Autor Tópico: APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.  (Lida 44273 vezes)

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #195 Online: Novembro 27, 2011, 18:37:15 »
Concordo 100%.
Ninguem aprende a nadar fora da agua.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline jeffer

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 18
  • Votos: +0/-0
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #196 Online: Novembro 27, 2011, 20:08:51 »
Exato, Roberto Sant'Anna (Katsumoto) Sensei e Guicomes Sensei, não há como discordar das suas observações!

Contudo, recentemente, muitos Senseis (teórico-práticos, não só teóricos, pois isto seria um absurdo, já que o Karatê ser algo "prático", um "caminho" (dô) a ser trilhado - vocês sabem disto muito, muitíssimo mais do que eu), têm observado graves falhas, lacunas, melhor dizendo, na interpretação correta dos "katas", ou seja, lacunas nos "bunkai", dentre as quais estariam aquelas aplicações quase "irreais" ( ) que são vistas (e treinadas) em muitos dojôs. A despeito disto, os movimentos letais estão lá, nos "kata", mas na forma de "ura-waza", quer dizer, escondidos, ocultos (muitos se perguntam se Itosu Anko Sensei não os teria escondido de forma a não ensiná-los diretamente às crianças de Okinawa, haja vista a letalidade das aplicações reais, como torções, projeções, esmagamento de testículos, perfurações de olhos, etc). Particularmente, dou crédito a esta teoria da existência dos movimentos "ura", bem como da sua "busca" através do estudo (treinamento duro, com "corpo" e inteligência) dos "kata".

Quanto às lutas, poxa, sim, claro, "lutar" se aprende "lutando", porém, para além dos inúmeros benefícios dos "kata" (kimê, respiração, contração e relaxamento, concentração, técnicas, posturas, bases, etc), os quais são fundamentais para uma boa performance em "kumite", imagino que o motivo número um para a própria existência dos "kata" seja a transmissão da arte marcial, ou seja, a transmissão correta de técnicas de defesa pessoal diante de situações inesperadas (algo diferente de combates marcados*, independente dos nomes pelos quais sejam chamados) de agressão e/ou violência, venha esta agressão da parte de um ou da parte de vários agressores.

* Combates marcados: Do próprio "kumite" que temos praticado (pesado, mas com controle, "jyu-kumite") aos UFCs, passando pelos torneios nos seus diversos âmbitos ("shiai", etc e tal). Todas estes enfrentamentos são marcados, quer dizer, pré-estabelecidos, sendo distintos de uma situação real de violência casual.

Obrigado pelas suas respostas e meditações acerca do tema! Caso sigam comentando, lhes agradeceria muito, pois só tenho a aprender com a experiência de vocês!

OSS!

PS: Parabéns pelo seu "blog", Roberto Sant'Anna Sensei!

Offline Gon

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 347
  • Votos: +0/-0
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #197 Online: Novembro 27, 2011, 20:35:21 »
Kagawa falou em uma entrevista que kata é importante porque ensina a controlar o próprio corpo, e eu concordo com ele.

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #198 Online: Novembro 27, 2011, 21:04:06 »
Ninguem aqui esta desmerecendo os beneficios do treinamento em Katas.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

A. HIGINO

  • Visitante
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #199 Online: Novembro 27, 2011, 22:23:31 »
Saudações a todos os Karatê-Dôkas!


Camaradas...

Não é nada honroso tentar desmerecer pessoas que já morreram, principalmente porque essas pessoas nada poderão fazer para se defender.

O interessante é que foram exatamente esses Mestres a quem tentam desmerecer, que de bandeja, a todos nós, deixaram esse “legado” que é o Karatê-Dô.

Acaso o Karatê de todos nós não tem a mesma origem?

Gostem ou não, o “nome” desses Mestres está marcado definitivamente na história, não como uma fraude, mas como exemplo a ser seguido como Grandes Guerreiros e pessoas de dignidade e perseverança.

Por mais que eu me torne grande no Karatê-Dô, jamais levantaria a minha voz para desonrar a memória daqueles, que direta ou indiretamente, contribuíram para me tornar aquilo que eu sou.

“Acaso não seria natural o filho tornar-se melhor e mais evoluído que o pai?”
“Acaso as glorias do filho apagam ou desmerecem a gloria do pai?”
“Acaso o filho alcançaria tal gloria sem a experiência do pai?”

"Mesmo que um homem tenha vencido mil batalhas, em nada isto diminue a glória daquele que alcançou apenas uma."

O mesmo se aplica aos praticantes do Karatê contemporâneo.
Não desmereçam os praticantes do passado!


OSS...


A. HIGINO

  • Visitante
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #200 Online: Novembro 27, 2011, 22:25:54 »
OSS....


Obviamente continuarei debatendo sobre o tema KATA, mas acredito ter finalmente compreendido o que o “Pedro Sensei” me admoestou.

Sei o valor imensurável que representam os KATA para nós Karatê-Dôkas, no entanto de nada adianta insistir em querer fazer outros entender isto quando estes não estão inclinados a compreender o valor dos KATA.

“Os KATA são a essência do Karatê-Dô, e ignorar isto, após passar o fogo da juventude, não sobrará nada, senão recordações pendentes de frustrações de como poderia ser diferente.”

Offline jeffer

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 18
  • Votos: +0/-0
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #201 Online: Novembro 27, 2011, 22:44:58 »
Saudações!

De fato, Higino Sensei, e obrigado pelas suas contribuições! Somos como anões assentados sobre os ombros de gigantes, tendo sido levantados por eles. Assim, é bem possível que a nossa visão, hoje, seja mais ampla, melhor, contudo, não teríamos esta perspectiva se não estivéssemos onde estamos!

Boa noite a todos e que Deus os abençoe!

OSS!

Offline RoSuhr

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 21
  • Votos: +0/-0
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #202 Online: Dezembro 05, 2011, 22:31:12 »

A. HIGINO

  • Visitante
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #203 Online: Dezembro 06, 2011, 07:27:06 »
OSS...

O que me impressiona na execução do Kata do "Shirai Sensei" é a realidade que ele imprime nos movimentos, como se realmente estivesse lutando contra um adversário real.
Isso é o que verdadeiramente importa, captar a essência do oponente real durante a execução.
Infelizmente hoje em dia os praticantes se importam mais em julgar se um "pé" esta mais para direita do que para esquerda, esquecendo que o mais importante é se os golpes desferidos estão com "Kimê" suficiente para derrubar um cavalo.

Fazer o que?!
Inventaram essa que existem várias verdades de como se deve executar os Kata.


Saudações!

A. HIGINO

  • Visitante
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #204 Online: Dezembro 19, 2011, 23:18:43 »
OSS...

"Assim como uma pétala cai às primeiras luzes da manhã, baixando serenamente a terra, assim o guerreiro se despede, silencioso e tranquilo".

OSS.