Autor Tópico: Kata é fruto de uma imaginação fértil?  (Lida 7817 vezes)

Offline frednq

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 3
  • Votos: +0/-0
Kata é fruto de uma imaginação fértil?
« Online: Julho 09, 2008, 14:12:01 »
Muita gente pergunta para que serve o kata. Uma das respostas mais ouvidas são que “o kata é uma luta imaginaria”. Acredito que o kata não é uma simulação de luta, pois não existe luta com golpes e sincronização tão perfeita  como são nos katas.Na minha opinião o kata está fundamentado em diversos pilares como por exemplo equilíbrio,cordenação motora, força, elasticidade, contração e umas das principais que é a execução dos golpes mais aproximados da perfeição ( chutes, murros, joelhadas, cotoveladas esquivas etc. ).Vejamos a seguinte ordem de treinamento: Alongamento, aquecimento,kihon , kata e posteriormente kumite.

Desta forma acredito que o kata significa uma aplicação de golpes próximo da perfeição.Se você estiver próximo da perfeição significa dizer que em uma luta real a probabilidade aumenta de golpes saírem com melhor perfeição.E é justamente no kata que que o seu professor ( mestre ) verifica isso tudo equilíbrio,cordenação motora, força, elasticidade, contração e umas das principais que é a execução dos golpes mais aproximados da perfeição ( chutes, murros, joelhadas, cotoveladas esquivas etc. ).

Moral da historia: quando estiver fazendo um kata não fique chateado quando seu mestre chamar sua atenção no que diz respeito a sua base ao giro do quadril, a determinados golpes que estão errados na execução etc.

Antoine

  • Visitante
Re: Kata é fruto de uma imaginação fértil?
« Resposta #1 Online: Julho 09, 2008, 20:51:13 »
Se eu não imaginar um Karateca na minha frente, na execução do kata e que esse imaginado Karateca não seja melhor do que eu, eu não vou conseguir fazer evoluir o meu Karate.

Se eu simplesmente executar um Kata como quem pratica Kihon, apenas estarei praticando o Kata, na direção da simples forma, não da essência, muito menos da luta.

Técnica, para mim se treina e aperfeioa no kihon. Kata é luta; contra alguém sempre melhor que você e que a gente precisa superar. Eu não sou do Karate Olímpico.

Aliás quem vê os dois tipos de Kata sente a diferença. Oss.

Offline RicardoCosta

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.591
  • Votos: +2/-1
Re: Kata é fruto de uma imaginação fértil?
« Resposta #2 Online: Julho 09, 2008, 22:28:13 »
Quando afirmamos que kata é uma "luta imaginária" estamos nos referindo ao espírito que o mesmo deve ser executado. Atitude interior, zanchin. Se você fizer um kata sem essa atitude ele não passará de coreografia. No Karatê não existe kihon e kata e Kumite. É tudo uma coisa só: kihon/kata/kumite. Um complementa o outro, pois todos devem partir sempre da mesma e única atitude: O espírito marcial.

OSS
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Offline Ookami

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 9
  • Votos: +0/-1
  • Aprimore sua mente de modo contínuo (G. Funakoshi)
Re: Kata é fruto de uma imaginação fértil?
« Resposta #3 Online: Julho 10, 2008, 10:11:24 »
Quando afirmamos que kata é uma "luta imaginária" estamos nos referindo ao espírito que o mesmo deve ser executado. Atitude interior, zanchin. ...


Se eu simplesmente executar um Kata como quem pratica Kihon, apenas estarei praticando o Kata, na direção da simples forma, não da essência, muito menos da luta.

Técnica, para mim se treina e aperfeioa no kihon. Kata é luta; contra alguém sempre melhor que você e que a gente precisa superar. Eu não sou do Karate Olímpico.

Aliás quem vê os dois tipos de Kata sente a diferença. Oss.

Antes desculpem-me por ter 'picotado' as citações, procurei nelas aquilo que entendi ser importante para o que vou escrever. :)

Já li Antoine-san comentar sobre o 'espírito', em outro post, assim como Ricardo-san.
É inegável (pelo menos pra mim) que, além da idéia de 'luta imaginária', o kata é uma forma pessoal de expressar o seu próprio karate.
Concordo com ambos.

