Autor Tópico: Livros para uma biblioteca básica de Karate-dō Shōtōkan  (Lida 3749 vezes)

Offline Eros José Sanches

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 206
  • Votos: +0/-0
Livros para uma biblioteca básica de Karate-dō Shōtōkan
« Online: Novembro 11, 2015, 15:31:06 »
Osu!
Olá amigos.

Estou criando esse tópico para ver se os companheiros incluiriam mais algum título nos aqui escolhidos, lembrando duas coisas:
1º) Aqui está referido o estilo Shōtōkan, mas nada impede aos Karateka de outros estilos contribuírem com suas obras específicas;
2º) É uma biblioteca técnica, portanto não fiz menção a nada histórico ou filosófico.

São eles:

FUNAKOSHI, Gichin. Karate-Dō Kyōhan (Cultrix, 2014);
FUNAKOSHI, Gichin. Karate-Dō Nyumon (Cultrix, 1998);
NAKAYAMA, Masatoshi. Karate Dinâmico (Cultrix, 2004); e
NAKAYAMA, Masatoshi. O Melhor do Karate, 11 Vol. (Cultrix, 2011).



Todas essas edições são publicações em português, lançadas pela Editora Cultrix, de São Paulo.

Osu!

« Última modificação: Novembro 11, 2015, 15:38:45 por Eros José Sanches »
"A popularidade internacional alcançada pelo Karate-do é recente, mas essa é uma popularidade que os professores de Karate devem fomentar e usar com grande cuidado" (Gichin Funakoshi, 1956)

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re:Livros para uma biblioteca básica de Karate-dō Shōtōkan
« Resposta #1 Online: Novembro 11, 2015, 20:14:34 »
Osu,

Eros Sensei,

Além destes, há uma outra obra técnica em português, indispensável nesta coleção:

- KANAZAWA, Hirokazu. Faixa Preta (Escala, 2010).



Há outra obra em português, mas que a tenho apenas por curiosidade (não a indico):

- RIELLY, Robin L. Os Segredos do Karate Shotokan (Madras, 2011).



No Shotokan há referências e referências. Não existe uma verdade única, mas a linhagem sempre pode revelar um diferencial.

Osu.
« Última modificação: Novembro 11, 2015, 20:41:22 por PSekiMG »
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Cabadapest

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 990
  • Votos: +2/-0
Re:Livros para uma biblioteca básica de Karate-dō Shōtōkan
« Resposta #2 Online: Novembro 11, 2015, 23:22:50 »
Não sabia que o Karate Kyohan tinha em português, muito boa leitura, ao lado do Karatê dinâmico e O melhor do Karate V. 1. Importantes para o estudante do Karate.
Minha adolescencia foi doutrinada no velho "O melhor Caminho do Karate", que meu Sensei queimava "ultrapassado", mas ainda não concordo com isto.

Alguém poderia comentar sobre o livro "Tales of Okinawa's Great Masters" de Shoshin Nagamine?

OSS!
"Aquele que está consciente de suas próprias fraquezas será senhor de si mesmo em qualquer situação." Funakoshi.

Offline Eros José Sanches

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 206
  • Votos: +0/-0
Re:Livros para uma biblioteca básica de Karate-dō Shōtōkan
« Resposta #3 Online: Novembro 14, 2015, 13:06:13 »
Obrigado amigos pelas contribuições.

PSekiMG, muito boa suas inclusões. Tenho ambas as obras e acredito que elas acrescentam muito à biblioteca, sem dúvida.
Para os que desejam a obra do Sensei Kanazawa, fica aqui um alerta importante:
Existem dois volumes da mesma obra, com títulos diferentes! CUIDADO!!!
A obra "Faixa Preta Karate", postada por você, é a mesma que a obra "Guia Prático do Karate". Elas possuem exatamente o mesmo conteúdo, no entanto possuem títulos e capas diferentes...  ??? Se alguém deseja comprar esse livro, cuidado para não comprar duas obras achando serem diferentes e acabar tendo dois livros iguais.
Contudo, o conteúdo técnico é excelente.

O livro de Robbin Rielly, possui uma abordagem técnica/filosófica bastante particularizada. Inclusive Rielly-sensei faz parte, atualmente, do Comitê Técnico da ISKF, minha atual escola.

Cabadapest,

Você está se referindo ao livro do Antônio Gotuzzo Tagnin, de 1975?
Acho esse livro muuuuuito curioso. Alguém sabe quem é Antônio Gotuzzo Tagnin  ???  ::) ???

Conheço algumas passagens (extraídas de artigos) do livro de Sensei Nagamine. Tem alguns conteúdos biográficos que estão sendo úteis para meu trabalho.

