanto o TKD que estou acostumado a ver por aqui, o "típico karate coreano" seria o que teria "sobrado" após a higienização nacionalista...

User8

• Visitante
Putz
« Resposta #41 Online: Janeiro 03, 2005, 23:36:30 »
Marascas

Não é shonam taekwon-do e sim songahn taekwon-do mais conhecido como taekwon-do STF.Eu não sei praticamente nada sobre esse estilo, mas te dou um conselho, se você quer praticar taekwon-do arte marcial faça o taekwon-do ITF, se você quer praticar taekwon-do esporte faça o taekwon-do WTF(Olímpico).E sobre esse curso de 6 meses, nunca ouvi falar, mas o taekwon-do WTF forma faixas pretas em pouco tempo.

Neto110

Fico surpreso que você saiba ao menos alguma coisa da verdadeira história do taekwon-do, visto que a ITF é ainda muita pequena aqui no Brasil e a WTF esconde a verdade, mas tenho uma dúvida, a que arte marcial você se refere ao falar "típico karate coreano"?
     E é verdade mesmo, o Taekwon-do ITF(Tradicional) realmente tem uma semelhança muito grande com o Karate nas lutas.
     Ah, já ía esquecendo...é verdade sobre o que você disse sobre o número espantoso de faixas pretas que a WTF tem(a WTF forma um faixa preta em mais ou menos 4 anos enquanto a ITF leva ao menos 10 anos), mas na minha opinião a WTF não é referência para nada, ela um dia já foi arte marcial mas agora é esporte, afinal o que podemos dizer de uma arte marcial cujo o presidente da federação da mesma foi preso por roubar a própria federação.

Um Abraço.

Neto110

• Visitante
Putz
« Resposta #42 Online: Janeiro 04, 2005, 07:23:47 »
Saudações.

Aqui no meu estado praticamente não existe a tradicional porque ela é muito pareida com o karate. O pessoal fica num Olimpismo ufano que ... bem, não é assunto para este tópico.

O termo "verdadeiro TKD" é uma ironia ao TKD que foi "criado" a partir do expurgo de todas as técnicas que existiam que pudessem ser relacionadas com o karate.

Tive um professor nuto curioso que sempre me incentivou a ouvir os boatos e procurar o que estaria adequado por trás deles, mas confesso que sou muito ignorante ainda, tento, porém transmitir com clareza o que ouvie  certamente seus esclarecimentos vão entrar para minha cultura esportiva.

User28

• Visitante
Putz
« Resposta #43 Online: Janeiro 05, 2005, 13:35:00 »
Caros amigos,

Li atentamente todas as opiniões a  respeito de KT x TKD.Aí vai a minha opinião.
Hoje mesmo pela manhã, li uma matéria numa revista Inglesa onde o Karateka Ronnie Christopher, Campeão Britânico varias vezes manifesta sua opinião a respeito de comparar-se Artes Marciais.
A todo momento na entrevista ele mostra-se muito respeitoso em relação à todas as artes marciais.Disse que na realidade têm-se que compar lutadores e não suas artes.Acho sinceramente que ele tem razão, senão vejamos:
-Alguém conhece algum praticante de Karatê ou de TKD que tenha trocado de arte, tendo ele realmente alcançado um nível avançado na arte?
De um modo geral, aqui no Brasil, o TKD é muito fraco mesmo, como também inúmeras academias de Karatê(acho que na maioria), tudo isso por causa das competições das respectivas modalidades, onde suas Federações comercializaram as lutas.
Comparar as artes marciais entre si seria a mesma coisa que perguntar qual pai é o melhor, o seu ou o meu, qual dança é a melhor, o Flamenco ou o Samba etc....
Atitude , respeito e tolerância são adjetivos que precisamos nos esforçar paraadquirir, e assim todos viverão em paz....

User8

• Visitante
Putz
« Resposta #44 Online: Janeiro 06, 2005, 15:45:44 »
Katsumoto

Tem um cara na minha academia que é faixa preta do taekwon-do wtf e largou o wtf para começar o ITF desde a faixa branca.E não sei quanto ao Karate mas o Taekwon-do brasileiro não é fraco, é pequeno sim mas temos vários campeões mundiais, tem um cara que é tricampeão mundial!