Autor Tópico: Porque o karatê de hoje em dia está tão desvalorizado?  (Lida 10091 vezes)

Offline André125

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 140
  • Votos: +0/-0
Porque o karatê de hoje em dia está tão desvalorizado?
« Online: Dezembro 27, 2009, 20:12:09 »
Galera gostaria de abrir este tópico para uma discussão de o porque de o karatê ser tão desvalorizado e de possuir uma imagem tão ruim hoje em dia.Digo isso por experiência própria,pois antigamente por ter assistido algumas aulas de karatê em academias muito das podreiras e na época praticar capoeira um lugar muito bom(que só parei por duas vezes a academia fechar em uma e o professor sair de outra) tive a impressão errada de que o karatê era "uma porcaria que não servia para nada",e essa impressão só foi totalmente reformulada por eu assistir uma aula em uma academia extremamente competente na qual treino atualmente.

Mas mesmo assim ainda ouço piadinhas dos meus amigos dizendo que é "luta de viadinho,coisa pra criancinha que apanha na escola e etc" hehehehe e que luta de verdade é muay thai e jiu jitsu.

Contudo sempre levo na brincadeira isso como tudo na vida e não me prendo na opinião dos outros,pois acho que todas as artes marciais tem o seu valor,mas mais agora do que nunca acho que uma arte marcial que não possui uma filosofia de vida de nada adianta praticá-la por toda a vida,a não ser que seja por um curto espaço de tempo somente para ter conhecimento de suas técnicas.

Enfim queria saber como tudo isso chegou a esse ponto,do karatê ser sinônimo de luta a alguns anos a traz e hoje por muitos ser motivo de chacota.
Abraço galera! ;)
« ltima modificao: Dezembro 27, 2009, 20:34:18 por André125 »

A. HIGINO

  • Visitante
Re: Porque o karatê de hoje em dia está tão desvalorizado?
« Resposta #1 Online: Dezembro 27, 2009, 21:49:10 »
OSS, André125...

ATÉ O FINAL DA DÉCADA DE 80, QUANDO SE BUSCAVA REFERÊNCIA SOBRE ARTE MARCIAL FORTE O NUMERO 1 ERA O KARATÊ-DÔ, NÃO TINHA OUTRA. BASTA FOLEARMOS A INCICLOPÉDIA "CONHECER" E LÁ ELES DENOMINAM O KARATÊ COMO A DANÇA DA MORTE, ATRIBUINDO A NOSSA ARTE COMO A MAIS LETAL DOS ESTILOS DESARMADOS.
INFELISMENTE, A AMBINÇÃO DE A QUALQUER PREÇO INCERIR O KARATÊ NAS OLIMPIADAS O PREÇO FOI A SUAVIZAÇÃO DESSA ARTE.
AGORA VOLTANDO AOS NOSSOS DIAS...
VAMOS SER REALISTAS...
QUEM BUSCA UMA ARTE PARA PODER SE DEFENDER, VAI OPTAR PELO KARATÊ "PULA-PULA" OU UM ESTILO DURO?
E O QUE VOCÊ VÊ MAIS? ACADEMIAS DE KARATÊ "PULA-PULA" OU KARATÊ-DÔ MARCIAL?
O KARATÊ "PULA-PULA" MESMO SENDO INEFICAZ, INFELISMENTE É O QUE MAIS SE TEM POR AÍ, ESSE É O NOSSO PROBLEMA, PROVARMOS QUE NÃO SOMOS O MESMO KARATÊ.
MAS COMO TUDO É PASSAGEIRO, O TEMPO DESSES "PULA-PULA" ESTÁ CHEGANDO AO FIM.
EM TODO LUGAR ESTÃO SURGINDO GRUPOS DE KARATÊ-DÔKAS COMPROMISSADOS EM RESGATAR A ANTIGA GLÓRIA DO kARATÊ-DÔ.

OSS...

