Autor Tópico: Análise sobre o Campeonato Brasileiro de Kata (Uberlândia)  (Lida 8118 vezes)

Offline Zkorpione

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 149
  • Votos: +0/-0
Análise sobre o Campeonato Brasileiro de Kata (Uberlândia)
« Online: Dezembro 22, 2006, 20:34:34 »
Fui ao Campeonato na esperaça de encontrar a elite desportista do Karate (julgando que a elite representava o mais alto nível nacional), porém minhas expectativas foram suprimidas ao ver o desenrolar do evento. Evidentemente que pude, mesmo assim, retirar para mim um aprendizado bom e abri mais meus olhos.
Vou fazer minhas considerações (são pessoais) a grosso modo:
1. Decepção - não estiveram presentes 27 Federações;
2. Decepção - o número de atletas presentes foi mínimo;
3. Decepção - a qualidade da "elite" não me impressionou em nada, aliás me decepcionou;
4. Decepção - o lugar onde se realizou o evento ao meu ver era inadequado;
5. Decepção - o tatami não estava bem conservado (eu pude perceber marcas de oleosidade e sujeira, com certeza ninguém havia lavado antes do campeonato);
6. Decepção - dos 60% dos competidores, tenho a firmeza em me colocar mais capacitado que eles - e estou sendo humilde;

Desculpem-me não estou sendo pessimista, porém peguei a mania perfeccionista de meu sensei e sempre que assisto a um kata julgo com a maior perfeição. Não estou sendo arrogante ao me julgar maior conhecedor de kata do que 60% dos competidores, pois, para que vocês tenham um vaga idéia, houve em grande parte desses 60% um vício ridículo de forçar a respiração (tentando copiar sem sucesso o tipo de respiração de estilos tais quais Uechi, Goju...), mas o pior era que estava totalmente artificial, não ajudava em nada e não estava sincronizada ao movimento para otimizá-lo. Um exemplo, foi uma garota que estava roncando como uma porca, ou chorando como um bebê (isso é uma comparação literal, não é ironia nem sátira, acreditem em mim) que me indignou, eu tive que dar risada para não pensar besteira...

Felizmente nas finais haviam (naturalmente) melhores e posso retirar 5% de todos os participantes que sabiam o bunkai e visivelmente eram muito bons e conhecedores de Kata. Apenas isto.

Pude tirar minhas próprias conclusões sobre o nível de karate (WKF) do país e só me dá mais ânimo em treinar, pois não quero entrar em um Campeonato de nível nacional e ter a cara-de-pau de apresentar um kata tão imaturo. Sinceramente aos que não sabiam $%#@&* de Karate não sei como tiveram coragem de ir a um Campeonato Nacional, e aos que apresentaram bom desenvolvimento parabéns, pois vocês merecem participar de tal evento.
OSS pra quem pratica karate a sério.
E sem OSS para os %$#@@&*!!!!
Coração de Karateca não bate, faz ippon.

Offline Borchio

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 409
  • Votos: +3/-2
Análise sobre o Campeonato Brasileiro de Kata (Uberlândia)
« Resposta #1 Online: Dezembro 22, 2006, 21:11:32 »
cara vc viu se o marco aurelio tava la? nesse encontro q teve agora da iskf askt q eu fui, o pessoal tava comentando muito sobre o kata dele fiquei ate curioso
Experience is what you get when you don't get what you want

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
CAMPEONATO
« Resposta #2 Online: Dezembro 22, 2006, 21:22:03 »
Caro Zcorpione!
Eu já vi coisa pior!
Varias vezes fui a campeonatos de karate,e tive a pior impressào da minha vida.
Em primeiro lugar, um desfile de"Ätletas"'portando suas enormes faixas pretas daqui para lá e de lá para cá.
Todos os participantes patrocinados pelas empresas de suas comunidades;CARVOARIA SÀO JOSÉ,ACOUGUE BOI BÀO,LIMPA FOSSA RIO NEGRO ETC.
Só nào deu para ficar no campeonato,pois momentos antes do inicio, anunciaram que tinha um lanche a disposicão dos participantes.Dai foi cena grotesca,avançaram no sujo isopor,quase destruindo-o,e em segundos ,só se via gente mastigando de boca aberta.
Dai, nào possofalar mais pois sai imediatamente para vomitar!
Oss!
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline RicardoCosta

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.591
  • Votos: +2/-1
Análise sobre o Campeonato Brasileiro de Kata (Uberlândia)
« Resposta #3 Online: Dezembro 22, 2006, 22:58:34 »
Depois, quando digo que isso que chamam hoje de karatê não tem nada a ver com KARATE, tomo burduada de todo lado.....
Lamentável.

