Autor Tópico: Mundial de Karate WKF 2012  (Lida 12511 vezes)

Offline Mestre Luciano

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 728
  • Votos: +0/-0
  • Treinando com afinco para lapidar o espírito.
Re:Mundial de Karate WKF 2012
« Resposta #15 Online: Novembro 24, 2012, 18:39:27 »
Achei tudo aquilo um lixo!!! Nao vi Karate ali.A dancinha do vencedor contraAghayev foi no minimo Bizarra. Maior falta de respeito que ja vi na minha vida.O cidadao deveria estar preso.

Para ilustrar a "dancinha" que o Roberto citou.



Adorei o "deveria estar preso". Ri MUITO.

OSS
ルチアーノ - Luciano - Karateca e Judoca.
Kyokai Karatê Dojo        www.kyokai.com.br

O Karatê deve ser treinado e não discutido. OSS

Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.666
  • Votos: +1/-0
Re:Mundial de Karate WKF 2012
« Resposta #16 Online: Novembro 24, 2012, 18:50:29 »
A dancinha realmente foi bizarra e a luta não foi boa.
No mais, gostei muito da competição.
Mas é como meu avô dizia: "opinião e bunda, cada um tem a sua".
Karate Wado Ryu

Offline Ruivão

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 66
  • Votos: +0/-0
Re:Mundial de Karate WKF 2012
« Resposta #17 Online: Novembro 24, 2012, 18:58:59 »
Achei tudo aquilo um lixo!!! Nao vi Karate ali.A dancinha do vencedor contraAghayev foi no minimo Bizarra. Maior falta de respeito que ja vi na minha vida.O cidadao deveria estar preso.

Com essa dancinha ele fez o Aghayev parecer o homem mais respeitoso do mundo, além de ter sido ridículo.

PS: Eu achei esta luta horrível.

Offline Kohai_Taigen

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 355
  • Votos: +0/-0
  • André Lima
    • Kohai Karate Do
Re:Mundial de Karate WKF 2012
« Resposta #18 Online: Novembro 24, 2012, 19:25:57 »
Amigos,

O que pode e o que não pode neste Kumite? Fica difícil um leigo em karate esportivo, como eu julgar...

Porém eu achei a dança babaca... Budo é piada nesse evento!
Se esse tipo de cidadão deve ser fonte de inspiração para as gerações futuras, alguma coisa deve estar errada com os mestres modernos da WKF.

Sensei Roberto tem razão em ficar puto.

Oss!
André Lima
Faixa-Preta da escola Taigen de Karate Shotokan.

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:Mundial de Karate WKF 2012
« Resposta #19 Online: Novembro 24, 2012, 19:44:00 »
Também não entendo muita coisa quando vejo essas competições.

Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Re:Mundial de Karate WKF 2012
« Resposta #20 Online: Novembro 24, 2012, 20:29:04 »
Uma $%&! de luta, esse carate é uma $%&! mesmo.

O Agrayev pressionou mas o italiano deu uns mawashis que entraram e não foram marcados. Que viadagem é essa de protetor peitoral? Os caras ja usam luvas, caneleira e protetor bucal e ainda usam essa $%&! esperando o que? Esses socos no peito não machucam nem uma criança.

Agora, a dancinha era motivo de porrada. Se o Agrayev, tira as luvas, o protetor, sai correndo e quebra os cornos do cara, o fdp nunca mais faria e se o Agrayev fosse expulso dessa $%&!, TODOS respeitariam-no pelo gesto.

No Japão, uma vez um atleta foi convocado para a seleção de Judo. No primeiro treino, o tecnico disse a ele, que agora ele estava com um treinador bom e que ia aprender o que era Judo. O cara meteu um soco nos cornos do técnico, foi expulso da federação e a partir daquele dia, todo Judoka passou a admira-lo pois agiu como HOMEM, respeitando seu professor.

O karatê, acabou.

