Autor Tópico: Mãos Vazias !  (Lida 9456 vezes)

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Mãos Vazias !
« Online: Março 10, 2009, 08:42:32 »
Estava lendo mais uma vez o "Karatê Dinâmico" e lá na página 207 encontrei um trecho com a seguinte colocação de M. Nakayama:

"Chudan-shuto-uke (bloqueio com a mão em faca contra ataque ao corpo
O bloqueio com a mão em faca é um dos bloqueios fundamentais contra um ataque dirigido ao abdome.  Bloqueie o ataque como se a lateral de sua mão fosse uma lâmina afiada e você quisesse decepar a mão do adversário no pulso.

Essa trecho me fez lembrar da essência do significado "mãos vazias" e de toda a história de surgimento do karate, coisa que está há muito esquecida ou deixada de lado nos dias atuais e faz com que a execução desse, dentre outros, treinamento, por muitos, se torne uma coisa mecânica, sem vida, sem alma, coisa que não se obtém de um dia para outro, às vezes só no leito de morte ou próximo dele é que alguns poucos abnegados dizem acreditar que começam a entender certo movimento ou golpe, o que faz pensar na certeza que "mãos vazias" não deve ser interpretado literalmente.
« Última modificação: Março 10, 2009, 09:04:44 por Antonio Pêcego »
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re: Mãos Vazias !
« Resposta #1 Online: Março 10, 2009, 09:26:42 »
Eis um tema interessante!

É bem pertinente o que diz o noso amigo António Pêcego, que só no "leito da morte" é que os tais abenegados dizem acreditar que começam a entender certos movimentos. É uma verdade pura e crua.

Ohtsuka Sensei, aos 84 anos de idade, teve este desabafo: Agora que estou a perceber o "junzuki" (Oi-zuki ), é que estou a ficar velho!".

Isto diz tudo. Como muito bem sabemos, muitas das vezes que fazemos um estágio com mestres japoneses conceituados, eles insistem nessa técnica e no Gyakuzuki, e vemos muitos alunos se mostrando decepcionados com tantas insistências na execução dessas mesmas técnicas. É um grande erro!  

Quando vemos um desses mestres velhinhos a executar a técnica, nós nos sentimos tão pequeninos...e, cada vez que executo um simples Junzuki (Oi-zuki) , me lembro das palavras de Ohtsuka Sensei.

Quando somos novos, temos a ousadia de pensar que já sabemos executar as técnicas (aparentemente) mais simples, e então queremos partir para outras e se possivel mais complicadas. É outro erro! .

Bom, este é um assunto que se pode conversar com alguma propriedade e dar um alerta para os mais jovens.

Hai!!   Oss!!
« Última modificação: Março 10, 2009, 09:28:58 por J.Lezon »
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: Mãos Vazias !
« Resposta #2 Online: Março 10, 2009, 09:38:41 »
Olá!
Caro Pecego,até que enfim,depois de muito tempo,alguém posta um tópico
que realmente tem a profundidade que o Karate nos ensina.
Há algum tempo,postei como titulo de um tópico:"No karate não existem defesas",absolutamente muito poucos deram vazão à discusão para um
maior aprendizado de todos nós.
Realmente toda defesa no Karate,se bem feita,é um verdadeiro ataque que traumaiza o adversário,fazendo-o desistir de novo ataque,não só pelos danos causados aos seus braços ou pernas pelas defesas,como também pela atitude que o desmotiva.
Portanto,quando nos treinamentos de quaisquer defesas em kihons,katas,ou mesmo em kumites, treinar sempre com força máxima nas defesas, sem jamais dar maior importância ao contra ataque que vem a seguir, porque o contra ataque sem que antes a defesa tenha sido eficaz, não mais adianta.
Vamos tentar mais uma vez fazer deste site,um site de Karate e não das bobagens que atualmente aqui se postam.
Oss
Pedro  
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline Luiz

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
Re: Mãos Vazias !
« Resposta #3 Online: Março 10, 2009, 09:39:51 »
O que mais se aprende nos cursos com os mestres mais antigos é que não precisamos fazer curso com os mestres mais antigos.

Devemos apenas treinar à exaustão os fundamentos básicos que já sabemos (ou pensamos que sabemos) até que se saiba realmente executar esses movimentos com perfeição.

Quando isso acontecer seremos também "velhos mestres" e poderemos dar curso para os novatos e nos cursos também ensiná-los os "fundamentos".

Complicado mas é isso aí.