Agora veja, a idéia de comparar uma 'luta imaginária' com uma 'luta simulada' me parece um tanto perigosa.

Kihon Ippon Kumite, Sabon Kumite e Gohon Kumite, pra mim, são exemplos de luta simulada - exemplos bem básicos mesmo.

Na 'luta imaginária' pode-se depreender que o 'oponente' tem mais de uma opção de golpes para uma mesma defesa.
Por exemplo, um gedan-barai pode ser tanto defesa de um mae-geri quanto de um oi-zuki gedan.
Não importa se o movimento posterior leva a crer que o anterior só poderia ser um mae-geri ou oi-zuki mutuamente exclusivos, se consideramos que o 'oponente' é melhor do que nós, ele seria capaz de nos supreender.

No mais, com certeza, estamos sempre buscando melhorar nossos katas e se começarmos a nos chatear, ou nos permitirmos chatear, quando somos corrigidos, é porque ainda temos que melhorar primeiro a nossa mente, e depois o nosso corpo.

O karate começa primeiro dentro em nós para, só depois, se apresentar aos demais.

Oss.  ;D



Each criature has its own nature, what's yours?

Offline RicardoCosta

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.591
  • Votos: +2/-1
Re: Kata é fruto de uma imaginação fértil?
« Resposta #4 Online: Julho 10, 2008, 11:06:28 »
Eu não entendi a reflexão do Oakami, ou, ele não entendeu a minha.
Em nenhum momento comparei uma "luta imaginária" com uma "luta combinada". Não é essa a questão. A questão é o objetivo final. Que para mim, particularmente, tem a ver com o budô. O que quero dizer quando afirmo que no karatê não tem diferença entre kihon/kumite/kata, mas que é tudo uma mesma coisa, se refere ao objetivo final. Tudo no Karatê destina-se ao Budô, a fazer de você um "guerreiro". Agora, quanto ao treino específico de cada um, é preciso que você conheça e busque os objetivos específicos. Todas as vezes que ensino, ou mesmo treino Karatê, sempre tenho em mente e afirmo para quem está aprendendo comigo que precisamos saber qual é o objetivo específico do referido treinamento. Por exemplo, se você está treinando gohon kumite está treinando maai, zanshin e fundamento, a princípio. Mas, você pode fazer (entre faixas pretas) um treino de gohon kumite que vise a penetração de golpes. O mesmo diz respeito a qualquer outro treino. Se você não sabe qual é o objetivo especifico, não saberá se o está atingindo ou não. Agora, o objetivo geral, universal, em qualquer treino de karatê é o espírito (Budô). Espero ter me feito entender.

OSS
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: Kata é fruto de uma imaginação fértil?
« Resposta #5 Online: Julho 10, 2008, 13:46:17 »
Olá!
No meu entendimento,o exercício dos Katas, servem também para aformatar algo que no Karate é de extrema importância,o ritmo.
Não somente o ritmo em sua própria execusão,como tbm. o ritmo de todos os ataques e defesas,por exemplo:o ritmo do soco,em suas etapas, o ritmo do quadril ajustado com o ataque ou a defesa.
Oss!
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline Ookami

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 9
  • Votos: +0/-1
  • Aprimore sua mente de modo contínuo (G. Funakoshi)
Re: Kata é fruto de uma imaginação fértil?
« Resposta #6 Online: Julho 11, 2008, 10:35:01 »
Eu não entendi a reflexão do Oakami, ou, ele não entendeu a minha. ...

Ricardo-san,
Entendi a sua reflexão e compartilho dela. Meu erro, no quote, foi não referenciar corretamente o quote de frednq-san ao tratar da comparação entre 'luta imaginária' e 'luta simulada' (ou simulação de luta)

Eis abaixo o quote que deveria ter sido incluído.  ???

Muita gente pergunta para que serve o kata. Uma das respostas mais ouvidas são que “o kata é uma luta imaginaria“. Acredito que o kata não é uma simulação de luta, pois não existe luta com golpes e sincronização tão perfeita  como são nos katas. ...


