Discutimos sempre no fórum a qualidade técnica como um dos fatores para a baixa frequência nas academias ou dojos. Embora eu ache que o poduto “karate” se encaixe em todos os segmentos, quer seja, budo, arte marcial, esportivo (olimpico ou não), atividade fisica para manutenção da saúde etc, etc, o gerenciamento deixa a desejar. Partindo desse pensamento faço alguns questionamentos sobre o assunto.1)Podemos encarar uma academia ou dojo como uma pequena empresa ?2)É necessário estabelecer um plano de negócios e fazer uma formulação estratégica ?3)Quando reconhecemos nossas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, temos mais chances de traçar nossos objetivos para o crescimento de nosso dojo ?Ari - Santos/SP
1)Podemos encarar uma academia ou dojo como uma pequena empresa ?Não, se queremos sobreviver devemos buscar informações e encarar nossa academia como uma GRANDE EMPRESA.2)É necessário estabelecer um plano de negócios e fazer uma formulação estratégica ?É obvio que sim, traçamos nossos planos baseados em nosso objetivo. Qual o produto que venderemos? Karate Tradicional? se a resposta for sim, então marketing em cima disso. Karate Esportivo? se a resposta for sim marketing em cima disso3)Quando reconhecemos nossas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, temos mais chances de traçar nossos objetivos para o crescimento de nosso dojo ?Sim, evidente que todos temos forças e fraquezas, basta termos coragem de assumi-las, principalmente as fraquezas e buscar por melhoras.Ari - Santos/SP
DoghQuch, Karate de verdade ? Não gostaria de entrar no mérito do “karate de verdade”, pois desde que a pessoa trabalhe com convicção e coração, quer seja esportivo, marcial ou ambos, para mim ele está fazendo um karate de verdade dentro do campo de sua atuação.....