Autor Tópico: As posições no karate  (Lida 25563 vezes)

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
As posições no karate
« Online: Outubro 14, 2007, 05:03:47 »
Porque o karate no seu kihon e nos katas se utiliza das suas diversas posições , zenkutsu, kibadachi, fudodachi etc, se no seu objetivo final que é o combate não utilizamos as posiçoes por motivos obvios.
Teriam sido desenvolvidas pensando no fortalecimento fisico e motor do iniciante para que posteriormente no combate, em pusição de luta os golpes saem com mais facilidade?

oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: As posições no karate
« Resposta #1 Online: Outubro 14, 2007, 06:22:01 »
Os Avi

É no físico mesmo,a harmonia e fortalecimento dos membros inferiores deixa todos os possiveis movimentos futuros com melhor condicionamento ou endurance,(palavra bonita francesa).

Ninguém em sã consciência antes de partir para cima de outrem faz kata ou qquer postura de defesa, a não ser no grande/magnanimo Karate kid ou qquer filme de kung fu onde os lutadores demonstram suas habilidades antes de qquer confronto ::)

No meu caso já é uma tortura sadomaso,por que qquer postura me incomoda,sentado ,em pé,deitado a idade já não me permite abusar delas :D :D :D

Oss
alberto/Santos.
yama-Alberto S. Almeida

Offline Rodrigo (Rodfu)

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 776
  • Votos: +0/-0
Re: As posições no karate
« Resposta #2 Online: Outubro 15, 2007, 00:01:45 »
No meu entendimento, além da questão do físico citado pelo Yama vejo que muitas vezes a base indica o modo como devemos deslocar o peso, a distância adequada para a técnica e assim por diante. Nos kata da Goju vejo isso com facilidade, a base usada é meio caminho pra entender a técnica.
Abraços,
Rodrigo

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: As posições no karate
« Resposta #3 Online: Outubro 15, 2007, 02:22:39 »
Oss

Rodrigo San sempre atento vislumbrou outra qualidade das posturas para a melhoria da técnica.

Vamos ver se durante o dia temos mais entradas no tema,que é um saco fazer mas é bom de conhecer e praticar.

Só por curiosidade podemos conhecer as escolas pelas posturas de seus praticantes,não lembro se li ou ouvi que os antigos kendo-kas sabiam a origem das técnicas de seus adversários somente pela posicão dos pés e movimentação.

Tudo tem seu motivo de ser. Putz!!! profetizei,vou passar de faixa.

Oss
alberto/Santos.
yama-Alberto S. Almeida

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: As posições no karate
« Resposta #4 Online: Outubro 15, 2007, 09:42:17 »
Caro Avi,

Semana passada falava depois do treino com o Sensei João Pereira sobre kihon, kata e kumite, chegando mais ou menos a seguite conclusão meio filosófica.

Kihon é o corpo (físico), kata é a alma e o kumite é o espírito.  A reunião dos três é que da vida ao karate.  Vc pode ser um excelente lutador de kumite, mas se não tiver kihon e kata,  chegará um momento que dali não haverá evolução, ou seja, será sempre limitado no kumite, enquanto quem tem kihon e kata tem o karate forjado e pode vir a ser um grande lutador de kumite em face das variações construídas num corpo forte com conteúdo.

Se karate é uma arte marcial de autodefesa, como sabe, as variações de base são importantes para as variações que podem surgir de ataque e defesa, ajustando a distância para fazer surgir o tempo, do contrário ficaríamos limitados e demais previsíveis para os nossos pretensos adversários.

Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
Re: As posições no karate
« Resposta #5 Online: Outubro 15, 2007, 12:21:16 »
Porque o karate no seu kihon e nos katas se utiliza das suas diversas posições , zenkutsu, kibadachi, fudodachi etc, se no seu objetivo final que é o combate não utilizamos as posiçoes por motivos obvios.
Teriam sido desenvolvidas pensando no fortalecimento fisico e motor do iniciante para que posteriormente no combate, em pusição de luta os golpes saem com mais facilidade?

oss
Não entendi Avi pois no kumite aplicamos aquilo que fazemos nos kihons e katas inclusive posturas, pelo menos aprendi assim e sei que o Carlão ensina assim.

OSS

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re: As posições no karate
« Resposta #6 Online: Outubro 15, 2007, 13:40:39 »
Prezados, sei que serei agredido com o que vou por aqui, mas eu sou karatê shotokan, e eu luto em base. Não saltito e paro em sochin dachi, e sempre quando ataco kisame guiako, oitsuki, ou qualquer ataque, normalmente caio em zenctsudachi.

Tanto é que na academia onde treino, não sou tido como alguém que se deva tentar aplicar ashibarai por exatamente sempre estar muito firme...

Ao contrário do que os prezados colegas possam achar, não sou mais lento ou fácil de atingir como podem estar pensando, além de ser um lutador que costumo buscar o adversário o tempo todo, dominando sempre o centro do dojo.

Se quiserem, adorarei estar discutindo isso com os amigos!

Ossy

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: As posições no karate
« Resposta #7 Online: Outubro 15, 2007, 14:58:35 »
Porque o karate no seu kihon e nos katas se utiliza das suas diversas posições , zenkutsu, kibadachi, fudodachi etc, se no seu objetivo final que é o combate não utilizamos as posiçoes por motivos obvios.
Teriam sido desenvolvidas pensando no fortalecimento fisico e motor do iniciante para que posteriormente no combate, em pusição de luta os golpes saem com mais facilidade?

oss
Não entendi Avi pois no kumite aplicamos aquilo que fazemos nos kihons e katas inclusive posturas, pelo menos aprendi assim e sei que o Carlão ensina assim.