De forma indireta. Ao negar, na segunda sentença, um fato, referindo-o por associação a assertiva da sentença anterior, ele acaba por equiparar as duas, torna as afirmações equivalentes.

Ricardo-san, sessha sumimasen.
 :)
Each criature has its own nature, what's yours?

Antoine

  • Visitante
Re: Kata é fruto de uma imaginação fértil?
« Resposta #7 Online: Julho 18, 2008, 18:14:37 »
desculpem.
minha postagem de um outro tópico caiu aqui e não tive como cancelá-la, apenas modificá-la. Oss.
« ltima modificao: Julho 18, 2008, 18:22:13 por Antoine »

Offline Juliana

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 151
  • Votos: +0/-0
Re: Kata é fruto de uma imaginação fértil?
« Resposta #8 Online: Julho 18, 2008, 19:58:01 »
Eu acredito que na concepção original do karatê, o katá era sim outro tipo de exercícios que se propunham a direcionar o aluno a diversas situações diferenciadas de combate, e também acredito na sua propriedade de "prática mental" da luta. E porque eu não consigo mais hoje, "lutar fazendo katá"? Primeiro porque o kumite se modificou em função de diversas coisas relevantes pro momento... parece que ninguém mais treina pra um golpe definitivo. Os treinamentos são pra ida e volta, sequências de golpes... antigamente eles treinavam pra aprimorar a técnica ao máximo possível, a ponto de ter que usar o mínimo de técnicas possível pra terminar uma luta. Eram golpes funcionais e não padronizados. As academias de hoje não ensinam haito, teisho para kumite... ensinam kizame, guyako, mawashi... espero que entendam o que tô falando. Se você não luta pra definir o combate (não tô falando de competição), vc não consegue usar um katá pra se defender. E, apesar disso tudo, o katá é um molde, uma forma... que, como o kihon também precisa ser adaptado pra situações de kumite.
"A inteligência é quase inútil para quem não tem outras qualidades." (Alexis Carrel)

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: Kata é fruto de uma imaginação fértil?
« Resposta #9 Online: Julho 18, 2008, 20:26:26 »
As academias de hoje não ensinam haito, teisho para kumite... ensinam kizame, guyako, mawashi...

Cara Juliana, desde do início dos anos 70 quando ia assistir os campeonatos de karate no Tijuca Tênis Clube do Rio de Janeiro etc, já só se usava kizame, gyako e maegeri, sendo o mawashi pouco usado, ou seja, vc aprende e treina uma imensidão de golpes, mas na hora que o bicho pega vc se utiliza daqueles básicos que tem mais domínio, sendo cediço que cerca 90 % ou mais de eficiência para definir um combate encontramos nos zuki.  Hoje em dia vemos com mais frequência uramawashi, uraken, mawashi e outros que não viamos na década de 70, além dos tradicionais kizames e gyakus, no que, nesse aspecto, penso que houve evolução da técnica que possibilitou uma maior variedade de golpes.

Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Offline Troyman

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 667
  • Votos: +5/-16
Re: Kata é fruto de uma imaginação fértil?
« Resposta #10 Online: Julho 18, 2008, 21:07:53 »
É isso aí, Pêcego.  As competições de hoje são muito mais representativas do que é o Karate-Do do que eram nos anos 70, uma vez que agora é possível aplicar uma maior variedade de golpes.  O pessoal precisa entender que Karate de competição é um esporte.  E se o esporte puder mostrar a essência da modalidade, acho mais do que válido.  Agora, a verdadeira essência vem justamente dos Katas, pois eles são o repositório da maioria das técnicas de uma arte marcial (isso é verdade no Karate-Do, no Kung-Fu, no Kendo, no Tae-Kwon-Do, etc)

E, Pêcego, pode deixar que não esqueci dos filmes do Lobo Solitário, não.  É que os Correios ainda estão em greve (eles estão saindo aos poucos).  Semana que vem te mando o DVD.