OSS...
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: Mãos Vazias !
« Resposta #4 Online: Março 10, 2009, 09:41:21 »
...
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: Mãos Vazias !
« Resposta #5 Online: Março 10, 2009, 09:52:08 »
Olá!
Embora a postagem do Amigo Lezon não tenha abordado a parte técnica,é uma postagem de que seguramente dá uma boa lição aos novatos, que se a respeitarem, estarão aumentando o rendimento dos seus treinamentos.
Quando se tem aulas com um professor que tenha "anos" de Karate, sem dúvida o aproveitamento dos alunos é otimizado se os mesmos tiverem a humildade para o aprendizado.
O que vemos hoje em dia, é um bom faixa preta puxando treinamentos onde o conceito
dos participante assim como também o dele, é simplismente competitivo no sentido de cada um mostrar aos companheiros quem é o melhor.
Porém, isso também faz parte do aprendizado e serve para que mais tarde, com maior  compreensão e o alinhamento da personalidade, reflita na exelencia da prática que o Karate
merece.
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline Luiz

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
Re: Mãos Vazias !
« Resposta #6 Online: Março 10, 2009, 09:52:42 »
OK Vinteedois vamos lá:

O que mais se aprende nos cursos com os mestres mais antigos é que não precisamos fazer curso com os mestres mais antigos.

Digo isso no sentido de que muitos buscam nos cursos por novidades e quando se deparam com Kizami, Oi-Zuki, Gyaku-Zuki, Mae gueri e Mawashi ficam frustados, porém é o recado que está sendo dado que importa, se um curso muito esperado com um mestre muito importante não passar desses movimentos a culpa não é do mestre e sim dos participantes do curso.

Devemos apenas treinar à exaustão os fundamentos básicos que já sabemos (ou pensamos que sabemos) até que se saiba realmente executar esses movimentos com perfeição.

Pois está aí toda a essencia do Karate, treinar com força máxima sempre, e à exaustão, para que dessa forma, com o corpo cansado, além dos movimentos serem assimilados que se treine também o "espírito de esforço" e que se tente aumentar o limite de cada um, pois aprendi com os anos de treinamento que nosso limite físico no treinamento está bem além daquele que imaginamos

Quando isso acontecer seremos também "velhos mestres" e poderemos dar curso para os novatos e nos cursos também ensiná-los os "fundamentos".

Quero dizer com isso que, somente com muito, mas muito tempo mesmo de treino é que se compreende a essência do Karate e quando isso acontece, com certeza também teremos o discernimento suficiente para saber o que precisa e o que deve ser ensinado ou treinado em determinada aula ou curso

Complicado mas é isso aí.Espero que não esteja mais tão complicado

OSS...
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: Mãos Vazias !
« Resposta #7 Online: Março 10, 2009, 10:12:04 »
Devemos apenas treinar à exaustão os fundamentos básicos que já sabemos (ou pensamos que sabemos) até que se saiba realmente executar esses movimentos com perfeição.

Correto, concordo plemamente, mas sinto que só isso não basta, faz-se necessário realmente entender, estudar e interpretar o movimento, o por que dele como um todo para aprimorar e melhor executá-lo, dar-lhe vida, alma, sentido.  Por exemplo: sempre que me vejo às voltas de aprender um novo kata, há certos movimentos que não consigo absorver o espírito para uma boa execução se não entender de qual é a sua real finalidade prática, ou seja, preciso entender o golpe, a sua razão, para uma melhor execução com sentimento, diria, mais real, afinal o kata deve expressar um real sentimento de uma luta real contra adversários imaginários.

Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: Mãos Vazias !
« Resposta #8 Online: Março 10, 2009, 10:16:39 »
Olá!
Clara e objetiva sua explicação!
Se me permite,eu também diria:
" O Karate não basta ser treinado,tem também que ser estudado"
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline Luiz

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
Re: Mãos Vazias !
« Resposta #9 Online: Março 10, 2009, 10:17:03 »
Antonio, obrigado pelo melhor esclarecimento do raciocínio.

Quando digo que se deve "treinar à exaustão" um determinado movimento ou Katá que seja, não digo somente na parte física.

OSS...
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re: Mãos Vazias !
« Resposta #10 Online: Março 10, 2009, 10:43:12 »
Pois é amigo Pedro...eu apenas quiz realçar algo na tentativa de pôr a pensar os mais novos. Nós que já passamos essa fase, sabemos bem a forma como se sente e pensa o Karate, na idade jovem. Por isso eu referi o que referi.

Mas, no que toca à parte técnica, e aqui também falo para os jovens,  apraz-me dizer algumas coisas que penso serem importantes. Começo por corroborar com o que disse o Pedro, respeitante a que no Karate não existem defesas. Eu entendo perfeitamente qual o sentido desta sua afirmação, e que, no seu conceito, se pensarmos todos bem, vai exactamente ao encontro da verdade e da essência do que é o Karate.

Todas as técnicas que apredemos como defensivas, elas bem executadas se tormam igualmente ofensivas e muitas vezes paralizadoras da agressividade do oponente agressor. Uma defesa bem executada, é um verdadeiro ataque.