OSS

oss samuca san

na hora da luta não, ninguem luta em zenkutsu, todo mundo fica no kamae o mais confortavel possivel pra desferir os golpes. De qualquer forma essa noite vou ver se trago a explicação do sensei

oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline Borchio

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 409
  • Votos: +3/-2
Re: As posições no karate
« Resposta #8 Online: Outubro 15, 2007, 21:51:55 »
Porque o karate no seu kihon e nos katas se utiliza das suas diversas posições , zenkutsu, kibadachi, fudodachi etc, se no seu objetivo final que é o combate não utilizamos as posiçoes por motivos obvios.
Teriam sido desenvolvidas pensando no fortalecimento fisico e motor do iniciante para que posteriormente no combate, em pusição de luta os golpes saem com mais facilidade?

oss
Não entendi Avi pois no kumite aplicamos aquilo que fazemos nos kihons e katas inclusive posturas, pelo menos aprendi assim e sei que o Carlão ensina assim.

OSS

oss samuca san

na hora da luta não, ninguem luta em zenkutsu, todo mundo fica no kamae o mais confortavel possivel pra desferir os golpes. De qualquer forma essa noite vou ver se trago a explicação do sensei

oss

usa sim poxa, mas é um esboço apenas, nao a base perfeita! o kata  a base deve ser ideal pra vc aprender a lutar com centro de gravidade baixa, ter forças nas pernas e entender o mecanismo da nossa luta
Oss, desculpa se falei alguma $%&! , mas é isso q eu aprendi
Experience is what you get when you don't get what you want

Offline Borchio

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 409
  • Votos: +3/-2
Re: As posições no karate
« Resposta #9 Online: Outubro 15, 2007, 21:54:20 »
http://rmshoto.wordpress.com/2006/10/10/os-20-preceitos-de-gichin-funakoshi/

se vc refletir os preceitos do titio funa, pode te ajudar a comprender
Experience is what you get when you don't get what you want

Offline ToraNoMaki

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 434
  • Votos: +2/-0
    • http://www.kenshinkan.com.br
Re: As posições no karate
« Resposta #10 Online: Outubro 15, 2007, 22:29:34 »
Oss Avi.

Lembra do que o Sensei Pedro vive falando por aqui?

Kata, Kihon e Kumite são a mesma coisa.

Uma vez o Sensei Naoyuki comentou em um treino que as diversas bases e formas são também um treinamento para que você obtenha Kime em diversas circunstâncias.
Muitas vezes você estará retornando de um chute, ou então na fuga de um ashi-barai e será capaz de deferir um tzuki com kime, mesmo em Nekoashi.

Oss.

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: As posições no karate
« Resposta #11 Online: Outubro 16, 2007, 00:53:27 »
Oss  Otávio

Fiquei o dia todo pensando nisso,estava a ponto de entrar nsete pequeno detalhe mais fiquei no aguardo desta sua dica.

Pedro Sensei e Carlão Sensei nos fizeram perceber isso há algum tempo e eles desenvolveram o próprio treinamento em cima desta proposta.

Neste último curso de Scott Sensei, ficou a mesma impressão do aproveitamento do natural ou seja o princípio da forma pressão-explosão-força-relaxamento que podem ser aplicados também as posturas para treinamento e desenvolver todas as qualidades possiveis,que é de difícil a execução,porém com atenção chegaremos a resultados satisfatórios,o conceito é mais que valido.

As posições devem ser usadas para força-alongamento-precisão-desenvolvimento da técnica e outros afins.

Oss
alberto/Santos.
yama-Alberto S. Almeida

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
Re: As posições no karate
« Resposta #12 Online: Outubro 16, 2007, 08:43:18 »
Muitas vezes as pessoas confundem o não usar postura antes do primeiro ataque com o não usar postura durante a luta, numa briga na rua por exemplo voce esta em pé (shizentai) e quando o adversario tenta se mover voce desfere um oi-zuki ou mae geri saindo de shizentai mais terminará em zenkutsu ou outra postura qualquer esperando o cara cair no chão  ;D, mais pronto para um eventual contra-ataque.
Já num kumite dentro do Dojo a postura é fundamental ate porque normalmente vc sabe que vem pancada do outro lado e a chance de seu ataque ser defendido e muito maior mesmo por um faixa menor que a sua pois ele busca o mesmo que vc o aperfeiçoamento do Karate.

OSS

Offline Simoes

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 621
  • Votos: +4/-0
    • http://www.kyokai.com.br
Re: As posições no karate
« Resposta #13 Online: Outubro 16, 2007, 09:36:41 »
Karateca tem que ter recurso, não importa se está de lado de costas, deitado ou colado ao adversário tem que saber usar o corpo para bater com kime em todas as posições.

Eu uma vez declarei aqui que estava treinando na hora do Kumite ficar colado ao adversário, as vezes gosto de treinar isso, ter explosão curta para bater encolher e expandir rápido, bem próximo ao alvo com pouco espaço para tal. è difícil treinar isso você acaba apanhando na tentativa de colar o corpo mas o meu treino é outro, deixa o cara bater, você está treinando outra coisa.

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re: As posições no karate
« Resposta #14 Online: Outubro 16, 2007, 09:39:44 »
Prezado,

Já tentou treinar o estilo Goju-ryu?

É o estilo próprio para lutas de curtas distância... complementa bem o shotokan que é mais espaçado.

Um abraço!