Offline Ilson MSP

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 331
  • Votos: +0/-0
Re: Porque o karatê de hoje em dia está tão desvalorizado?
« Resposta #2 Online: Dezembro 27, 2009, 23:06:32 »
Oss

    Infelizmente o Higino esta certo Andre... O que mais existe hoje em dia são "academias de karate", academias, não Dojos, fora os picaretas criadores dos maiores absurdos e que teimam em chamar seus franksteins de karate.
    Eu como karateca não dou o menor valor para o pula-pula, acho uma vergonha chamarem aquilo de karate, imagina então para um leigo que, por exemplo, assiste uma aula de Boxe ou BJJ e depois assiste uma aula de pula-pula! Ele vai dizer o que? No Karate, mais do que em qualquer outra arte, é preciso separar o joio do trigo.
    Alguns colegas meus pensavam da mesma maneira que seus amigos, eles mudaram de ideia apos irem assistir a treinos no Dojo aonde pratico...  :-X

Oss
"Só sei que nada sei" (Sócrates)

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re: Porque o karatê de hoje em dia está tão desvalorizado?
« Resposta #3 Online: Dezembro 27, 2009, 23:46:40 »
e eu lamento lembrar que, pelos mesmos motivos (esporte), o Judo também está descaracterizado como arte marcial e o JiuJitsu está indo exatamente pelo mesmo caminho... poucos professores hoje em dia treinam defesa pessoal ou atemi waza em suas aulas, mas sabem de cor todos os passos para ganhar uma luta de jiujitsu esportivo com os "macetes" de ganhar pontos...

pontos que não significam nada para o objetivo marcial...

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re: Porque o karatê de hoje em dia está tão desvalorizado?
« Resposta #4 Online: Dezembro 28, 2009, 00:17:46 »
KARATE PULA PULA É SÓ AQUI NO BRASIL. NA EUROPA É UM DOS MAIS FORTES.ALIAS ESSE PAPO QUE KARATE DE COMPETIÇÃO É FRACO GERALMENTE VEM DE GENTE QUE NUNCA COMPETIU. TREINAR KUMITE EM DOJO NUNCA SERA IGUAL A LUTAR NUMA COMPETIÇAO...NUNCA SERA.POR MAIS QUE SE TENTE, NUMA COMPETIÇAO TEM AQUELE FRIOZINHO NA BARRIGA, QUE NO DOJO NAO TEM.
ALIAS, O DELIA JA COMENTOU SOBRE ISSO NUM OUTRO TOPICO.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: Porque o karatê de hoje em dia está tão desvalorizado?
« Resposta #5 Online: Dezembro 28, 2009, 01:42:34 »
Oss.

Sensei M. Nakayama, em uma de suas obras O Melhor do Karate, adverte os competidores para que nunca tenham os pés plantados totalmente no tatame, que os levantem levemente ao ponto de se tornarem menos sólidos com o chão, utilizando pequenos deslocamentos para frente e para trás, aliviando a tensão dos ombros e com isso calculando sempre a distância do oponente (que provavelmente também estará realizando tais estudos e movimentos).

Acontece que essas instruções passam de grande dica de combate para tremenda avacalhação do Karate competitivo quando repassadas aos alunos por um instrutor mal preparado ou que jamais tenha conhecido a verdadeira maneira de lutar.

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

A. HIGINO

  • Visitante
Re: Porque o karatê de hoje em dia está tão desvalorizado?
« Resposta #6 Online: Dezembro 28, 2009, 07:20:00 »
OSS, katsumoto...
KARATÊ "PULA-PULA" É FRACO EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO, E SE NÃO ME ENGANO FOI NA EUROPA QUE ELE SURGIU.
E DIGO MAIS...
QUALQUER COMPETIÇAO DE KARATÊ NOS MOLDES QUE EXISTE HOJE (POR PONTO) SEJA PULA-PULA OU NÃO CONTRIBUI PARA A DESVALORIZAÇÃO DO KARATÊ-DÔ, BASTA CONSTATAR O PÚBLICO INSIGNIFICANTE QUE VÃO ASSISTIR ESSES EVENTOS.
SE ESSE TERMOMETRO (FALTA DE PÚBLICO) NÃO ALERTA A TODOS O QUE MAIS VAI ALERTAR?

