e eu lamento lembrar que, pelos mesmos motivos (esporte), o Judo também está descaracterizado como arte marcial e o JiuJitsu está indo exatamente pelo mesmo caminho... poucos professores hoje em dia treinam defesa pessoal ou atemi waza em suas aulas, mas sabem de cor todos os passos para ganhar uma luta de jiujitsu esportivo com os "macetes" de ganhar pontos...pontos que não significam nada para o objetivo marcial...
Mas voltando ao karatê acho que para que ele voltasse com tudo o público que mais deveria ser atingido é o de pessoas de 15 à 20 anos,porque é uma coisa extremamente difícil de ver gente da minha idade(16 anos) começando a praticar,hehehe e com toda certeza também aumentar o público feminino que pelo menos pelo que meu sensei me disse era extremamente maior .
Porque o karatê de hoje em dia está tão desvalorizado?
Por que nele não existem diferenças entre pessoas, é por que no Dojo todos são iguais, Pobres ou ricos, negros ou brancos, quem quer que você seja só será respeitado e progredirá realmente se treinar, se esforçar e, acima de tudo, merecer independentemente da cor da pele e da conta bancária. Isso é justiça. Por que nos momentos difíceis da vida tenho vontade de treinar, é por que o treino nos recoloca em equilíbrio e nos faz receptivos à sabedoria dos grandes mestres do passado.Por que demora para se trocar de faixa, é por que o Karate não tem por objetivo formar lutadores, e sim formar homens de caráter em prol de um mundo mais humano e justo, e isso leva tempo.Por que existem tão poucos faixas pretas, é por que, poucos são os que têm a disciplina e a determinação para seguir adiante, enquanto muitos desistem e ficam pelo caminho.Por que os treinos são difíceis e é dada tanta atenção aos detalhes, é por que na vida, quase nunca o caminho mais fácil é o correto a ser tomado.Por que no último movimento você deve soltar seu grito de Kiai, é por que no último momento, quando suas forças estiverem no fim é que você, ao invés de se conformar com o cansaço, deve reunir suas energias e fazer o melhor possível. Por que é importante praticá-lo, é Por que ele revela nossas fraquezas, e nos torna pessoas melhores, o verdadeiro Karateca é aquele que compreende estas verdades e busca aplicá-las no dia-a-dia em seu benefício, e em benefício daqueles que lhe são próximos. Oss!
OSS, Vinteedois...SEU COMENTÁRIO FUI MUITO PERTINENTE.MAS, GOSTARIA DE APELAR PARA O SEU BOM SENSO...SE VOCÊ, ASSIM COMO EU, SE RECORDAR DO MOTIVO PELO QUAL ESCOLHEU PRATICAR O KARATÊ-DÔ, VOCÊ VERÁ QUE SE AQUELA NOSSA REALIDADE FOSSE A DE HOJE SERIA MUITO DIFÍCIL ESCOLHERMOS O KARATÊ QUE ESTÁ AÍ, CONCORDA. (FALO ISSO SOB A ÓTICA DE UM LEIGO).A MAIORIA ESMAGADORA DO KARATÊ QUE POR AÍ SE VÊ, É DE QUALIDADE PÍFIA. EU SEI DISSO VOCÊ TAMBÉM SABE... E QUANTO AOS LEIGOS, ELES SABEM QUE EXISTE ESSE OUTRO KARATÊ?É ÓBVIO QUE NÃO. LOGO, PESSOAS DE QUALIDADE QUE PODERIAM ESTAR PRATICANDO O BOM KARATÊ NÃO O ESTARÃO DEVIDO A MÁ IMAGEM HOJE VIGENTE.OBS: CONCORDO QUANDO DIZ QUE KARATÊ NÃO É PARA QUALQUER UM, E DIGO MAIS...KARATÊ NÃO É PARA QUEM QUER, É PARA QUEM É.OSS...