Os jovens praticantes de Karate, infelizmente, não dão muito ênfase às técnicas denominadas defensivas, o que na minha perspectiva, é um grande erro. E tudo isto porquê? Bom, muitas das vezes porque quem os ensina não estão para aí virados, seja por ignorância, seja porque estão mais virados para a competição, o que só por si demonstra igualmente ignorância e até irresponsabilidade.

Um Karateca tem que primeiramente saber-se defender, eficazmente, caso contrário, corre o risco nem sequer de fazer uso dos seus ataques. Isto é primário, e vale tanto para a competição, como para o marcial, para este mais ainda, como é óbvio. O jovem Karateca tem que ser devidamente esclarecido e informado do que é, por exemplo, o Karate desportivo e das suas diferenças em relação ao Karate chamado Tradicional.

O Karateca jovem tem de ficar consciente das diferenças existentes e saber que o Karate desportivo tem um tempo de validade, tal como tem um jogador de futebol, e/ou outra modalidade qualquer. Faz-me lembrar também os produtos que compramos no Supermercado que têm prazo de validade, findo o qual e não sendo consumido, se deita fora. Passado o período competitivo, o atleta deve passar a ser o verdadeiro Karateca. Por isso, ele deve ficar muito bem ciente de que o outro Karate, o da verdade, é algo que deve ser estudado e treinado pela vida fora, enquanto pudermos e, se possível, até ao fim dos nossos dias. Este será o Karate que nos dará consistência, rebustez, auto confiança, segurança para o nosso dia a dia e para a nossa vida em geral.

Nós, os mais velhos, sabemos bem que falarmos destas coisas a um jovem, o seu significado não tem o impacto que devia ter, mas é uma obrigação falar disto por parte daqueles que estão no ensino.

Enfim, vou ficando por aqui para dar voz a outros intervenientes.

Hai!!   Oss!!
              
« Última modificação: Março 10, 2009, 13:12:42 por J.Lezon »
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re: Mãos Vazias !
« Resposta #11 Online: Março 10, 2009, 17:23:52 »
...como eu disse no tópico "O Nível Cai" este é um tópico interessante para abordar os vários aspectos importantes do Karate, mas rapidamente ele desapareceu de cena, o que é triste.

É assim que o nível do fórum se esvazia, em detrimento de tópicos muitas vezes sem sentido nenhum para o Karate. Vim aqui para colocar o tópico em movimento, a fim de tentar levantar um pouco o nível do fórum.

Hai!!   Oss!!       
« Última modificação: Março 10, 2009, 17:25:52 por J.Lezon »
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: Mãos Vazias !
« Resposta #12 Online: Março 10, 2009, 17:45:53 »
Oss,

O interessante é que quando falo paras as pessoas sobre o benefício que o Karatê-Dô tem me trazido elas pensam que eu sou fanático ou algo do tipo. Na verdade, até Karatecas (mais desportivos) acham que princípios ou filosofia não combinam com a nossa arte marcial...

Por isso eu julgo que o Karatê (sem "DÔ") possui duas vertentes:

01. Daqueles que procuram compreender ao máximo a arte marcial e com isso acabam se auto-conhecendo e elevando seu poder de caráter físico-mental;

02. Daqueles que reduz algo tão imenso ao tamanho de um simples esportes com finalidades lucrativas.

-//-

Quando me perguntam: "e como vou testar meu Karatê?" a resposta vem na ponta da língua: na vida.

SE ALGO que disse ficou obscuro, tentarei pronunciar-me melhor.

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline DoghQuch

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 318
  • Votos: +0/-7
    • Instagram
Re: Mãos Vazias !
« Resposta #13 Online: Março 10, 2009, 18:24:16 »
Oss!

Não posso discordar de ninguém nesse post.
Mas mesmo tendo a sorte de ter sido treinado por alguém que conhecia esses princípios, nunca tive treinos apropriados para isso.

Mas agora que eu entendo melhor a necessidade dessas coisas, meu corpo não responde mais como devia.

Digo, é necessário muito exercício de calejamento para transformar o corpo em uma arma eficiente, ainda mais para ser usado em defesas devastadoras.
Como depois dos 20 treinar calejamento sem destruir o corpo junto?
"E depois de tudo, c?u e terra a? est?o, como se nada tivesse acontecido.
  A essa altura, a vida e as a??es de um homem t?m o peso de uma folha
  seca no meio da ventania..."

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: Mãos Vazias !
« Resposta #14 Online: Março 10, 2009, 18:38:31 »
Oss,

Talvez a "arma" eficiente seja o corpo, e não seus calejamentos. Mas até dominar seu próprio corpo... Nossa... Isso leva tempo.

Quando um dia você chega no Dojô e pensa que dominou pelo menos as defesas básicas, seu Sensei chega com uma de: "quem consegue plantar bananeira sem encostar na parede"? Daí é possível notar que realmente o corpo não foi dominado (ou compreendido)...

"O importante não é a força, mas o fluxo".

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.