Gostaria de compartilhar um vídeo interessante do jiyu kumite de um dojo tcheco.(...)O que vocês pensam sobre esse tipo de método?
Olá!Mais uma vez, o 22 teve muita propriedade em seu post.Jiu Kumite, é coisa muito séria para o praticante de Karate, poissendo o Karate uma "Arte Marcial", se faz necessário um intenso treinamento de Katas e kihon, para inserir na memória do corpo, um reflexocondicionado em reagir a uma agressão com certeira e eficazdefesa e imediato e também eficaz contra ataque, lembrando que essa defesa e o contra ataque sejam o suficiênte para o término da agressão, pois o Karate éuma Arte de um só golpe.Se assim não for, nós necessitamos de mais treino.Mas quando um praticante de Karate, sem muitos anos de treinamento para o citadocondicionamento, arvora-se a fazer jiu kumite, irá condicionar-se no calor da luta,a golpes de defesas e ataques sem uma base sólida e sem a precisão de golpe desenhado com percurso e potência ideais, que só se adquirem com centenas de repetições em intenso treinamento de kihonkatas com fundamentos corretos. Se assim não for, o praticante estará preparando-se para um confrontosem qualidade técnica que o levará a ser um grande brigador e jamais um grande Artista Marcial.Se eu for derrotado em um confronto desse tipo, pensarei seriamente em treinar mais para condiciona-me melhor, e nuncapraticar mais jiu kumite.Se faz necessário sim, a prática de kumites para chegar ao ideal, mas iniciar com gohon kumite, ipon kumite, jiu ipon kumite, sombra com muito equilibriopara um aumento do volume de golpes e por fim, em um bom frente a frente com troca de golpes sem saber quais golpes serão desferidos. Porém um bom frente a frente só será eficiênte se for feita troca de golpes de no máximo dois golpes de ataque cada um com duas defesas cada.Afinal se treinamos para fazer do nosso Karate uma Arte de um só golpe, de que adianta ficar se batendo até cansar, sem técnica e eficiência?O bom Karateca deve lembrar-se que o ideal é nunca ser acertado, somente acertar.Somente terá um Karate de um só golpe, aquele que se esmerar nos treinamentos de Katas e Kihons com os Kumites acima citadose com muito Makiwara, nunca se esquecendo que Karate treina-se e também estuda-se.Isso é muito desgastante não só fisicamente como também emocionalmente.OssPedro
Citação de: Farkatt em Outubro 29, 2010, 14:09:11todos os exames de faixa preta que eu já assisti incluía o Jyu-kumite... mas sempre me pareceu que era mais pra constar, pois ninguém seria reprovado por causa dele...(...)Eu mesmo, nunca tive oportunidade de participar de um jyu kumite, até mesmo porque nao tenho graduacao, técnica ou cabeça pra isso ainda...Como pode você ter assistido exame de faixa preta, sem ter graduação?Exame de faixa preta por aí é assim: qualquer um pode assistir?
todos os exames de faixa preta que eu já assisti incluía o Jyu-kumite... mas sempre me pareceu que era mais pra constar, pois ninguém seria reprovado por causa dele...(...)Eu mesmo, nunca tive oportunidade de participar de um jyu kumite, até mesmo porque nao tenho graduacao, técnica ou cabeça pra isso ainda...
22, Nao entendi o que tem a ver uma coisa com outra.Qual é o segredo de um exame de graduaçao?
ps. algum motivo especial para ter grifado em vermelho esse outro trecho do meu post ?
Quando "discordo" (pra quem não notou, veja que coloquei "aspas" no "discordo") de alguma coisa vinda, por exemplo, desses que o 22 citou acima, penso duzentas vezes antes, e sempre dou o voto de confiança nas suas experiências, cá comigo... mas nem por isso posso deixar de opinar nem de dar minha pacata opinião sobre assuntos de que goste e acho que outras pessoas, muito mais experientes que eu, querem ouvir... afinal isso é TODO o motivo de um fórum existir...
E, 22, não me considero "incomodado" como vc acha que alguns ficarão, de forma geral até concordo com você sobre esse assunto, postei por me sentir encaixado no que vc citou acima, e me veio a dúvida: Expor minha opinião ou não ? mesmo que seja diferente a de pessoas bem mais experientes e com mais sabedoria que eu ?
"Mas quando um praticante de Karate, sem muitos anos de treinamento para o citadocondicionamento, arvora-se a fazer jiu kumite, irá condicionar-se no calor da luta,a golpes de defesas e ataques sem uma base sólida e sem a precisão de golpe desenhado com percurso e potência ideais, que só se adquirem com centenas de repetições em intenso treinamento de kihonkatas com fundamentos corretos. Se assim não for, o praticante estará preparando-se para um confrontosem qualidade técnica que o levará a ser um grande brigador e jamais um grande Artista Marcial. (Pedro)"
Agora, eu tenho uma outra coisa pra falar, que certamente vou desagradar a muita gente.Eu só acho o seguinte: vejo muita gente nova, nova de karate, dizendo isso e aquilo outro, falando com propriedades, dizendo que karate tem que ser isso, tem que ser aquilo, que devia-se ensinar isso, devia-se ensinar aquilo, quando na verdade mal sabem o básico.
Tudo mudou quando eles abriram a mente e se libertaram do cabresto dos Livros Japoneses e tiveram a humildade em aceitar o conhecimento de Karatê-Dôka Brasileiro.