O PROBLEMA É QUE FICAMOS DISCUTINDO AQUI O QUE FOMOS E O QUE FIZEMOS, E NADA SE FAZ NO QUE TANGE NO QUE NOS TORNAMOS. LEMBRE-SE: "A IMAGEM DE UM FALARÁ BEM OU MAL DOS DEMAIS", E NÃO ADIANTA DIZER QUE QUE ISSO NÃO O AFETA, POIS VOCÊ SABE QUE SIM, SE NÃO NÃO ESTARIA AQUI DISCUTINDO ESSE ASSUNTO.
EU SEI O QUE FIZ, VOCÊ E TODOS AQUI NESSE FORUM... AGORA QUAL A SUA PROPOSTA PARA MODIFICAR ESSE QUADRO EXISTENTE?
E EXTENDO ESSA PERGUNTA A TODOS OS OUTROS QUE PORVENTURA AQUI PARTICIPAREM.
ISSO AFETA A TODOS, NÃO SOMENTE AOS "PULA-PULA", POIS O QUE O André125 NARROU É A MAIS PURA VERDADE, ESSES COMENTÁRIOS NEGATIVOS QUE POR AÍ ROLAM PREJUDICAM EM MUITO A TODOS NÓS; OU HÁ DÚVIDAS A ESSE RESPEITO?
SOMENTE NÓS KARATÊ-DÔKAS FORTES UNIDOS SOB UMA MESMA BANDEIRA PODEREMOS MODIFICAR ESSE QUADRO EXISTENTE.

OSS...

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: Porque o karatê de hoje em dia está tão desvalorizado?
« Resposta #7 Online: Dezembro 28, 2009, 07:33:59 »
pula-pula ou karate de verdade (leia-se: JkA), tanto faz.. importa é o karateca.. e não a instituição.
(seqvme)

Eu sou do pula-pula...
mas no entanto, não "pulo-pulo"...

(até porque eu sou gordo...)
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline André125

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 140
  • Votos: +0/-0
Re: Porque o karatê de hoje em dia está tão desvalorizado?
« Resposta #8 Online: Dezembro 28, 2009, 08:00:36 »
e eu lamento lembrar que, pelos mesmos motivos (esporte), o Judo também está descaracterizado como arte marcial e o JiuJitsu está indo exatamente pelo mesmo caminho... poucos professores hoje em dia treinam defesa pessoal ou atemi waza em suas aulas, mas sabem de cor todos os passos para ganhar uma luta de jiujitsu esportivo com os "macetes" de ganhar pontos...

pontos que não significam nada para o objetivo marcial...

É isso aew cara pelo menos no meio em que vivo com o pessoal da minha idade outro alvo de chacota é o judo que até eu até hoje nunca tive a oportunidade de saber sobre um que me agradasse e que não fosse unicamente um simples "empurra,empurra".

Mas voltando ao karatê acho que para que ele voltasse com tudo o público que mais deveria ser atingido é o de pessoas de 15 à 20 anos,porque é uma coisa extremamente difícil de ver gente da minha idade(16 anos) começando a praticar,hehehe e com toda certeza também aumentar o público feminino que pelo menos pelo que meu sensei me disse era extremamente maior .

A. HIGINO

  • Visitante
Re: Porque o karatê de hoje em dia está tão desvalorizado?
« Resposta #9 Online: Dezembro 28, 2009, 09:24:56 »
OSS, Vinteedois...

CONCORDO COM O SEU COMENTÁRIO...
O IMPORTANTE NÃO É A ENTIDADE MAS O PRATICANTE, E EM TODAS ELAS EXISTEM KARATÊ-DÔKAS DE BOA QUALIDADE.

OSS...

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: Porque o karatê de hoje em dia está tão desvalorizado?
« Resposta #10 Online: Dezembro 28, 2009, 09:50:03 »
Mas voltando ao karatê acho que para que ele voltasse com tudo o público que mais deveria ser atingido é o de pessoas de 15 à 20 anos,porque é uma coisa extremamente difícil de ver gente da minha idade(16 anos) começando a praticar,hehehe e com toda certeza também aumentar o público feminino que pelo menos pelo que meu sensei me disse era extremamente maior .

CAra, ultimamente eu tenho é ido na contra-mão do que você está dizendo, ou propondo.

Na verdade, que se fodam as pessoas que não querem fazer karate, ou os que acham que é coisa de $%&!.

E que se fodam também as pessoas novas e que nunca conheceram o karate...

Karate não tem que ficar fazendo "promoção" de nada não.