Oss
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

marascas

  • Visitante
Análise sobre o Campeonato Brasileiro de Kata (Uberlândia)
« Resposta #4 Online: Dezembro 22, 2006, 23:59:48 »
Nesse ponto vcs têm razão, a CBK só faz $%&! quando se trata de organizar competições. A começar pelo local, nada contra MG, mas se fizessem em uma capital com SP ou RJ, ficaria mais próximo e barato para todos! Sem contar que 90% dos atletas de kata não participam do campeonato porque não têm apoio entre outro motivos...

Offline Zkorpione

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 149
  • Votos: +0/-0
Análise sobre o Campeonato Brasileiro de Kata (Uberlândia)
« Resposta #5 Online: Dezembro 23, 2006, 01:38:02 »
Se eu for balancear teve mais aspectos negativos que positivos (apesar dos pontos positivos terem sido muito bons)... Mas houveram surpresas interessantes lá... Por exemplo, na abertura do evento apresentou-se um grupo de "senhoras" de dança de rua, citei senhoras entre aspas pois num determinado momento da apresentação delas uma realizou abertura completa e outra deitou-se e esticou completamente a perna até a cabeça... isso me surpreendeu!!!
O que eu achei ruim foi muitos dos participartes de um evento Nacional terem coragem de competir com um nível tão baixo...
Outra coisa que não me agradou foi logo na entrada interna do ginásio ter sido permitida o estabelecimento de um comércio de tudo quanto é coisa (inclusive dvd's piratas).
Agora, a bem da verdade, foi que no geral as garotas deram um show de kata nos garotos... principalmente as Goju-ryu... realmente bom (esses foram os 5% que mencionei). Sou CBK/WKF, mas não aceito de forma alguma uma apresentação que não mostre realmente um nível técnico decente.

PS.: Borchio, eu já li alguma coisa sobre esse Marco Aurélio, mas não o conheço e creio não tê-lo visto.
Coração de Karateca não bate, faz ippon.

Neto110

  • Visitante
Análise sobre o Campeonato Brasileiro de Kata (Uberlândia)
« Resposta #6 Online: Dezembro 23, 2006, 07:22:24 »
O kata de Uberlândia já foi várias vezes campeão mineiro e já foi representar minas várias vezes no Brasileiro. Eu memso era Capitão do time de kata que fez isto :)

Esta tradição foi que deve ter garantido levar o evento para lá, sem falar que há muitas forças políticas da CBK que são de lá ( o Rui, o Milton Francisto e outros).

Mas ninguém treina mais como se treinava em minha época: 3 a 4 horas por dia de treino e só kata. Há superespecialização, aprendendo katas avançados sem nenhuma base de fundamentos conforme entendemos.

Estive lá na época, mas estava com esposa e filhos e eles demandaram outra atividade. Ainda bem que naõ fui. Aliás, porque não organizamos um evento destes do karateka .net?

Offline RicardoCosta

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.591
  • Votos: +2/-1
Análise sobre o Campeonato Brasileiro de Kata (Uberlândia)
« Resposta #7 Online: Dezembro 23, 2006, 07:53:40 »
Como é que se pode dividir o karatê?????

Como você pode ter um campeonato só de kata? Depois querem me convencer de que o karatê evoluiu em termos de competição? Se karatê é uma coisa só, como alguém pode se dizer karateca só lutando, ou só praticando kata?

Oss
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Análise sobre o Campeonato Brasileiro de Kata (Uberlândia)
« Resposta #8 Online: Dezembro 23, 2006, 08:18:31 »
Oss

Pronto,deixaram o Homem nervoso de novo :lol:  :lol:

Oss
alberto/Santos.
yama-Alberto S. Almeida

Offline Borchio

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 409
  • Votos: +3/-2
Análise sobre o Campeonato Brasileiro de Kata (Uberlândia)
« Resposta #9 Online: Dezembro 23, 2006, 09:03:57 »
Citação de: "RicardoCosta"
Como é que se pode dividir o karatê?????