Saudações   :)   ;)
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: Kata é fruto de uma imaginação fértil?
« Resposta #11 Online: Julho 19, 2008, 08:12:39 »
O pessoal precisa entender que Karate de competição é um esporte.  E se o esporte puder mostrar a essência da modalidade, acho mais do que válido.  Agora, a verdadeira essência vem justamente dos Katas, pois eles são o repositório da maioria das técnicas de uma arte marcial (isso é verdade no Karate-Do, no Kung-Fu, no Kendo, no Tae-Kwon-Do, etc)

E, Pêcego, pode deixar que não esqueci dos filmes do Lobo Solitário, não.  É que os Correios ainda estão em greve (eles estão saindo aos poucos).  Semana que vem te mando o DVD.

Saudações   :)   ;)

Falou tudo ! No mais, fique tranquilo Amigo Troyman porque, mesmo sem ainda ter tido o prazer de conhecê-lo pessoalmente, sinto firmeza na sua escrita que faz ter crédito de sobra. Quando puder, se puder, de qualquer forma, está tudo bem, não esquenta porque há coisas mais importantes para nos preocuparmos no nosso dia-a-dia que é muito corrido.

Forte abraço,
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Offline Troyman

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 667
  • Votos: +5/-16
Re: Kata é fruto de uma imaginação fértil?
« Resposta #12 Online: Julho 20, 2008, 03:22:22 »
Antonio Pêcego

Obrigado pela consideração em relação aos meus posts.  Quanto a nos conhecermos pessoalmente, é bem possível que já tenhamos nos esbarrado em algum evento da FKERJ (de repente um daqueles que aconteciam na Fundação Osório, aqui no Rio Comprido), principalmente na época em que o Sensei Furusho era o presidente da Federação.

A propósito: já que você mora aí em Uberlândia, você já foi na fábrica da Kime?

Saudações   :)
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: Kata é fruto de uma imaginação fértil?
« Resposta #13 Online: Julho 20, 2008, 09:16:42 »
Salve Troyman,

Provavelmente, devemos ter nos encontrado, mas com certeza oportunidade ainda irá surgir para nos conhecermos pessoalmente.

Fábrica da KIME ?? ...eheheh...fica há uns quatro quarteirões de minha casa...precisa de alguma coisa ? Tô eventualmente lá, sendo os meus Kimonos (Gi), da minha esposa e dois filhos de lá, assim como as faixas. É um pessoal prestativo e educado no atendimento, fazendo ajustes dos kimonos gratuitamente.

Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Offline Troyman

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 667
  • Votos: +5/-16
Re: Kata é fruto de uma imaginação fértil?
« Resposta #14 Online: Julho 20, 2008, 15:50:31 »
Pêcego

Eu tenho um karate-gi da Kime, que eu comprei pelo site deles e é o que eu mais uso.  Ele já está velhinho, mas é muito bom.  As faixas eu não conheço.  Recentemente comprei duas especiais azuis para dois alunos meus de Kobu-Do da Kimonos Dojo de SP.  Cara, são as melhores faixas que eu já vi fabricadas até hoje no Brasil (nem as da Meikyo chegam perto).  São 12 impressionantes costuras, o material é de primeira e a etiqueta é show.  O karate-gi deles de K10 também é muito bom (um aluno meu tem dois).  Meu último karate-gi eu comprei de uma fabrica lá de Praia Grande (perto de Santos, SP), a Zem.  Na verdade eu estou correndo atrás é de paletó de lona K10 preta para o Kobu-Do, mas está um pouco difícil.  Até hoje só a Shiroi de Apucarana - PR e a Shizen de Boituva - SP fabricam em K10 preta.  Eu tenho um paletó da Shiroi preto, mas eu não gosto da modelagem deles (é muito fechado na gola e os cortes laterais são muito altos aparecendo a barriga da gente acima da faixa).  Estou consultando a Dojo e eles estão verificando a viabilidade de mandar tingir a lona deles.  O da Shizen eu ainda estou verificando a viabilidade de comprar, pois os preços deles são um pouco salgados, apesar de ter dado uma diminuida.  Se não for trabalho para vc, verifica para mim com a Kime a possibilidade deles fazerem em K10 preta.  A modelagem é a mesma do karate-gi, só que as mangas devem ser no meio do antebraço (tipo 3/4) para não engancharem as armas (o Sai e o Tonfa).

Vindo ao Rio, avisa para a gente se encontrar e, quem sabe, fazermos um treino juntos.

Saudações   ;)
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