Quem quiser aprender karate, que corra atrás de um bom sensey, de um bom dojo...
não é o sensey que tem qeu ficar correndo atrás de ninguém não.

E outra, karate não é pra qualquer um não.. e quando digo "qualquer um" é qualquer um mesmo no pior sentido da palavra...
karate é pra poucos.

karate é pra pessoas de caráter...
E essa juventude nossa, essas pessoas a quem você se refere, que pelo que entendi "o karate deveria arrebanhar"... na sua grande maioria são um monte de $%&!, pessoas vazias, superficiais e sem $%&! nenhuma que se aproveite...
É desse monte de $%&! que queremos encher nossos dojos?
no meu não!

E respondendo a pergunta:
Citar
Porque o karatê de hoje em dia está tão desvalorizado?
Porque as pessoas  querem as coisas rápidas, dinâmicas.. geração fast food (lembra? sabe o que é isso?)

E karate com certeza tá muito longe disso...
karate é lento, demorado, passo a passo, etapa por etapa.. não dá pra queimar etapas, requer muito esforço, muita dedicação...
até que começe a entrar na sua mente...

dizem qeu o karate começa mesmo é na faixa preta.

E a rapaziada hoje em dia quer é mesmo é treinar 2 ou 3 meses, aprender uns guiakos uns chutes e sair por aí dando porrada...
(nada contra.. pra mim, karate é pra isso mesmo: eu treino pra dar porrada.. não treino pra filosofar não)
mas pra você aprender a dar porrada mesmo como  o karate ensina.. do jeito que o karate é... velho...demora muito...

já tem mais de 10 anos que eu treino e ainda não aprendi como se faz.

Não é o karate que tá desvalorizado não.. as pessoas é que perderam o valor, de um modo geral...

E digo mais: foi por essa onda de "democratizar",  "marquetizar",  "promover" o karate, é qeu o karate entrou na lama que tá hoje.
repito: karate é pra poucos!
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: Porque o karatê de hoje em dia está tão desvalorizado?
« Resposta #11 Online: Dezembro 28, 2009, 09:57:28 »
Isso aqui estava em outro tópico, mas acho qeu caberia perfeitamente nesse aqui, a contribuição do colega forista katashotokan:


Por que nele  não existem diferenças entre pessoas,  é por que no Dojo todos são iguais, Pobres ou ricos, negros ou brancos, quem quer que  você seja só  será respeitado e  progredirá realmente se treinar, se esforçar  e, acima de tudo, merecer independentemente da cor da pele e da conta bancária. 
Isso  é justiça.
 
Por que nos momentos difíceis da vida tenho  vontade de treinar, é por que o treino nos recoloca em equilíbrio e  nos faz receptivos à sabedoria dos  grandes mestres do passado.
Por que  demora  para se trocar de faixa, é por que o Karate não tem por objetivo formar lutadores, e sim formar homens de caráter em prol de um mundo mais humano e justo, e isso leva tempo.
Por  que existem tão poucos faixas pretas, é por que, poucos são os que têm a disciplina e a determinação para seguir adiante, enquanto muitos desistem e ficam pelo caminho.

Por que os treinos são difíceis e  é dada tanta atenção aos detalhes, é por que na vida, quase nunca o  caminho mais fácil é  o correto a ser tomado.

Por que no último  movimento você deve  soltar seu grito de Kiai, é por que no último momento, quando suas forças estiverem no fim é que você, ao  invés de se conformar com o cansaço, deve  reunir suas  energias e  fazer o  melhor possível.
 
Por que é  importante praticá-lo, é Por que ele revela nossas fraquezas, e nos torna pessoas melhores, o  verdadeiro Karateca é aquele que compreende  estas verdades e busca aplicá-las no dia-a-dia em seu benefício, e em benefício daqueles que lhe são próximos.
Oss!
 

DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

A. HIGINO

  • Visitante
Re: Porque o karatê de hoje em dia está tão desvalorizado?
« Resposta #12 Online: Dezembro 28, 2009, 10:14:51 »
OSS, Vinteedois...

