Quando afirmamos que kata é uma "luta imaginária" estamos nos referindo ao espírito que o mesmo deve ser executado. Atitude interior, zanchin. ...
Se eu simplesmente executar um Kata como quem pratica Kihon, apenas estarei praticando o Kata, na direção da simples forma, não da essência, muito menos da luta.Técnica, para mim se treina e aperfeioa no kihon. Kata é luta; contra alguém sempre melhor que você e que a gente precisa superar. Eu não sou do Karate Olímpico.Aliás quem vê os dois tipos de Kata sente a diferença. Oss.
Eu não entendi a reflexão do Oakami, ou, ele não entendeu a minha. ...
Muita gente pergunta para que serve o kata. Uma das respostas mais ouvidas são que o kata é uma luta imaginaria. Acredito que o kata não é uma simulação de luta, pois não existe luta com golpes e sincronização tão perfeita como são nos katas. ...
As academias de hoje não ensinam haito, teisho para kumite... ensinam kizame, guyako, mawashi...
O pessoal precisa entender que Karate de competição é um esporte. E se o esporte puder mostrar a essência da modalidade, acho mais do que válido. Agora, a verdadeira essência vem justamente dos Katas, pois eles são o repositório da maioria das técnicas de uma arte marcial (isso é verdade no Karate-Do, no Kung-Fu, no Kendo, no Tae-Kwon-Do, etc)E, Pêcego, pode deixar que não esqueci dos filmes do Lobo Solitário, não. É que os Correios ainda estão em greve (eles estão saindo aos poucos). Semana que vem te mando o DVD.Saudações :) ;)