Abraços.
Osu!
« Última modificação: Novembro 14, 2015, 13:10:23 por Eros José Sanches »
"A popularidade internacional alcançada pelo Karate-do é recente, mas essa é uma popularidade que os professores de Karate devem fomentar e usar com grande cuidado" (Gichin Funakoshi, 1956)

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re:Livros para uma biblioteca básica de Karate-dō Shōtōkan
« Resposta #4 Online: Novembro 14, 2015, 15:56:15 »
Osu,

Ótimo lembrete, Eros! Eu havia cometido este erro, mas foi até bom, pois um livro eu fiquei e o outro deixei na biblioteca do Dojo. Na época, reclamei junto a Editora Escala e deu a maior confusão! Lascou-se feio ela.

Ainda sobre o Livro do Kanazawa Sensei, existem algumas aplicações técnicas que podem ser bastante diferentes a depender do Dojo, mas que estão corretas. Se seu Dojo, por exemplo, não aplica certo movimento de acordo com a interpretação de Kanazawa Sensei, ao menos agora irá saber que um mesmo movimento pode ter aplicações diferenciadas - e continue a seguir o que é passado no Dojo.

Sobre a obra de Rielly Sensei, serei bastante honesto: não achei tão secreto como o título informa. Entretanto, não deixa de possuir seu valor como conhecimento marcial. E quando digo que não o indico, quero dizer: deixar para comprar este livro depois de ter adquirido as demais indicações.

Osu.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Cabadapest

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 990
  • Votos: +2/-0
Re:Livros para uma biblioteca básica de Karate-dō Shōtōkan
« Resposta #5 Online: Novembro 14, 2015, 17:53:21 »

Cabadapest,

Você está se referindo ao livro do Antônio Gotuzzo Tagnin, de 1975?
Acho esse livro muuuuuito curioso. Alguém sabe quem é Antônio Gotuzzo Tagnin  ???  ::) ???



Também pesquisei sobre e descobri que o livro mais conhecido do autor é "O milagre da voz humana", obra póstuma, é sobre técnica vocal. Veja o que encontrei:
Natural de Pelotas, Antônio Carlos Gotuzzo Tagnin (1931-2003) teve uma formação ampla e foi professor de educação física, medicina desportiva, artes marciais, nutrição, foniatria e técnica vocal e ortofônica.
De qualquer forma, acho que a anonimidade de Tagnin não deprecia seu bom trabalho, principalmente numa época de tão poucas referências disponíveis nas bibliotecas públicas do Brasil.

Abraço fraterno.
Osu!
"Aquele que está consciente de suas próprias fraquezas será senhor de si mesmo em qualquer situação." Funakoshi.

Offline Eros José Sanches

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 206
  • Votos: +0/-0
Re:Livros para uma biblioteca básica de Karate-dō Shōtōkan
« Resposta #6 Online: Novembro 15, 2015, 12:26:01 »
Certíssimo PSekiMG!

A obra de Rielly-sensei não é secreta, de modo algum.
Acho que o termo secret do original, está mais para a tradução que a própria Madras (editora) deu ao título, "segredo", no sentido de mostrar interpretações de possíveis aplicações das técnicas.
Algo em relação à procura bem atual de "achar chifre em cabeça de cavalo" em kata básico, por exemplo, e por aí à fora.
Quanto às obras de Kanazawa-sensei, penso que a leitura que ele fez do Shōtōkan são bastante particulares da SKIF, embora isso não seja uma crítica negativa à sua escola.

Foi por esse motivo que não desejei citá-las, embora possua ambas, como obras básicas para uma biblioteca de Karate-dō Shōtōkan.

Osu!
« Última modificação: Novembro 15, 2015, 12:32:21 por Eros José Sanches »
"A popularidade internacional alcançada pelo Karate-do é recente, mas essa é uma popularidade que os professores de Karate devem fomentar e usar com grande cuidado" (Gichin Funakoshi, 1956)

Offline Eros José Sanches

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 206
  • Votos: +0/-0
Re:Livros para uma biblioteca básica de Karate-dō Shōtōkan
« Resposta #7 Online: Novembro 15, 2015, 12:31:36 »
Cabadapest,

Eu considero a obra do Tagnin uma preciosidade!
Você disse tudo quando se referiu à importância dela ao seu tempo, já que ela continua bastante interessante na atualidade.
Fico impressionado o ostracismo dado a essa obra pelos "canais oficiais" do Karate no Brasil. E em especial ao anonimato do autor!  :o

Cheguei a pensar que poderia ser um pseudônimo de alguém conhecido no Karate-dō. Mas, agora que você apresentou informações pessoais do mesmo (gostaria de ver suas fontes), continuo admirado com essa omissão.

Será que algum "antigão" do fórum não o conhece??? Gustavo? Yama? Roberto Sant'Ana? Ari?