"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.666
  • Votos: +1/-0
Re:Mundial de Karate WKF 2012
« Resposta #21 Online: Novembro 24, 2012, 21:15:11 »
Bom, voltamos ao velho blábláblá de que karatê esportivo não é karatê, que não presta, e todo aquele papo batido que já cansou.
Gostaria de abordar o tema de uma maneira um pouco diferente:
Já ficou demonstrado que independente da organização (WKF, JKA, etc.) muitos praticantes não gostam das competições de karatê esportivo.
No caso específico da WKF, ela tem um objetivo muito claro: fazer o karatê se tornar um esporte com participação nos Jogos Olímpicos. Para isto, ela tem mudado as regras frequentemente com este objetivo, seguindo os padrões do COI. Além disto, tem que fazer o esporte ser atrativo para não praticantes, além de rentável. É fato que tem sido bem sucedida nisto (basta ver a lotação do ginásio no mundial. Que outro evento de karatê no mundo teve tal sucesso?).
Isto é ruim para o "verdadeiro" karatê, ou karatê marcial?  Na minha humilde opinião sim e não.
Sim, porque se o foco for somente o esportivo, perdem-se as características fundamentais da arte.
Não, pois isto certamente irá atrair mais praticantes, mais investimentos e visibilidade ao karatê, propiciando a quem quer continuar treinando o karatê marcial mais facilidades.
Existem vários dojos que conseguem adotar os dois tipos (marcial e esportivo) de acordo com as aptidões e preferências dos praticantes.
E não se preocupem, o karatê não morreu e não morrerá por causa disto.

OSS
Karate Wado Ryu

Offline Ruivão

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 66
  • Votos: +0/-0
Re:Mundial de Karate WKF 2012
« Resposta #22 Online: Novembro 24, 2012, 21:40:57 »
GEM boa noite, eu gosto do karatê esportivo e do marcial, pratico os dois, gosto de ver competição, mas essa luta foi horrível, eu simplesmente estou me perguntando porque o Rafael Aghayev perdeu esta luta.
Na minha cabeça, de leigo pois não sou arbitro de karatê, ele pressionou mais e buscou o ponto a luta toda e perdeu e foi inegável que essa luta não teve o espetáculo que os espectadores esperavam de uma final com o um dos lutadores que é considerado o melhor do mundo.
Gostaria que alguém me explicasse porque ele perdeu???

Offline Bodhi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 987
  • Votos: +0/-0
Re:Mundial de Karate WKF 2012
« Resposta #23 Online: Novembro 24, 2012, 21:55:50 »
Gem, não discordo de vc, seus argumentos são bons, mas:

 - Será que não podemos querer mais e melhor (melhor qualidade de regras) ?
 - Será que esse Karate esportivo é ao menos uma sombra do Karate original ?
 - Será que as pessoas não vão tomar essa imagem do Karate (esportivo) como sendo a principal e as outras (menos esportiva, ou completamente marcial) como secundárias ou mesmo estranhas ?
 - De fato, o "show faz parte do show", mas em uma atividade como o Karate o respeito é parte importante do treinamento... acabei de ver a "dancinha" (no youtube) e foi uma grande bola fora...será que esse é caminho...?

Acho que haverá muita polêmica ainda pela frente...

Repare que eu não estou falando da qualidade dos atletas, e sim das caracteristicas que estão se firmando versus o que (potencialmente) poderia ser (ou talvez nem devesse ser. Acho que o Kendo é bastante esportivo e se manteve marcial dentro desse contexto...mas não esta nas olimpiadas, ou estaria e estou por fora... ??? ).

Sei que outras artes marciais passaram pelo mesmo processo de discussão sobre esportivização etc, mas será que a discrepância é tão grande quanto parece ser no Karate ? Eu não sei dizer porque não entendo bem de outras lutas presentes nos jogos Olimpicos. Talvez o Luciano possa dar a opinião aqui?

Os pontos positivos que vc apontou são muito bons mesmo. O Jiu Jitsu produz grandes eventos e permite muitos atletas a viverem da arte, e desde os primordios das grandes competições foi permitido estampar patrocinio no kimono,e não (pelo menos por isso) se tornou menos marcial.

OSSU
  
______________________
心に空手道 Kokoro ni Karatedō

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:Mundial de Karate WKF 2012
« Resposta #24 Online: Novembro 24, 2012, 22:01:12 »
Eu discordo dessa estória de que se é possível treinar os dois (esportivo e tradicional). Acho que isso é incompatível com a escala de ~4h/semana do praticante amador que, quando muito, treina uma versão chata de um karate também esportivo, além do que, na prática a gente sabe bem como é.

Claro que concordo que federação é tudo igual, mas dojo filiado à WKF infelizmente é quase sinônimo de karate pula-pula, e não é por acaso.
Se este karate se proliferar, karate "tradicional" já era sim, questão de profissionalização como esporte (da pra imaginar o judo como exemplo).