Como você pode ter um campeonato só de kata? Depois querem me convencer de que o karatê evoluiu em termos de competição? Se karatê é uma coisa só, como alguém pode se dizer karateca só lutando, ou só praticando kata?

Oss


oss concordo outro dia cheguei a escutar de um 3 DAN! q kata e kumite chega a ser contraditorio e olha q o cara quase quebro a mesa querendo me convecer falando que eu era jovem e iria entender um dia ...é $%&! neh
Experience is what you get when you don't get what you want

Neto110

  • Visitante
Análise sobre o Campeonato Brasileiro de Kata (Uberlândia)
« Resposta #10 Online: Dezembro 23, 2006, 10:32:28 »
POdemos fazer só kata ou só kumite, mas karate naõ é kata ou kumite.

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Análise sobre o Campeonato Brasileiro de Kata (Uberlândia)
« Resposta #11 Online: Dezembro 23, 2006, 15:02:12 »
O Marco Aurelio tem um Kata realmente muito bonito, porem muito enfeitado para os Tradicionalistas. Acho que falta Professor para ele, pois o garoto tem potencial para ser campeao mundial de kata com certesa.....
Ja viram o Milon??? Ele faz melhor,porem com mais enfeites que o Frances..
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

marascas

  • Visitante
Análise sobre o Campeonato Brasileiro de Kata (Uberlândia)
« Resposta #12 Online: Dezembro 24, 2006, 01:02:13 »
O Milon?
Esse "fazia" kata, né Katsumoto!
Agora ele tá lá em cima (ou lá em baixo) fazendo o Ten No Kata com o Funakoshi e o Nakayama...


Sobre a discução de competições, qualquer esportista profissional sabe que não é possível ser campeão em todas as modalidades. E Kata e Kumite são modalidades distintas em se tratando de competir. Claro que até a faixa preta todos devem competir nos dois para aprender e desenvolver experiência, mas nos eventos nacionais e internacionais é necessário haver especialização e dedicação quase total do atleta apenas naquilo que ele faz de melhor!

Karate é Kihon, Kata e Kumite, edentro disso pode ou não haver o esporte do Kata e de Kumite. Mas esporte não é Karate, o esporte é uma parte do Karate. Inclusive minha opinião pessoal é de que os Katas nem deveriam ser usados para fazer competições, mas apenas para treinamento e estudo nos Dojôs, assim evitaríamos intrigas desnecessárias e agilizaríamos é organizaríamos melhor as competições de Kumite. POis assim não fizemos nada direitoe ainda estragamos os Katas tradicionais com balelas de competição.

Offline RicardoCosta

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.591
  • Votos: +2/-1
Análise sobre o Campeonato Brasileiro de Kata (Uberlândia)
« Resposta #13 Online: Dezembro 24, 2006, 07:48:00 »
Para variar terei que discordar do Marascas.

Nos bons tempos um campeão de karatê só era campeão se o fosse em ambos, kata e kumite. Peruntem ao Sensei Carlos Rocha se os títulos de campeão que ele tem não são em ambos. Você até podia ganhar só no kumite ou só no kata, mas não era considerado campeão absoluto. Outra coisa, não havia competição de uma coisa ou de outra eram sempre de ambas. Essa divisão começou acontecer quando começaram a considerar karatê mais como esporte do que como arte marcial.

Oss
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

marascas

  • Visitante
Análise sobre o Campeonato Brasileiro de Kata (Uberlândia)
« Resposta #14 Online: Dezembro 24, 2006, 15:49:19 »
Ricardo, as nossas discordâncias são produtivas para todos, por isso em primeiro lugar te desejo um Feliz Natal e que em 2007 possamos ainda falar muito (e treinar) sobre Karate!

Mas seguindo o seu post, realmente você citou algo que "ERA" no passado, mas isso não significa que por uma coisa "TER SIDO" que seja a melhor alternativa. Nem tudo o que tivemos no passado foi bom, ou melhor do que podemos ou poderemos ter no futuro.

Outra coisa, o kata tem suas utilidades para quem gosta dele, como exercício ou como filosofia, mas se um sujeito não faz Kata ou não gosta, não significa que não possa ser bom em Kumite. Um exemplo hipotético, mas achas que o Wanderley Silva ou o CroCop fazem Katas todos os dias???