SEU COMENTÁRIO FUI MUITO PERTINENTE.
MAS, GOSTARIA DE APELAR PARA O SEU BOM SENSO...
SE VOCÊ, ASSIM COMO EU, SE RECORDAR DO MOTIVO PELO QUAL ESCOLHEU PRATICAR O KARATÊ-DÔ, VOCÊ VERÁ QUE SE AQUELA NOSSA REALIDADE FOSSE A DE HOJE SERIA MUITO DIFÍCIL ESCOLHERMOS O KARATÊ QUE ESTÁ AÍ, CONCORDA. (FALO ISSO SOB A ÓTICA DE UM LEIGO).
A MAIORIA ESMAGADORA DO KARATÊ QUE POR AÍ SE VÊ, É DE QUALIDADE PÍFIA. EU SEI DISSO VOCÊ TAMBÉM SABE... E QUANTO AOS LEIGOS, ELES SABEM QUE EXISTE ESSE OUTRO KARATÊ?
É ÓBVIO QUE NÃO.
LOGO, PESSOAS DE QUALIDADE QUE PODERIAM ESTAR PRATICANDO O BOM KARATÊ NÃO O ESTARÃO DEVIDO A MÁ IMAGEM HOJE VIGENTE.

OBS: CONCORDO QUANDO DIZ QUE KARATÊ NÃO É PARA QUALQUER UM, E DIGO MAIS...
KARATÊ NÃO É PARA QUEM QUER, É PARA QUEM É.

OSS...

Offline André125

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 140
  • Votos: +0/-0
Re: Porque o karatê de hoje em dia está tão desvalorizado?
« Resposta #13 Online: Dezembro 28, 2009, 10:47:33 »
Editado por eu ter enviado a mesma mensagem duas vezes,e não ter a opção de apagar xD,o que vale é a mensagem de baixo
« ltima modificao: Dezembro 28, 2009, 10:55:16 por André125 »

Offline André125

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 140
  • Votos: +0/-0
Re: Porque o karatê de hoje em dia está tão desvalorizado?
« Resposta #14 Online: Dezembro 28, 2009, 10:49:50 »
OSS, Vinteedois...

SEU COMENTÁRIO FUI MUITO PERTINENTE.
MAS, GOSTARIA DE APELAR PARA O SEU BOM SENSO...
SE VOCÊ, ASSIM COMO EU, SE RECORDAR DO MOTIVO PELO QUAL ESCOLHEU PRATICAR O KARATÊ-DÔ, VOCÊ VERÁ QUE SE AQUELA NOSSA REALIDADE FOSSE A DE HOJE SERIA MUITO DIFÍCIL ESCOLHERMOS O KARATÊ QUE ESTÁ AÍ, CONCORDA. (FALO ISSO SOB A ÓTICA DE UM LEIGO).
A MAIORIA ESMAGADORA DO KARATÊ QUE POR AÍ SE VÊ, É DE QUALIDADE PÍFIA. EU SEI DISSO VOCÊ TAMBÉM SABE... E QUANTO AOS LEIGOS, ELES SABEM QUE EXISTE ESSE OUTRO KARATÊ?
É ÓBVIO QUE NÃO.
LOGO, PESSOAS DE QUALIDADE QUE PODERIAM ESTAR PRATICANDO O BOM KARATÊ NÃO O ESTARÃO DEVIDO A MÁ IMAGEM HOJE VIGENTE.

OBS: CONCORDO QUANDO DIZ QUE KARATÊ NÃO É PARA QUALQUER UM, E DIGO MAIS...
KARATÊ NÃO É PARA QUEM QUER, É PARA QUEM É.

OSS...

Concordo plenamente contigo, como é que uma pessoa vai a traz de qualquer coisa sendo que todas as suas referências sobre isso são péssimas.Discordo de alguns pontos com você Vinteedois,hoje muita gente procura a luta estilo fast food e não uma arte marcial demorada como karate que diferente de lutas como muay thai em que se aprende todos os movimentos em questão de meses,requer uma vida inteira de dedicação mas como em todas as idades e classes sociais deve-se separar o joio do trigo.

Só que com a má fama em que o karatê está hoje em dia quase não se consegue nem os que não prestam para essa arte marcial,quanto mais os aptos.Se você só ouve coisas ruins sobre alguma coisa,terá vontade de procurar saber se é isso mesmo o que falam!? Cadê os adolescentes,cadê a mulherada!? ???
« ltima modificao: Dezembro 28, 2009, 10:51:25 por André125 »