Em muitos dojo nem kihom se treina. Pode Arnaldo?
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.666
  • Votos: +1/-0
Re:Mundial de Karate WKF 2012
« Resposta #25 Online: Novembro 24, 2012, 22:17:50 »
Ruivão, também achei a luta ruim (veja meu post das 18:50).
Na minha opinião, mera especulação, pois vi pela TV como os demais, ele perdeu pois "amarrou" demais a luta. Além disto teve um mawashi na cara dele que não deram para o Italiano.

Bodhi, sempre devemos querer mais e melhor. eu não concordo com todas as regras da WKF (nem me consultaram antes de mudar.....hehehehehehe ;D), mas é inegável que ele obtido sucesso na popularização do karatê e provavelmente na inserção nas Olimpíadas.
Imagino que as outras lutas que viraram olímpicas tenham as mesmas polêmicas.

Karate Wado Ryu

Offline Bodhi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 987
  • Votos: +0/-0
Re:Mundial de Karate WKF 2012
« Resposta #26 Online: Novembro 24, 2012, 22:40:20 »


(nem me consultaram antes de mudar.....hehehehehehe ;D), mas é inegável que ele obtido sucesso na popularização do karatê e provavelmente na inserção nas Olimpíadas.
Imagino que as outras lutas que viraram olímpicas tenham as mesmas polêmicas.




huahauhauhauhau

Quanto as polemicas vamos ver se o Luciano vai contar do Judo como anda!
______________________
心に空手道 Kokoro ni Karatedō

Offline Cabadapest

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 990
  • Votos: +2/-0
Re:Mundial de Karate WKF 2012
« Resposta #27 Online: Novembro 24, 2012, 22:51:16 »
Acho que tudo tem pontos positivos e negativos:
Positivos:
-Um campeonato de karate sendo transmitido na TV em um ginásio que era um espetáculo a parte, organização, público, imagem;
-Com algumas excessões, houveram boas apresentações de kata e kumite;
-Estão mais critoriosos para marcação de pontos, o que antes era motivo de crítica, agora já estão até exagerando.

Negativos:
- Muitos protetores para pouco contato;
-Narradores e comentaristas do Brasil, principalmente o do sábado a noite, foi ridículo;
-A desgraça da DANCINHA foi uma vergonha para o karate, deveria ter punição para palhaçadas como aquela. Sou a favor da comemoração, porém discreta e respeituosa;
-A espectativa sobre Aghayev foi frustrante, luta atípica, pontos não marcados, não ter prorrogação, árbitragem decidir resultado é sempre complicado.

Agora quanto a dinâmica das lutas, ou seja, o jeito de lutar, é a consequencia da própria evolução para performance esportiva de alto rendimento, portanto inevitável. Se NÃO fosse eficiente era só soltar um poderoso karateca tradicional lutando igual kihon no meio da WKF e ele era campeão, o resto é DOR DE COTOVELO.

Oss!
"Aquele que está consciente de suas próprias fraquezas será senhor de si mesmo em qualquer situação." Funakoshi.

Offline St0n3h0us3

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 174
  • Votos: +0/-0
  • Respeito Acima de Tudo.
Re:Mundial de Karate WKF 2012
« Resposta #28 Online: Novembro 24, 2012, 23:24:13 »
É Cabadapest, concordo com você, nesses pontos positivos e negativos.
E o Katsumoto falou tudo, esse cara deveria está preso, acho que ele não sabe nem o que é o dojokun, simplesmente uma vergonha, mas é a modinha do futebol invadindo tudo, pois os jogadores é que gostão dessas merdas quando fazem gol e tem os manés que acham legal.

oss
"Não se compare a ninguém."
#############################
Igor Pedreira

Offline Ruivão

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 66
  • Votos: +0/-0
Re:Mundial de Karate WKF 2012
« Resposta #29 Online: Novembro 25, 2012, 01:19:57 »
Ruivão, também achei a luta ruim (veja meu post das 18:50).
Na minha opinião, mera especulação, pois vi pela TV como os demais, ele perdeu pois "amarrou" demais a luta. Além disto teve um mawashi na cara dele que não deram para o Italiano.

Meu comentário foi pra falar que eu concordava, não fui bem específico.

Agora sério vou rever a luta, tirando o mawashi não contabilizado, eu achei o Aghayev mais agressivo na luta.


Alguém pode colocar um resumão da regra como esta, criterio de marcação de ponto que o caba falou que esta mais criterioso, pontuação, sei lá.... resumão.