Osu!
"A popularidade internacional alcançada pelo Karate-do é recente, mas essa é uma popularidade que os professores de Karate devem fomentar e usar com grande cuidado" (Gichin Funakoshi, 1956)

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re:Livros para uma biblioteca básica de Karate-dō Shōtōkan
« Resposta #8 Online: Novembro 15, 2015, 18:40:35 »
Osu,

Um detalhe sobre Kanazawa Sensei.

Sua visão sobre a aplicabilidade de determinados movimentos no Shotokan certamente diverge dos preceitos técnicos de escolas como a JKA ou mesmo da ISKF. Contudo, sua validade está na experimentação, motivo pelo qual, mesmo que seja diferente, não deixa de pertencer ao mesmo estilo. Aliás, é uma particularidade do próprio Dojo.

Mesmo no Brasil, instrutores pioneiros do Karate-Do não mais praticam a mesma arte marcial nos molde de suas origens, mas nem por isso deixam de ser Shotokan.

Apenas um friso, senão esta discussão vai longe.
Atemo-nos aos livros!

Osu.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Re:Livros para uma biblioteca básica de Karate-dō Shōtōkan
« Resposta #9 Online: Novembro 19, 2015, 09:40:35 »
Eu comprei esse livro em 75/76 e sempre uso para consulta. Achei o conteúdo muito parecido com o livro "KARATE-DO" do Roland Harbersetzer - Editora Hispano Europea. Quanto ao autor não conheci em SP, não sei se era praticante ou apenas escritor ou mesmo usou outros livros como referência para escrever ou traduzir este livro. Mesmo assim recomendo o livro...

Offline Eros José Sanches

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 206
  • Votos: +0/-0
Re:Livros para uma biblioteca básica de Karate-dō Shōtōkan
« Resposta #10 Online: Novembro 19, 2015, 21:30:00 »
Obrigado Arivaldo-sensei.
Realmente o livro é muito bom, bastante completo para sua época.

Abraços,
Osu.
"A popularidade internacional alcançada pelo Karate-do é recente, mas essa é uma popularidade que os professores de Karate devem fomentar e usar com grande cuidado" (Gichin Funakoshi, 1956)

Offline Felipe Andrade

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 685
  • Votos: +0/-0
Re:Livros para uma biblioteca básica de Karate-dō Shōtōkan
« Resposta #11 Online: Novembro 19, 2015, 22:39:20 »
Tenho o black belt do sensei Kanazawa, best karate quase todos e O Meu Modo de Vida do sensei Funakoshi.

Excelente tópico.  Estou no aguardo de mais indicações alem das que já foram feitas.

Furimukeba Tiisana Kinou, Me wo agereba Mugen no Ashita

Offline Felipe Andrade

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 685
  • Votos: +0/-0
Re:Livros para uma biblioteca básica de Karate-dō Shōtōkan
« Resposta #12 Online: Dezembro 19, 2015, 01:41:42 »
Comecei a ler hoje o "Jutsu, A Arte Oculta no Karate",  do sensei viniciu antony.
Furimukeba Tiisana Kinou, Me wo agereba Mugen no Ashita

Offline Eros José Sanches

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 206
  • Votos: +0/-0
Re:Livros para uma biblioteca básica de Karate-dō Shōtōkan
« Resposta #13 Online: Dezembro 20, 2015, 20:07:07 »
Osu Felipe Andrade!

Estudei recentemente esse livro.

Ressalto cuidado com o status de "revelação histórica" trazido pelo livro, pois a obra apresenta essa suposta verdade, sendo que o material referenciado não é consistente para dar esse respaldo. O conceito "jutsu" não se aplica ao Karate, por não ser ele uma arte marcial japonesa e isso nós sabemos através de pesquisas.

Contudo, autores importantes como Patrick McCarthy e Simon Keegan "vendem" essa ideia devido a utilizarem esse termo como uma propaganda de suas respectivas escolas.

Estou curioso para ver, com os amigos que leram essa obra, a sua interpretação.

Osu!
« Última modificação: Dezembro 20, 2015, 20:16:58 por Eros José Sanches »
"A popularidade internacional alcançada pelo Karate-do é recente, mas essa é uma popularidade que os professores de Karate devem fomentar e usar com grande cuidado" (Gichin Funakoshi, 1956)

Offline Platão

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 271
  • Votos: +2/-0
Re:Livros para uma biblioteca básica de Karate-dō Shōtōkan
« Resposta #14 Online: Dezembro 20, 2015, 21:39:29 »
OSS
Não sei tem muito a ver com o intuito do tópico, mas estou lendo o Bushidô, o Arte da Guerra e o Hagakure. Muitos bons, até porque o Funakoshi cita eles nos seus livros.
OSS!