Autor Tópico: Isso vai dar discussão boa!!!!  (Lida 3919 vezes)

Neto110

• Visitante
Isso vai dar discussão boa!!!!
« Resposta #15 Online: Abril 15, 2005, 18:46:28 »

Acredito que a polícia tem treinamento de defesa pessoal. Então não seriam eles a dizer quais as técnicas mais apropriadas e eficientes?

Nem pensar! Polícia (são duas no nosso pais) treina defesa pessoal como complemento porque são as armas de fogo que dão o tom da conversa com os marginais perigosos.

E o treino da maioria das polícias se resume a aulas dadas na academia e pronto. Ao menos em minh cidade o treino da polícia civil inexiste aqui eda militar é dado por leigos que acreditam na força bruta e não em técnica qualquer que seja ela.

marascas

• Visitante
« Resposta #16 Online: Abril 15, 2005, 19:27:58 »
Quem trabalha com segurança, deve treinar muito as técnicas de imobilização. Porque bater em marginal com socos e chutes gera processos de agressão posteriormente. Já uma boa "torcida" no braço gera a mesma "dor" e geralmente não  deixa marcas para colocar o agressor em situação de abuso de autoridade...

Neto110

• Visitante
« Resposta #17 Online: Abril 15, 2005, 19:46:14 »
moro em Goiás. As polícia aí tem que fama? Nem preciso falar a fama da polícia daqui.

Offline biancuzzi

• Full Member
  • Votos: +1/-0
    • Kenshusei Karate
« Resposta #18 Online: Abril 16, 2005, 08:03:21 »
Marascas,

Ainda fazendo a analogia com a Formula 1:
Não é a corrida que traz a melhoria dos carros em si, mas sim a evolução tecnológica que existe, não apenas devido às corridas, mas estudos feitos inclusive na NASA contribuem para isso.

Pensar que a competição pode "melhorar" o karate, ao meu ver, é um pensamento errado, pois em competição não se utiliza nada de fundamentos, e sabemos que o fundamento existe para tornar o karate eficiente.
Podemos ver um exemplo no taekwon-do que temos nas olimpíadas. Pessoalmente nunca vi uma arte marcial tão sem técnica.

Agora, se formos utilizar a tecnologia para melhorar o karate (assim como na formula 1) aí sim podemos dizer que estamos evoluindo o karate.
Um exemplo disso, são programas que ciclistas utilizam que o auxiliam na posição certa do corpo para ter um melhor desempenho na pedalada.
Se algo desse tipo fosse aplicado ao karate, aos fundamentos do karate, aí poderemos evoluir, de forma a perfeccionar a nossa arte.
Não deixem de acessar:
http://www.kenshuseikarate.com.br

Quer kimono de qualidade?
Acesse: http://loja.kenshuseikarate.com.br

Offline Luiz

• Hero Member
  • Votos: +1/-1
« Resposta #19 Online: Abril 16, 2005, 08:27:45 »
Vejam como as opiniões se dividem partindo de pontos de vista diferentes:

1.O karate por ser uma arte tradicional não poderia ter benefícios algum com tecnologias avançadas e estudos laboratoriais... Certo? Errado?

Do ponto de vista tradicionalista em que não podemos, não devemos e não temos conhecimento para modificar uma arte tão antiga está correto, MAS do ponto de vista dos profissionais da área humana é evidente que uma correta correção de postura (RPG) um estudo apurado de aperfeiçoa mento dos treinos e metodos de treinos é não só importante como indispensável para evolução da arte.

2.As competições não se utiliza fundamentos e não traz benefício algum para nosso karate.. Certo? Errado?

Do ponto de vista tradicional onde devemos treinar para união corpo mente e evoluir em metodos treinados por grandes mestres o que não nos deixa a menor duvida que nos trará benefício está correto... MAS  do ponto de vista técnico evolutivo ve se que por menor que seja sempre haverá aprendizado em uma competição seja testanto o nível de conhecimento, seja testanto o nível de auto controle e principalmente o nosso nível de disciplina respeitando nosso adversário seja la qual for sua atitude e respeitando o quadro de arbitragem seja lá qual for seu julgamento falho ou não quanto as técnicas aplicadas.

Oss...

Luiz
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline Luiz

• Hero Member
  • Votos: +1/-1
« Resposta #20 Online: Abril 16, 2005, 08:35:31 »
Explicando minha tendências evolutiva nos comentarios anterior...

Partipei por muitos anos em competições em Federações, Ligas, Grupos de União etc...
Sou Formado em Ed. Física pela FAEFI/FUNBEE de Barra Bonita/SP.

Oss...

Luiz
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline Renê

• Administrator
  • Sr. Member
  • Votos: +3/-9
    • Karateca.net
O maior aprendizado em uma competição
« Resposta #21 Online: Abril 16, 2005, 10:53:58 »
Os pontos abordados aqui são interessantes. Para mim, as competições realizadas desde a adolescência até o ano passado serviram para um aprendizado que julgo fundamental: Aprender a perder.

De tanto tomar safanão nas competições, e mais perder do que ganhar (Tenho uma coleção de medalhas de vice e 3º lugares em campeonatos), a derrota passa a ser um momento de meditação e reflexão, e não mais um ato que consome todo seu espírito.

No meio corporativo, estamos cansados de ver pessoas que não aprenderam a perder: Pessoas extremamente qualificadas que ao primeiro fracasso em projeto ou consolidação de prejuízos têm a alma consumida pela derrota. Se fosse "vacinada" em sua infância com uns belos campeonatos de karate, a história seria diferente.

Particularmente, eu adorava os campeonatos... Mesmo perdendo, estarão na memória as belíssimas lutas nas finais e semi-finais, além do respeito adquirido pelo espírito de competitividade demonstrado.

O último ponto é uma frase que lembro do mangá Vagabond (baseado no livro Musashi):
"Aquele que não conhece o inferno não reconhecerá os céus"

Depois de derrotas, a vitória tem um gosto muito melhor.
Karateca.net: A 3ª melhor maneira de se passar o tempo
Acompanhe o nosso twitter: @karatecanet

Offline Lusitano

• Full Member
  • Votos: +0/-0
    • http://
« Resposta #22 Online: Abril 16, 2005, 12:01:10 »
Caros colegas!!

Vou falar de minha esperiencia pessoal. Sempre gostei muito de competir em Kumite, seja qual for, shobu-ypom, shobu-sambom, com luvas, sem luvas, e até com protetores de cabeça e de tórax(interestilos, FPKK), mas prefiro as regras da WKF, mas meu negócio é lutar!!, durante muito tempo cheguei a treinar exclusivamente para isso, sem me preocupar com as técnicas basica (kihom e kata), fui relativamente bem sucedido durante um periodo, mas conforme fui disputando competições de melhor nível constatei que não conseguia mais progredir devido a falta de técnica básica, ai voltei a treinar muito kata e kihom e voltei a constatar um progresso, e melhor ainda, o quanto ainda posso progredir, ~com tudo isso a minha visão é de que as competições são um ótimo laboratório de técnicas e um ótimo termometro de medição de nível técnico, claro que não deve ser o unico termometro, mas não deixa de ter seu valor, um bom exemplo das técnicas aprimoradas em competições são as projeções, que estão cada vez mais sendo usadas e aprimoradas e podem muito bem serem usadas em defeza pessoal sendo muito eficiente!!

Abraços!!

Deni Bravo/Ass. Gaviões/Lusitano
eni Bravo/Ass.Gaviões/lusitano

Offline biancuzzi

• Full Member
  • Votos: +1/-0
    • Kenshusei Karate
« Resposta #23 Online: Abril 16, 2005, 21:15:02 »
Concordo com vc Lusitano.

Era exatamente isso que eu estava querendo expor.
Acho que ser for treinar somente para competição, acabamos esquecendo da verdadeira técnica do karate.
Mas não é por isso que acho que competição não serve pra nada. Competição é muito bom para testarmos o que aprendemos.
Não deixem de acessar:
http://www.kenshuseikarate.com.br

Quer kimono de qualidade?
Acesse: http://loja.kenshuseikarate.com.br